cavallino paraguaio

SÃO PAULO (cada uma…) – Vejam esta notícia enviada pelo Marcelo Borges: a polícia italiana desbaratou uma quadrilha que falsifica… Ferraris!

Como diz o blogueiro, todos já vimos relógios, bolsas e uísques falsificados. Carro é a primeira vez…

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabiano
Fabiano
7 anos atrás

As réplicas por vezes se confundem com o original.

Ricardo
Ricardo
8 anos atrás

Bom site amigo.

Ramon
8 anos atrás

Bom site. Grato.

Ramon
8 anos atrás

Os relógios de réplicas costumam ter a mesma qualidade dos relógios originais, a tal ponto que fica difícil perceber a diferença.

skywalker
skywalker
15 anos atrás

O Porsche Super 90 fabricado pela Envemo entre final de 1979 e inicio de 1983 (cerca de 203 carros entre cupê e cabriole), partindo da mecânica do Brasília, foi exposto na fera de Hanover na Alemanha e depois da feira o autor da réplica levou-a até a fábrica da Porsche e lá colocada lado a lado com um carro original. A diretoria da fabrica elogiou tal a fidelidade, mas foi só isso, não houve homologação ou premio.
Mas para quem tem um, já andou , sabe que o carro é perfeito, muito equlibrado, atualmente é muito valorizado.

skywalker
skywalker
15 anos atrás

Em 1984 uma fabrica do Rio de Janeiro (Fibrario) fabricou a réplica da Ferrari Dino 246 GT com o nome de Fibrario Dimo GT.
Era uma plataforma tubolar com carroçaria em Poliéster reforçado com fibra de vidro, a mecânica era do Gol GT 1.8 montada entre eixos tal qual o original (era V6). Esta réplica era tão parecida com o original que o tricampeão Nelson Piquet comprou uma. O projetista Paulo Renha foi o autor da obra partindo de um carro original de um amigo dele. O carro foi exposto no salão do automóvel.
As poucas fabricadas que ainda existem são extremamente valorizadas!

Antonio
Antonio
Reply to  skywalker
13 anos atrás

Quase tudo que vc escreveu é correto. Tenho uma Dimo, a de chassis 003, o chassis é visto de cima, um duplo Y, o da frente com a abertura virada para frente, e o Y de traz com a abertura virada para traseira, com os perfis dêles em U. Hoje na reunião do Puma clube RJ, um amigo falou uma Fibrario, que está sendo oferecida por R$590K. Antes desta, o mais alto pedido que conhecia, foi uma por R$190K. Confirmado êstes 590K, deveria eu então, tomar a decisão de comprar uma casa, para por um carro que já está então valendo tanto, quanto a minha previsão que êste atingiria, quando um brasileiro vencesse o campeonato mundial de F1. ABS em todos. Penafort.

John
John
Reply to  Antonio
11 anos atrás

Boa tarde Antonio. Eu tenho a #5 Dimo GT. Bom saber que há outras inteiras e bem cuidadas. Parabéns pelo carro!

