estudo ótico

SÃO PAULO (basta enxergar bem) – A foto abaixo me foi enviada por estudioso das coisas da ótica, ou “óptica”, como ele prefere. É um comparativo entre os conjuntos óticos (ou “ópticos”, como ele prefere) de três automóveis fabricados na Europa, em países diferentes.

“O alemão em primeiro plano”, diz ele, “é uma mistura de bolha de sabão com barra de cereal.” Fui ver, parece mesmo. “Esteticamente, um desastre. E como o carro é baixo, ilumina o fundo do automóvel que vai à frente.”

Concordo, apesar do rigor.

“Vamos agora ao vermelho carcamano”, seguiu meu amigo ótico. Ou “óptico”, como ele prefere. “Os faróis têm tampas. Naturalmente, não têm serventia. O motorista precisa descer do carro para abri-las.” Argumentei que um comando interno deve fazer isso, dispensando a presença física do motorista. “Nunca funciona”, ele respondeu. “Mas tem os auxiliares”, rebati. “É só enfeite.”

OK. Sobrou o branco do meio. “Fato a Togliatti”, suspirou meu amigo. Sob sua ótica, ou “óptica”, como prefere, o melhor de todos. “Linhas definidas. Farol para iluminar, pisca para piscar. Foco perfeito. Não finge ser o que não é. Exposto e voltado para a frente. Sem falar na harmonia das linhas.”

Perguntei qual dos três ele gostaria de ter. Meu amigo ótico, ou “óptico”, como prefere, sorriu e respondeu: “O que tem a ignição do lado esquerdo”.

Sei que o Lada tem, porque já dirigi um. Os demais, não tenho certeza.

A blogaiada está me corrigindo, e com razão, quanto às diferenças entre “ótico” e “óptico”. Acho que não consegui me fazer entender. A brincadeira, meio sem graça, admito, era sobre a pronúncia do meu amigo imaginário (na verdade, tenho um amigo que fala assim…). Ele faz questão de pronunciar o P mudo, é bem engraçado. Essa era a idéia. Mas gostei de ver. A blogaiada está bem de português. Segue o bonde.

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Paul
Paul
16 anos atrás

hahahaha, o comentário do Comendatore Ceregatti foi o melhor…Hahahaha……excelente….

Abraços

victor freire
16 anos atrás

putz, eu nunca vi tanta ojeriza a um carro quanto a que as pessoas têm em relação ao lada. tá, o carro não é a oitava maravilha do mundo. mas é a preferência do cara, então…

Rajão
Rajão
16 anos atrás

na empolgação com a foto, fantástica, quebrei uma tulipa dessas de 50 centavos da Casa&Video. bom, pelo menos estava vazia. voltando a foto, o carro russo é intimidador.

teco loco
teco loco
16 anos atrás

ma que fuca???? é um dkw!!

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

O texto está óptimo.
Mas preferir o do meio aos laterais?
Está brinncando?

Eric
Eric
16 anos atrás

Costa
Não é um Fusca.É uma Vemaguet.

Att

costa
costa
16 anos atrás

e ninguem fala do fusca verde

virgo
virgo
16 anos atrás

Patrão,

Questão de ordem: Este é um estudo óptico, porque voce o lê e vê. Estudo Ótico seria se você o ouvisse.
E não precisa mandar que já estou indo…

Marcelo Araujo
Marcelo Araujo
16 anos atrás

Hahahahahahahaha………SENSACIONAL!!!!

Episcopo
Episcopo
16 anos atrás

A cada linha lida, entre as risadas, ficava o clima de antecipação pela foto que viria… Quando vi a foto cair na risada de vez !
Pensei: O Veloz não ia deixar isso em branco !
Dai ao ler os comentários, vi que o Pai-de-Santo Comendador recebeu o irado comentário vindo do céu !
Ufa !!! Não ficou sem resposta !!!
A Luta Kontinua ! A Luta Kontnua !!(rs)

Eric
Eric
16 anos atrás

Esse amigo optico do Gomes tem uma delicadeza impar,daqueles que consertam relógio com luva de boxe!!!!
Se somar o coeficiente aerodinamico do alemão e da maledetta vermelha não chega ao nº da Frigidaire no meio,algo em torno de 0,60.
Um primor de modernidade.
A propósito,Todos os Porsches tem a chave a esquerda,uma lenda que vem de Le Mans.
Atravessa a pista,entra na viatura e mão esquerda na chave e a direita já metendo primeira….

Gouveia
Gouveia
16 anos atrás

E eu ainda perco tempo lendo essa porcaria…

JR
JR
16 anos atrás

Vcs “devem estar” tendo problemas óticos ou ópticos . hehe

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

Acho que seu amigo Óptico precisa urgentemente de uma bengala branca…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

E o que diriam em um estudo aerodinâmico?

