MCLAREN VOANDO

SÃO PAULO (vão revezar) – Vai ser assim neste ano, ao contrário de 2007: McLaren forte nas pistas de alta com curvas longas, Ferrari melhor em circuitos como Bahrein, Mônaco, Valência, Cingapura, Budapeste… Hoje, em Barcelona, os prateados sobraram. A Renault andou mal. A Honda também, como sempre.

Tempos abaixo, para vocês comentarem.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Armando Junior
16 anos atrás

Se continuar no mesmo embalo, o Nelsinho vai tomar do Briatore o mesmo esporro que o Kovalainen tomou o ano passado. Tomara que ele venha testando com o taque cheio, pois em todos os dias(os de chuva e o de sol) está tomando tempo até do Barrichello.

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
16 anos atrás

A Ferrari se concentrou em longas distâncias, para adquirir maior confiabilidade. Já sabem que o carro é rápido e nasceu bem. Pelo que estou vendo, o Massa vai cansar de fazer pole neste ano e espero que vença muitas corridas tb. O plano é não repetir o fraco início de 2007 para não ter que suar a camisa no final.

A McLaren está muito bem tb, com dois pilotos rápidos e motivados. Estas são as duas equipes a monopolizar o pódio em 2008.

Logo atrás vem a Renault com Alonso beliscando aqui e ali. Piquet está só acumulando milhagem e se adaptando mas vai ficar atrás do Espanhol. A BMW ainda não me convenceu mas acredito que será bastante competitiva. Incluo neste pelotão a Williams com o Rosberguinho amadurecido e esse japonês que parece um “bota”. Se não fizer muitas trapalhadas, será uma grande e ótima surpresa.

Vindo um pouco atrás, o pelotão mais embolado com RB e seus vovozinhos, TR com os Sebastiões (que estão andando muito) e Toyota que parece ter um carro consistente e confiável.

Tentando chegar neste bolo temos a Honda do nosso Rrrrrrrrrrrrrrrrubinho e a FI com um carro antigo mas com grana para desenvolvimento e um motorzão!

A Super Aguri ainda é uma incógnita mas não me surpreendo se no início do campeonato estiver parelha com as duas anteriores. Se a grana acabar, aí sim vai para o limbo!

Agora resta aguardar a abertura da temporada, sem controle de tração e largada! Tem tudo para ser a melhor temporada dos últimos tempos, bastante equilibrada!

Zoca
Zoca
16 anos atrás

eduardo,

Já que você precisa desesperadamente torcer para um piloto brasileiro, vista sua melhor roupa preta e vá para o cemitério do morumbi.

Pincinato
Pincinato
16 anos atrás

Pessoal, não se esqueçam que, na sexta-feira, ao simular uma classificação, o Massa levou a Ferrari a 1min20s508. Tudo bem que as condições de temperatura eram outras, mas esse tempo é, inclusive, o recorde da pista. Creio que a Ferrari está escondendo o jogo nesses últimos treinos.

Érico
Érico
16 anos atrás

É muito cedo para tirar qualquer conclusão. Não se sabe com quanto combustível os carros estiveram na pista e nem quais foram seus programas para o teste. A única conclusão que me parece segura é que McLaren e ferrari continuarão a dominar as provas.

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

As duas Force-India entre os 10. Que beleza…

Pedro Lemke
Pedro Lemke
16 anos atrás

Em todos os dias Alonso fez mais voltas e mais rapidas que Piquet, acho que estão prejudicando o novato (Piquet).

Dú
16 anos atrás

Com a versão híbrida ano passado, já trabalhando para esta temporada, alguem sabe os tempos do Nélson, e com TC? Só no primeiro treino do madrugadão, que vamos ver a quantas anda esta F1. Segundo dia de Force India. Nasceu certo? Ou é papagaiada?

Souza
Souza
16 anos atrás

putz o Nelsinho ficou atrás do Barrichelo .. a coisa tá feia pra familia Piquet..
To com pena dele. assim vai terminar corrida levando volta dos lideres e isso acaba com a carreira de qualquer um.

