gira mondo, gira (sexta)

SÃO PAULO (e então…) – Desde que eu aprendi a escutar rádio e TV, ouço falar da dívida externa brasileira. Dos juros da dívida, do quanto pagar os empréstimos afetava nossa vida cotidiana.

Ontem o Brasil deixou de ser devedor e passou a ser credor. Para quem, como eu, faz conta de português, tem mais a receber do que a pagar. O saldo positivo é de US$ 4 bilhões. O Brasil saiu do cheque especial (eu ainda estou, mas seguirei o exemplo do país até o fim do ano, espero…).

É um ano de boas notícias na economia e no desenvolvimento social. O Brasil está melhorando. Há quem não sinta e quem não queira ver. Mas eu vejo perto dos meus olhos. Estava agora há pouco no elevador do prédio onde tenho escritório. Há uma equipe, há alguns meses, limpando a fachada de mármore (meu prédio é bonito pra cacete). Havia quatro operários no elevador, todos de capacete e macacões azuis. Conversavam alegremente. Um falava sobre seu novo aparelho celular 3G. O outro perguntou se tinha bluetooth.

Há uma enorme carga de preconceito nisso que estou escrevendo, eu sei. “Operários não podem ter celular, seu burguesinho de merda?”, perguntei a mim mesmo (poupem comentários iguais; já escrevi).

Podem e devem. E muito maior que minha carga de preconceito foi a carga de alegria de ver gente simples, trabalhadora, esforçada, honesta, sorrindo com as conquistas de seu trabalho, esforço e honestidade.

Isso aqui nunca foi assim. Entendo por que tanta gente está puta com o governo. Pô, operário falando de bluetooth?

Pois é.

Subscribe
Notify of
guest

89 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
gatomorto
gatomorto
16 anos atrás

pardon…..o que é bluethoot?, é di cumê ?

Ubaldir Jr.
16 anos atrás

Fico extremamente grato aos amigos pelos elogios ao texto por mim elaborado. É só uma humilde opinião desse blogueiro de carteirinha.
Abraços a todos.

R/T
R/T
16 anos atrás

Piada total ignorantes que vem aqui e falam que este governo é “igual” ao desgoverno tucanalha. De onde ? Em que se baseia isso ? Aquele desgoverno tucanalha sequer conseguiu manter a divida num patamar solido, sequer cumpriu preceitos basicos de admnistração publica, quebrou a Nação 3x, endividou e largou a as traças em 2002, portanto não há nenhuma semelhança entre os dois. E um desgoverno como foi o tucano não foi efeiciente, afinal em que pese o controle da infl~lção, de resto tudo parou ou regrediu em comparação a 1994 e 2002, como o desemprego que aumentou, as dividas que foram multiplicadas, e a renda do trabalhador que diminuiu durante este periodo 95-02

Belair
Belair
16 anos atrás

Estou aqui aplaudindo o Ubaldir. Bom senso e equilíbrio é raridade hoje em dia. Mandou bem, Ubaldir.Parabens.

Paulo R. Filomeno
Paulo R. Filomeno
16 anos atrás

Bluetooth pro povão já é um grande passo. Mas o passo gigantesco será dado quando todos os brasileiros, em todos os rincões, terem todos os “whitetooth” na boca e comida todo dia pra usá-los.

Carlos Andrade
Carlos Andrade
16 anos atrás

Muitos desses que têm celular com Bluetooth, tiram a comida da boca do filho pra pagar o carnê das Casas Bahia. Pelo menos é o que faz muito peão da empresa onde eu trabalho. E não adianta o RH fazer campanha de consumo consciente, eles querem as miçangas, custem o que custarem. Tal e qual aqueles que Cabral encontrou há quase 508 anos atrás.

E quem dá risada é o sr. Samuel Klein, que não sabe mais onde enfiar o dinheiro “dos prestaçóns” que seus “querridos frregueses” pagam religiosamente. De fato, o mundo é dos espertos.

