BUEMBA! BUEMBA!

SÃO PAULO (melhor esperar, mas…) – Pode ser que estoure nos próximos dias uma bela bomba na F-1, que tem a ver com alguma mutreta da McLaren no uso de sua unidade de controle eletrônico. Essa nova “centralina”, que todas as equipes são obrigadas a usar neste ano, foram fabricadas pela McLaren e escolhidas pela FIA.

Consta que a Honda teria encontrado no software da ECU uma espécie de “bug” que, diante de uma determinada sequência de toques em três botões do volante alterariam seu funcionamento de tal maneira que seria possível “maquiar” um controle de tração e um controle de largada — dispositivos proibidos a partir deste ano.

Lembrem-se que Trulli, algumas semanas atrás, colocou em dúvida o bom uso das novas caixinhas, insinuando que, na pista, percebeu gente com controle de tração disfarçado. Não se sabe se a Honda descobriu a bagaça por acaso, mas parece pouco provável que a McLaren não saiba desse, digamos, “recurso”. A FIA estaria prestes a iniciar uma investigação.

Vamos esperar. Talvez venha um novo escândalo. Talvez seja só boato. Talvez abafem. A ver.

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alcaide
Alcaide
16 anos atrás

O grande problemas de unidade ECU é que ela é produzida pela Maclaren com um software da Microsoft e aí todo mundo sabe que os sistemas oepracionais desta empresa sempre apresentam bugs. Se fosse montada com software livre (GNU-Linux) isto não aconteceria. Na verdade, esta versão da ECU é um c… mesmo.

Gustavo
Gustavo
16 anos atrás

Gosto e muito de fórmula 1.
O problema atual é que a eletrônica deixou todo mundo malandro até nós que assistimos.

Aham
Aham
16 anos atrás

Dizem que Lewis Hamilton tentou fazer esse truque no gp do Brasil do ano passado…só que apertou o botão errado e aparceu a “tela azul da morte”(quem usou windows 98 sabe o que estou falando…rsrsrs). O resultado do GP Brasil todo mundo conheceu e o engenheiro responsável pela eletrônica depois foi trabalhar na Honda, junto com alguns ilustres desenhistas que este blog tanto mostra…rsrsrsrs.

Salvador Costa
Salvador Costa
16 anos atrás

Hum… essa notícia logo agora que o Ron e a Lisa Dennis estão se separando… Ex-mulher, ou leva muito, ou abre o bico…

MSM
MSM
16 anos atrás

Se é verdade ou não, o que deveria ser feito era dar a ECU para uma empresa séria (a Microsoft que fabrica o Windows desde a década de 80 não consegue fazer uma versão decente do Sistema Operacional mais vendido no mundo) e principalmente, nenhuma equipe deveria participar do projeto.
E se a Mclaren estiver participando dessa maracutaia, terá que ser punida outra vez, o problema é que a FIA não terá vontade de consertar os erros que ela fez e que resultaram nessas suspeitas.

Gustavo
Gustavo
16 anos atrás

Me perdoe! Sei que é falta de educação forçar a escrita desta maneira. Acredito que não ira mais acontecer.
T.F.A.

Zalex
Zalex
16 anos atrás

Flavio, você é um fanfarrão!!
E o pior é que todo mundo cai na sua lábia… nunca vi tanta gente viajando num assunto tosco como esse. Como vocês são bobinhos… achar que a McLaren ia dar um mole desses.
Como temos doutores em software por aqui, o blog tá cheio de cientistas da computação.
Esse Flavio sabe como deixar todo mundo ocupado no sábado, KKKKK

mariana
mariana
16 anos atrás

Gustavo se vc não gosta da atual Formula 1…é simples:
Peça para sair!!! Ou assista corridas de antes do 1 de maio de 1994 em VHS.

Berger
Berger
16 anos atrás

É bom frisar que a notícia saiu na imprensa italiana.

Francamente, depois de tudo o que aconteceu nos últimos meses, a McLaren ia ser burra a ponto de trapacear justamente em algo a que todas as outras equipes tem acesso? O que é bem mais provável é que esse boato foi lançado como resposta às declarações do Trulli de que, estranhamente, o carro da Ferrari estaria se comportando de uma forma inesperada para quem está sem controle de tração.

