GIRA MONDO, GIRA (SEXTA)

SÃO PAULO (disciplinado e monotemático) – A Fenabrave divulgou os números de vendas de veículos no Brasil em janeiro de 2008. Houve um aumento de 41,2% em relação a janeiro de 2007. Foram 205.433 automóveis e comerciais leves colocados nas ruas, o que dá uma média de 6.627 veículos vendidos por dia, ou 276 por hora (se as revendas funcionassem 24 horas por dia), ou, arredondando, 9 carros saindo da loja a cada dois minutos em todo o país.

Fiz a conta certa? Bem, não importa. Importa dizer que quando a indústria automobilística ia mal, os arautos do apocalipse diziam que era o maior sinal de que o Brasil estava indo para o buraco, que os carros eram o espelho da economia etc e tal.

Nunca se fabricou nem se vendeu tanto carro como agora no Brasil, o que é um sinal claro de vitalidade da economia, de que as pessoas estão com dinheiro, estão podendo comprar e fazer coisas que nunca compraram ou fizeram antes.

Os arautos do apocalipse não sabem para onde atirar, agora.

Em tempo: o carro mais vendido de janeiro foi o Gol, com 20.782 unidades comercializadas. O Fox “arranca-dedo” ficou em quinto com 11.167 unidades.

(Quem não entendeu o “arranca-dedo” leia aqui ou dê uma busca no Google, ou ainda espere algum internauta se manifestar, porque estou com preguiça de contar essa história cabeluda.)

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
sergio
sergio
16 anos atrás

O caso do Fox é emblemático.Por aqui (moro no Japão),em primeiro lugar, nunca projetariam um sistema tão estúpido para o rebatimento do banco.Em segundo,em casos de acidentes tão graves com os consumidores,a alta diretoria teria que pedir desculpas públicas ao vivo e em cores,para depois serem julgados.Não digo que seriam presos,porque a justiça daqui não é perfeita também…
Outra coisa que gostaria de comentar: só o fato do Gol ser o carro mais vendido por anos e anos é a prova de que algo não vai bem no Brasil.

Mané
Mané
16 anos atrás

A VW é arrogante, nunca deu bola para consumidores.
Fabrica essa porcaria de Kombi que deve ser o carro mais assassino existente e ainda faz uma série de 50 anos da porcaria.
Esse Fox e a atitude do presidente já mostram tudo, quem os conhece que os compre.

Eric
Eric
16 anos atrás

A Mitsubishi,cujo carro mais barato custa R$ 71.990,00 vendeu 25% a mais em 2007 comparado a 2006.

dono de banco
dono de banco
16 anos atrás

Brasileiro gosta de pagar juros, com financiamento de 80 meses, todo mundo compra carro novo mas não tem casa própria para morar

Ripax
Ripax
16 anos atrás

E como anda os números da educação, saúde e segurança?

Hoje em dia é moda ter carro, todo mundo quer. Se você tiver nome limpo no SPC e uma renda acima de R$ 1.200 basta ir a uma autorizada e sair com seu carro novo, acompanhado de um carnê com 80 folhas que vão comprometer 20 % ou mais da sua renda pelos próximos 6 anos ou mais. O resultado é que nos primeiros meses o cara se aperta daqui e dali e vai pagando, mas depois de uns 12 meses a coisa vai apertando e o resultado e tentar vender o ágio a preço de banana para se livrar da divida. Esta história e repetida (lembram do plano cruzado?) e mesmo assim o pessoal não aprende.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
16 anos atrás

Tão feio quanto arrancar os dedos de seus incautos proprietários, foi o presidente de Volks tentar defender o indefensável. O alemão é cara-de-pau: queria vê-lo fazendo o mesmo em seu país, que recebe Fox completamente diferentes e para melhor.

Victor
Victor
16 anos atrás

O caso do Fox é emblemático. Como pode um carro ser considerado um dos melhores de sua classe na Europa e o vendido aqui nem se classificar. Simples, não são o mesmo carro, o vendido aqui não tem as coisas que o vendido lá tem.
Isso é atitude criminosa, só não vê quem não quer ou é comprado.
O que se teria que fazer é botar na cadeia a diretoria da VW como ameaçaram fazer com a diretoria da Ford no caso do Pinto. Casos meio parecidos.
Faz isso que a coisa se arruma. Mas isso não vai acontecer em um país que as pessoas que deveriam ter espírito público comem bola ou pedem bola.

luis
luis
16 anos atrás

“o banco do fox europa nao tem esse sistema e talz”

sabe pq nao tem?