Josue Gomes
Josue Gomes
16 anos atrás

Ubaldir Jr.,
Ótimo texto. Onde eu assino?

Rogerio Caires
Rogerio Caires
16 anos atrás

Bom dia FG,

Vejo coisas boas e coisas ruins. O que me deixa indignado é que as coisas ruins (entenda-se escândalos de casos conhecidos) além daqueles que sequer sabemos, mas imaginamos, são acobertados pela cúpula do governo. Nada diferente de outros mandatos, de outros partidos, mas é essa igualdade que me incomoda.
Este texto contradiz o seu texto sobre o Fidel.
Mas continuamos assim, vivendo em um país (maravilhoso!) mas onde os fins justificam os meios.
E sendo totalmente radical, para este país ser realmente bom, da forma que merece, deveríamos eliminar todas as pessoas com mais de 14, e deixar começar tudo de novo, esta é a única forma de acabar com os vícios já existentes… ah, e além disso, claro, fechar as fronteiras, senão tudo se repete….
Abraços

Marcos Vale
Marcos Vale
16 anos atrás

Estamos seguindo o modelo economico idêntico ao Chile, projeto implantado pelo FHC , projeto de 15 anos, não do novo presidente atual ou partido atual no poder.

Nosso pais esta melhorando sim, temos facilidade compra de carros, casas, financiamentos, as taxas de juros são altas, mas vejo que é o unico jeito do pobre conseguir comprar alguma coisa. pq muito tempo atras so burgês conseguiria credito pra compra de uma casa , carro ou geladeira nova, o Pais esta cressendo melhorando sim, existe muito pra construir mas estamos no caminho.

Antonio
Antonio
16 anos atrás

Flávio, você está se contradizendo com relação a aquele post sobre a saída do Fidel. Lá em Cuba, eles também querem, além de saúde, transporte e outros itens necessário, ter acesso ao bluetooth.

Ike Nodari
Ike Nodari
16 anos atrás

Já pensou se ainda estivéssemos sob a ditardura das estatais de comunicação. Talvez já esivéssemos falando na 1ª geração de celulares. Ma infelizmente elas foram privatizadas contra a vontade de muita gente que agora quer os louros da vitória. Os louros das conquistas sociais, ou melhor dizendo, das bolsas sociais. Não quero dizer que não estão fazendo nada, mas muita coisa que se está colhendo agora foi plantada há um bom tempo. Méritos a quem plantoj e a quem soube não mexer. Abraços

