NÃO É PRA QUALQUER UM

SÃO PAULO (hoje vai ser overdose) – De tempos em tempos, é bom lembrar aqui qual a marca de carro que domina terras e asfaltos por todo o planeta. E que no falecido Paris-Dacar assustava a concorrência.

Grandes pilotos tiveram o prazer e a honra de competir com Lada. Esse aí da foto, por exemplo. Perguntem se alguma vez ele correu de Corolla…

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zezinho
Zezinho
16 anos atrás

Não troco meu niva 91 por TR$, Bandeirantes ou coisa parecida. Somente que tem um niva ou convive com quem tem um sabe o que estou falando. Aqui nos “cafundó” do interior, carrego barro, bloco, cimento,etc subindo e descendo serra, atravessando rio. Estrada? não existe, apenas caminhos de burro.

Cavalo Branco
Cavalo Branco
16 anos atrás

Aos que não conhecem o NIVA como o Junior, o Vitão e outros.

Só para refrescar a memória, o “NIVA” foi cria de “PININFARINA”, querem mais? Na sua estréia nos “Mundiais de ralis” que aconteceram pós 86 eles foram consideramos os “REIS DA ÁFRICA” por terem faturados praticamente todas as provas na TUNISIA, ARGÈLIA, DOS FARAÒS e segundo lugar no DACAR.
Robustez aliada a um peso mínimo e com motores de 240 cv, andaram na frente dos Range Rover, Mercedes e outras marcas conhecidas, dando início a nova “febre” européia dos fora-de-estrada integrais e 4×4.
Defendo suas qualidades, porque conheço, como profissional do ramo e Niveiro desde que por aqui chegaram os primeiros em 1990.
Com muito respeito a todos.

Forte abraço!

Eugênio Tramontini

junior
junior
16 anos atrás

e alguma vez ganharam????

Milton
Milton
16 anos atrás

Bom, já mexi nos TR4 R(os de corida…) e realmente: tem muita coisa dos de rua. exceto onde precisam mexer(Amortecedores, etc), não usa mais nada.
Nem o motor é tão mexido assim… Usa o msm motor das Eclipse, mas sem turbina(quem me falou isso era eng. da Mitsuba)… e tiram 143 Hp +-(isso eu vi no dino…) só em chip e escape.

MASSSSS, já vi quebrar diferencial no meio de uma Mitsubishi cup…e de curva vai bem, mas de reta… mais berra q anda.

Já o traktor puller da Lada, bem, td mundo ve q guenta a bucha.Tratorzão.E ve-se, no texto msm, bem no finalzinho uma nota interessante sobre os diferenciais.
SInceridade: to até surpreso com qto agüenta as nivinhas. Vai ver, o unico, grande e principal problema é mesmo o motor… bom, técnologia pra fazer algo decente, ou pelo menos, duradouro, os russos até tinham… enfim…

Eric
Eric
16 anos atrás

Fechadíssimo.

reginaldo Nat Rock
reginaldo Nat Rock
16 anos atrás

Antes do que vc pensa e com presenças ilustres. aviso antes.
Deixa passar essa zona de feriados.

Eric
Eric
16 anos atrás

Tá bom então Regi.
Não vou brigar,meu amigo.
Quando é o próximo farnelzinho???

reginaldo Nat Rock
reginaldo Nat Rock
16 anos atrás

Eric:
Pneus Scorpion? Mud? amortecedores Ohlins (nem conheço) ? e outras pequenas traquitanas…
Helllloooouuuu !!!!
To falando do Brasil real, querido amigo.
Como o russo ao contrario aí (adal avin = lada niva). É como afirmei abaixo, fico de nariz tapado mas rendo-me ao desempenho ali no sufoco e a facilidade de manutenção, afinal é um primo da Fiat, então está explicado…
Estou falando de pneus xexelentos, cada um de um tipo diferente, pagando e NÂO recebendo por hora extra, amortecedor só fazendo papel decorativo e por aí vai… em suma, um monte de ferrugem e parafusos ambulantes.
Vc fala de Castelhanhos na Ilha Bela; tirando os malditos borrachudos, o caminho ??, de 40 anos atrás, virou quase uma rua sem manutenção e esburacada hoje. Não dá para comparar.Antes era pura aventura, hoje é um transtorno ocasional.
De qq forma, sua argumentação, não invalida a minha.
Abração…

Histórias reais de off road é comigo mesmo…

Gustavo Stricagnolo
Gustavo Stricagnolo
16 anos atrás

Gostei das rodas Porsche!

