A VOLTA DA INDY

SÃO PAULO (errei o dia) – Acaba de ser anunciada nos EUA a fusão entre ChampCar e Indy Racing League. Não há dúvidas de que a categoria se chamará IndyCar e detalhes serão anunciados em breve pelos organizadores da nova categoria.

Na prática, haverá uma migração dos times da ChampCar para a IRL, que tinha espaço de sobra no grid. O calendário deverá ter uma maioria de corridas em ovais, mas as provas lucrativas da antiga Cart, como Long Beach, México e Austrália, deverão ser incluídas.

Foram 12 anos de separação entre Tony George e o resto. O resto perdeu, porque Indianápolis tem um papel importantíssimo nos EUA quando se fala em monopostos.

Tomara que haja um salto de qualidade para o automobilismo de fórmula americano, que andava meio capenga. Seria legal, também, ver a volta de algumas marcas de motores e de fabricantes de chassis, mas tudo indica que o negócio seguirá na base da monomarca, chassi Dallara e motor Honda.

Os carros da ChampCar, esses não sei o que será feito deles. Saberemos nos próximos dias.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
wilson carpini
wilson carpini
16 anos atrás

bom, o que seria feito com os atuais carros da champ car eu não sei…

sei que eu gostaria muito de ter um enfeitando a garagem da minha casa!!!! :)))))

Gosto tanto desses carros q eu tenho uma maquete de um lola/93, pilotado pelo alessando zampedri, com pintura amarela e vermelha, com patrocínio mi-jack

detalhe: o aerofólio desse lola 93 tem um detalhe igualzinho ao do Copersucar Fittipaldi FD04, de 1976, que disputou o gp da espanha, em jarama…

MSM
MSM
16 anos atrás

Bem conseguiram diminuir a chatisse, em vez de 2 campeonatos em ovais, agora será apenas 1. Vida longa e próspera para as corridas de bate bate no muro, seus pit stops entupidos de carros e suas infidáveis bandeiras amarelas para mostrar os patrocinadores.

Max
Max
16 anos atrás

Será que teremos de volta a RIO 400 em Jacarepaguá também?

Brincadeiras a parte, gostei muito da notícia. Sempre gostei da Indy, apesar de sempre ter escutado de todos os lados que a categoria era uma porcaria, que ficava dando voltas que nem bobo naquelas ovais, etc…

Gosto da Indy pela competitividade…qualquer um pode ganhar desde que tenha braço e sorte. Lembro das ótimas provas da INDYCAR por circuitos conhecidos como Daytona, Indianápolis, Michigan e também dos mistos de Road America, Laguna Seca, Surfers Paradise, etc.

Tony George
Tony George
16 anos atrás

O pessoal da Nascar, que está com os dias contados agora, também ligou, estão interessados nos adoráveis monstrinhos que a IRL chama de carro atualmente. O plano deles é fazer uma categoriazinha no sul dos EUA, só ovais pequenos e medios, pilotos mediocres(indiquei o Scott Sharp), e corridas recheadas de bandeiras amarelas(pra der bastante tempo pros RedNecks se enpanturrarem de cachorro quente), já tem até um nome: Skoal Presents Nascar Monster Formula Series.
Obviamente mandei-os as favas!

Tony George
Tony George
16 anos atrás

Tivemos um dia bem cheio aqui em Indianápolis, Conversamos bastente com gente de vários lugares: Continental, Pescarolo, Cosworth, Toyota, Firestone, Mader, Zytec, Elan, Lola, Dome, Chrysler, Dunlop, GM, Ford, Mitsubishi, BMW, Illmor, Mercedez, Nissan… O pessoal da Penske apareceu por aqui, acompanhados dos alemães da Porshe/VW, e me mostraram idéias bem interessantes.
Talvez comecemos 2009 com um carro totalmente novo, uns 3 chassis diferentes, uns 4 motores representando 6 marcas e quem sabe 2 marcas de pneus.
O Luciano do Valle tanbém me ligou, e pelo que entendi (o inglês dele é péssimo) ele quer fazer uma corrida em um lugar chamado Good Trip, mandei-o pentear macacos.

Roberto
Roberto
16 anos atrás

Estes carros devem parar em um museu ou serem vendidos ou desmontados (que pena).
Carros que nunca correram.
E a fusão vai unir a força da categoria monoposto. Indianápolis vai voltar a ficar cheio com as duas categorias. Realmente, monomarcas não têm graça nenhuma, tudo igual, qual a diferença? Aliás, teria que criar um chassi mais moderno! F-1 dá de 10 a 0 em aerodinâmica.
Pilotos terão chances iguais de vencerem, carros iguais!

Tony George
Tony George
16 anos atrás

No primeiro ano realmente será só uma IRL turbinada, Mas a partir de 2009 os carros da Champ voltam, acompanhados dos novos Dallara e Honda. No ano que vem voltam tanbém pistas clássicas da Indycar, entre elas: Toronto, Vancouver, Portland, Cleeveland, Elkhart Lae, Laguna Seca, Mid Ohio, Saint Louis e a nova Salt Lake City. Estamos de olho tanbém em Road Atlanta, Lime Rock, e Cidade do México. Das pistas da IRL só continuam Motegi, Homestead, St Pete, Watkins Glen, Sears Point, Milwaukee, Texas e é claro Indianápolis

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
16 anos atrás

Ótima notícia! E a Dallara deve atualizar o seu chassi, espero que faça algo menos horrendo… se bem que, pior do que está, é difícil… mas, vendo o caso da Honda na F1, acho que é possível… vamos torcer.