hung
hung
Reply to  Antonio
8 anos atrás

eu tenho a 007

alfacorse
alfacorse
16 anos atrás

Formalmente Chamonix tem logo próprio. Os que tem logo “Porsche” foram colocados pelos proprietários ou a pedido, é só verificar com o Milton isso.
Ação judicial, seja local ou não, sempre pode ocorrer , caso a multinacional se sinta ameaçada.
Outra, mesmo na Coréia e China há quem faça as “cópias” regulamentadas. Por exemplo a tal “Galloper” nada mais é do que a Pajero, 3 gerações passadas, mas a Mitsubishi vendeu o projeto e os direitos….outro dia li o mesmo sobre certo sedã chinês com 80% de fidelidade(inclusive mecânica) com a Meca classe S da geração passada, foi negociado com a Mercedes. Isso até remete aos nossos Willys/Renault……venda de projeto/direito de fabricação existe há tempos.
Agora, existem os carros que se parecem….mas não são, portanto difícil provar algo. Disso os próprios japoneses fizeram bastante. Lembro que quando o Toyota Corona veio pra cá, de cada ângulo que se olhasse, se “descobria” um “dna” europeu, Mitsubishi Galant a mesma coisa….e por aí vai, até chegar numas aberrações coreanas do tipo grade de S-Type cruzado com faróis de Classe E…… Bom, resumo isso é o tipo de coisa que não dá em nada.
Se desse, uma tal de Jensen teria de ter sido processada lá na década de 70…….
Quanto aos fabricantes, “escrachados” de réplicas do tipo Ferrari, bom uma coisa é o cara manter um estabelecimento desse na Sicília, fabricar 200 carros/ano, espalha-los sob encomenda pela europa…..e outra é o cara abrir o mesmo negócio em Catolé do Rocha, fazendo 8 carros por ano e vendendo regionalmente……Começa que o siciliano tem que se escorar na ilegalidade, porque se ele trabalhar de portas abertas, em 1 semana fecha.
Já nosso amigo catolense terá até a chance de abrir uma empresa totalmente legal, pagar seus impostos e quiçá trabalhar anos a fio desse modo…….mas isso são apenas conjecturas……

abraços

Eric
Eric
16 anos atrás

Para o cara falar que “achou”que fosse original,essa pessoa está muito olnge de Deus……
Vejam o link que o Sqa mandou…..que absurdo!!!!!

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

Se um fabricante, ou dono de uma marca que não existe mais, AUTORIZAR ou LICENCEAR a fabricação de um modelo, eu posso fazer uma cópia idéntica, inclusive usando os logos da empresa, como os Shelby e GT40 de uns tópicos abaixo. A Chamonix foi elogiada pela própria Porsche mas não era licenceada e não usa os logos(pelo que lí aqui. Eu acho que usava os logos sim). A Lafer fazia o MP Lafer, inclusive o logo vinha com MP e não com o MG original.
Não sei o que fala a lei de IMAGEM para isso mas, até onde eu sei, vc pode fazer um carro idéntico ao outro, trocar os logos e o nome e colocar nas ruas. Por isso que a maioria dos fabricantes europeus e japoneses que processam vários fabricantes chineses que fazem cópias descaradas dos seus carros, não arrumam nada. Ainda mais na China, onde as leis locais dão ampla preferência à sua indústria.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

A AUTOSFIBRA, empresa de Santa Catarina, fabrica réplicas iguais das Ferrari, com o motor V6 da Blazer.
Eles estão na legalidade ou qualquer réplica sem autorização de fábrica é ilegal?
Me pareceu igualzinho, afinal essas Ferrari aí os compradores sabiam que não eram verdadeiras…