Carlos Piazza
Carlos Piazza
16 anos atrás

Amigo Gustavo, muito bonito e ético seu modo de ver a “coisa toda” mas, lamento ! Não passa de retórica barata.
“Mutretas” em esportes radicais (ou não) sempre houveram.
Nos tempos que vc mencionou, havia tantas ou mais do que agora. Desde as mais “bizarras” como Piquet pai urinar em tanques auxiliares para manter peso ou modificar a calibragem dos seus manometros de pneus para enganar a concorrência até mini-saias retrateis para burlar o efeito solo então banido. Portanto, meu caro, a unica coisa que mudou foi a tecnologia envolvida. E quer saber ? Acho isso otimo.

Paulo
Paulo
16 anos atrás

Jornalista com falta de assunto é fogo. Quando não há assunto ficam inventando um.
Quando é que a Formula 1 vai ter um jornalismo decente ? alguma coisa que não seja sobre fofocas de bastidores e suposições ?

Marcelokk
Marcelokk
16 anos atrás

Das duas, uma: ou será o maior escândalo da história da F1 (mesmo que abafado), ou é uma brincadeira muito bem bolada.

Essa história de três botões, em software da Microsoft, me cheira a pegadinha…

Trovão
Trovão
16 anos atrás

Mias chuvas e trovoadas se aproximando!!!
O anãozinho já está sentindo o cheiro de mais $$$$$$$$ de dolares indo para o seu bolso.
Como ele é inglês interferiu na não eliminação total (pilotos e equipe) da Mclaren no ano passado e ainda conseguiu junto a FIA ser o fornecedor oficial (Mclaren) da ECU.
Alguem duvida que o Hamilton apertou de propósito no GP do Brasil, por várias vezes aquele botâozinho para o carro não andar?
O campeonato foi dicidido no tapetão e em troca taí, a Mcladra novamente envolvida em escândalo!
Desda vez se for verdade e se não fizerem vista grossa, a Mcladra deveria ser escluída definitivamente da F1!
Só lembrando, década de 90 a Mclaren já usava recursos que burlavam o regulamento, e faziam muita diferença, como era inglesa ninguem falava nada!
Como estamos na era dos escândalos, nos 4 cantos do mundo, e qualquer coisa vem a tona…então olho vivo!

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Se o software não tem mais o controle de tração nem o de largada. Como é que a Honda que não consegue descobrir pq o carro dela não anda, iria descobrir esse “bug” no software!?.

Isso tá parecendo mais uma lenda urbana.

Se bem que na F-1 atual, nada é tão impossível assim.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Tudo bem, mas não escreva mais em maiúsculas. Não gosto.

GUSTAVO
GUSTAVO
16 anos atrás

PUTZ!!!! É SABIDO QUE TODO SOFTWARE TEM SUAS FALHAS, DIGA-SE DE PASSAGEM AINDA MAIS OS DA MICROSOFT(WIN98/WIN2000/WINXP/WIN MILLENIUM/WIN SE O ATUAL WINDOS “A”VISTA UMA GRANDE MONTANHA DE M…RDA), ENTÃO ….
PODEMOS ESPERAR DE TUDO, AINDA MAIS PARTINDO DE UMA ÚNICA ESCUDERIA SEM PARTICIPAÇÃO DE OUTRAS. PERGUNTO, DESDE QUANDO AS OUTRAS EQUIPES CONHECEM ESTE ECU COMO DISSE PEDRO DE LA ROSA? HÁ QTO TEMPO A MCLAREN ESTÁ DESENVOLVENDO ESTA ECU? AGORA JÁ É UMA COMPILAÇÃO DE COMANDOS POR MEIO DE SOFTWARE?
PENA QUE NÓS TODOS QUE DE UMA FORMA OU OUTRA NOS EXPRESSAMOS POR ESTE NOTÓRIO BLIG – BLOG -BLUM… SOMOS FANÁTICOS POR AUTOMOBILISMO E AINDA ESPERAMOS UM DIA VOLTAR A VER ESPETÁCULOS DAQUELA OUTRORA ÉPOCA ONDE SE FAZIA CURVA DE LADO, ESCORREGAVA PRA FORA DA PISTA, TELEGRAFAVA O ACELERADOR REDUZ A MARCHA PISA FUNDO RETIRA ALGUMAS ENGRENAGENS DA TRANSMISSÃO PARA SE GANHAR ALGUMA VANTAGEM NO PESO, MAS AINDA ASSIM PRESERVAVAM O MELHOR DE TUDO A ESPORTIVIDADE PERTINENTE A ESTE TIPO DE ESPORTE!