Edis PJ, a IRL vem acresentando circuitos mistos no calendário a pelo menos uns dois anos. Agora com a fusão, a tendência é ter metade das corridas em ovais e outra em circuitos mistos.

EdisPJ
EdisPJ
16 anos atrás

Só espero que não seja aquele festival de ‘corridas em círculo’, como é na atual Indy – chatice extrema. Por outro lado, mais um chance de brasileiros brilharem novamente, como o Helinho ou até quem sabe o Bernoldi.

fabio
fabio
16 anos atrás

poderiam usar o carro da panoz ano que vem então…porque o dallara já deu o que tinha que dar…é o mesmo modelo já faz uns 5 anos…

Romulo Sonic
Romulo Sonic
16 anos atrás

Legal!
Pena que os carros da Champ Car foram p/ o vinagre! Sempre preferi aqueles carros com motores turbo aos esquisitos da IRL.
Seria legal ver aquela guerra entre Honda x Ford ou Toyota x Honda ou ainda a Ford x Chevrolet!

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Tem razão Flávio, a nova formula Indy parte do que restou da estupida divisão em 1995 ,e veja só a diferença na diversidade tecnica de 95 para 2008 .

No ultimo ano antes da divisão a Penske tinha seu prorpio chassi ,além da Lola a Reynard fazia seu segundo ano vencendo o campeonato com a equipe Green ,os motores eram turbo e o equilibrio entre as marcas era bonito de se ver ,Ford,Mercedes ,Honda eram as opções para o campeonato e nas 500 milhas era tradicional a participação do motor Buick de 6 cilindros ,ou seja havia uma grande variedade de possibilidades com o equipamento .

Digo isto porque acredito que uma categoria que pretende ter um destaque internacional não pode ser monomarca ,é um absurdo.

Vejam só uma coisa ,quando se fala na antiga CanAm ,qual é a primeira lembrança que vem em mente ?
Acredito que muitos vão dizer :Mclarem M8 ,Chaparal,Shadow ou Porsche 917 ,ou seja os carros foram e sempre serão também estrelas de uma categoria de destaque internacional.

Monomarca tem sua importancia ,mas para categoria escola.

Outro problema que a nova Indy terá que resolver é a saida sistematica dos campeões .
Em 2008 a Indy reunificada começa sem um defensor de titulo ,pois tanto a Cart quanto a IRL perderam os donos da coroa para F1 e Nascar .

Assim ,apenas a reunificação não é garantia de nada ,se querem voltar aos bons tempos ,problemas para resolver é o que não falta.

HM
HM
16 anos atrás

que mandem os carros da champ car aqui para o brasil.

Bruno
Bruno
16 anos atrás

“terras onde o petróleo boia”???? daonde tirei isso? hahahaha!

“terras que boiam no petróleo.”
agora sim.

Bruno
Bruno
16 anos atrás

vocês falando dos carros da champ como se fossem bombas ambulantes… eu não botava muita fé naqueles de 2006, mas esse panoz de 2007 provou ser um baita de um carro. além de lindo andava que era o demo. duvido se algum xeique (sei la como se escreve ao certo) não ta de olho nesses carros pra criar mais uma categoria que só anda nas terras onde o petróleo boia.

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

Vao inventar o campeonato de clubes de futebol americano ou baseball para usar os carros da Champ Car.

Dú
16 anos atrás

Se a Bia se adaptar legal aos ovais, e der pau nas outras, ela está feita.

Vanessa
Vanessa
16 anos atrás

Excelente notícia para as duas categorias e seus fãs.Eu particularmente não gosto de ovais e não acompanho as categorias norte-americanas.De qualquer forma é uma grande notícia pro mundo do automobilismo.

vitão
vitão
16 anos atrás

Aspas “depois a gente resolve” . O pessoal da Indy andou fazendo mestrado de redação de regulamento na FASP ?

FAB1000
FAB1000
16 anos atrás

Carros pra aquela supercopa de clubes já tem então!

renato
renato
16 anos atrás

Mataram a Champ Car.

Marcos Reis
Marcos Reis
16 anos atrás

Quanto aos carros da Champ Car, eu quero um… Pode ser o pior deles heheheheheh

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

Certamente os carros da Champ Car terão seus monocoques alargados e se tornarão esporte-protótipos, o que se faz em todo o mundo. Ou correrão em alguma categoria do tipo Formula ou Força Livre, ou participarão da subida de montanha em Pikes Peak.

Peixe
Peixe
16 anos atrás

Se não tiverem lugar pra guardar os carros da ChampCar, podiam dar um pra mim.
Sempre quis ter um carro de corridas, mesmo que não fosse muito bom…

Osmar
Osmar
16 anos atrás

legal, espero que de certo.
espero voltar a ver uma prova por terras brasileiras.

Renato Tonini
Renato Tonini
16 anos atrás

Felizmente, era o melhor a se fazer. Creio que ainda levarão uns anos (5 anos) para a categoria se recuperar por completo. Espero que não se matem enquanto isso… :)