alfacorse
alfacorse
16 anos atrás

Creio que a questão é um pouco mais profunda.
Claro, uma coisa são as réplicas de carros clássicos, não mais produzidos e que muitas vezes recebem elogios da fábrica, como aconteceu com a “Super 90”, por exemplo. Nos Eua a Shelby vai um pouco mais longe, autoriza determinados fabricantes, faz contrato, cobra royalties, etc.
A outra é a manufatura de uma cópia de modelo atual ou recente, sem consentimento, que poderia caracterizar situação criminosa, segundo a legislação de patentes, direitos autorais e o escambal…
Porém, não acaba nisso, acontece que em países um pouco mais sérios, um caso desses bate de frente, não só contra fabricante caso não haja a produção em comum acordo; mas contra o órgão que regulamenta a segurança veicular e padrões de equipamentos e procedimentos de fabricação; com o sindicato das manufaturas(ou algo parecido) já que o amigo artesão provavelmente, não era contribuinte; com o fisco; com os impostos regionais, etc,etc….
Já por estas bandas, tudo deve ser analisado muito meticulosamente. Sempre tivemos exemplos de fabricantes de réplicas que além de devidamente registrados e regulamentados conquistaram credibilidade ao galgarem postos em mercados alheios, e não há maior prova de qualidade do que conseguir mercado nos Eua por exemplo. Hajam vista tantos nomes como foi Phoenix, Chamonix(este por exemplo, não tem autorização para colocar escudo da Porsche, formalmente. Uma vez o Masteguin falou: -a maioria dos clientes faz essa caracterização depois. Lógico, tudo dentro da legalidade) e até outros fabricantes menores. Ou seja, existe uma grande diferença entre produzir réplicas e falsificações. Por vezes essa diferença pode estar na colocação de um logotipo, que embora o proprietário, pessoa física, o faça não pode ser caracterizado assim pelo fabricante.
Depois existem aqueles que estão no mercado, mas de maneira mais “discreta”, como em sites de leilão, etc…..não arrisco dizer se uma dessas réplicas, cumpre com o mínimo de fatores com os quais o código do consumidor vigente nos agracia. Mas esses ,caso houvesse quem fiscalizasse, teriam de se preocupar apenas com a idoneidade da empresa, e controle de qualidade do produto, seja ele pronto ou em kit.
Por último, existem por aqui também os replicadores de F355, F40 e cia. Que além de se preocupar com todos os itens relatados anteriormente, teoricamente esbarrariam contra leis de marcas e patentes, mesmo de empresas não instaladas aqui, desde que as mesmas se sentissem ameaçadas mercadologicamente; como não é o caso……pelo menos com isso, “os daqui” que não se preocupem.
Já na Itália, o “artesão” e talvez até um bom artesão, deverá passar um bom tempo exercendo seu talento com a frota dos “Carabinieri”.

abraços

Squa
Squa
16 anos atrás
MSM
MSM
16 anos atrás

Ja´que a China tomou o lugar do PAraguai em matéria de falsificações, os paraguaios tem que se modernizarem, se não, vão perder mais dinheiro no lucrativo mercado paralelo.

Rafael Poliszuk
Rafael Poliszuk
16 anos atrás

Só porque eu ia comprar uma amanhã .. caracas !!

HM
HM
16 anos atrás

se voce for atras das fotos a maior parte dos carros que eles fizeram eram de ferraris dos anos 80, so a 360 que é mais nova…

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Quem compra uma réplica sabe o que está comprando. Existem algumas réplicas que são tão bem feitas que possuem até aprovação da fábrica original. Se não me engano essa réplica do Porsche Envemo tinha aprovação da fábrica.

Falsificação é uma outra história. Os caras vendem o carro como se fosse original. Aí é golpe.

Aliás, a Itália tem fama de fazer as melhores falsificações de relógios caros do mundo.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Ainda bem que não usaram para as falsificações aquele carro da marca italiana subalterna que foi parar na União Soviética e deu origem ao carro mais amado por um famoso blogueiro… certamente a cópia sairia bem mais barata, pelo menos…

Marcos Paulo
Marcos Paulo
16 anos atrás

Vcs estão confundindo as coisas. Uma coisa é fazer uma réplica de um carro que não existe mais (GT40, MG, Shelby). Outra é uma falsificação de um carro que está em produção. Por isso prenderam os caras.

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Senhores, temos um monte de Ferraris de fibra sendo feitas por aqui.

E vi uma F40, feita pelo Mônaco há alguns anos atrás, que era perfeita, com motorzão de 400cv e tudo mais.

Muar
Muar
16 anos atrás

E no lugar no cavalinho, eles colocam jumento?

Sergio SP
Sergio SP
16 anos atrás

Ninguém comprou um carro desses pensando que estava comprando uma Ferrari legítima, são réplicas “assumidas”. O problema é fazer sem autorização do autor do projeto, aí é contra a lei mesmo.

