ENIGMA DO DIA
SÃO PAULO (parece com…) – Dúvida existencial do amigo vemagueiro Rui Branco: o que seria esse carro aí embaixo, cuja foto ele encontrou num calendário?
A resposta virá pela blogaiada, com certeza.
SÃO PAULO (parece com…) – Dúvida existencial do amigo vemagueiro Rui Branco: o que seria esse carro aí embaixo, cuja foto ele encontrou num calendário?
A resposta virá pela blogaiada, com certeza.
Simples: é o resultado do cruzamento de um Ford GT 40 com um Jaguar “E – type”!!!
Jaguar XJ 13
Batmóvel remodelado?
o carro é um PUFEPOBI 1965, uma mistura de puma, ferrari, porshe, bianco..vá ser feio assim na minha minúscula garagem…
Mas que carrinho bonito hein? Ficaria chique no ‘úrtimo’ na minha garagem.
Dá pra entender de onde veio a inspiração para o Bianco.
Lindão hein!
Jaguar XJ13…eu tenho relato sobre esse carro em uma coleção de livros dos anos 80…o desenvolvimento levou tanto tempo, que quando ficou pronto as regras mudaram e ele ficou obsoleto…daí a equipe de engenharia e o pessoal da empresa resolveu fazer em documentário mostrando toda a história do projeto e desenvolvimento do mesmo…só que durante uma filmagem com o carro em alta velocidade uma roda quebrou…o carro rodou e quase deu perda total…daí depois de anos pelo fato de ser único, reconstruíram o danado que vive aparecendo em exposições e outros eventos.
É o Jaguar XJ13 com motor central. O V12 XJ13 foi mantido em segredo por muito tempo para não interferir nas vendas do E-Type , pois compradores potenciais do E-Type poderiam preferir o XJ13 com projeto mais moderno. Porém durante um teste o XJ13 sofreu um a pane em um pneu a mais de 200KM/h e o carro ficou completamente destruido. Dois anos mais tarde o XJ13 foi totalmente restaurado hoje se encontra no museu da Jaguar.
Corrigindo,
Como disse o o Caca é o XJ13 e não Zj.
Mas antes do acidente ,muito tempo já havia passado no desenvolvimento do carro , que a pricipio deveria correr em 65 ou 66 ,mas indefinições e problemas internos fizeram do XJ13 uma promeça jamais concretizada .
O pior viria depois quando o novo regulemento limitaria os motores a 3 litros e o Jaguar ficou fora do regulamento sem nunca ter corrido.
Lindo Jaguar XJ13 com o motor a sob um capo transparente.
Jaguar XJ13. Tem uma mini maravilhosa feita pela AutoART, escala 1:18, mas infelizmente está fora de linha.
Um dos mais famosos “único” nunca produziu desenhos, o jaguar XJ13 foi concluída em 1966 e se destinava a conduzir jaguar’s retornar à LE MANS onde C e D-tipo pilotos tinha ganho o acontecimento histórico cinco vezes no 1950’s. No entanto, as mudanças nas regras internacionais corridas e limitações orçamentais impediram o XJ13 apareçam na competição. Em vez disso, ele se tornou um símbolo duradouro da jaguar engenharia, design e estilo perícia. Tudo isto-ligas, o pleno MONOCOQUE estrutura, foi construído ao longo de dois anos e foi construída a fábrica originais especificações usando muitos dos fornecedores originais. Ele vem completo com a correta 30 digital 5,3 litro de combustível injectado, seca PGUS V-12 motor desenvolver 485 cv Este motor, MATED para A 5 velocidades ZF TRANSAXLE, vai impulsionar o XJ13 perto da magia 200 mph MARCA, EM FUNÇÃO GEARING. A todos alumínio, totalmente MONOCOQUE estrutura é de 15 pés longo, e pesa cerca de 2280 libras conforme o original. O automóvel é totalmente correcto e precisos, incluindo o original instrumentação e corrigir pára fábrica de moldes.
O Jonny já matou , é o XJ 13, só foi um protótipo, que sofreu um grande acidente , e ficou encostado na engenharia por 20 anos, até que foi recuperado . Parece que tinha um problema na suspensão traseira. Dizem também que não queriam chama-lo com o numeral 13, por superstição, e parece que a má sorte pegou mesmo.
Lindo mesmo!
Procurei e encontrei mais informações sobre a história desse carro:
http://www.supercars.net/cars/3833.html
Abraços.
O Caca está certo. É o XJ13 foi concebido nos anos 60 para desenvolver o motor V12 com 4 valvulas no cabeçote. O protótipo testado tinha 502 cavalos. Diz a lenda que foram construídos dois carros um deu uma panca e o piloto se foi e o outro ficou no Jag Museum. Um dos problemas do carro era a questão dos pneus. quando foram desenvolvidos pneus adequdos o chassi tinha ficado obsoleto para encarar GT40 e Porsches.
Existem umas réplicas da barata no mercado europeu
o paralama traseiro e iqualzinho ao da 250 lm!
Todo mundo já falou, o carro é um Jaguar XJ13. Esse carro ficou pronto para correr na prova de Le Mans de 1966, mas nesse ano a Jaguar estava envolvida na fusão com a British Motor Corporation e os planos para correr Le Mans foram interrompidos.
Quando os testes foram retomados, verificaram que o carro precisaria de muitas alterações por conta da tecnologia de desenvolvimento de pneus. Ou seja, o carro passou da época, ficou velho.
Aliás, que pena o que fizeram com a Jaguar. A Ford começou a enterrar a marca e agora uma “famosa” marca indiana comprou e vai acabar com o nome.
O primeiro motor V 12 Jaguar. No YOU TUBE vejam (Jaguar XJ13 ) tem varios videos dele
Jaguar XJ13.
Uma imagem dele no meu fotolog…
http://www.fotolog.com/lerfamu/9041230
Jaguar XJ 13. Acidentou-se em teste mas não matou o piloto. Sucarteado, anos depois, 2000, mais ou menos, foi restaurado pela fábrica. Nunca correu.
Vendo o formato da grade dianteira nota-se a digital de uma Jaguar.
De qualquer maneira eh uma carro muito bonito e de linhas suaves.
Pela entrada de ar dianteira e a cor, só pode ser Jaguar!
Abs
Já mataram! XJ 13!
Aos incautos que costumam chutar sem ver pra onde vai, façam uma pesquisa no google com o termo jaguar xj 13. Daí não vai ter dicas erradas e chutes mal dados…
Caca e o grande Jonny´O mataram !
Mas rapaz, esse Jaguarzão é lindo demais !
uma dúvida o motor desse jaguar era um v12 com angulo bem aberto quase boxer ?
abs
A frente nao nega, é um jaguar.
Muito bonito por sinal
Que é um Jaguar XJ13, é fato.
Só não lembro direito da história.
Jaguar XJ13
um dos mais bonitos de todos os tempos.
Putz ,que lindo!
É o maravilhoso Jaguar ZJ13 ,prototipo desenvolvido para correr em Le Mans ,mas sua historia é um pouco confusa ,esse carro jamais participou de uma prova sequer.
A entrada de ar dianteira é t %!@$&@#de Jaguar…
Acredito que seja uma ferrari…
Jaguar XJ13.
Construído apenas um, que matou o piloto de testes. Aí, abandonaram o projeto.
É Isso?