ABERRAÇÃO

SÃO PAULO (sai, capeta!) – O Ivan Capelli chamou a atenção em seu blog nesta semana e não há muito mais a dizer além do que ele escreveu sobre essa coisa medonha que é o BMW Sauber deste ano — nas suas palavras, o “recordista mundial de penduricalhos”.

Acrescentaria, apenas, que a F-1 deveria ter uma espécie de polícia estética com agentes de óculos escuros e vestidos de preto que, ao se depararem com coisas como isso aí, teriam liberdade para destruí-las a machadadas.

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edu
edu
16 anos atrás

mas isso anda mais que os honas não anda?

Machinist
Machinist
16 anos atrás

Valeu Chucrão! Obrigado pela explicação técnica.

N I P O - L U S O
N I P O - L U S O
16 anos atrás

Que Carro???
Tem tanto Apêndice, que ele SUMIU!!!

Chucrão
Chucrão
16 anos atrás

Muito dos badulaques aí são para desviar o ar das rodas e dimnuir o Cx. Mas desde que descobriram que um carro mais lento nas retas podia passar os outros por fora nas curvas (como fez o Mario Andretti de carro asa em ciam do Schekter em Monza) começaram a projetar o carro mais pra curva do que pra reta.

A forma do aerofolio dianteiro mais baixo no meio e mais alto na ponta é por causa do regulamento também. Num speedway oval a asa é mais alta no meio e mais baixa nas pontas o que dá mais estabilidade para o carro.

Machinist. Um caça gostaria de fazer curvas como um f1 mas como ele tem que andar a velocidades maiores que a do som ele é mais projetado para andar em linha reta…não tem as rodas de fora nem o piloto vai com a cabeça pra fora

machinist
machinist
16 anos atrás

Bem, não entendo o suficiente sobre corridas e os decorrentes métodos para lidar com as pressões aerodinâmicas sofridas por estes carros, porisso gostaria que alguém me explicasse porque aviões militares (caças), de onde toda a base aerodinâmica dos F1 atuais foi obtida, não possuem tantos apêndices aerodinâmicos como estes carros? Máquinas que voam a mais de 1000km/h são mais elegantes e ‘lisas’… Enquanto carros que não sofrem a pressão G que um caça daqueles sofrem possuem tantos ‘penduricalhos’?

Isidoro
Isidoro
16 anos atrás

Dez! Nota dez em alegoria!

lionel
lionel
16 anos atrás

Gomes ôce entende de blog mesmo…de aerodinâmica …NADA…..não é corrida ? ? ? os caras tem que ralar ..tem uns caras aí Chucrão ..Squa que falaram direitinho….e as BMW vão dar trabalho êsse ano……na minha modesta opinião….É UM EXELENTE TRABALHO de engenharia….é o futuro……se o maluco do Mosley não inpedir……

rubem r. gonzalez
rubem r. gonzalez
16 anos atrás

Fala a verdade, Flávio. não parece aquelas “esculturas” feitas com cadaveres por um alemão maluco? ele tem uma de um cidadão correndo com todos os musculos aparentes e abertos que são a cara dessa “ode ao mau gosto” patrocinada pela BMW…….

varlei
varlei
16 anos atrás

Com certeza deixaram ele cair na agua quente e ficou assim.

Allan
Allan
16 anos atrás

Esclarecendo ao amigo:
1) Piquet venceu em 80 com a Brabham-Ford Cosworth;
2) A ausencia do spolier dianteiro só era possível com o uso do efeito solo (veja corrida da Austria 82 com Elio na frente do Rosberg, os 2 sem spoilers e andando colados por todo o circuito).
3) Não foi a Ferrari, mas a Tyrrell que colocou duas asas nas laterais do carro.
E não se enganem quem diz que antigamente não existia penduricalhos: a Tyrrell em 83 inventou uma asa traseira boomerang. A Ferrari em 82 colocou 2 asas traseiras “side by side”. Em 84 todos usaram duas asas atrás uma na frente da outra… Só que as doideiras ou duravam uma temporada ou apenas uma prova, ou nem isso… E mesmo assim os carros (não as pinturas, ok?) conseguiam ter personalidade… E como motores iguais!

JAPA
JAPA
16 anos atrás

imagina se sofrer um acidente, ate juntarem todos os cacos a corrida ja acabou, tem um nome pra isso POLUIÇÂO VISUAL

beto
beto
16 anos atrás

O alemão só esqueceu de aparar as rebarbas quando saiu da forma

viscondi
viscondi
16 anos atrás

bons tempos do Lotus JPS, limpo, belo, elegante.