Eric
Eric
16 anos atrás

Rodrigo….se não sabe não fala…..meu pai me ensinou.
Desde quando a TR4 tem plataforma de Lancer???Lancer tem chassi integrado ao monobloco?Eixo rigido na traseira?
Tração 4×4???
Para finalizar o assunto:
Quantas Mitsubishi andam por aí com motor AP????NENHUMA.

Quantos Niva?????UM MONTE.

Bandeirante é espetacular como jipe,porém o motor é…….MERCEDES!!!!!!!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
16 anos atrás

Puxa, vocês discutindo a fiabilidade de Lada e Mitsubishi, me dá até vergonha de meu jipinho Toyota Bandeirante 92 com motor Mercedes-Benz OM-364 Turbodiesel… Ele tem 1.000.000 de km (um milhão). Na boa, é outra concepção de carro, o Niva é 4×4 pra andar na neve da Rússia, o TR-4 é o Ecosport da Mitsubishi (só que em vez da plataforma do Fiesta, usa a do Lancer). Cada um na sua…

Eric
Eric
16 anos atrás

Suspensão dianteira McPherson e traseira com eixo rigido com molas helicoidais….
Não tem segredo!!!!!!!
Exceto os amortecedores,é a mesma que faz uma temporada inteira de velocidade sem arriar…..

De novo…..NÃO QUEBRA!!!!!!

Adal Avin
Adal Avin
16 anos atrás

Tenho Nivas há 14 anos, mais de 300.000 Km rodados em cinco Nivas (o atual é um 95, tive três 90/91 e um 98), sempre como único carro, usado para trabalho, lazer e viagens, algumas bastante longas.
Posso afirmar, com o conhecimento de causa que muitos críticos não possuem: o russinho é 10!

[ ]s

Eric
Eric
16 anos atrás

Nat Rock,meu amigo.
Para a TR4 competir,ela não é preparadíssima.
Somente é aliviado o peso(portas de termoplastico),colocado amortecedores Ohlins,depenado o interior,porém motor e cambio 100% originais.
É o regulamento.Se mexer,vai para os protótipos,esses sim “preparadíssimos”.

reginaldo Nat Rock
reginaldo Nat Rock
16 anos atrás

Só para historiar um cadinho e abusar do espaço, uma pequena historinha:
Eu tinha na fazenda uma C-10 mais surrada que cachorro sarnento mas que, valentemente ainda prestava calorosos serviços, com manutenção mecanica negativa, hehe; , e pelos caminhos, não caminhos, veredas, cerrados da vida, pq aquilo era tudo menos estrada, quebrou o pino da suspensão e a roda caiu. Aliás um defeito nato da GM. Bem, como resolver? Aproveitando o pedaço que sobrou, e amarrando com corda o resto, deu para andar quase 100 km até chegar na vila e poder consertar o bichão…Demoramos umas 8 horas, pq a cada trecho a corda soltava ou rompia ou o toco do pino saltava fora, mas…chegamos.
Vai fazer isso com um TR4…sabe quando ? Obviamente nada a ver com eletronica mas, o fato é que não tem como improvisar.É assim meio como um Pokemon.
Com o Niva, apesar de nariz tapado, certamente dá pra fazer algum milagre. Já presenciei uns qtos, e, pior que São Thomé, ainda duvido….

Eric
Eric
16 anos atrás

Aiaiaiaiaiai…..fui mexer no vespeiro…..guenta…..
Pô Regi,pega leve…..o carrinho é bom pra ca.ce.te….
De novo,não falei que o meu é melhor ou pior…..

Carrera
Carrera
16 anos atrás

Por falar em Lada, no seu (novo) profile do (novo) blog, vc diz que a sua paixão são os DKWs e Volkswagens da sua digníssima coleção. What about the Lada? Ué.. ficou com vergonha de dizer que gosta de Lada?

