estudo ótico
SÃO PAULO (basta enxergar bem) – A foto abaixo me foi enviada por estudioso das coisas da ótica, ou “óptica”, como ele prefere. É um comparativo entre os conjuntos óticos (ou “ópticos”, como ele prefere) de três automóveis fabricados na Europa, em países diferentes.
“O alemão em primeiro plano”, diz ele, “é uma mistura de bolha de sabão com barra de cereal.” Fui ver, parece mesmo. “Esteticamente, um desastre. E como o carro é baixo, ilumina o fundo do automóvel que vai à frente.”
Concordo, apesar do rigor.
“Vamos agora ao vermelho carcamano”, seguiu meu amigo ótico. Ou “óptico”, como ele prefere. “Os faróis têm tampas. Naturalmente, não têm serventia. O motorista precisa descer do carro para abri-las.” Argumentei que um comando interno deve fazer isso, dispensando a presença física do motorista. “Nunca funciona”, ele respondeu. “Mas tem os auxiliares”, rebati. “É só enfeite.”
OK. Sobrou o branco do meio. “Fato a Togliatti”, suspirou meu amigo. Sob sua ótica, ou “óptica”, como prefere, o melhor de todos. “Linhas definidas. Farol para iluminar, pisca para piscar. Foco perfeito. Não finge ser o que não é. Exposto e voltado para a frente. Sem falar na harmonia das linhas.”
Perguntei qual dos três ele gostaria de ter. Meu amigo ótico, ou “óptico”, como prefere, sorriu e respondeu: “O que tem a ignição do lado esquerdo”.
Sei que o Lada tem, porque já dirigi um. Os demais, não tenho certeza.
A blogaiada está me corrigindo, e com razão, quanto às diferenças entre “ótico” e “óptico”. Acho que não consegui me fazer entender. A brincadeira, meio sem graça, admito, era sobre a pronúncia do meu amigo imaginário (na verdade, tenho um amigo que fala assim…). Ele faz questão de pronunciar o P mudo, é bem engraçado. Essa era a idéia. Mas gostei de ver. A blogaiada está bem de português. Segue o bonde.
hahahaha, o comentário do Comendatore Ceregatti foi o melhor…Hahahaha……excelente….
Abraços
putz, eu nunca vi tanta ojeriza a um carro quanto a que as pessoas têm em relação ao lada. tá, o carro não é a oitava maravilha do mundo. mas é a preferência do cara, então…
na empolgação com a foto, fantástica, quebrei uma tulipa dessas de 50 centavos da Casa&Video. bom, pelo menos estava vazia. voltando a foto, o carro russo é intimidador.
ma que fuca???? é um dkw!!
O texto está óptimo.
Mas preferir o do meio aos laterais?
Está brinncando?
Costa
Não é um Fusca.É uma Vemaguet.
Att
e ninguem fala do fusca verde
Patrão,
Questão de ordem: Este é um estudo óptico, porque voce o lê e vê. Estudo Ótico seria se você o ouvisse.
E não precisa mandar que já estou indo…
Hahahahahahahaha………SENSACIONAL!!!!
A cada linha lida, entre as risadas, ficava o clima de antecipação pela foto que viria… Quando vi a foto cair na risada de vez !
Pensei: O Veloz não ia deixar isso em branco !
Dai ao ler os comentários, vi que o Pai-de-Santo Comendador recebeu o irado comentário vindo do céu !
Ufa !!! Não ficou sem resposta !!!
A Luta Kontinua ! A Luta Kontnua !!(rs)
Esse amigo optico do Gomes tem uma delicadeza impar,daqueles que consertam relógio com luva de boxe!!!!
Se somar o coeficiente aerodinamico do alemão e da maledetta vermelha não chega ao nº da Frigidaire no meio,algo em torno de 0,60.
Um primor de modernidade.
A propósito,Todos os Porsches tem a chave a esquerda,uma lenda que vem de Le Mans.
Atravessa a pista,entra na viatura e mão esquerda na chave e a direita já metendo primeira….
E eu ainda perco tempo lendo essa porcaria…
Vcs “devem estar” tendo problemas óticos ou ópticos . hehe
Acho que seu amigo Óptico precisa urgentemente de uma bengala branca…
E o que diriam em um estudo aerodinâmico?
