BELVEDERE: NÃO VAMOS DESISTIR!

SÃO PAULO (vamos, Rio!) – Lembram do Belvedere de Petrópolis? Pois eu lembro! E não vamos sossegar enquanto alguém de Petrópolis não se manifestar sobre a recuperação desse lindo monumento que está abandonado na serra. Mais fotos, algumas já publicadas no blog, podem ser vistas aqui.

Petropolitanos, digam… Alguma novidade aí do alto?

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Basi
Claudio Basi
16 anos atrás

Legal, Grato.

André Buriti
16 anos atrás

22°33’25.00″S
43°14’27.62″W

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
16 anos atrás

No computador que estou não tem o Google Earth, mas no Google Maps, o link para ver o Belvedere é o:

http://maps.google.com.br/maps?f=q&hl=pt-BR&geocode=&q=belvedere+do+grinfo&sll=-14.179186,-50.449219&sspn=59.742244,81.035156&ie=UTF8&ll=-22.556714,-43.240857&spn=0.007263,0.009892&t=h&z=17&om=0

Copiar e colar no browser.

Claudio Bassi
Claudio Bassi
16 anos atrás

Gostaria de sugerir ao pessoal que conhece bem o local, para que o localizassem pelo Google Earth e indicassem as coordenadas para podermos ter uma visão mais ampla do lugar e da região.
Abs.

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
16 anos atrás

Eu fiz o mesmo que o amigo aí de baixo: mandei um e-mail para a ouvidoria da Concer (administradora da rodovia), perguntando quem é o responsável pelo Belvedere do Grinfo.

Mas acho que a ouvidoria deles é surda, porque, até agora, necas de resposta.

Sei que temos vários jornalistas leitores deste blog que poderiam dar uma investigadazinha básica, pelo menos para saber qual caixa postal entupiremos de e-mails.

Os e-mails de alguns possíveis responsáveis:

Ouvidoria Concer: http://www.concer.com.br/ouvidoria-fale.htm

Prefeitura de Petrópolis
http://www.petropolis.rj.gov.br (clicar em Cultura e Turismo)

Roberto
Roberto
16 anos atrás

Seria melhor se pessoas que realmente fazem algo por este país procurassem a Concer que administra a BR-040 as Prefeituras de Petrópolis e Duque de Caxias para que alguma empresa administre tanto na subida quanto a descida Postos de gasolinas (Já desci a serra e sei que estão abandonados), os Mirantes e o próprio Belverede.

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Sensacional!! O link nos leva ao Flickr do meu amigo Claude Fondeville, que além de ser um expert em treinamentop em 4×4, é um pesquisador das coisas antigas do Rio.

WFazolato
WFazolato
16 anos atrás

De fato, as melhores fontes de informação sobre o belvedere estão em Petrópolis. Particularmente, acho que bastaria o RJ TV edição Serra apresentar uma reportagem sobre o caso que rápidamente teríamos respostas. Do jeito que o caso é cercado de mistério, corre o risco de virar lenda urbana…

Jayme
Jayme
16 anos atrás

Puxa é uma pena estar abandonado, mas lá em Petropolis tá tudo abandonado, começando pela população que morre todo ano com as chuvas, o centro histórico tá todo ferrado, triste.

Askjao
Askjao
16 anos atrás

Passei por lá na quarta-feira, onde pretendia dar uma parada e tirar uma foto com a família, mas estava chuvendo e com uma neblina daquelas!!

Helio
Helio
16 anos atrás

Gomes , mandei um e-mail para a ouvidoria da Concer semana passada e até agora não recebi resposta.
Vou insistir

Viscondi
Viscondi
16 anos atrás

Caro amigo,

Vamos analisar os fatos:
O Brasil não é um país dado à cultivar a memória. Basta olhar o orçamento do IPHAN e ver o estado lastimável de TODOS os monumentos históricos do Brasil.
Portanto, não acredito que na esfera pública apareça algum órgão que dê atenção ao caso.
Quanto à iniciativa privada, fica difícil, pois o local é ermo e todos temerão pela segurança. Basta ver que a maioria das pessoas que circulam por aquela estrada temem que o seu veículo sofra alguma pane, uma vez que aquela via é muito visada por bandidos de todas as espécies.
Esta é minha modesta opinião. Mas torço para que este mirante e outros locais de tanta ou mais beleza neste país possam ser um dia mantidos da forma como o brasileiro merece.

Roberto Valle
Roberto Valle
16 anos atrás

Não Gomes, a cidade está enfrentando muitos problemas com o excesso de chuvas, principalmente em Itaipava. Eu também não creio que será feito algo, em curto espaço de tempo. A administradora da concessão, a Concer, mal tapa os buracos na subida da serra e está fazendo obras emergenciais somente para poder aumentar ainda mais o pedágio, que hoje chega a exorbitância de R$ 6,70.

Ao menos, todos os dias eu vejo o Belvedere e de certa forma, ele vem se despedindo de nós, de forma melancólica.