Carlos
Carlos
16 anos atrás

A Honda não andou tão mal, ficou na frente de renault Bmw, red bull. Melhorou muito mas cada um ve o que quer

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

e a force india hein??? q coisa !
vamos ver como vão rolar as 6 primeiras corridas….

Mauro
Mauro
16 anos atrás

Já não se fabrica mais a água especial que tornavam os brasileiros bons pilotos.

No caso do Piquetinho, é maldade criticar, pois dividindo box com o Alonso após o 2007, é mesmo de se esperar um rendimento sempre abaixo do companheiro.

alexandre
alexandre
16 anos atrás

Acho que a Honda andou de forma razoável (com o Button), e o Barrichello ~sempre andou na frente do Wurz.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Acho que você nunca leu uma linha do que escrevi na vida.

eduardo
eduardo
16 anos atrás

Flavio, se entro em seu blog, leio sua coluna e seu site(grande premio), é pq admiro seu trabalho.
Adoro seu humor ácido!
Mas admirar, não quer dizer que não posso criticar. Eu o admiro tanto quanto admiro o Livio Orichio, o conhecimento técnico do Lito Cavalcanti, a experiência do Claudio Carsughi, as histórias narradas em sua plenitude pelo Reginaldo Leme, as previsões sempre equivocadas do Fábio Seixas(admitidas por ele!), a naturalidade do Téo José, etc… Mas o que mais gosto mesmo, é assitir ou ler, as verdades faladas pelo velho Nelsão Piquet!
Justamente por isso estou escrevendo agora.
Acho que está na hora, da imprensa brasileira(menos vc, o qual considero o mais isento dos jornalistas), parar de ser parcial em relação aos pilotos brasileiros.
Queremos e necessitamos de informações corretas, isentas!
Nem todos que lêm o que escrevem ou mesmo escutam pela televisão ou rádio, são leigos no assunto, e vejo hj, todos nós, espectadores, ouvintes ou leitores, sem ter em quem realmente acreditar, pq todos ficam fazendo média, passando a mão na cabeça desses pilotos que aí estão.
Desde seu acidente em Imola 94, que Barrichello deixou de ser promessa e bom piloto, para virar apenas um pilotinho comum, um Ricardo Patrese da vida.
Não é a toa que ele está quebrando o recorde de participações nesse ano. Pelo menos um recorde né!
Grande parte de vcs, sempre falando da condição de segundo piloto e tal, mas na realidade, ele não foi e nunca será campeão, por um motivo simples, é muito lento! Só por isso!
Massa, apesar de estar na F-1 desde 2003, ainda comete erros infantis, boçais mesmo. Nesse tempo todo, só foi mais rápido que um companheiro de equipe, o semi aposentado Villeneuve. Será possivel, que vcs jornalistas não sabiam que Raikkonem é muito mais piloto que ele? Afinal, todos vcs o davam como favorito ao campeonato do ano passado… Ganhei horrores em apostas com amigos, familiares e conhecidos com relação a isso! O Raikkonen, só estava atrás no inicio, devido a estar recém chegado na equipe, enquanto o Massa, já estava lá a um ano, além claro de não conhecer o carro e os pneus. Massa não será campeão nesse ano! Sabe pq? Pq no boxe ao lado, tem um piloto muito mais completo que ele, e qualquer pessoa com um minimo conhecimento sabe disso. Não se pode comparar Raikkonem com Massa! Mas a imprensa brasileira compara, e pior, muitos falam que Massa é melhor!
O caso de Nelsinho, nem vou comentar, pq todos já sabem o que acho da Tartaruga Nelson.
Fico até com pena do Nelsão… Lembra quando ele falou que comparar o Tartaruga com o Rosberg, era como comparar ele próprio com o Rosberg pai? Hj sua franqueza mostra heranças trágicas não acha? rsrsrsrs…
Estou escrevendo td isso, só pra mostrar, que está faltando na imprensa automobilistica brasileira, sua obrigação mor, que é criticar!!!! Parece que vcs jornalistas, têm medo de criticar piloto brasileiro e ficarem com a relação estremcida, mas vcs não são pagos para terem relações com os pilotos e sim para mostrar ao público, o que acham realmente deles, opinar!
É triste abrir os jornais, revistas, escutar ao radio ou mesmo ver na televisão, a parcialidade com que a imprensa trata esses pilotos! Assistir ao Galvão na Globo então, é praticamente uma tortura! Gente, pelo amor né, o cara não saca nada de F-1 ! Sinceramente, acho que todos vcs, deveriam ser isentos na hora de avaliar e emitir opiniões sobre os pilotos, esqueçam suas nacionalidades e principalmente, esqueçam o grau de amizade que vcs têm com eles! Critiquem quando necessário, enalteçam quando merecerem, mas sejam imparciais! Só assim, voltaremos a ter pilotos de verdade, daqueles por qual torcemos, brigamos, acordamos cedo para ve-los! Não essa geração que aí se encontra, sem brio, com frase prontas e desculpas esfarrapadas. Queremos ser informados, não sermos enganados. Sincero abraço a todos!
Cordialmente, Eduardo.