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
16 anos atrás

O Brasil vem melhorando ano a ano desde 1994 caro Gomes. Isso é fato. E graças à utilização pura e simples do capitalismo aplicado. FHC cometeu erros grosseiros em seu governo, mas também foi responsável por acertos inquestionáveis. O maior deles, colocar o Brasil na rota da globalização através da aplicação pura e simples das regras do capitalismo global.
Lula cometeu também erros numerosos. Tem também seu acertos irrepreenssíveis. O maior deles o de se manter na rota do capitalismo de mercado, o que tem gradativamente permitido a grande parte do povo brasileiro almejar vôos maiores em termos escalada na pirâmide social.
O resto é retórica política de baixo nível e que em nada tem a ver com a vontade de ver o Brasil transformado em um país verdadeiramente melhor para o povo que aqui constrói sua vida.
FHC fez uma parte do serviço, Lula está fazendo sua parte. Novos acertos serão necessários. A corrupção continua a mesma de anos atrás. o aumento do Estado ainda não foi estancado como deveria ser, (bem pelo contrário, sendo este talvez o erro mais grosseiro do governo atual), nosso serviço público, em sua esmagadora maioria é de uma qualidade horrenda, o qual não justifica nem em uma mínima parte o investimento que a sociedade faz nesse país em forma de impostos e mais impostos.
Portanto, precisamos urgentemente entender que necessitamos de um grupo de comando que se atente para o fato de que o Brasil precisa daqui pra frente de administradores eficientes e qualificados em todas as áreas do governo. Comandantes que se baseiam apenas em política em suas ações são regra nesse país, o que nos leva ao panorama estarrecedor em que estamos em termos dos mais variados ramos do serviço público. Segurança, educação, ensino, justiça… me digam uma coisa que funcione ao menos em um nível mínimo de aceitação e começarei a acreditar no “país das maravilhas” que querem fazer crer que eu vivo.
Não sou contra nem a favor de FHC ou do PSDB. Não sou contra nem a favor de Lula ou do PT. Sou a favor do Brasil, e essa retórica esquerdista de tentar fazer todos verem o mundo a partir de uma única visão às vezes cansa os olhos e ouvidos.
Que o povo brasileiro tenha um bom bocado de sensatez em escolher um novo grupo de comando que venha caminhar para a solução de novos problemas históricos de nosso país, seja ele de qual partido for. Parafraseando o futebol, ao fetio de nosso presidente, ficar eternamente se vangloriando de um gol marcado é bobagem. Principalmente quando o adversário está a frente com uma vantagem estarrecedora de gols.
Críticas são necessárias Gomes, seja ao governo do PT, seja ao governo do PSDB. Ficar batendo palmas a qualquer resultado positivo e atirando pedras em quem chama a atenção para os erros quando se é posição e só atirar pedras e fechar os olhos para o acertos quando se é oposição é, ao meu ver, o ponto mais negativo do esquerdismo.
Grande abraço.

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

Lula tem seus méritos sim, mas nessa em em muitas outras realizações, continua fazendo cortesias com o chapéu de FHC.

Altair
Altair
16 anos atrás

Será que se tivéssemos as teles estatais como queriam certos presidentes atuais esse funcionário teria um celular 3G ??????
Assim como o nosso presidente não deve ser culpado por todos os erros cometidos pelos governos do Brasil tambem não pode levar sozinho os meritos de da boa situação do país…..
A´liás, o mérito dele é ter seguido areceita de bolo do padeiro anterior….

SpiderCoupe
SpiderCoupe
16 anos atrás

Vejo as pessoas aqui criticando o governo Lula, FHC e o próprio gomes… e vejo tb pessoas dicutindo política e economia mas que não sabem nem escrever… aos “ipocritas” de plantão.. o Brasil melhorou sim em muitos aspectos e se fizermos uma comparação veremos que cada governo trouxe alguma coisa importante.. até mesmo o Fernando Collor que nos tirou as famigeradas “carroças” ao abrir a importação de veículos… pobre Brasil…

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Você não é o único.

Antonio Roberto
Antonio Roberto
16 anos atrás

Caro Mr. Mala, parabéns pela sua perspicácia (23/02/2008 – 21:02:54). Nem parece que foi o Gomes quem escreveu os dois textos: sobre a renúncia do Fidel e sobre o status de credor do Brasil. Uma idéia repele totalmente a outra. Realmente não entendi nada… Ou será que o amigo jornalista mudou de idéia em apenas três dias ??? Gomes, não me leva a mal não, mas não entendi bulhufas…

maurão
maurão
16 anos atrás

Dado importante – a divida externa brasileira é de 190 bi, e 65% dela é de EMPRESAS brasileiras, não do governo .

vitor pletsch
vitor pletsch
16 anos atrás

se o Lula imita o FHC, por que que só o Lula dá certo e o FHC só deu errado????
pobre direita.. não sabe mais o que fazer

Mr. Mala
Mr. Mala
16 anos atrás

Só tem “economista” aqui no blog. Pelo amor de deus, será que vcs são todos cegos? O governo Lula só continuou a politica do FHC que foi iniciada no governo itamar. Brasileiro não tem memória mesmo. E esse dolar a 1,70 ao contrário do que os “espertos do blog” tão achando, não é bom para o brasil por causa das exportações especialmente para o agronegócio. Sr. Flávio, não era vc que era contra a tecnologia? Não foi você que escreveu no artigo sobre a renuncia de fidel que “o bom” seria educação, saude e alimentação para o povo em vez de celular, internet, etc…?