pq la o carro e homologado pra 4 pessoas e o banco e bipartido,sendo assim o banco pode ser rebatido individualmente,sendo assim o pq do sistema ser diferente.

luis
luis
16 anos atrás

“fizeram um teste com os dois fox o europeu foi muinto mas seguro”

e claro!

o governo enfia a faca com impostos abusurdos! pra se ter um carro com preço agressivo e preciso descontar em certas coisas.

e pq em segurança?

por culpa dos consumidores!

ohem as pesquizas e vcs veram que o consumidor medio prefere um ar condicionado a um abs, um “trio eletrico” a um airbag.

alem do mais o motor do fox europa e de 3 cilindros o que e uma diferença enorme quando o carro se ve envolvido numa batida.(sobra muito espaço no cofre do motor)

luis
luis
16 anos atrás

“nao leio manual prefiro comprar de uma empresa que respeita o consumidor”

preciso comentar?

como alquem quer desempenhar o maximo de seu produto,com segurança(em desempenho,durabilidade e outros requizitos ) sem saber como o produto funciona sobre as diversas variaveis impostas sobre ele?

thomas schmoll
thomas schmoll
16 anos atrás

brrasileirra burra!!!
o operração de rebatiment da banco da fox é segurra, basta lerr a manual! quem perrdeu dedo é muit burra mesm!

Marcos
Marcos
16 anos atrás

Eu acho que já passou da hora da indústria automobilística nos dar pelo menos um pouco dos produtos vendidos no Primeiro Mundo. A maioria dos carros 0km vendidos aqui já saiu de linha lá há tempos: Clio, Corsa, Vectra, Focus, Stilo, e muitos outros. Enquanto isso Continuamos comprando LIXO dos países ricos! Por isso, parem de comprar carros desatualizados. Vamos exigir mais da indústria para não sermos mais tratados dessa forma!!!

A propósito, leiam o editorial dessa semana do site BestCars, que fala sobre isso:

http://www2.uol.com.br/bestcars/editorial/atual.htm

Um Abraço,

Marcos.

Marcelo - ChiVas
Marcelo - ChiVas
16 anos atrás

Estranho,

aqui para os meus lados as pessoas não estão com dinheiro não… muito pelo contrário, estão com carro e casa nova… junto com um monte de dívida que vão durar anos para serem quitadas….

Isso é bom? Tem gente que diz que sim e gente que diz que não… o que é fato e ninguém pode negar, que nunca os bancos lucraram tanto, nem em época de inflação… São bilhóes de reais só de lucros que é dinheiro que vai mudando de mão do povo para os bancos… no fim, eles que serão donos de grande parte da riqueza do pais…

Coisa que aconteceu nos EUA há décadas atrás…. uma economia fortalecida pelo crédito, e estamso assistindo o que aconteceu lá….

Para quem é de esquerda, defende muitas idéias comunistas, até mesmo a Lada… Está comemorando algo gerado pelo capitalismo puro, e que já vimos que não vai dar certo no futuro..

Victor
Victor
16 anos atrás

Aqui em casa não temos Fox. Eu e meu pai não lemos manual algum, é mais fácil comprar carro bom de empresa séria que respeita o consumidor.

vitão
vitão
16 anos atrás

o problema do banco do Fox me parece apenas uma versão avançada marxista-alemã de um cortador de unha; corta o mal pela raiz.

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
16 anos atrás

Este assunto esta demais! Reune nada menos,nada mais, do que duas coisas pessimas do Brasil,a engenharia automobilistica brasuca e o atual governo.Dificil de superar !

MSM
MSM
16 anos atrás

Quando vi a reportagem no JN, me perguntei se a versão exportada tinha o mesmo defeito. A reportagem não demorou a tirar a minha dúvida: o mecanismo dos carros para o exterior é diferente. Quando é que essas empresas vão colocar, nós consumidores brasileiros, em primeiro lugar, acima dos lucros absurdos que ganham as nossas custas? Nos tratam como consumidores do 3º mundo e só privilegiam os mercados externos, pois lá os governos obrigam que as empresas tratem as pessoas com mais dignidade.
E o presidente da montadora vem dizer que é só seguir o manual que o dono do carro não terá problemas, mas que a VW fará um recall sem custos para os proprietários.
OBs. não gosto deste carro e nem do “fora de estrada para trouxas” Crossfox. A única da família que eu acho bonita é a Spacefox.

luis
luis
16 anos atrás

aqui em casa nos ja tivemos dois fox

os dois com o banco

tanto meu pai e eu usamos o banco

tanto meu pai e eu lemos o manual

tanto meu pai e eu estamos ilesos

Lucas Carioli
Lucas Carioli
16 anos atrás

Os Kadetts GS nunca precisaram de Recall. =P

gildo Ze 34
gildo Ze 34
16 anos atrás

Flavio,
Tem cara que vai falar que é credito o resto da vida….até depois de 60 meses… O LULA não podia ter dado certo….
Saudaçoes aqui do Uruguay para voce
Gildo

Herik
Herik
16 anos atrás

Custava um pouco para essas montadoras investir um pouco de seus imensos lucros no automobilismo brasileiro? Custava investir um pouco em educação para o trânsito?