morpet
morpet
16 anos atrás

Se os ponteiros não estão escondendo o jogo, a Honda conseguiu tirar 1,5 de diferença dos treinos anteriores. Já é alguma coisa dadas as circunstâncias. E nosso RB continua em média 0,5 atrás do Button.
E, se o tal Mat não-sei-o-quê tiver um pouco de juízo não tira mais o alemaozinho da RedBull, não importa quem vai sair. Tanto faz. Gostaria que fosse o Webber, não gosto dele, hehe.

Eduardo - SP
Eduardo - SP
16 anos atrás

Custo em defender o Rubinho…mas ele não ajuda. Em nenhum teste ficou na frente do Button…ou mesmo do Wurz…

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Williams novamente andando bem, os caras vão encher o saco neste ano (boa notícia)…

Eu estou lendo errado ou estou vendo o Button em 9°, na frente de muita gente? Rubinho botando baba nos fundilhos do bebê chorão das Astúrias? Prefiro acreditar que foi só um espasmo espasmódico da Honda… mas o Button parece ser inglês e não desistir nunca…

E será que o Fisichella anda usando técnicas de yoga no carro, para estar voando assim com a Force India?

Ike Nodari
Ike Nodari
16 anos atrás

Como já foi comentado abaixo e em outras oportunidades, o negócio é esperar dia 15 e ver quem estava andando bem só para agradar os patrocinadores e quem realmente está com o carro afinado. Até lá tudo não passa de chutometria ou futurologia. Abraços

eduardo
eduardo
16 anos atrás

Grande Flavio, desce do muro e faça uma analise dos treinos pré-temporada do novo brasileiro de sobrenome famoso na F-1 ! Essa Tartaruga Piquet tá me dando arrepios, calafrios! Imagina o Piquezão velho agora… Tadinho…

Herik
Herik
16 anos atrás

Penso que a Ferrari começou a esconder um pouco o jogo. Não é tanta vantagem chamar muito a atenção em treinos. A não ser que a equipe seja um Force India ou outra que precise de patrocinadores.

Leo
Leo
16 anos atrás

Essa pré temporada tá me dando nos nervos… é teste daqui, teste de lá, e o pau quebrando mesmo que é bom, nada…

Esses tempos não dizem mta coisa. Como alguém disse ali embaixo, eles estão testando coisas diferentes. Semana passada o Massa destruiu o tempo da pista. O carro “perdeu” 1,5s em 4 dias? Acho q não…

Já a Renault… bom, tenho minhas dúvidas. É claro que todo mundo quer ver (inclusive eu) o Piquet metendo tempo no Alonso, mas perae né, o cara é bi-campeão do mundo e o moleque chegou ontem. O Rubinho tomar tempo do Button é normal, já que tá ali só pra bater o recorde do Patrese mesmo.
O Massa tá revezando com o Kimi desde o começo do campeonato. E me lembro que no ano passado o Massa destruiu os testes do começo do ano e o Kimi saiu campeão do mundo. Ou seja, isso não diz P$# NENHUMA.

