DE DUAS E DE QUATRO

SÃO PAULO (e de brinquedo) – Não tenho o hábito de registrar aniversários aqui, simplesmente porque esqueço de todos e quase sempre lembro no dia seguinte. Deixo as efemérides para o brother Capelli, que não deixa passar nada em branco. Mas agora há pouco participava do programa da Rádio Lance! com o Rafael e o Mike e foi lembrada a passagem dos 74 anos, ontem, de John Surtees.

Ele foi o primeiro e único a ser campeão mundial de motos e de F-1. Hoje dirige a equipe britânica da A1GP. E comentamos que o Pace correu para Surtees, e seu carro tinha o patrocínio da Matchbox, e lembrei dos meus carrinhos e fui buscar uma foto do Moco que não é das mais corriqueiras, já que ele viveu o auge na Brabham.

Aí está a foto. Foram 22 corridas sob o comando de Sir John e o primeiro pódio, na Áustria, em 1973.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Petry
Carlos Alberto Petry
16 anos atrás

O Pódio na Austria em 1973, veio acompnhado da volta mais rápida da prova. repetindo volta mais rápida também no mesmo ano em Nurbunrgring. Uma curiosidade, o Moco correu as duas provas com o mesmo jogo de pneus. A propósito da foto é de um fórmula 2.
Petry

Jonny'O
16 anos atrás

Zé Maria ,
É dificil mesmo,até porque não há muitas fotos por ai do TS10 e TS15,eram muito semelhantes ,tem um endereço que se chama ,Formula2.net , que tem todos os resultados da historia da categoria ,até essas provas do Brasil ,é muito completo ,mas francamente ainda não tive coragem de fazer uma pesquisa mais a fundo ,parei no final de 72,hehehe.
Abraços!

Zé Maria
Zé Maria
16 anos atrás

Jonny’o
Pode ser mesmo que você esteja certo, pela imagem periférica da foto não parece mesmo o saudoso “TEMPLO”, hoje tristemente aleijado!!
Sem dizer que no bico do TS 15 da temporada brasileira, a tomada de ar para o radiador de água era maior e com recortes mais retos, ultrapassando inclusive a área em preto da parte inferior do mesmo.

MSM
MSM
16 anos atrás

Tinha vários Matchbox ,todo mês pedia para o meu pai comprar um. Até nisso se perdeu a graça, essas miniaturas de hoje são muito vagabundas.

Jonny'O
16 anos atrás

Ainda estou com o Claudio , acho que é mesmo o TS10 de 72 , o Pace correu pela Matchbox Team Surtees em Pergusa ,Italia em 1972 com o numeral 4 .
Mas acho esta questão bem complicada os carros da marca eram muito parecidos ,inclusive com os F.5000 e F1.

Zé Maria
Zé Maria
16 anos atrás

Cláudio, Rodrigo Mattar e outros, todos “safos” no assunto, de fato a idade já pesa um pouco, só fui lembrar do numeral correto do modêlo (TS 15) hoje de manhã, depois da “corretiva incorreta” de ontem à noite.
Com certeza deve ser o TS 15 porque o Môco passou a temporada de F 1 em 72 na equipe do Frank Williams, companheiro de Henri Pescarolo, sendo contratado pela Surtees para o ano seguinte, com liberação antecipada para poder competir já pela última no final do ano na temporada de F 2 no Brasil, com o carro desenvolvido para 1973, quando na F 1 o modêlo seria o TS 14 e na F 2 o TS 15.
Abraços a todos!

Claudio
Claudio
16 anos atrás

O Surtees TS 15 tem as laterais do monocoque em diagonal e não na perpendicular como este carro na foto. Logo mesmo respeitando, e muito, todas as opiniões em contrário, é um TS 10.

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
16 anos atrás

Linda foto do Moco com o Surtees TS15… e não TS12, que foi pilotado por ele na F-2 européia em 1973.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

E’ verdade Ze’ Maria, vocë esta’ correti’ssimo foi em 1974.
Obrigado pela correçäo e continue acelerando.
Abraços.

Zé Maria
Zé Maria
16 anos atrás

Bíblias vivas que estejam de plantão, me ajudem em caso de incorreção: complementando o meu post anterior (só lembrei agora do numeral correto do carro!!), esse modêlo era o TS 12, para a temporada de F2 de 1973, antecipadamente debutado no fim de 1972 pelas mãos de Pace, recém contratado pela Surtees.