Wagner
Wagner
16 anos atrás

Flávio, ou melhor, Poliana,

Subliminarmente você realiza a sua já tradicional e famosa apologia ao Super Homem, vulgo Lula ,e aos seus asseclas e não resiste a tentação de escrever a frase tristemente célebre: “nunca antes nesses país”.

Caso você não se incomode, gostaria de lembrá-lo que todas as premissas macroeconomicas atuais não foram criadas neste governo, pois quando o Sr. Lula assumiu o poder, elas já existiam.

Ou seja, o Brasil não foi redescoberto a partir de 01/01/2003.

Virgo
Virgo
16 anos atrás

Não só a indústria automobilística vai bem pra K7; a área da saúde então está fantástica, ninguém mais morre aqui por falta de hospital e cuidados médicos decentes!
E a Educação então, temos o orgulho de sermos sempre os primeiros nos concursos mundiais da ONU…
E a Segurança Pública então. Vai tão bem que a classe média está abandonando os caríssimos condomínios de luxo para voltar a morar nas casas térreas como era antigamente…

Assinado Leandrov Alfonsov me Engana que eu Gosto…

Guilhjerme - RJ
Guilhjerme - RJ
16 anos atrás

O que me pareceu absurdo no caso do Fox foi que a versão para exportação não usa este sistema perigoso da versão nacional.
Está certo que deve-se usar o equipamento conforme orientação do manual, mas se existe um sistema mais seguro, por que não usar em todas as versões?

Dú
16 anos atrás

/Com a certeza de que não existe problema com o sistema e que não se trata de caso de “recall”, a Volkswagen, que acima de tudo respeita o compromisso assumido com a satisfação de seus consumidores, informa que, a partir da próxima semana, irá oferecer para todos os clientes que ainda tenham dúvidas a instalação gratuita de uma peça adicional que evita eventuais erros na operação de rebatimento do banco traseiro do Fox. Esse serviço poderá ser realizado em toda a Rede Autorizada de Concessionários Volkswagen. / Parte da nota oficial da montadora. Havia me esquecido disso. FG, porque a Kombi pegava fogo? Essa dona vw…….. Gozado, a promotoria, procon e tal, qualquer coisa vão para a mídia. É celular, tv a cabo e tudo mais, mas desde novembro a coisa está rolando e depois do seu post que lembrei. A nota, em conjunto, digamos, com o Idec e Procon. É o fim da picada.

marcello baviera
marcello baviera
16 anos atrás

Qdo comprei a minha SPACEFOX e fui tentar rebater o banco traseiro…quase,ou melhor fiquei com o dedo roxo,inchadoe imaginando pq uma montadora do porteda VW arriscaria seu nome ao invés de fazer um recall,deixou um banco assassino!Quem me avisou pra tomar cuidado foi o vistoriador do detran que me disse que era comum prender o dedo no FOX!Asurdo!

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Gomes, a venda de carros não é exatamente porque a economia vai bem, mas porque o crédito está abundante, e os juros relativamente baixos. Mas obviamente que se estivéssemos passando por uma recessão, as vendas não aumentariam nem f***.

Já quanto ao Emersont, pára com esse papo de ‘continuidade de blá blá blá”.
O que está empurrando a economia atualmente são justamente as diferenças do governo Lula para o FHC. Os créditos da construção civil, o programas de distribuição de renda, tudo isso ajudou a impulsionar o consumo interno.
Que junto com o aumento das vendas das commodities, até então em alta, permitiram ao governo abaixar a taxa de juros, o que barateou outros créditos, o que aumentou a venda de automóveis. Enfim, foi efeito cascata.

Por outro lado, o governo mete os pés pelas mãos para coibir os acidentes, se valendo de recursos prá lá de ultrapassados, como proibir a venda de bebidas nas rodovias (como se as pessoas não bebessem em outros lugares) e até querer diminuir a velocidade máxima nas rodovias.

Outro problema é que esse monte de carros vai piorar o problema ambiental, vai aumentar a quantidade de acidentes e por ai vai.