O q deviam fazer é encurtar o intervalo entre uma temporada e outra… tá batendo crise de abstinência já. Ainda bem que sábado tem WTCC!!!!!!

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Todo loirinho é alemão. Quando eu paro o carro e tem flanelinha, eles me chamam de alemão.

jr
jr
16 anos atrás

o raikkonen eh alemão?
^.^

Edu Di Lascio
Edu Di Lascio
16 anos atrás

Meu, a gente é muito tonto…uma hora a Ferrari vai ganhar tudo…outra hora eles estão condenados…a gente é tudo chutador…

Guilherme
Guilherme
16 anos atrás

A Mclaren sobrou hoje mas o recorde da pista é da ferrari com o Massa, não sei não mas eu acho que esse ano a F1 será muito melhor que o ano passado ( em emoção )

José da Cruz
José da Cruz
16 anos atrás

O Mateschitz tem que mandar o Coulthard para casa e por o Vettel na Red Bull.
Assim como não quer a coisa o garoto dá quase 1 segundo ao Weber.
Será que foi substituição por dor de pescoço do Coulthard ou será que vamos ter o novo Hamilton com um carro mais decente?

Carlo Zanovello
Carlo Zanovello
16 anos atrás

Eu já disse em outros blogs e repito aqui: se sou o Button rasgo o contrato e vou para o BTCC; se sou o Barrichello, rasgo o contrato e vou para a Stock Brasil (ele já foi pego em anti-doping na F-1 por tomar Dipirona. Será que passa na Stock?).

Askjao
Askjao
16 anos atrás

Treino é treino… jogo é jogo. Para saber o real potencial dos carros teremos que esperar até o dia 15/03… até lá, é tudo especulação!!!

Eduardo Gomes
Eduardo Gomes
16 anos atrás

Olá pessoal,

Acompanho diariamente as noticias do site do Grande Premio, acredito que a Renault poderá ser uma surpresa para a primeira corrida do ano, eles devem estar escondendo o jogo. Outra surpresa tbém será a BMW…
Infelizmente a Honda continua lá atrás e é como o Flávio Gomes disse em um de seus artigos, tirar uma diferença de quase 3 segundos de um ano para o outro, é quase impossível, eles levaram tempo para conseguir retirar essa diferença. Pena que o Rubinho não tem esse tempo todo, provável q esse seja o último ano dele na F1, andando atrás….

Não podemos esperar muito do Nelsinho, um novo Lewis seria bom demais…mas muito improvável. Torcemos para ele sempre se manter próximo ao ritimo do Fernando e não fazer muitas besteiras na pista…

Sobre o Massa, ano passado ela era um dos favoritos para a conquista do título, porém, deu azar e tbém errou bastante, deu possibilidade para Kimi se acostumar ao carro e a equipe, suficiente para começar a andar mais rápido que o Massa e assim conquistar o campeonato… agora em diante o Felipe tem q se acostumar como segundo piloto, afinal Kimi está mais rápido do que ele nos testes…

Abraços a todos!!!!!

Pedro C
Pedro C
16 anos atrás

Isto não quer dizer nada.. na Australia é que se vai ver o que cada um vale.. Nem a force india pertence ali nem a renault ou a bmw então tão abaixo.

Ah!.. o Vettel mudou de equipa? :)

Thiago Dias
Thiago Dias
16 anos atrás

Não acredito q estejam escondendo o jogo não. A renault dificilmente vai andar na frente como muitos esperam, pelo menos esse ano nao. Ela vai disputar com 2° pelotão, que pelo q parece… sera liderado pela boa Williams, que alias eu acho isso incrivel!!
Acho q a toyota pode ter um ano melhor… mas nao muda sua posição nos construtores nao… só se for pra pior, atras da até agora consistente e aparentemente melhor preparada STR.
E CLARO A FORCE INDIA, QUE ESTA ME DANDO ESPERANÇAS DE QUE IREI ROLAR DE DAR RISADA! VENDO O FISICHELLA COLOCAR ESSE CARRO NA SUPER POLE!! RSRSRS!