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Entre os três fico com o branco, pois é o único que vou conseguir pagar o IPVA.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Toda uma retórica tendenciosa, baseada parcialmente na forma e não na função como os bons engenheiros procedem.
Argumentos inócuos.
Aquele sedã branco entre as duas obras de arte não necessita de faróis, aposto inútil no caso.
Anda tão devagar – quando não está em seu estado normal, quebrado – que não necessita de faróis de quaisquer tipo ou espécie.
Quem dirige acostuma-se à escuridão reinante.
Ao contrário dos dois carros rápidos ao lado, que engolem o asfalto com a volúpia dos livres…

Quem assoprou o texto acima foi Velov Agapov, ditado por Lorenzo Bandini e Stefan Bellof, pilotos de Ferrari e Porsche, respectivamente.
Ambos mortos em combate.
E segundo o que soube ofendidíssimos, repetindo em uníssono com nosso amigo VHP:
” A luta kontinua, a luta kontinua ”
Estranhamente não apareceu nenhum piloto de Lada para contestar.

Amaral
Amaral
16 anos atrás

Nenhum dos três. Eu ia querer o verde, lá do fundo… é visível que este ao fundo é arte.

Luciano Baiano
Luciano Baiano
16 anos atrás

Queria ver se numa garagem, com os três carros lado a lado, alguém falasse :

“Flávio, você pode escolher e levar um dos três. Vai ser seu carro. Todas as despesas de manutenção pagas. Mas não pode vendê-lo antes de 20 anos;”

Duvido, mas duvido mesmo que você escolheria o branco do meio. Você pode ser burro para muita coisa.
Mas não seria burro para tanto.

marcelo costa
marcelo costa
16 anos atrás

Esqueceu de dizer que esse estudo ótico ou óptico foi parar na Honda…lembre-se esse ano tem corrida a noite!

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Cá entre nós o farol do Lada é horroroso, se comparado aos quatro faróis redondinhos do Fiat, que deu origem ao dito cujo…

Nick B.
Nick B.
16 anos atrás

Fla, queridão das otoridades otomobilísticas.

Se um inesquecível blogueiro tivesse por aqui, certamente iria lhe questionar se o seu amigo óptico é o Mister Magoo.

Deixa eu fugir um pouco do tema e fazer uma perguntinha básica: A suprema CBA instituiu o exame anti-doping apenas para a Stock ou para todas as categorias?
E como pode uma entidade que é mais perfeita tradução do que seja droga, exigir que os pilotos façam o antidoping?

Tostines é fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho?

Aliás, se eu fosse uma bolachinha, evidentemente eu seria um Tostines, right?
Fresquinho, fresquinho.

Hasta la vista, baby.

Vou dar um rolê.

Kennedy
Kennedy
16 anos atrás

Também prefiro o com a ignição à esquerda, o alemão é claro.

Felipe
Felipe
16 anos atrás

Lada a qual que teve um diretor assassinado semana passada…
Parece que o estilo russo de fazer carros e dirigir suas empresas à la Far-West não tem mudado muito ultimamente…

Rafael Lucas
Rafael Lucas
16 anos atrás

O Porshce também. Pelo menos os antigos tinham.

Marco Peres
Marco Peres
16 anos atrás

Hahaha só podia ser o Fiat 124 feito sob licença na URSS…

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Caro Reginaldo Nat Rock, não creio que seja um caso de óculos não. O tal especialista em óptica precisa de uns óculos escuros, uma bengala branca e, talvez quem sabe, um cão guia. Sinistro, muito sinistro…

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
16 anos atrás

Tá bom…

Dú
16 anos atrás

Mas o legal, basta ter Tato, puxar a alavanquinha, levantar o capô, e ………! Para choques? Eles não sabem para que servem!

Virgo
Virgo
16 anos atrás

Patrão,
Só esclarecendo: o têrmo óptico se refere ao campo da ciência que estuda a luz e suas interações.

Ótico se refere ao ouvido. É por isso que você tem uma Otite e não uma optite.
Portanto, óptico não é frescura. Éabsoluta correção técnica.

abraço

Sonegheti
Sonegheti
16 anos atrás

E o singelo carro verde-floresta ao fundo, com suas quatro argolas harmonizando o belo conjunto ótico (ou óptico) com a grade? Nenhuma palavra do estudioso a respeito?

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

Sua inspiração não tem limites chefe…

De minha parte, lembrou algumas coisas:

* aquele Lada preparado pela Lotus, que tem os vídeos no you tube

* os porsches, que de tão perfeitos chegam a perder a graça

*e esse que é meu modelo da ferrari preferido, que junto com a F 40 , revolucionou a forma da ferrari pensar, projetar e fabricar carros. Essa F 355 revolucionou tudo em relação a antecessora F 348, que também era linda – F 355 e F 40, os modelos que recolocaram a Ferrari no topo novamente em desempenho junto com a Porsche e as outras grandes.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Um representa o que há de mais moderno em termos de iluminação automotiva, com direito ao tal de xenônio, aquela luz branco-azulada que ilumina que é uma beleza e instintivamente faz os outros motoristas abrirem caminho.