Zé Maria
Zé Maria
16 anos atrás

VELOZ HP e amigos, apenas algumas retificações às informações já postadas, porém sem o intuito de tirar o brilho das mesmas, muito pelo contrário, ok?
O recorde do Moco em Nurburgring foi em 73, naquela famosa corrida em que os 3 brasileiros chegaram em 4º, 5º e 6º lugares, pela ordem, Moco, Wilsinho e Émerson, vindo de um acidente na prova precedente (Holanda – Zandvort)
Esse Surtees de F2 não era o TS 10, de 72, campeão com Mike “the bike” Hailwood, mas já o modelo para 73, não me recordo o numeral correto agora, estreado pelo saudoso Moco na temporada internacional de F2 no final daquele ano aqui no Brasil.
Até. . .

Jonny'O
16 anos atrás

O smirkoff esta certo ,é um Surtees de F2 ,o TS10 de 1972 .
Mas é um Surtees com o Pace ao volante ,isso é que importa , alias este F2 da Surtees acho um dos mais belos que ele fez ,sempre com a tradicional pintura em forma de seta .

Mas falando do Surtees ,é impressionante o que ele deve gostar de carridas ,sempre esta participando de eventos onde se apresentam carros classicos.

Eric
Eric
16 anos atrás

Concordo com o DEX aí embaixo.
Os matchbox com o indefectível “made in england” eram demais!!!!!!Eu tinha vários mas um assalto a minha casa tempos atrás….parece que os lazarentos queriam os carrinhos!!!!!!
De uns 300 sobraram 20.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Meu Deus do céu, José Carlos Pace.
Bota pesadíssima, um dos maiores gênios que vi numa pista de corrida, e foram poucos, podem acreditar.
Foi o maior recordista de tempos e velocidade em “cadeiras elétricas” da história. Nunca vi algo igual. Só foi superado por Tazio Nuvolari nesse quesito de tirar “leite de pedra”.
Só ele ou o Nuvolari para fazer o que fez com o Surtes F1 em Nurburgring quando bateu o recorde da pista em 1974. Só um dos dois para fazer as Curvas 1 e 2 em Interlagos, 1972, com o Willians Politoys “abanando” a traseira para todos os lados e mesmo assim não desacelerava, corrigindo tudo no motor e na “braçadeira” para espanto do Ronnie Peterson (outro gênio dessa turma) que sentado no guard-rail da saida dos boxes olhava para mim e dizia sorrido : “He is a wonderfull crazy mam”.
Isso dito por quem o disse, já nos dá bem a conta de quem foi o Moco.

José Luiz
José Luiz
16 anos atrás

Esse andava mesmo (o piloto, não o carro)

Pedro Migão
16 anos atrás

Mike Hailwood também não foi campeão de motos e de F-1 ?

Claudio
Claudio
16 anos atrás

Linda foto. É um Surtees TS 10 de F2. Com ele o Moco participou da 2a. Temporada de F2 no Brasil. Motor Ford preparado por Brian Hart e o companheiro de equipe dele foi o Mike “The Bike” Hailwood.

smirkoff
smirkoff
16 anos atrás

Esse carro, Flavio, é o Surtees de F2. Na F1, o Pace correu com o patrocínio da Matchbox em 74, no TS16, mas o patrocinador principal era Bang & Olufsen.

Trovão
Trovão
16 anos atrás

Esse tempo de ouro da F1e é sempre bom lembrar de todos esses pilotos tais como: Pace, Surtees, Stwuart, Fittipaldi, Lauda, Arnoux, Piquet, Prost, Senna…e como estamos hoje aqui e gostamos ainda do esporte, temos que torcer para os que ai estão façam bonito também!
Hoje começa nova sessão de treinos e a Renault escalou o Piquet com o DiGrassi para hoje em Jerez.
Amnahã ele anda com o Alonso e na 5ª anda novamente com o DiGrassi.
Otima notícia essa estréia do DiGrassi em uma equipe que deverá brevemente chegar ao topo juntando-se as demais!

Peacemaker.
Peacemaker.
16 anos atrás

Grande Moco.

Na minha modesta opinião o piloto brasileiro mais destemido e carismático que chegou a F-1.

Abraços à todos

3=6
3=6
16 anos atrás

moco era e ainda é o meu favorito.
pilotava f 1 e prototipos, todos geralmente complicados.

FLying taurus
FLying taurus
16 anos atrás

O surtees não dirige mais a equipe britânica da A1GP… mas foi um gênio mesmo.

DEX
DEX
16 anos atrás

Bons tempos aqueles dos matcbox cheios de detalhes e bem acabadinhos, portas que se abriam, capôs que escondiam motorzinhos. Alguém ainda se lembra de alguns que vinham com uma plaquinha de plástico made in ZF Manaus – e era só arrancar a placa e vinha a verdadeira origem dos carrinhos. Bem melhores que os disponiveis hoje nas lojas. Até os hot wheels que são mais recentes já tem versões mais chutadas feitas na Malasia (Malaysia) são mais leves e o fundo parece plástico.