Ferrari e Mclaren são outra história, outro campeonato.

BMW… posso estar enganado, não sei se todos concordam… mas ela ja esta na F1 ha um bom tempo… contando apartir do fornecimento d motores e a parceria com tio Frank, e até agora foi respeitavel, mas nao admiravel. Não gostaria q isso acontecesse, mas tenho a impressão q ela caira no limbo q a toyota caiu. É isso aí o negócio é equipe independente!
abraço a tds.

reginaldo Nat Rock
reginaldo Nat Rock
16 anos atrás

Que coisa essa HOnda. Sinceramente pensei que iam conseguir andar lá no meio; o que seria uma vitória mas, pelo andar da carruagem, será outro ano de ostracismo.
Que fim de feira isso.
Para Honda, para o Rubens e para o Jenson.
Com o dinheiro disponível , melhor fechar a quitanda e começar tudo de novo.

Victor
Victor
16 anos atrás

Sinceramente, não dá para saber como os carros estão andando em testes desse tipo. Velocidade por velocidade, a Ferrari tem o recorde da pista de Barcelona com a F2008. Sem dúvidas ela andará na frente, com a Mclaren e a Williams vindo bem também. Mas é só, é complicado saber o verdadeiro comportamento nas pistas sem uma corrida de verdade.

marcelo
marcelo
16 anos atrás

o Massa deu 21 voltas a mais que o Luis Amilton e 34 que o Kova.
analisando sob essa ótica se observa que esses pilotos estavam com objetivos diferentes no treino. Assim eu acho que os tempos não devem ser considerados, pelo a comparação entre esses pilotos.
Se olharmos os pilotos com +- 100 voltas( que a princípio estariam com o mesmo objetovo no treino), veremos que o Massa foi o 1ª.

.
.
16 anos atrás

qual foi o tempo da ferrari na sexta mesmo…?

Cesar Ricardo Milla
Cesar Ricardo Milla
16 anos atrás

Tu falou que a Honda foi mal, mas 9º e 14º pra quem soh ficava em ultimo eh uma melhora nao acha???

Pedro Neto
Pedro Neto
16 anos atrás

Êeesse Felipe Massa….

João
João
16 anos atrás

Amigo Gomes, não sou um grande fã do Massa, acho que ele ainda tem que provar muita coisa, mas tomar 1,3s do LH me parece um pouco fora da realidade. Como fora da realidade também uma Force India em 6º, na frente das Renaults e BMWs. Mas que é feio ver os 3 brazucas tomando tempo dos companheiros, ah, isso é…

Trovão
Trovão
16 anos atrás

Parece que a Renault vai tentar andar rápido amanhã. Sei não!?!
Ou esta escondendo o jogo ou tem algo errado com esse carro!!!
Depois de declarações de Nelsinho e Alonso que estavam fazendo nestes 2 primeiros dias “simulações de diferentes estratégias”, cabe aguardar melhores resultados no ultimo dia de treinos livres antes do GP da Austrália.
Se compararmos apenas as performances dos 2 piltotos da Renault teremos:
No 1º dia Nelsinho ficou a 0,421s do Alonso, com 37 voltas a menos e
no 2º dia, a 0,355s do Alonso com 32 voltas a menos.
Porém a distância do Alonso para a Mclaren do Hamilton aumento do 1º dia de 0,745s para 1,878s hoje.
Vamos esperar que amanhã não chova para ver se a Renault fica entre os 6 primeiros do treino.
Treino é treino porém assim não dá!

Osmar Cassão
Osmar Cassão
16 anos atrás

Três brasileiros e um destino: tomar tempo de seus companheiros de equipe.
Massa 7 décimos, Rubens 5 e Piquet 3.

revelador
revelador
16 anos atrás

o piquezinho tá merecendo comentários????

marcelo
marcelo
16 anos atrás

A HONDA voando baixo, como sempre!!!!!
e a Renault deve estar escondendo o jogo.