Eric
Eric
16 anos atrás

MEU TR4 é de RUA.Inclusive minha mulher que usa.
Pergunte em Castelhanos na Ilhabela de um jipinho japones bonitinho que foi com os TRATORES e VOLTOU no dia que estava uma %!$&#Detalhe….fiu de pneu Scorpion STR(Street)…..se fosse de MUD como os tratores…..
De novo,não precisa de laptop e coisas do tipo……NÃO QUEBRA!!!!!!!!!!

reginaldo Nat Rock
reginaldo Nat Rock
16 anos atrás

Ô Eric:
Vou discordar de voce.
Os vipinhos japoneses, são bonitinhos (há controvérsias) mas não são páreo para os “tratores” que enfrentaram e ainda enfrentam o interiorzão do Brasil. (sei do que falo por experiencia própria)
Se quebrar qualquer coisinha, danou-se pq precisa do laptop do lado, ferramentas especiais, não há peças disponíveis nem como improvisar um remendo.
Como costumo dizer, off roads feitos para andar no asfalto.
Não vale os de competição por 2 razões: são preparadíssimos e contam com “o” staff por detrás. Muito distantes, portanto, da realidade do dia a dia… sorry…
Será difícil me convencer do contrário.

Eric
Eric
16 anos atrás

É verdade Fernando….blá,blá,blá
A TR4 faz o que o Niva faz só que com conforto viu.Não estou falando que é melhor ou pior.
E as peças não são caras não,ao contrário devem ser mais baratas que do Niva.
Vantagem maior,NÃO QUEBRA!!!

O Niva….

Fernando Dalla Palma
Fernando Dalla Palma
16 anos atrás

Carros existem aos montes. Uma montadora pode ter 300 modelos ruins, mas um dia acerta. A Lada neste acertou. Carrinho valente, sem frescura, carro para usar sem medo e de verdade. Nada parecido com esses jipinhos japoneses e coreanos (vide os Vitara e etc. da vida), que dão medo de passar em uma lombada e quebrar qualquer coisinha que custe algo em torno de R$ 5.000,00 e demore uns 6 meses para chegar.
Carro Off é Jeep, Land, Rural (a verdadeira rainha do Interior do Barsil, ou é Niva.
Acho que após esse post terei o apoio incondicional do dono deste Blog, ao ponto dele tomar as dores e excluir qualquer recado mais desaforado.
“NIVA Omnia Vincit”

luis
luis
16 anos atrás

o negocio e a porsche!

duas vezes campeao do paris dakar!

isso pq na epoca ela nem sonhavam com un jipe,imagina se o fisesse!

Eric
Eric
16 anos atrás

A propósito….e esse Niva com rodas Fuchs de 911????

Eric
Eric
16 anos atrás

É…acho que tem algo errado aí nesse link….das tantas fotos,tem 3 com capô aberto,2 capotagens…..
Na foto 13,está no fundo a verdadeira rainha do deserto….só 12 vezes campeã.

Carlos A. Coelho
Carlos A. Coelho
16 anos atrás

Mas um Lada com motor de F2 americano de mais de 300cv ou com motor de Ferrari, ainda é um Lada ??????????

reginaldo Nat Rock
reginaldo Nat Rock
16 anos atrás

Fiquei impressionado mesmo é com o Niva com motor Ferrari.
Já pensou no que ele era capaz de fazer? o mínimo trep.ava nas paredes…
E o piloto, melhor não dizer nada, pois corro o risco de falar melda.
Fico só com as lembranças de sua pilotagem espetacular, especialmente na F1…

vitão
vitão
16 anos atrás

pela cara de saco heio dos dois, ‘devem estar esperando o guincho, e faz tempo (devia ser um Kamaz) .

reginaldo Nat Rock
reginaldo Nat Rock
16 anos atrás

Vc sofrerá um desconto por não ter publicado – ainda – a coluna desta semana.
Ontem a noite, o maior ‘tricot’ com o R.B. e pelo jeito uma água de côco aqui na baixada.

Agora, falando sério, O tal do KERS, é um ‘gancho’ incrível para comentários jornalísticos de quem entende da coisa.
Acho fascinante o tema para quem curte veículos e motores. Apresente-se Ceregatti !!!!.

Isso me vem a mente porque, certamente, o caixote aí deve ser um dos veículos de teste né?

Henri Toivonen
Henri Toivonen
16 anos atrás

Não consegui abrir o link, mas tenho um livro com a ficha técnica de um Samara com o motor flat do porsche que se saiu bastante bem nas mãos da fera belga aí da esquerda….era um protótipo bastante interessante com mais de 300 cavalos – rivalizava seriamente com os citroen T16 – e mantinha algumas linhas básicas do samara original.