Bullitt Kowalski
Bullitt Kowalski
16 anos atrás

Achei que não só o Fox, qualquer carro fizesse algo mais além de decepar dedos. Ele decepa vidas com uma frequência um pouco maior, foram 128 nas rodovias federais só no carnaval. Dá 128 dedos a menos.

flávio penna
flávio penna
16 anos atrás

OI FLÁVIO GOMES , O PRINCIPAL MOTIVO TB DAS ALTAS VENDAS DE CARROS E´ O FINANCIAMENTO LONGO………..POR ISSO O CONSUMIDOR TÊM Q FICAR DE OLHO NA TAXA DE JUROS E NO SEU ORÇAMENTO.POIS MUITAS VEZES A PESSOA PAGA O CARRO A LONGO PRAZO.PARECE ACHO AINDA CEDO COMEMORARMOS , MAS O PRES. DO BC, ESTÁ CONTROLANDO MUITO BEM A ECONOMIA….SINTO MUITO MAS QUANDO O MANTEGA ABRE A BOCA O MERCADO ENTRA EM PÂNICO.

Fernando Passos
16 anos atrás

Comprar carros hoje em dia é fácil. Gostaria de que fossem divulgados também os números de carros novos que são comprados à vista e o número de carros semi-novos que enchem os pátios dos leiloeiros de Bancos, frutos de financiamentos não pagos. Ai verá que nem tudo são flores. Posso dizer isto porque sou avaliador terceirizado de diversos bancos. Abraços.

Fernando Passos
16 anos atrás

Quanto ao Fox, tenho um, mas sem esse “Banco arranca-dedos”. Meu amigo tem. Como todos os produtos de hoje em dia, ele tem um manual. Seguindo o manual não terá problemas. Se vosse enfiar o dedo dentro de um liquidificador ligado, irá também perder seu dedo. Basta fazer as coisas com atenção. P.S.: Não sou advogado da Volks, é que as pessoas adoram por defeito no que é do Brasil, assim como o Fox, projeto nacional de grande sucesso no mundo.

Nowhere Man
Nowhere Man
16 anos atrás

Os materiais de construção estão vendendo absurdos também. Já está faltando mão-de-obra no mercado. Tudo graças à desvalorização do Dolar e das facilidades de financiamento criadas pelo governo.
São tempos de vacas gordas e sugiro aos prevenidos que surfem bem esta onda, pois se as vacas magras chegarem, ficarão por uma boa temporada, mais ou menos quando a oposição voltar ao poder, ficar quatro anos fazendo remendos e perder a reeleição por causa disso.

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
16 anos atrás

Falando de engenharia sãobernardiana,retardo para reagir e sono em berço explendido, não posso evitar de lembrar quando a Audi comprou a importadora Senna e encharcou a empresa de encalhados da VW Br.Um desastre!
Alias os unicos produtos da VW Br que prestaram são aqueles que foram exatamente iguais aos modelos alemães.Falar que a Brasilia por ter vendido muito era boa, sem considerar o mercado carroçal brasileiro ,não vale!

PH
PH
16 anos atrás

VW, faz bem para a sua vida. (ou algo assim). Dava até para criar um “Mitos e Verdades sobre o Fox”, substituindo a campanha do Gol.

Victor
Victor
16 anos atrás

A Proteste fez um teste com o Fox vendido no mercado brasileiro e comparou com o Fox vendido na Europa. Na europa o Fox foi cosniderado um dos mais seguros de sua categoria. O Fox brasileiro seguindo os mesmos critérios não ficaria nem entre os últimos. Isso mostra que a fábrica tem competência para fazer um bom produto, mas não tem caráter e vende lixo aqui propositadamente e para ganhar uns cobres.
Acho que no site http://www.proteste.org.br deve ter a hstória toda.

Dú
16 anos atrás

Flavio, essa do arranca dedo, na hora que cair na mídia macro, vai ser tarde para o mkt da VW fazer um recall. Os caras estão marcando desde novembro. Imagina a nota, Leve seu fox a concessionária mais próxima ou poderá perder um dedo.

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

Tá. Só quero ver qual será a responsabilidade da montadora, perante as vítimas?
Se for como quase tudo por aqui, o (in)feliz propri-otario, será considerado culpado e terá que pagar indenização por manchar a reputação da indústria…

Carlos A. Torres
Carlos A. Torres
16 anos atrás

O Jornal da TV Bandeirantes apresentou na 4 feira uma matéria impressionante com propietário do FOX que perdeu o dedo da mão ao tentar descer o banco traseiro.
Segundo a matéria, a alça na verdade puxa a mão para a parte debaixo do banco decepando o dedo.
Mostraram exemplos na matéria com pepinos….. é de arrepiar.