Virgo
Virgo
16 anos atrás

Como diria Monteiro Lobato através da Da. Benta, quantas pessoas não transformam em nobreza o que no fundo nãopassa de um pouco mais de sorte…
Quantos não transformam em “capacidade” o que não passa de colher o fruto do trabalho dos outros somado com um pouco de sorte… simples assim!

R/T
R/T
16 anos atrás

Ao panaca que postou lá em baixo sobre a divida interna :

rapaz, se informe, quando fhc deixou o seu desgoverno em 2002 a divida (em dolars) era de 890 bi, sedo que o dolar estava a 3 reais, ou seja, era praticamente o dobro (890 x 3 equivale a 2,670) da que é agora, que é de USD 690 bi (ou seja, 690 x 1,8 equivale a pouco mais de 1,100)

e pra sua desinformação, o fhcanalha pegou essa nação com menos de 100 bi de divida interna, e deixou como deixou, mas triste é que ele fez isso tambem na externa que era de 51 bi quando ele pegou e depois explodiu aos 165 bi em 2002

Orico do mar
Orico do mar
16 anos atrás

Como tem gente que tem coragem de falar que esta melhor??? Há 10 anos você abria um buteco na esquina, ou uma papelaria, ou mesmo qualquer outro negócio e vivia muito bem, muitos até enriqueceram com pequenos negócios. Hoje se eu abrir qualquer pequeno negócio ele quebra rapidinho, ou mesmo uma franquia de uma multinacional vai falir rapidinho, ou então o concorrente da esquina vai comprar uma carga robada vender na metade do preço e quebrar a minha loja. MAS ESTAMOS NO CAMINHO CERTO, pura ilusão FG, infelizmente entro de acordo com muito do que diz de automobilismo, mas hoje, e quando você fala que Cuba é ótimo sou obrigado a disgordar em 100%.

Carlos
Carlos
16 anos atrás

Prezado Flavio Gomes, se hoje operários podem ter celulares com bluetooth foi graças a privatização do setor de telefonia feita pelo Fernando Henrique Cardoso em seu governo.

Que aliás o governo atual sempre foi contra. Se fosse por este governo atual estaríamos ainda com a Telebras e fila de tres anos para comprar uma linha fixa pagando 3 mil dolares ou alugando linha por 1 salario mínimo.

Dê o crédito a quem de direito.E essa é do FHC, goste ou não

Cevert
Cevert
16 anos atrás

Flávio Gomes, sou seu fã e espero um dia te conhecer pessoalmente e poder falar de automobilismo tomando um chopp. Mas quanto a politica me surpreende uma pessoa inteligente quanto vc achar que o Lula é um presidente correto e que este governo não esta fazendo o povo de palhaço. O fato de eu ser contra o Lula não quer dizer que eu seja a favor do governo passado. VOTEI NO LULA na primeira eleição acreditando que poderia ser diferente. Mas não sou otário e este governo é o mais ipócrita que eu já vi. O ROGERIO BORGES falou tudo.

Pedro Paiva
Pedro Paiva
16 anos atrás

Essa é uma %!$&#notícia, que deveria (e será) ser explorada pela equipe econômica como a melhor notícia dos últimos anos. Lembrnado que, enquanto a Argentina tenta sair da lama em que se encontra, agora o Brasil está a mil: petróleo vazando pelas tampas, dívida controlada, inflação na boa, baixo impacto da crise internacional na bolsa (já recuperou e está no positivo em 2008). Eu nunca imaginei ver o Brasil tão bem. O Lula falou que agora é hora de se endividar novamente, porém com controle e invetindo em infra para o país crescer. Não poderia estar mais certo. Pode falar o que quiser (e eu sou muito crítico em relação ao que o governo faz aqui dentro) porém, na parte econômica, estamos chegando à maioridade. É preciso que todos nós, todos, tenhamos consciência disso e protejam com unhas e dentes essa conquista do povo brasileiro. Se continuarmos assim, daqui uns anos estaremos incomodando os EUA e despertando a ira do império. Ô FG, pega um empréstimo no banco e quita esse cheque especial, os juros são muito menores. A luta kontinua.

Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

Como diz aquele adesivo colado em janelas traseiras de carros:

A inveja é uma M…

Alô Demos e Tucanos,, relaxem e gozem.

Victor
Victor
16 anos atrás

Não sou petista, mas devemos reconhecer a sorte do Lula. Pelo menos isso.

A melhor maneira de elogiar o Lula é ver o que o governador tucano, o professor de Deus, está fazendo em São Paulo.

Nunca houve um governo paulista tão medíocre quanto o de hoje. Nem os panacas da ditadura tipo Natel e Paulo Egydio conseguiram ser mais sem iniciativa.

Não temos sorte mesmo, se o governo federal vai bem colocam um professor de Deus para governar São Paulo para puxar o carro para trás.

E o cara ainda quer ser presidente. Votei nele, ainda bem que perdeu, foi uma sorte.

beto
beto
16 anos atrás

Desde 94 venho observando a melhora para o pessoal de bx renda.
Vim pra o interior nesta época, e vários loteamentos populares foram lançados. Todos estão praticamente com casas, e quase nenhum terreno vago.
Este pessoal passou a consumir, depois de ter a necessidade básica da casa resolvida.
Primeiramente o mais necessário e depois os supérfluos. Prestando serviço a essa gente, também melhorei de vida.
Quando o Lula ascendeu, o temor era de que ele iria fazer tudo o que pregava, mas o tempo passou, e quase nada ele fez, graças a Deus.
Apenas seguiu o que já estava em andamento.
Que o próximo siga também. Basta o governo não atrapalhar que a coisa anda. Falta agora baixar impostos, ao nível daquilo que nos é oferecido em termos de serviço público.
Enquanto a iniciativa privada vai de bluetooth, a pública ainda bate bumbo na selva.
Em tempo, a vivo me dá de graça um aparelho destes em troca de 12 meses de fidelidade. Para vivo dou uma banana. Questão de eleger prioridades. Educar os filhos é a primeira, sem dúvida.

Jaison
Jaison
16 anos atrás

Como é gostoso ver a Tucanada e os DEMO ficando p**ta com o governo LULA!!!

E estes ainda são o que mais estão lucrando com este governo…

LULAAAA SEMPRE!!!

Chico Gois
Chico Gois
16 anos atrás

De que Brasil vocês estão falando?

O que eu conheço num tem nada disto.

Anarquista
Anarquista
16 anos atrás

É patético ver quanta gente associa a situação econômica ao governo Lula. Bastou largar no piloto automático o superávit fiscal, os altos juros e, heresia-mor, pagar as contas.
Daqui a pouco os livros didáticos apagarão as denominações de anos AC e DC e passarão a usar AL e DL. Sendo que o Brasil foi descoberto no ano 0…

RDV
RDV
16 anos atrás

Err…nao me meto em politica pois nao vivo no pais a muito tempo, mas na parte de economia nao eh bem assim…. vide em http://www.newschool.edu/cepa/publications/workingpapers/archive/cepa0317.pdf como e porque da evolucao da divida externa …(sorry, em ingles..)

Do alto da minha colina estrangeira me parece que mais importante e acabar com essa rixa muito parecida com as dos sennistas e pikezistas e tentar melhorar a educacao, cortar a corrupcao, e reduzir o desnivel economico, um dos piores do mundo..