Eric
Eric
16 anos atrás

Pô…tem um post dessa semana falando de réplicas de GT40 e afins….
Acho que tem um certo fundamento isso aí por parte da Ferrari porque os carros copiados nem são clássicos.
Estão copiando Modenas que é um carro atual.
Carros clássicos sempre serão moldes para réplicas como Cobra,GT40,Super 90 e afins…

Eric
Eric
16 anos atrás

É melhor aquela Puma com emblemas e carroceria parecida com a 250 GT parar de aparecer na Suuperclassic,senão vem um italiano aqui e….

Paulo R. Filomeno
Paulo R. Filomeno
16 anos atrás

E os MP Lafer que foram produzidos? Eram o que? Cópias, imitações, etc., todo mundo que estava comprando sabia e todo mundo estava feliz. E esses “Porsches” que estão sendo fabricados aqui no Brasil e exportados até pro Japão? Por quê só Ferrari não pode? Chama o carro de Fareri (como aquelas F-50 de controle remoto encontradas aos montes por aí), põe uma zebra dando um pulo e boa!

Igor Otoni
Igor Otoni
16 anos atrás

Tá… Mas alguém pode me explicar qual a diferença de falsificação e réplicas?
Enão se você constrói uma réplica, pode ser processado por fraude, e ter seu carro apreendido?
Agora fiquei confuso
Abraço!!!

L.Felipe BH
L.Felipe BH
16 anos atrás

O nome da empresa é McLaren. essa notícia é de 2007.

Sípoli
Sípoli
16 anos atrás

Isso é uma besteira sem tamanho, deviam prender os ‘falsificadores’ de Mustang Shelby? De Cobras? De 911? São réplicas montadas sobre Toyotas MR2 e Pontiac Fiero, deixa os caras serem felizes…

Rubem r. gonzalez
Rubem r. gonzalez
16 anos atrás

realmente já passei par ao Pandini o mesmo link, Flavio voces que são do meio podem nos informar melhor sobre a qualidade dos produtos, o link é esse:

http://www.autosfibra.com.br/

HM
HM
16 anos atrás

são apenas replicas, sao vendidas como tal, e duvido que a ferrari perca algum comprador para elas…

1GT
1GT
16 anos atrás

Pior que teve ajuda da própria Ferrari pra pegar os imitadores…esses aí nem dá pra dizer que são falsificadores…até pq essas réplicas saltam aos borbotões pela internet…
Perto do que apareceu alguns anos atrás…que eram falsificações perfeitas de Ferraris históricas, com direito a plantas e projetos originais para as réplicas, e o pior..preço de raridade, ou seja, milhões de qualquer vil metal…
Engraçado que nunca vi a Lamborghini fazer isso com quem replica seus carros…

Max Mosley
Max Mosley
16 anos atrás

Existe uma indústria bem estabelecida de body kits para trasnformar carros ordinários em ferraris, Porsches e Lamborghinis. Muitos impressionam pela qualidade aparente.

Essa notícia está muito incompleta para termos certeza do que realmente aconteceu. Pois se para copiar o aspecto visual é muito fácil, a parte mecânica é muito difícil ou até impossível, sem contar outros detalhes.

Caca
Caca
16 anos atrás

Não diria falsificações, diria réplicas.

Aqui no Brasil há duas ou três empresas que fabricam Ferrari e Lamborghini em fibra, basta ver no Mercado Livre.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Essa notícia explica, finalmente, o porquê das Lamborguinis estarem andando na frente das “Ferraris” na GT3.

Denisson
Denisson
16 anos atrás

Á algum tempo atrás eu vi na net um cara que fazia réplicas de caminhonetes antigas em SBC – SP e também fazia de Ferraris apartir da Ford Explorer….eu vou procurar aqui e depois eu posto no blog.
Enquanto isso admirem essa fabriqueta de ferrari aqui
http://www.6park.com/enter7/messages/gvk21098.html

Ai se o Dom Enzo visse isso….meu Deus

Juliano
Juliano
16 anos atrás

A Ferrari do Rubinho e do Massa era preparada por essa turma