NO SUL: IMPERDÍVEL

SÃO PAULO (será que tem mais?) – Espero que desta fonte descoberta pelo Laurence das Arábias saia mais coisa. Vejam o vídeo de corridas de rua no Sul na década de 60.

Para mim, ao menos, imagens raríssimas. E inacreditáveis.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
dado andrade
dado andrade
16 anos atrás

Caro Paulo Aidar.Sua memoria nao o traiu nao.Um dos muitos Opalas com que corri era branco e verde e foi com ele que ganhei o Brasileiro de DIV 1 em 1976.Foi com ele tambem que na ultima prova do campeonato as 4horas de Taruma cheguei 3 voltas na frente da Equipe da Ford completa.Foi um barato .Sds. Dado.

Eugênio Tramontini
Eugênio Tramontini
16 anos atrás

Amigos,
a legenda da Prova “Antoninho Burlamachi” diz ser de 1963 onde o correto é 1968 ( prova disso que o Sr. Breno Fornari pilotou um protótipo Regente) e a prova foi vencida por Luiz Pereira Bueno seguido de Bird Clemente nos Binos na Equipe Willys.
Eu estive lá e em todas as outras que aparecem no vídeo.
Em tempo, o protótipo Regente Sabren está novamente em ponto de bala.

Forte abraço !

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Dado Andrade:

Vc não corria com um Opala branco e verde ? Minha memória me traiu ?

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Belo filme, pena que teve o acidente, daqui do Rio só conhecíamos estas corridas pela revista Auto Esporte, de modo que não tínhamos noção exata de como eram as pistas.

Renato Pastro
Renato Pastro
16 anos atrás

também venceram a 5° Edição das 12 Horas de Porto Alegre em 01/09/1973:

Claudio Ricardo Müeller / Fernando Rangel com FNM JK na Classe C

Lino Reginatto / Denis Reginatto com Volkswagen Sedan na Classe B e na Geral – Fita Azul

Abilio Weiand / Voltaire Moog com Ford Corcel Cupe na Classe A.

dado andrade
dado andrade
16 anos atrás

Aos meus amigos gauchos.Ninguem gostaVA MAIIS do Pedrinho no meio automobilistico do que eu.Caso contrario nao ofereceria a ele a parceria do meu DIV 3 QUE SEM modestia era ,longe ,o melhor do Brasil.E ele moeu o motor da minha barata por um erro de cambio no Tala ,e em lugar de colocar uma TERCEIRA,espetou
uma primeira! |||||||||Portanto nao adimito comentarios subliminares ,como se eu estivesse tocando flauta dizendo que ganhei umas 12 horas de Taruma com ele,na Geral,e sim na categoria. Teriamos ganho na Geral caso nao tivessemos como companheiro um chamado Ismael !!!!!
Eu respeito os Gauchos mas nao me venham com bobagens que tem TROCO.
Sds
DADO ANDRADE

JV
JV
16 anos atrás

Lembro do dia que PCP morreu, a cidade toda entrou em luto, ele era querido e conhecido por todos. Lembro de seu filho no Clube Leopoldina Juvenil, que deveria ter uns 10 anos de idade se eu tinha 13, e a tristeza que se abateu sobre a familia. Um locutor inesquecível, uma inteligência e cultura até hoje inigualáveis.

Valter Junior
Valter Junior
16 anos atrás

Muitos dos participantes daquelas provas eram, e alguns ainda são, ligados e atuantes no futebol da Dupla Grenal. Nomes como José Asmuz, vencedor da segunda prova do vídeo, e Arthur Dallegrave se tornaram presidentes do Inter.

O Pedro Carneiro Pereira, era narrador da Rádio Guaíba, então a principal emissora do Estado. Foi um ícone da sociedade gaúcha. Morreu pilotando um Opala. No dia de sua morte, ocorreu no Beira-Rio o jogo entre Inter e São Paulo, com arbitragem de Arnaldo César Coelho.

A partida já havia iniciado, quando o narrador da Guaíba, Armindo Antônio Ranzolin, anunciou a morte de seu companheiro e disse que a transmissão estava encerrada e a partir daquele momento seriam veiculadas apenas músicas na emissora. Os torcedores começaram a aplaudir e assim que o Arnaldo foi informado do ocorrido, paralisou o jogo e fez um minuto de silêncio.

Alunos da ULBRA fizeram um vídeo sobre o Pedro Carneiro. Aqui está o link: http://www.pvtech.com.br/canalweb/. O título do documentário é “PEDRINHO MORREU NA PRIMAVERA”.