Entre os três fico com o branco, pois é o único que vou conseguir pagar o IPVA.
Toda uma retórica tendenciosa, baseada parcialmente na forma e não na função como os bons engenheiros procedem.
Argumentos inócuos.
Aquele sedã branco entre as duas obras de arte não necessita de faróis, aposto inútil no caso.
Anda tão devagar – quando não está em seu estado normal, quebrado – que não necessita de faróis de quaisquer tipo ou espécie.
Quem dirige acostuma-se à escuridão reinante.
Ao contrário dos dois carros rápidos ao lado, que engolem o asfalto com a volúpia dos livres…
Quem assoprou o texto acima foi Velov Agapov, ditado por Lorenzo Bandini e Stefan Bellof, pilotos de Ferrari e Porsche, respectivamente.
Ambos mortos em combate.
E segundo o que soube ofendidíssimos, repetindo em uníssono com nosso amigo VHP:
” A luta kontinua, a luta kontinua ”
Estranhamente não apareceu nenhum piloto de Lada para contestar.
Nenhum dos três. Eu ia querer o verde, lá do fundo… é visível que este ao fundo é arte.
Queria ver se numa garagem, com os três carros lado a lado, alguém falasse :
“Flávio, você pode escolher e levar um dos três. Vai ser seu carro. Todas as despesas de manutenção pagas. Mas não pode vendê-lo antes de 20 anos;”
Duvido, mas duvido mesmo que você escolheria o branco do meio. Você pode ser burro para muita coisa.
Mas não seria burro para tanto.
Esqueceu de dizer que esse estudo ótico ou óptico foi parar na Honda…lembre-se esse ano tem corrida a noite!
Cá entre nós o farol do Lada é horroroso, se comparado aos quatro faróis redondinhos do Fiat, que deu origem ao dito cujo…
Fla, queridão das otoridades otomobilísticas.
Se um inesquecível blogueiro tivesse por aqui, certamente iria lhe questionar se o seu amigo óptico é o Mister Magoo.
Deixa eu fugir um pouco do tema e fazer uma perguntinha básica: A suprema CBA instituiu o exame anti-doping apenas para a Stock ou para todas as categorias?
E como pode uma entidade que é mais perfeita tradução do que seja droga, exigir que os pilotos façam o antidoping?
Tostines é fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho?
Aliás, se eu fosse uma bolachinha, evidentemente eu seria um Tostines, right?
Fresquinho, fresquinho.
Hasta la vista, baby.
Vou dar um rolê.
Também prefiro o com a ignição à esquerda, o alemão é claro.
Lada a qual que teve um diretor assassinado semana passada…
Parece que o estilo russo de fazer carros e dirigir suas empresas à la Far-West não tem mudado muito ultimamente…
O Porshce também. Pelo menos os antigos tinham.
Hahaha só podia ser o Fiat 124 feito sob licença na URSS…
Caro Reginaldo Nat Rock, não creio que seja um caso de óculos não. O tal especialista em óptica precisa de uns óculos escuros, uma bengala branca e, talvez quem sabe, um cão guia. Sinistro, muito sinistro…
Tá bom…
Mas o legal, basta ter Tato, puxar a alavanquinha, levantar o capô, e ………! Para choques? Eles não sabem para que servem!
Patrão,
Só esclarecendo: o têrmo óptico se refere ao campo da ciência que estuda a luz e suas interações.
Ótico se refere ao ouvido. É por isso que você tem uma Otite e não uma optite.
Portanto, óptico não é frescura. Éabsoluta correção técnica.
abraço
E o singelo carro verde-floresta ao fundo, com suas quatro argolas harmonizando o belo conjunto ótico (ou óptico) com a grade? Nenhuma palavra do estudioso a respeito?
Sua inspiração não tem limites chefe…
De minha parte, lembrou algumas coisas:
* aquele Lada preparado pela Lotus, que tem os vídeos no you tube
* os porsches, que de tão perfeitos chegam a perder a graça
*e esse que é meu modelo da ferrari preferido, que junto com a F 40 , revolucionou a forma da ferrari pensar, projetar e fabricar carros. Essa F 355 revolucionou tudo em relação a antecessora F 348, que também era linda – F 355 e F 40, os modelos que recolocaram a Ferrari no topo novamente em desempenho junto com a Porsche e as outras grandes.