Luiz Antonio Tavares
Luiz Antonio Tavares
16 anos atrás

É isso mesmo moçada! Notável é a evolução que estamos presenciando, verdade que poucos percebam ou queiram perceber, mas é fato e não há como negar. Exemplos não me faltam também em meu cotidiano. Como micro empresário, tenho sob responsabilidade das minhas duas pequenas portas de aço 6 pais de família. Todos, sem exceção, já não andam mais de ônibus. Mandaram às favas os atrasos e desconfortos do péssimo transporte coletivo de São Paulo. Alguns de Cg’s zero bala, outros de xing-ling já malhadinhas, mas são agora independentes como gostam de comentar entre eles. E vão à praia aos domingos, no melhor estilo farofada, em turma, bate e volta. Mas vão. Voltam felizes na segunda-feira cheios de história pra contar e já planejando a próxima aventura. Fruto de País mais igual, de oportunidades que o trabalho suado proporciona!

Jaison
Jaison
16 anos atrás

Como é gostoso ver a tucanada e os DEMO ficando p**ta com nosso LULA!!!

E eles ainda são o que mais estão lucrando neste governo…

LULA O SEMPRE!!!

Edu
Edu
16 anos atrás

Não se preocupem rapaziada, a mesma ironia e non-sense que o FG usa ao falar de carros russos e outros feios ele usa pra falar do governo Lula. É só isso.

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
16 anos atrás

Flávio, diga-me uma coisa: Os operários tinham cartão de crédito corporativo tb? Concordo com tudo que vc diz sobre carros, corridas e sobre mtas outras coisas. Mas uma preferência política ou mesmo partidária não pode ser o principal elemento para fazer uma análise ampla como demanda a análise da situação econômica e social de um país. Bem, quem sou eu pra dizer que algo está errado, já que não tenho a menor condição de tecer uma análise destas. Entretanto, há muitas outras coisas a serem vistas além de um aumento do poder de compra de uma parcela da população. Pronto, podem me xingar.

ROGERIO BORGES
ROGERIO BORGES
16 anos atrás

FG,

ANTES DE MAIS NADA SOU BRASILEIRO, NÃO SOU DO PT, DEM, PSDB, P DISSO OU P DAQUILO.

QUANDO O BRASIL VAI MAL É CULPA DO GOVERNO ANTERIOR, QUANDO VAI BEM É MERITO DE QUEM GOVERNA HOJE. QUANTA HIPOCRISIA, CARTÃO CORPORATIVO FOI UMA BOA IDÉIA DO FHC COMO DISSE O LULA (AFINAL FICOU MAIS FÁCIL ROUBAR), JORRA DINHEIRO NO MUNDO INTEIRO E O LULA FAZ FESTA COMO SE FOSSE MÉRITO DELE.

AGORA SÓ FALTAVA ESSA SEU FLÁVIO, CELULAR 3G, GRANDE %!$&# SERÁ QUE EM CUBA TEM CELULAR 3G? PORQUE VOCÊ NÃO TEM CORAGEM DE METER O PAU NA TIMEMANIA? É PORQUE SEU TIMECO ESTÁ ENTRE OS CINCO MAIS ENVIDADOS DO PAÍS? PORQUE O SEU PRESIDENTE LULA APROVOU UMA %!$&#DESSAS?

VENHA A GOIÁS, EMBORA SEJA AMANTE DO AUTOMOBILISMO O AUTÓDROMO ESTÁ CAINDO AOS PEDAÇOS, MAS PREFIRO ESCOLAS DE QUALIDADE, POSTOS DE SAÚDE DE VERDADE. PORQUE VOCÊ NÃO USA ESSE ESPAÇO (QUE DEIXOU DE SER DE AUTOMOBILISMO) PARA FALAR DAS FALCATRUAS QUE ESSE GOVERNO FAZ?

SE VOCÊ NÃO TEM CORAGEM PRÁ ENCARAR A REALIDADE, VÁ PARA CUBA! LÁ VOCÊ VIVERÁ BEM UM FAZ DE CONTA E COM CERTEZA SEU LADA FARÁ SUCESSO.

