MOMENTO LANCIA
SÃO PAULO (é na Bombonera?) – Marcvs Avrelivs, que tem uma Lancia Avrelia, me encheu de fotos de Lancia ontem, para afirmar, com todas as letras, que esse foi o melhor carro de rali de todos os tempos.
Depois do quattro e do Samara, talvez. Selecionei apenas uma imagem, essa aí embaixo. Diz o Marcvs que foi tirada, a foto, na Argentina em 1990. Reparem o que tem de gente.
Realmente é uma lenda em matéria de rallye, e esses argentinos são fissurados por esta competição, não é atoa que eles receberão o Dakar no ano que vem.
Não, do extinto Grupo B.
Acredito que o carro dominador do GRUPO B, ESPECIFICAMENTE, tenha sido o Audi junto com o 205. Os Peugeot mais pelo fato da dupla de pilotos estar num momento incrível em suas carreiras do que pelo carro, talvez.
Aos Audi, além do inacreditável Walter Rohl, fica a idéia de que foram mais revolucionários do que qualquer outra coisa.
O Grupo B foi bem dividido entre alguns carros.
Pô, o que é que vocês sentem ao ver imagens assim? Medo? Medinho? Ó, dão lincença, mas isso sim é tesão… É esta imagem que me faz ficar apaixonado, e não carros andando sozinho cheio de proteções em linha reta e esquinas! É em pistas como Nurburgring e Le Mans (antigas….), ou Interlagos, com muro ali perto, pilotos arriscando bater…
Obviamente que não quero que ninguém morra – mas pra isso temos tecnologia de sobra pra construir excelentes monocoques deformáveis. Matar as pistas em nome da segurança, bem como os próprios carros, tem sido muito duro…
Ah! O Quatto foi inovador, mas não dá pra dizer se foi o melhor, pq foi superado em pista. Este Delta venceu TUDO de 87 até o início dos anos 90…
Imagina se esse carro capota, meo deos ia virar boliche humano!
Se for lembrar de todos os grandes carros de rali…os escort dos anos 70, os Celica, Impreza, 205…a lista vai longe…de alguma forma ou outra marcaram e tiveram sua época.
Quanto a foto, os argentinos são doidos…se deixar até corrida de Hotwheels tem público, torcida e tudo mais…cansei de ver pela tv etapas nos confins mais distantes da Argentina…ralis com carros judiados pelo tempo e pilotagem dos hermanos…mas com certeza eles são fanáticos por corridas.
Concordo que o Quattro era pai-d’égua mas por que nunca lembram dos Subaru Impreza?
Ps: dos menores de rali sempre simpatizei com os Skoda Felicia
Fico imaginando um carro do Grupo C desgovernado passando reto por ali…
Pierre Levegh who?
o quattro e o melhor!
mas a lancia vence da audi
stratos,monte carlo 037, e o stratos
alem do fulvia e outros
Em Portugal era bem pior, nos trechos de Fafe mais especificamente, o pessoal se atirava na frente dos carros e se divertiam com as finas tiradas.
Essa da foto é uma Lancia Delta Integrale. As Aurelia são mais antigas, dos anos 50, e não tem grande histórico em ralis mas foram, simplesmente, os primeiros GTs da história, carro favoritos dos pilotos de F1 da época em sua versão 2500cc. Tem um em SP com o ex-dono da Envemo. Lindo de matar. O maior carro de ralis de todos os tempos foi, mna minha opinião, realmente uma Lancia, mas a FULVIA COUPÉ HF, que com sua tração dianteira e seu motorzinho V4 de 1300 ou 1600 surrava Porsches, Alpines, Escort e quem mais viesse nos anos 60-70. E depois vieram a inesquecíveis Stratos, 037…
Me desculpe Flávio, mas um olhar mais atento na história do Mundial de rali revelará que os Audi Quattro escreveram uma bela página, mas que os Lancia escreveram bem mais do que isso, capítulos e mais capítulos.
Nossa, quanta gente, a divulgação dessa corrida deve ter sido feita pela FASP
Enfim, a vida sempre continua…
Acho que é a última categoria mundial onde o público fica literalmente do lado da pista. Deve ser uma delícia!!!!
E também acho o quattro muito melhor. eheh
Se foi o melhor carro de rali de todos os tempos, não sei dizer.
Mas o público, numa situação dessas, deve ser!
Que coisa…