Um representa o que há de mais moderno em termos de iluminação automotiva, com direito ao tal de xenônio, aquela luz branco-azulada que ilumina que é uma beleza e instintivamente faz os outros motoristas abrirem caminho.
O outro conta com um sistema escamoteável, que não é lá uma novidade, já que é usado desde os anos 60, mas como disseram abaixo, ainda encanta muita gente.
Já o do meio, bem…. pelo menos é 12 volts?
O pior é que esses dias quase comprei um Lada. Era um Laika 95, meio cansado, precisava de um upgrade. Preço honesto. 3500 mas se chegasse com 3000 na mão o cara balançava. O cara falou que a mecânica era toda da Fiat, aí num comprei. Depois essa agência mudou, perdi o Lada… e num é que ele apareceu? Na mesma agência alguns quarteirões dali. Revi o Lada, mas não comprei. Tá lá ainda.
Quanto à foto, sem dúvida eu ficaria com o Ruf.
A audácia deste post é impressionante.
Hehehehe… E como eu sabia que tinha alguma piada, li todo o texto antes de chegar na foto.
Curioso é que se pensarmos bem, pra que servem os faróis principais atualmente? 99% das pessoas usam apenas a “meia luz” e ligam os faróis de neblina (mesmo que neblina seja algo raro na maior parte do país).
E geralmente um dos faróis de neblina (repito: sem neblina) ainda está com a lâmpada queimada…
com exceçao deste modelo que vos escreve, e creio , daquela minha irmã mais nova , Cayenne, todos os outros membros da família tem chave da ignição do lado esquerdo. Então, o amigo ótico está atrás é do ovo frito (ou bolha de sabão com barra de cereal, comom ele diz..)
juro que li “estudo erótico” , analisando as curvas instigantes e sensuais das viaturas. Pensei: uau! o FG está inspirado hoje.
Depois vi o “tijolo” no meio, pensei que parecia uma tia matrona, ou pior, tem o mesmo efeito erótico da Roberta Close.
Sr. FG, o sr. é um fanfarrão !
Se fosse esperto pegava o porsche e comprava uma frota de LADAS !!!!
E eu começei a ler pensando que era sério . Boa Gomes , mas como disse o Reginaldo o cara está precisando de óculos urgente .
Ignição do lado esquerdo,no caso do Lada(inha),é para facilitar na hora de em purrar para pegar no tranco,quando o motorista está só e sem ajuda.
frase oculta de gomes: – “ái, meu cotovelo”!
Como já dizia o meu avô, ou nono, como ele prefiria:
Nessa vida, tem louco pra tudo!
Quando chegou no “sobrou o branco do meio”, logo imaginei que viria a grande foto da 1ª etapa da SC… encontro histórico, no qual o grande representante da “sinistra fábrica automotiva soviética” sentiu-se incomodado com os “novos ricos” que o quiseram ofuscar perante a ótica (ou óptica, como seu amigo prefere) dos transeuntes… bom, mas pelo menos ele é o único que pode circular por toda a cidade, sem se intimidar com os vários buracos espalhados por aí… uma meia-verdade, claro…
Depois dessa, onde estão os ônibus mesmo? hehehehehe…
A ignição do lado esquerdo, como todos sabem, era para facilitar dar a partida com a mão esquerda e, com a mão direita, já ir engatando a primeira marcha nas largadas em Le Mans.
Mas isso não tem a menor importância. O importante é esclarecer que carcamano eram os italianos que colocavam a mão e apertavam a balança para aumentar o peso e consequentemente o preço dos seus produtos vendidos.
Tenho um porsche 944, com o esquema basculante de farois, a negada quase vai ao orgasmo quando o farol sobe, vai saber de onde vem tamanha admiração por farois móveis…
O Porsche também tem ignição no lado esquerdo.
Rá!
Teu amigo ‘óptico’, está precisando de óculos urgentemente…
Ou então terá que rever os conceitos.
O do meio tem foco de meio metro, suficiente para quem anda a pé…
Gomes..vc e uma figura !!!!!
O do Porsche tambem é a esquerda henz! Como os antigos de corrida da marca..