Herik
Herik
16 anos atrás

Como tem parceria da Microsoft na história basta apertar crtl+alt+del e o controle de tração reinicia.
Falando sério, se esta especulação se confirmar não vajo outra alternativa que não a sumária exclusão da McLaren das competições automobilísticas.

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
16 anos atrás

Será que algum japonês descobriu mesmo ou apareceu mensagem de “TC error” no display do painel do Barrichelo???

Wallace
Wallace
16 anos atrás

Eu considero que a FIA tem a sua parcela de culpa nos casos dos pneus Bridgestone e da ECU. Mesmo fazendo uma licitação para escolher a ECU é claro que a Mclaren tirará vantagem. Pode não ser tão significativa quanto a vantagem do pneus que a Ferrari teve em 2007. Essa vantagem só não foi maior porque o Alonso e o Dela Rosa descontaram um pouco da diferença ajudando no balanceando o carro de 2007 com os dados do Ferrarigate. A FIA antecipadamente já tinha escolhido a Ferrari como campeã em 2007. Depois desse caso da TC na ECU pode dar o título de bandeja para a Mclaren em 2008. Uma federação não pode influenciar tanto como a FIA influencia.

Wendell Oliveira
Wendell Oliveira
16 anos atrás

Masesta Honda é burra mesmo..se a mesma descobriu..teria que ficar quieta, utilizar o recurso…e ver se melhorava um pouco.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Vocês estão sendo injustos com a McLaren.
Não se esqueçam que a co-fabricante da centralina e provavelmente responsável pelo sofware é a Microsoft.

Logo, teremos o SP1, SP2, correção de falha de segurança 2894786, update 3968787XB, etc.

A cada pit stop, os carros terão que conectar à internet e fazer o Windows Update. Coisa de Microsoft….

granito
granito
16 anos atrás

Pode ser verdade, é bem plausível:

1- a Mc Ladra ter colocado um sistema que só eles saberiam que poderia utilizar como controle de tração, fazendo uma programação esdruxula no software, coisa q “teoricamente” ninguém descobriria.

2- Se existe, imagine 10 equipes que receberam o software e contrataram 50 caras só pra fuçar o dito cujo programa pra ver onde tivesse furos ou até mesmo um espião da mclata, que enviaria dados de seu carro na pista , pros engenheiors da mcladra, tipo quanto combustível ainda resta , quanto tá consumindo, qual a cor da cueca do Raikkonen, etc, etc…
Convenhamos , os caras da Mcladra tão muito sujos na fita pra alguém “aceitar” um produto eletrônica dela , sem “passar por um antivírus” ou chamar um genio da informática pra ver como realmente funciona a traquinana eletrônica ” que ganharam de presente da FIA , goela abaixo.

André
André
16 anos atrás

Se usassem carburadores não haveria este problema. O pessoal da Ladaland já ofereceu o produto a um bom preço.

Hugle
Hugle
16 anos atrás

Conversa fiada!

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
16 anos atrás

“TC no ECU dos outros é refresco”

HAHAHAHAHAHAHA…

Ora, se a questão é dar igualdade de condições para todos,
é óbvio que esse ECU deveria ter sido feito por uma organização sen vínculo com equipe nenhuma. Da mesma forma que a fornecedora única de pneus não poderia ser a Bridgestone, por seus fortes laços com a Ferrari.
E mesmo se o tal do ECu fosse feito por organização independente, não deixaria de ser passível de falha (ainda mais sendo um programa Microsoft…); e tendo brechas para modificações, digamos, à margem da lei, claro que as equipes – da Mclaren à “idônea” Ferrari – explorariam as falhas. É o mesmo caso das restrições aerodinâmicas: lembram da proibição de peças móveis? Praticamente todas as equipes arriscaram soluções que estavam no limite ou mesmo ultrapassaram o regulamento.

