“EL TOREADOR”
SÃO PAULO (menos aqui) – Recebi alguns e-mails de gente perguntando qual é a música que toca no pódio da F-1. De vez em quando recebo baterias de perguntas iguais de mais de uma pessoa, sem mais nem menos.
Bem, é a marcha “El Toreador”, que faz parte da ópera “Carmen”, de Bizet. Quem quiser ver e ouvir, clique aqui.
Essa trilha vale para todas as provas do Mundial, menos a de Interlagos. Aqui, já há uns três ou quatro anos, toca-se um arremedo de batuque para dar, digamos “cor local” ao GP do Brasil. É um verdadeiro horror.
Aqui no Brasil tudo termina em samba ,se em todos os Gps tocam uma música, porque aqui é diferente. É outro campeonato?
Tem que tocar Red Barcheta do Rush:
http://www.youtube.com/watch?v=O_Rxjs9ZdtE
Na verdade, não é bem o Toreador, que é uma ária da ópera Carmen, de Bizet, mas, sim, a ABERTURA dessa mesma ópera.
O que, de qualquer modo, não faz muito sentido … O que essa música tem a ver com as corridas?
Vitão, essa coisa de insistir que tudo que seja brasileiro tenha de ter tintas afro é a maior demonstração de racismo.
O Brasil é um país multiracial e multicultural, porque diabos tudo tem que ser afro ou ligado aos negros? Por acaso isso aqui é sucursal da África?
E como ficam os portugueses, italianos, espanhois, japoneses, alemaes, poloneses e tantas outras raças que compõem o nosso povo miscigenado.
Quando se diz isso para certos imbecis, logo te chamam de racista. oras, racistas são eles, que querem suprimir a faceta multicultural do Brasil.
É o que eu chamo de afro-demagogia.
Muito legal essa, música! Sempre quis saber o nome dela!
MArcelim, batucada é um problema. Uma vez a empresa que eu trabalha quis fazer promover uma ação social. No meio da conversa com os lideres da “comunidade” eu disse que não suportava várias formas de música, inclusive pagodão, sambão de carnaval, e um longo etc. A resposta que eu ouvi é que eu não era brasileiro, quase com uma conotação racista. Aí eu disse que não , que gosto de muita coisa como Milton, Djavan, Cidade Negra, Chico Science, e de R&B, jazz, soul, funk, etc. Aí só piorou, porque além de racista fui chamado de colonizado, americanizado, etc. Ou seja, música boa era que eles diziam que era boa. Desnecessário dizer que foi impossível fazer qualquer coisa na “comunidade” e que fomos investir em outras freguesias.
Achei no You tube um vídeo com a música paara quem quiser ouvir http://www.youtube.com/watch?v=aNFgkEffn7Q
A batucada sintetizada de Interlagos é uma maravilha!! Quando o Hakkinen ganhou tinha uns finlandeses do meu lado que adoraram e saíram sambando com uma ginga de qualidade comparável à da musica.
gostava quando a vinheta da rede grobo tocava “fanfare for a common man” do Copland, na versão do ELP (Emerson, Lake and Palmer, para os “com fralda”). MAs podia ser ser também Born to be wild do Stepenwolf, ou Money for Nothing do Dire Straits (essa seria impagável) . Satisfaction ou Jump Jack Flash do RS também seria legal. O coro final da Nona sinfonia é muito legal, inspira o dia ( gosto de ouvir no caminho, melhor que ouvir o noticiario do que andam fazendo com os cartões corporativos), mas fora de lugar num podio de uma competição.
É que deve ter gente no Brasil deve sonhar em transformar o país em uma sucursal da África, no pior sentido.
Como diria Paulo Francis, mais vale alguns minutos de uma sonata de Bethooven do que 500 anos de batuque primal dos africanos.
No ano passado estive em Mônaco e eles tocaram essa música também no pódium da GP2. Abraços, Pedro.
tem essa música nos celulares da Nokia!!!
“Aqui, já há uns três ou quatro anos, toca-se um arremedo de batuque para dar, digamos “cor local” ao GP do Brasil. É um verdadeiro horror.”
A música da F1 já conhecia…mas o que vc disse dos batuques… kkkkkkkkkk impagável!!!
Realmente nada a ver…
Aqui toca a “música para a colônia”…
Brasileiro gosta tanto de aparecer, que podiam mandar o pessoal subir no podio com uma melancia pendurada no pescoço.
Lembro que também, há muitos anos, chegou a tocar no pódio da F-1 trecho da Nona Sinfonia de Beethoven.
Para mim a u’nica mu’sica da F1 e’ o Exodus.
Eu conhecia El toreador a bastante tempo, desde a escola de música, mas o que não sabia é que fazia parte de “Carmen”
legal, que cultura eim FG!
FG voce podia dizer alguma coisa sobre o novo circuito internacional de Portugal, contruído em portimão que as “otoridades” lá pretendem abrigar a F1 futuramente.
É, o Estoril então morreu mesmo, gastaram 200 milhões nessa bagaça aí, mas não no lugar onde Ayrton fez sua primeira GRANDE corrida. Estoril 85, inesquecível.
bom, FG, respeito tua opinião…
a musica el toreador é legal, tudo, mas no gp Brasil acho q combina melhor o arremedo de batuque…
aliás, acho que seria interessante cada país tocar uma música que melhor represente sua cultura.
Essa é minha opinião.
De certa forma, é uma falta de personalidade da F-1. Ou dos organizadores. Cada local poderia ter sua própria música no pódio.
Nos últimos tempos ela parou de ser tocada né?
Flávio, desde quando esta música passou a ser tocada no pódium das corridas de Fórmula 1? Pois existia um quiz no orkut sobre a categoria que perguntava isso e ninguém acerteva. Gostaria de acertar com a sua ajuda! Obrigado!
Era legal quando tocava Carmen …
ficava tocando no autodromo inteiro, trilha sonora da saida…