Emersont
Emersont
16 anos atrás

O maior mérito do Lula foi continuar com as diretrizes da política econômica dos governos Itamar e FHC. Nesses governos mesmo em tempo de cenário econômico mundial recessivo (quem não se lembra das crises da Rússia e do México e da quebra da Argentina) foram criadas as bases para o desenvolvimento econômico do Brasil. O Lula teve sorte de seu mandato coincidir com um período de prosperidade econômica mundial. Seu governo não tem nada de especial tanto é que praticamente todos os outros países em desenvolvimento crescem mais que o Brasil. Também não precisava ser tão conivente com a corrupção. Na minha opinião o Brasil estaria melhor com um governo tucano, um partido “menos ruim” que o PT.

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
16 anos atrás

As pessoas não estão com dinheiro! Os carros estão sendo vendidos em trocentas prestações, com trocentos juros, e com trocentas inadimplencias.A freiada que o Fernando Henrrique deu e que ainda nem pagamos,vai ter que ser muito maior no fim do atual governo (inflação).Quem gosta disso são os bancos,montadoras e o governo que arrecada imposto de todo jeito.Bom seria se esse monte de carros super faturados (impostos)fossem vendidos a vista,com dinheiro vivo do bolso do povo.”Me engana que eu não gosto” Pior é que o atual falava que o anterior era amigo dos banqueiros !Ora!

jango
jango
16 anos atrás

sem querer ser pessimista mas este negócio de financiar carro em 80 X, vair virar uma subprime no país, o mesmo que aconteceu nos USA com as casas próprias… bem, é minha opinião!

Carrera
Carrera
16 anos atrás

Essa história do Fox arranca-dedo é pra lá de estranha. Os dois lados precisam ser vistos, pois pode ser verdade mesmo, ou uma manifestação oportuna, de alguém, que sofreu uma lesão por negligência, é como arrancar o dedo ao fechar a porta e querer culpar a montadora.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
16 anos atrás

Não sou crítico deste governo em especial, mas no que tange aos transportes em geral, e especialmente ao transporte pessoal, carros e motos, acho a atuação do governo uma negação.

Neste carnaval, tivemos uma diminuição no número de acidentes, mas um aumento no número de mortes nos acidentes de trânsito. Alguém estudou a razão? Alguém vai estudar? Não. Já colocaram a culpa no valor das multas de trânsito, e já falaram em aumentá-las. E colocar placas eletrônicas nos veículos. E radares e radares eletrônicos. Tudo para arrecadar, nada para educar.

A molecada continua fazendo prova de baliza, prova de morro, dando uma volta no quarteirão em 2a marcha no carro da auto-escola e assim recebendo permissão pra dirigir à noite na estrada, com chuva e neblina (o que é um pouco mais complicado que a baliza, o morro e a volta no quarteirão). A polícia que fiscaliza não existe mais, é só frear no radar e pagar o licenciamento que você nunca vai ser repreendido, não importa quanta barbaridade fizer ao volante.

E seguem vendendo mais carros, e segue morrendo mais gente, e seguem discutindo se a CPI do cartão corporativo vai ser só no Senado ou se vai ser mista… Que nojo!

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Tá bom, mas saiu uma pesquisa dizendo que São Paulo não tem mais ruas para comportar todos os seus carros. Se os carros fossem colocados um atrás do outro, a extensão da fila seria maior que a soma da extensão de todas as vias de São Paulo.

Quero dizer que a gente não quer só carro. A gente quer estradas e ruas. Tudo com decência, preferencialmente.

Ainda há muito, muito a fazer antes de soltar fogos de artifício.

Carrera
Carrera
16 anos atrás

Essa matéria da revista Época ilustra bem o caso do banco decepador do Fox.

Sobre as vendas, é pra comemorar, mesmo.

Engate
Engate
16 anos atrás

Um raciocínio brilhante. Parabéns.

Carlos Bragatto
Carlos Bragatto
16 anos atrás

Gomes, eu não sei se é bem um sinal de que “as pessoas estão com dinheiro” ou se “as pessoas estão tendo crédito facilitado”.

A debater.

luis
luis
16 anos atrás

opa falndo nisso acabou de passar uma reportagem na globo sobre isso.

inclusive com o presidente da vw aqui no brasil.

ele foi operar o banco pra mostrar que nao tinha medo nem nada que era seguro,quando ele chegou na parte”critica” eles cortaram!!!!!

e isso ai globo!

manipula que eu gosto!