NÃO VAMOS TE ABANDONAR

SÃO PAULO (até encher) – Nosso símbolo arquitetônico, o Belvedere da Rio-Petrópolis, continua povoando os sonhos dos que querem sua recuperação. Esta foto foi enviada pelo Marcelo Ferreira, que a encontrou aqui.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
WFazolato
WFazolato
16 anos atrás

Gente,

Sou brasileiro e brasileiro não desiste nunca!
Algo me diz que ainda chegará o grandioso dia em que, juntos com nosos grande amigo Flavio Gomes, estaremos todos assistindo a grande re-inauguração daquele formidável espaço. Nesse dia – que espero seja breve – estarei lá com meu pequeno Gustavo, a Luisa e minha esposa Marcia, com os olhos marejados, aplaudindo o renascimento desse local.
Vamos ter fé – e agir!!

Antonio Seabra
Antonio Seabra
16 anos atrás

Quando eu era menino, e meu pai ainda tinha uma fazenda em Pedro do Rio (proximo a Itaipava), íamos pra lá todo fim de semana, ano após ano.
Na subida a parada para lanche era no no Pavelka da entrada de Petropolis (ao lado do Alemão), e na volta , a parada era lá no Belvedere. O Pavelka, durante um tempo, manteve uma filial lá.
Eu adorava subir a escada daquilo que eu chamava de “disco voador”, para ir comer bomba de chocolate e tomar coca cola lá. Depois, sempre brincava um pouco no briquedos do jardim.
Acho que minha mãe ainda tem alguma foto tirada lá, com uma da várias Kombis do meu pai.
Mas, durou pouco essa filial do Pavelka (acho que era o antigo sócio, e depois concorrente do alemão – KERN) lá no Belvedere. Talvez uns dois anos.
Me lembro que quando fechou eu fiquei triste, pois não paravamos mais lá no “disco”.

Antonio

Annibal Affonso
Annibal Affonso
16 anos atrás

Quem exerce a tutela do bens patrimoniais do Estado do Rio de Janeiro é o INEPAC, pode-se pedir o tombamento do imóvel – utilizando o Decreto- lei 25/37

Luciano
Luciano
16 anos atrás

Flavio, eu como Arquiteto defendo “com unhas e dentes” seu legado a favor deste Belvedere, que a meu ver lembra muito o MAC de Niterói, obra do Oscar. Preciso criar “coragem” e ir visitá-lo com meu TL 1974 04 portas … será uma longa viagem, do interior de SP até lá. PS : você poderia avisar o Antonio da Automodelli que seu site está com problemas, não consigo acessar de forma nenhuma … tô com uma baita lombriga … destes posts que você coloca com os produtos da Automodelli. Um abraço Flávio.

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Eu já mobilizei um editor do jornal de Petrópolis sobre uma matéria a respeito do Belvedere e ele comprou a idéia.
O jornal O Globo tem feito algumas matérias sobre o descaso com alguns imoveis tombados de Petrópolis. Eu já entrei em contato com um amigo que é editor de lá, para dar uma força para o Belvedere.Ele ficou de falar com sua colega jornalista sobre o assunto.
Devagar a gente chega lá.

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
16 anos atrás

Cara, este prédio parece que foi erguido ali por ET’s. Nunca soube quem foi o autor, apesar de admirar o local desde que nasci. Mas, tudo bem, isto é normal, não sabermos detalhes de lugares comuns para a gente. O problema é que, agora mesmo, não se acha nada sobre esta pitomba.

O que pude vasculhar, vasculhei. E não se encontra nada da construção disto, arquiteto, motivo, nada… Aqui em Petrópolis tem um pessoal do IHP (Instituto Histórico de Petrópolis) que preserva muito da história da cidade. Não se menciona nada do Belvedere nos trabalhos publicados por eles (talvez seja novo demais para eles).

No site da Prefeitura, não se fala em Belvedere, só no Mirante do Cristo (um outro lugar de visual incrível, ainda ativo, mas na serra de subida). A Concer (administradora da estrada) não toca no assunto, nem responde a e-mails. Nem em sites de entusiastas, como o do link, há informações técnicas…

Algum jornalista se anima a fazer uma matéria sobre o local? Ou algum historiador?

Que tal um rally-desfile de antigos entre o Mirante do Cristo e o Belvedere? Com parada no Alemão, para comer um croquete (claro) e no Quitandinha para umas fotos clássicas…

Viscondi
Viscondi
16 anos atrás

Caraca, estou ficando velho, pois quando criança já brinquei nesta gangorra. Poxa cara, essa foto é lembrança pura.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
16 anos atrás

Se fosse o Niemeyer o autor do projeto, estariam gastando milhões para mantê-lo. Nada contra o genial Niemeyer.

Eric
Eric
16 anos atrás

Lá no http://www.concer.com.br tem um mapa atual que aparece o Belvedere como destaque na estrada.
É uma pena que esse lugar não seja aqui em SP….