Orico do Mar
Orico do Mar
16 anos atrás

Aliandro Miranda e antonio stricagnolo, faço de suas palavras a minhas.

melhorou?? melhorou, mas enquanto todos melhorano 10%, nós melhoramos 1%. Infelizmente.
O porteiro do meu prédio ( pessoal pela qual tenho tamanha admiração ) tem um celular de última, pago em 60 vezes de 6 reias ( estou exagerando claro ), mas infelizmente não pode pagar uma escola boa para suas duas filhas, não pode fazer uma viagem com estas, e por ser honesto, trabalhador nunca saíra dessa posição. Desde nossa descoberta há 500 anos vivemos na mesma, cercados pela corrupção que herdamos de Portugal ( que por sinal melhorou muito mais do que nós ) e somo há muito tempo o país do futuro, mas infelizmente não saímos dessa posição. Continuamos sem poder falar que alguem honesto ficou rico no Brasil, talvez 0.00001% fica rico ou vive bem sendo honesto, sem sonegar um imposto. A verdade que os honestos, já não são mais 100% honestos, somos cercados de uma corrupção, e nos redemos a ela e grade parte da população que nasceu honesta, acaba mudando cansado de ser sempre o mediocre honesto. Chegamos a tal ponto, que na cidade onde moro, ( não vou especificar muito ) o cara que sonega, que rouba, é bem visto e admirado na sociedade, mesmo todos sabendo suas “mutretas” e isso mostra melhora?? infelzmente eu não vejo aonde.

Infelizemnte, esses quatro operários, se forem honestos e continuarem a serem, serão eternos funcionários a ganhar uma merreca por mês, suficiente para comprar uma tv ou um celular em 200 vezes, mas não suficiente para realmente se criar uma família, e dar oportunidades e saúde decente para sua família.

Para mim, este país esta cada vez mais corrupto, a cara de pau é impressionante, se rouba 500 milhões, no domingo se vai na igreja, na segunda some, na terça volta se candidatando a prefeito e na quarta ainda ganha a eleição, na quinta se rouba, e depois o ciclo recomeça, sendo tão rapido que nem os 7 dias eu consegui completar.

Não, se continuar assim, essa melhora será apenas para ofuscar nossa visão da verdadeira %!$&#que isto é.

Um dia esse país e esse funcionalismo público no Brasil implodem. é muita robalheira para um país só.

E o verdadeiro significado de ser credor?? Vai sobrar mais dinheiro para se robar. Quanto mais se tem mais se roba aqui.

Guilherme
Guilherme
16 anos atrás

Os pobres têm celular graças às privatizações, muito criticadas pelo Lula. Seria impossível essa massificação da telefonia móvel se as empresas telefônicas ainda fossem estatais. Lembram de quanto custava uma linha de telefone antes das privatizações? E da fila de espera para ter o telefone instalado? Mudando para o assunto da dívida externa, o atual governo a priorizou para ganhar a opinião pública e dizer que o país não abaixa a cabeça para as outras nações (vimos que é mentira no caso da Petrobrás na Bolívia e nas chacotas bolivarianas do Chávez que deixou o Lula calado). O governo, diante de duas dívidas, optou por quitar a de juros mais baixos (externa) e contiunar devedor dos juros muito mais altos (interna), numa atitude bem populista. Assim, a dívida interna brasileira é de “apenas” R$ 1,224 trilhão.