Rodrigo Machadu
Rodrigo Machadu
16 anos atrás

Pow… logo a honda… pq num vãu trabalha no carro dreans, q dv ir para o desmanche, e qanto ao ECU, dvem ter colocado pra funcionar no carro ao contrário, pois praqeles engenheiro descobriren algo assim , é mei dificil

Nardo77
Nardo77
16 anos atrás

Cara, e agora? Eu nao duvido de nada. Me foi muito estranho quando lí que estaria proibido o controle de tracao. Todos sabemos que nesta era eletronica, inventar dispositivos pra esconder controle de tracao, controle de largada, nao é segredo e nem grande dificuldade pra ninquem da F1… Já foi feito antes…

Diego
Diego
16 anos atrás

Mas se existem 11 tipos de volante, com botões diferentes, como iria funcionar para todos?

Seria apenas uma equipe então?

Carlos Alberto Petry
Carlos Alberto Petry
16 anos atrás

Aqui no Rio Grande do Sul, existe um ditado gaudério, “cachorro que come ovelha, só matando”. O Ron Denis já mostrou que não dá pra confiar nele……..
logo………
Abraços
Petry

Ademir
Ademir
16 anos atrás

3 Botões é…… CTRL + ALT + DEL
KKK

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Se era para não ter falcatrua nenhuma, deveriam ter contratado uma firma que não tivesse a ver com a F-1 para fabricar esse ECU da cobra. Enfim, nada que não fosse absolutamente previsível.

BrunoF1
BrunoF1
16 anos atrás

Se a McLaren não colocasse essas mutretas nos ECU’s dos oponentes, a FIA poderia puní-la por não utilizar o ECU padrão, pois ele seria diferente dos demais.

Max Mosley
Max Mosley
16 anos atrás

Esse cheat da centralina dá pra fazer com o dualshock ou tem que ser com o volante?

Segundo o site GameSpot, para ativar o traction control e o start up system deve utilizar a seguinte sequência: X, X, quadrado, L1, L2, quadrado, R1, R2 e triângulo.

Para ativar somente a função âncora, que é a que a Honda vêm utilizando, siga a mesma sequência acima porém troque o triângulo por um L2.

Será que a McLaren vai soltar um “detonado” da centralina?

morpet
morpet
16 anos atrás

Caro FG, se essa história for verdadeira você vai “rasgar” aquela coluna de desagravo ao Sr. Ron Dennis, combinado?

R/T
R/T
16 anos atrás

E ano passado alguns criticaram o fato de ter chamado essa equipe de “mcladra”

vitão
vitão
16 anos atrás

comentários:
1- e não é que esse cabra que foi trabalhar na Honda serviu para alguma coisa !
2- TC no ECU dos outros é refresco.
3-É verdade que quem fez o software para McLaren foi a Procosult ?

Rodrigo Rechden
Rodrigo Rechden
16 anos atrás

Típico da McLaren mesmo! Mas o que esperar da FIA – Federação Internacional da Alegria, depois da vergonha do último ano.
Os caras vão pegar como base logo a ECU a equipe que mais robou no ano passado … alías, ninguém me tira da cabeça que rolou um acordão para que a McLaren perdesse todos os campeonatos no ano passado em troca de não ser banida na F1 por um certo tempo. Sei lá, acho que estou com mania de perseguição! KKKKKKKKKK

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

É que a Honda ainda não descobriu como programar certo… e aí o controle de tração está funcionando ao contrário, não deixa ter tração alguma (por isso que o carro não anda)…

Eita, pelo jeito a galera na FIA está adorando essa coisa de gate para lá, gate para cá… chama o Bourne ou o 007 ou o Agente 86…

ronan
ronan
16 anos atrás

Mas que sacanagem… Se agora temos uma enxurrada de denúncias e mutretas tecnológicas, imagina antes, o qnto era usado por alguns…. Os bastidores da F1 devem esconder histórias incríveis de malandragem e trambiques.