Claudio Paes Leme
Claudio Paes Leme
16 anos atrás

crasse i catiguria…

José Leão
José Leão
16 anos atrás

FG, concordo com você. Os carros da Champ Car são lindos.

André Cardoso
André Cardoso
16 anos atrás

Esse é um BMW?
Achei que era um Red Bull…
(Red bull te da asaaas…)

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
16 anos atrás

A FIA devia baixar um regulamento aerodinâmico gigante, com regras durissimas para o quanto, e onde, seriam colocadas “winglets”. Desse jeito tá dificil achar algum carro bonito.

Chucrão
Chucrão
16 anos atrás

Enzo Ferrari dizia que carro bonito é o que ganha.

Se esse carro começar a andar mesmo lá n frente daqui a pouco todo mundo vai achar lindo. Isso que é uma das melhores coisas da F1. Ela pode mudar os conceitos das pessoas

Chelo
Chelo
16 anos atrás

Será uma temporada tensa

para os mecânicos no pit

Squa
Squa
16 anos atrás

Uma coisa me chamou atenção, o excesso de apêndices aerodinâmicos, porém o q mais chamou atenção foi a falta deles no carro da Honda. No início alguns noticiaram como indício de carros bem-nascidos, porém os tempos mostraram o contrário. O carnavalesco BMW colocando seus carros sempre entre os primeiros, enquanto a Honda, com seu visual limpo, sempre lá atrás. Não seria um sintoma do time japonês estar no caminho errado?

zeca
zeca
16 anos atrás

Achei que o retrovisor era penduricalho…

Agora, tem carro mais lisinho que ganha corrida.

Max Mosley
Max Mosley
16 anos atrás

Exagerado mesmo……..quanto tempo ainda teremos até a FIA impor limites sobre estes apêndices?

beto
beto
16 anos atrás

Que coizinha medonha, e chifruda que é tem dois cornos no carro um na frente e um logo acima da cabeça dos pilotos nossa, que diferença para a beleza de um, Jordan 191, Lotus 79 entre outros.

Willians Santos
Willians Santos
16 anos atrás

Inspirado por esse BMW, vasculhei meus arquivos e assisti ontem o GP dos EUA (em Long Beach) de 1980, com Piquet em 1o. (primeira vitória dele na F1) e Emerson em 3o. Não me lembro se a Brabham já usava os motores BMW, mas o carro era limpo, nem asa dianteira tinha. Entretanto, Piquet fez a pole com 1s de vantagem sobre o 2o. colocado, ganhou a corrida de ponta-a-ponta, com os pés na costa. Aí eu pergunto: prá quê tantas asinhas e penduricalhos? E pensar que um dia até a Ferrari colocou uns aerofólios laterais em seus carros no GP de Mônaco, com Schumi no volante (foi tão esdrúxulo que a FIA proibiu este tipo de coisa imediatamente). Conclusões: 1) a BMW deveria era fornecer somente motores para a F1, porque esse carro deles parece um porco espinho (ou será que o ângulo da foto não faz jus ao carro?); 2) a Ferrari deveria colocar algumas coisas dessas também. Assim a FIA iria proibir isto de vez na F1.

Julio
Julio
16 anos atrás

Carro de piloto corno! Cheinho de chifres

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
16 anos atrás

Chama o Ronaldo Esper!!

Loreno
Loreno
16 anos atrás

O pesadelo dos que fazem miniaturas de papel…

Beto
Beto
16 anos atrás

O cara que segura o macaco na frente do carro tem que ser macho, se o piloto erra a entrada do boxe para troca de pneus ta fritooo….

MSM
MSM
16 anos atrás

O manual do carro vem com um capítulo mostrando o passo-a-passo para o piloto conseguir entrar.