Jardel Cunha
Jardel Cunha
16 anos atrás

A Antoninho Burlamaque de 68 (e última) foi vencida pelos Mark I, da Willys, com o Seu Breno em 3º, com a carreteira Regente, em 4º o Bica Voltnamis com uma Corvette.

Renato Pastro
Renato Pastro
16 anos atrás

caros amigos

pesquisando nos meus “alfarrábios”
notei que a edição de 1968 da prova Antoninho Burlamaque foi vencida por Luiz Pereira Bueno (Mark I) seguido de Bird Clemente (Mark I) e Breno Fornari (Crysler Regente)

em 09/10/1972
Pedro Carneiro Pereira e Ismael Chaves Barcellos venceram a 5°Edição das 12 Horas de Porto Alegre

E em 01/09/1973 ficaram com a terceira colocação o trio formado por Pedro Carneiro Pereira / Ismael Chaves Barcellos / Carlos Eduardo Andrade na 6° Edição das 12 Horas.

abraços a todos

Alemão
Alemão
16 anos atrás

Acompanhei a última prova do Pedrinho e assisti dos boxes o acidente que foi praticamente em frente. Prefiro falar do grande piloto ( muito técnico) que um dia de muita chuva em Tarumã ( Fórmula Ford) deu show fazendo todo o circuito fora do traçado normal e com isto evitando a borracha e o óleo. Ganhou fácil! Junto com o Breno Fornari foram dois grandes pilotos e grandes sujeitos. Devem estar “chimarreando”com o Mestre lá em cima sentados num banco de Opala com pelego de ovelha por cima!

Mauro
Mauro
16 anos atrás

Maravilhoso esse filme!
A lamentar somente o final triste, com a morte dos dois pilotos na subida da reta em tarumã.

Abraço a todos.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Cada vez que vejo um desses achados questiono cá com meus botões… “Os loucos somos nós que só pensamos em segurança ou eles que não pensavam em nada???”

Dú
16 anos atrás

Assisti 30″, o suficiente para depois da correria do dia, sentar e ver. Sensacional, e hj. nos Autódromos de terra, ou nas provas de motocross, a cultura de Santa Catarina para baixo, ADORA o esporte.

Tuta
Tuta
16 anos atrás

Eu testemunhei corridas assim em 1974, 75, nas ruas de Venâncio Aires, RS. Havia também carreiras de lambretas peladas e envenenadas, nesta época morreu meu amigo e píloto campeão Elmar Marques da Costa, o Mazinho, que morava em frente à minha casa.

dado andrade
dado andrade
16 anos atrás

Um verdadeiro ESPETACULO,ainda mais que narrado pelo meu amigo PEDRO CARNEIRO PEREIRA!!!
Aqui vai mais uma do BAU ja que me pediram.O Pedro tornou-se um grande piloto especialista em TARUMA.Ganhei uma edicao das 12 Horas de Taruma em dupla com ele sob muita garoa e neblina a noite.Foi com o Opalao ex Bird Clemente,na epoca cuidado pelo Homero ex Seu Catarino Andreata.Fizemos outra prova juntos mas desta vez no meu Opalao,as 6horas de taruma,em 2 baterias de 3horas.Ganhei a primeira na frente do Pedro Victor etc,e o Pedrinho ,apos um erro de cambio,moeu o motorzao na entrada do Tala.O triste de tudo veio pouco tempo depois nas 4 Horas de Taruma ,quando apos minha lideranca folgada sobre o Iglesias ,que pilotava o Opala preparado pelo Berta,presente ao evento,sobre o Pedro,Tedesco etc,houve o acidente em frente aos boxes quando se engataram literalmente Pedro e Iglesias,decolando a mais de 200 por hora e esplodindo ambos na volta ao solo,provocando a morte dos dois.Marcou muito minha vida e por pouco nao parei de correr.Sao tristes e boas lembrancas que me vieram a mente e achei que voces iriam gostar de saber.
Sds Dado Andrade

Belair
Belair
16 anos atrás

Gostei do final NÃO, gente .

Engate
Engate
16 anos atrás

No começo do vídeo, diz que a prova Antoninho Burlamaqui foi em 63, mas a edição mostrada é a de 68, pois foi vencida pelo protótipo Regente (fabuloso), que foi restaurado e está com a família Fornari.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Nossa…
Breno Fornari, Pedro Carneiro Pereira, Simcas, Carreteiras e JK’s pendurados nas curvas.
Sensacional.
De onde vieram essas tem mais?

zezinho
zezinho
16 anos atrás

Serafina Correa fica a 20 minutos de Guaporé (onde a Truck vai correr em 2 de março)…

É tudo o que eu sei…

Eric
Eric
16 anos atrás

Putz……videos…..somente em casa.

Infelizmente.