lionel
lionel
16 anos atrás

Para variar ótima matéria…..gostei do nível dos amigos ..Marcelin Carrera ,Anarquista e todo o resto…..o pessoal é tão …inteligente que acabou me convencendo que a Honda e a Toyota…estão jogando farinha no ventilador do Circo tudo..pÔr incompetência dêles próprios…por não ter um carro com aerodinâmica melhor….e acho também que a FIA sabe que todo mundo descobriu e esta deixando todo mundo usar…e por isso não vai punir ninguém…..mas agora Eu descobri o que Nick Frai veio fazer em São Paulo.semana passada….contar e..reclamar para o Gomes! ! ! !

valmir chicarolli
valmir chicarolli
16 anos atrás

Que voltem os Carburadores!…rs

Esse negócio de ECU monopolizada vai dar m…da. Óbvio que a McLaren levará vantagem, assim como a Ferrari teve quando a Bridgestone monopolizou.

Ike Nodari
Ike Nodari
16 anos atrás

Será que esses caras da McLaren resolveram vivar bandidos só agora ou eles vem fazendo issso a mais tempo? Será naquele tempo das 15 vitórias em 16 corridas tudo estava dentro do regulamento? Na F1 ninguiém é santo, mas a McLaren resolveu abusar nos últimos anos. Gostaram de pagar uma multinha. Esta tal de ECU deveria ter sido desnvolvida por um outro fabricante qualquer. Botaram a raposa para cuidar do galinheiro. Parece a CPI dos cartões. Abraços

xs1xs2
xs1xs2
16 anos atrás

Pois é, o engenheiro fez a ECU e depois…foi trabalhar na Honda!?!

Túlio Marcos
Túlio Marcos
16 anos atrás

particularmente, acredito que mesmo que seja verdade e se comprove mais uma traquinagem da Mclaren, o caso será abafado e talvez pinte uma multa. Afinal de contas pra esse pessoal: desde que se pague tudo se resolve.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Até parece que Ferrari, BMW e Renault já não fizeram toda a engenharia reversa do software, como é costumeiro em todos os produtos da Microsoft.

As grandes marcas já devem ter fuçado e virado o software do avesso, quiçá até reescrito ele todo para seus carros renderem mais.

Aí os incompetentes da Honda não deram conta de “piratear” o bregueço e meteram a boca no mundo…

Carrera
Carrera
16 anos atrás

Então não se trata de bug, isso tá com cara que foi programado especificamente pra essa tarefa, o bug causa uma reação inesperada, e esse negócio de dar 3 toques pra maquiar TC é pra lá de intencional. O duro é que nem começou a temporada e já tão chutando a McLaren, procurando uma mijadinha fora do pinico pacabá log de vez com a McLata. Vai ser um ano e tanto… o que vai ter de dossiê pra desmascarar o uso de Tc num vai ser mole não….

Léo Engelmann
Léo Engelmann
16 anos atrás

À partir do momento que digitalizou qualquer coisa, corre-se o sério risco de perder o controle sobre aquilo. O que está em jogo aí é uma seqüência de botões apertados que alteram a configuração do carro pelo computador.

Anarquista
Anarquista
16 anos atrás

Sei não, do jeito que a Honda está… Acho que todas as equipes conhecem o macete, mas como a Honda já viu que (de novo) não vai andar “paicas”, resolveu jogar a Betti no ventilador. Teoria da conspiração…

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Do ponto de vista técnico, não há nenhuma dificuldade em fazer isso. Até os videogames mais antigos já tinham esses desvios nos jogos. O modo de utilizá-los era passado no boca a boca ou através das revistas especializadas.

Provavelmente algum técnico da Honda entrou no software e detectou a maracutaia.

A única coisa que não fecha é que se a Mclaren pretendia só ela usar o truque, por que ela colocaria o “recurso” em todas as “centralinas”? Seria o caso de colocar só nas “centralinas” que seriam utilizadas por ela, Mclaren.

A não ser que essas “centralinas” sejam sorteadas. Será possível?

R/T
R/T
16 anos atrás

Aliás em 1998 e 1999 houve a suspeita de que a Mclaren usava o controle de tração e largada, e a Federação Inglesa deixou barato