O outro conta com um sistema escamoteável, que não é lá uma novidade, já que é usado desde os anos 60, mas como disseram abaixo, ainda encanta muita gente.

Já o do meio, bem…. pelo menos é 12 volts?

Carrera
Carrera
16 anos atrás

O pior é que esses dias quase comprei um Lada. Era um Laika 95, meio cansado, precisava de um upgrade. Preço honesto. 3500 mas se chegasse com 3000 na mão o cara balançava. O cara falou que a mecânica era toda da Fiat, aí num comprei. Depois essa agência mudou, perdi o Lada… e num é que ele apareceu? Na mesma agência alguns quarteirões dali. Revi o Lada, mas não comprei. Tá lá ainda.
Quanto à foto, sem dúvida eu ficaria com o Ruf.

MSM
MSM
16 anos atrás

A audácia deste post é impressionante.

André Grigorevski
André Grigorevski
16 anos atrás

Hehehehe… E como eu sabia que tinha alguma piada, li todo o texto antes de chegar na foto.

Curioso é que se pensarmos bem, pra que servem os faróis principais atualmente? 99% das pessoas usam apenas a “meia luz” e ligam os faróis de neblina (mesmo que neblina seja algo raro na maior parte do país).

E geralmente um dos faróis de neblina (repito: sem neblina) ainda está com a lâmpada queimada…

914 GT Sunoco
914 GT Sunoco
16 anos atrás

com exceçao deste modelo que vos escreve, e creio , daquela minha irmã mais nova , Cayenne, todos os outros membros da família tem chave da ignição do lado esquerdo. Então, o amigo ótico está atrás é do ovo frito (ou bolha de sabão com barra de cereal, comom ele diz..)

vitão
vitão
16 anos atrás

juro que li “estudo erótico” , analisando as curvas instigantes e sensuais das viaturas. Pensei: uau! o FG está inspirado hoje.
Depois vi o “tijolo” no meio, pensei que parecia uma tia matrona, ou pior, tem o mesmo efeito erótico da Roberta Close.
Sr. FG, o sr. é um fanfarrão !

Marcelo Ramaciotti
16 anos atrás

Se fosse esperto pegava o porsche e comprava uma frota de LADAS !!!!

Conde
Conde
16 anos atrás

E eu começei a ler pensando que era sério . Boa Gomes , mas como disse o Reginaldo o cara está precisando de óculos urgente .

cleber
cleber
16 anos atrás

Ignição do lado esquerdo,no caso do Lada(inha),é para facilitar na hora de em purrar para pegar no tranco,quando o motorista está só e sem ajuda.

jacaré
jacaré
16 anos atrás

frase oculta de gomes: – “ái, meu cotovelo”!

Otávio
Otávio
16 anos atrás

Como já dizia o meu avô, ou nono, como ele prefiria:

Nessa vida, tem louco pra tudo!

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Quando chegou no “sobrou o branco do meio”, logo imaginei que viria a grande foto da 1ª etapa da SC… encontro histórico, no qual o grande representante da “sinistra fábrica automotiva soviética” sentiu-se incomodado com os “novos ricos” que o quiseram ofuscar perante a ótica (ou óptica, como seu amigo prefere) dos transeuntes… bom, mas pelo menos ele é o único que pode circular por toda a cidade, sem se intimidar com os vários buracos espalhados por aí… uma meia-verdade, claro…

Depois dessa, onde estão os ônibus mesmo? hehehehehe…

Milton M Bonani
Milton M Bonani
16 anos atrás

A ignição do lado esquerdo, como todos sabem, era para facilitar dar a partida com a mão esquerda e, com a mão direita, já ir engatando a primeira marcha nas largadas em Le Mans.

Mas isso não tem a menor importância. O importante é esclarecer que carcamano eram os italianos que colocavam a mão e apertavam a balança para aumentar o peso e consequentemente o preço dos seus produtos vendidos.

Sípoli
Sípoli
16 anos atrás

Tenho um porsche 944, com o esquema basculante de farois, a negada quase vai ao orgasmo quando o farol sobe, vai saber de onde vem tamanha admiração por farois móveis…

Cleber
Cleber
16 anos atrás

O Porsche também tem ignição no lado esquerdo.
Rá!

reginaldo Nat Rock
reginaldo Nat Rock
16 anos atrás

Teu amigo ‘óptico’, está precisando de óculos urgentemente…
Ou então terá que rever os conceitos.
O do meio tem foco de meio metro, suficiente para quem anda a pé…

Flavio
Flavio
16 anos atrás

Gomes..vc e uma figura !!!!!

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
16 anos atrás

O do Porsche tambem é a esquerda henz! Como os antigos de corrida da marca..