Roberto
Roberto
16 anos atrás

Agora só falta esses carros voarem! rsrsrsrs
Tiraram o controle de tração
Falta colocar o pneus slicks e a liberdade para os engenheiros construirem um novo carro de fórmula 1 (diga-se estruturalmente).
Mais carro diferentes.

burgão
burgão
16 anos atrás

tunaram

Humberto Corradi
Humberto Corradi
16 anos atrás

Parece aquele filme: Transformers em que os carros viram robôs e vice-versa

Ike Nodari
Ike Nodari
16 anos atrás

Recentemente adquiri um material com todas as temporadas da F1 nos anos 70. Como era bom ver carros diferentes e sem esses apêndices aerodinâmicos horríveis. São todos muito parecidos e de mau gosto, os engenheiros estão se superando em termos de mau gosto. Ah anos 70. Abraços

rubinho
rubinho
16 anos atrás

mas anda mais que um honda certo?

então o q falar ?

Rafael
Rafael
16 anos atrás

Isso ai eh um ouriço com rodas!

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Normalmente esses apendices vão sendo acrescentados no decorrer do campeonato.
A bagaça não funciona e dá-lhe penduricalhos.
Só que esse já saiu de fabrica assim…
Vão gostar de chifre assim no inferno.

Marcelo de Araújo Co
Marcelo de Araújo Co
16 anos atrás

Vem cá, leio o blog e sempre vejo a reclamação da galera quanto à falta de criatividade nos carros de hoje. Quando alguém inova, leva pau! Concordo que não é uma beleza, mas vamos valorizar quem arrisca, afinal é da liberdade criativa que vem as grandes inovações e as belas formas.

mike
mike
16 anos atrás

os carros + bonitos foram em 1998-99.. mas o q importa e se o carro e rapido sendo feio ou bonito tanto faz. mas agora imagina se o carro pega fogo e o piloto tem q sai kkkk

Allan
Allan
16 anos atrás

Mas vem cá, que carro de 1993 pra cá é bonito? Todos tem os bicos dianteiros altos como de um troller, carenagem traseira de camelo (tomara que a da Red Bull estilo Ferrari vingue…), pneus dianteiros gigantes, bitola traseira estreitíssima, aerofolio traseiro muito baixo… Querem o que? Qualquer carro é lixo visual perto de um Jordan 191, Lotus 78, Ferrari 126C2, Benetton B186… Mesmo que houvesse essa política, jamais seria democrática e honesta a ponto de estabelecer padrões estéticos coerentes com o que queremos ver (Desconsidero as opiniões da molecada que ama xuning e vê beleza nos F1 atuais pedindo somente a extinção dos penduricalhos).

Marcelo Arruda
16 anos atrás

Isso não é um carro de corrida, é um ralador!!!!

rogerio
rogerio
16 anos atrás

Vixe Maria, parece um javali!!!!!!

Marcos
Marcos
16 anos atrás

Imagine uma miniatura desse carro.Vc não consegue segurar em CORTAR A MÃO!!!

Emersont
Emersont
16 anos atrás

Eu fico com a opinião do Enzo Ferrari: Carro bonito é o que ganha.

Eduardo de Andrade
Eduardo de Andrade
16 anos atrás

Soluções aerodinâmicas???
Que doidera…

leoengelmann
leoengelmann
16 anos atrás

Parece um UFO. Eram os deuses astronautas? Ou os projetistas de um sistema planetário diferente?

Parece mais um carro alegórico.

heitor
heitor
16 anos atrás

Isso tá mais parecendo um caça do seriado Guerra nas Estrêlas ou de algum seriado de ficção científica, com a única diferença é de ter rodas. Falando em rodas, é bem fácil de resolver, tudo isso, é só liberar carenagem para as rodas, mas ai vai parecer um protótipo né, não tem jeito, F 1 é F 1 e enquanto existir vai cada vez mais ficar com a aparência esquisita.

Rafael Mello
Rafael Mello
16 anos atrás

Calma gente… 2009 tá ai e nao vejo a hora destes cabides ambulantes acabarem!!!
Coitado do piloto, se ecorregar na hora de entrar no carro, morre fatiado…

filipe
filipe
16 anos atrás

que povo chato… eu acho bonito…

se fossem aqueles carrinhos pasteurizados iam reclamar do mesmo jeito…

desing de f1 é forma e conteudo, nao tem que ser bonito e em casos ecepcionais é. como neste bmw, cheio de aletas que inspiram mesmo na foto, movimento…

*.*
*.*
16 anos atrás

Aproveitando a onda do carnaval, sabe-se lá se tal viatura foi projetada por algum carnavalesco para ser utilizada como carro alegórico?

Leo
Leo
16 anos atrás

putz, e pensar que o carro era bem mais limpo (e bonito) no dia da apresentação, estragaram o carro. tá parecendo um Frankstein.