Marcos
Marcos
16 anos atrás

esse tópico deu o que falar, e pelo visto ainda vai ter muito comentario pra falar, mal, porem nao devemos esquecer que falar sobre bluetooth e nao saber o que esta falando é o mesmo que nao ter bluetooth

artemiuz
artemiuz
16 anos atrás

em cuba não haveria tal felicidade. mas contradizendo um pouco, operário que está todo de azul lavando mármore provavelmente não foi selecionado pelo mesmo sistema de uma prefeitura a selecionar um lixeiro. enfim, este último quase compra um celular 3g também hj em dia, mas pelo privativo q se existe por aqui. a diferença é que ele nem vai saber o que é direito isso… ao contrário do azulzinho.
me corrija qualquer equívoco, mas vc se contradisse, mais do que eu, nos próprios posts.
grande abraço.

xerxes
xerxes
16 anos atrás

Gomes,
Você também tem cartão de crédito corporativo?
Também recebe uma graninha do PT para fazer propaganda política em um blog de esportes?

Marco Peres
Marco Peres
16 anos atrás

Marcos Rosa
Então temos que agradecer por tudo e ficar quietos sendo coniventes com escândalos como mensalão e cartões corporativos????????

Roger Penske
Roger Penske
16 anos atrás

Agradeça os celulares com bluetooth às privatizações feitas pelo governo anterior e que,diga-se de passagem,foram demonizadas pelo seu atual presidente em sua campanha à reeleição!

ronaldo
ronaldo
16 anos atrás

Boa Flávio, finalmente um comentário sobre o Brasil, e não sobre partido político quem é melhor ou pior, o Brasil é melhor, ponto.

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

de bom
salario melhor
telecomunicacao
internet
poder de adquirir as coisas
1200 modelos de carros diferentes

de ruim
falta de hospital
falta de estradas
corrupcao a rodo
bando de larapios em volta do mor
falta de emprego proporcional ao crescimneto anunciado
perspectiva real de emprego sem manipulacao da midia
este povo mascarou a midia,isto e comprou a informacao pra fazer lavagem cerebral e dizer que esta tudo bom e esta uma titica
falta o basico
educacao
saude
cultura
com estes tres topicos e mais uns 100 anos serio poderiamos mudar realmente o panoram e perspectiva do nosso povo
jose carlos
sete lagoas

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
16 anos atrás

Não tem muito a ver com celulares para operários mas, ultimamente, tenho trabalhado em algumas escolas prestando serviços de manutenção e até mesmo matriculei meus filhos em escolas municipais de Águas de São Pedro.
É com muita satisfação e emoção que tenho visto o investimento no material didático e outros equipamentos (informática, multimídia, etc.) tanto em escolas municipais e estaduais, sem contar programas de valorização das escolas com a abertura das mesmas durante os finais de semana para a população.
Independentemente de quem seja o governo, surge aí uma luz no fim do túnel, se o momento econômico também é propício, que seja muito bem aproveitado, por todos, é o que desejo de coração.

André Fabiano
André Fabiano
16 anos atrás

Concordo com você Flávio, acho que “rodado” como você é deve ter uma percepção tanto de dentro como de fora do país. Acho que este é o único governo, nos últimos 40 anos, que realmente “olhou para o povo”.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Deslizem a página, leiam o post sobre Fidel, no que diz respeito aos celulares.

É óbvio que o Brasil melhorou, mas o exemplo não ajuda muito. Visitem o Souza Aguiar, aqui no Rio. Ou uma escola pública de interior. Quantos são os desempregados? Quantos são os analfabetos?

Melhorou, só um débil diria o contrário. Mas ainda há muito, muito a fazer. E o celular… Bem, que se dane! Mandem o bluetooth para o inferno. Esclareçam a estes operários que as tarifas de celular no Brasil estão entre as mais caras do mundo. Digam a eles que um salário mínimo deveria suprir as necessidades básicas do trabalhador, inclusive de lazer. Digam que é a Constituição que diz.

Enquanto este país não começar respeitar seu cidadão em seus direitos básicos (como em Cuba!), eu não festejo.

Observação importante: não tenho partido, não votei no Lula, nem votaria. Não votei no Alckmin, nem votaria. O problema do Brasil é crônico, de séculos. Todos são culpados, inclusive e principalmente o povo.