“O AYRTON”

SÃO PAULO (franqueza é isso aí) – Dando uma sapeada na internet atrás de histórias de Jacarepaguá, o blogueiro Maurício Gelos encontrou esta página aqui. O melhor dela é o segundo vídeo, o cara da Globo (notem o suor debaixo do braço; hoje, não ia para o ar nem por decreto!) entrevista o Piquet sobre o início da temporada de 1988. A última pergunta: “Se você tivesse uma equipe, quais seriam seus pilotos?”.

Piquet, como sempre, foi absolutamente sincero.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcio de Souza
Marcio de Souza
16 anos atrás

Comparar senna e piquet, é um equivoco…
seria como comparar, rock com samba, azul com amarelo, ferrari com lamborguini, fiat uno com gol, arroz com feijão, intel com amd, bmw com audi… o fato de um pilloto conseguir uma banco de um monoposto da F1, ja é um feito imenso, o fato dele vencer uma corrida, nem se fala, ser campeão… bi, nossa, e tri… Emerson, Piquet e Senna são herois, tenho certeza q comparar, é idiotice….

Max Mosley
Max Mosley
16 anos atrás

sr. sérgio, as fantasias e convicções são livres e os fatos concretos são incontestáveis. A genialidade de um não elimina a do outro, mas podem ser comparadas pelas suas realizações.

Feliz de quem admira ambos.

Al Unser Jr.
Al Unser Jr.
16 anos atrás

Depois dizem que o Piquet desprezava o Ayrton. Pelo menos como piloto, certamente não. Como pessoa, pouco importa.

FARUKO
FARUKO
16 anos atrás

Desculpe-me…mas comparar as duas Lotus do Ayrton e do Piquet, depois dizerem que o Piquet não era rápido…grandes conhecedores de automobilismo…

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

sr. vulgo max mosley,
nem se compara a concorrência que o piquet teve no auge dele em quantidade e qualidade, já o senna, além da genialidade, foi beneficiado pelas conjunturas em que ele teve sempre apenas 1 adversário em cada temporada, nitidamente inferiores em técnica e quantidade numérica.

Caca
Caca
16 anos atrás

O grande lance é que o Piquet nunca foi um fantoche da Rede Globo, nem fruto de um trabalho de marketing bem-feito. É um piloto excepcional, dos maiores que já existiram, e é isso que sabe fazer,

Por isso, suas declarações são sinceras.

Mario
Mario
16 anos atrás

No fundo o Piquet sempre soube que o Senna era melhor que ele. Depois que pegou a Lotus então ficou mais evidente. Senna fazia milagre com a Lotus e Piquet não conseguiu nada com aquele carro, enterrando de vez essa teoria de que Piquet era melhor acertador de carros. A Lotus provou que o Senna acertava melhor o carro.

Max Mosley
Max Mosley
16 anos atrás

Senna e Piquet competiram juntos nas temporadas de 84 a 91. Neste período, Ayrton conquistou 3 títulos mundiais e 41 vitórias, enquanto que Nelson Piquet amealhou 1 título mundial e 13 vitórias. Vale ressaltar que em 6 destas 13 vitórias, Ayrton Senna havia abandonado a corrida.

No quesito pole position, são 65 para Senna e 16 para Piquet. Destas 16, 9 foram conquistadas na temporada de 84, quando Senna pilotava um cambaleante Toleman.

Nelson Piquet teve 17 companheiros de equipe e apanhou de 4 deles (Watson, Lauda, Mansell e Schumacher). Ayrton teve 10 companheiros e só perdeu para Prost, num dos episódios mais escandalosos de todos os tempos.

Nelson Piquet possuía um carro melhor do que o de Senna nas temporadas de 84, 85, 86 e 87. Sendo que em 86 e 87, as suas Williams FW11 e FW11B eram os melhores carros de todo o grid. Ayrton Senna teve um carro melhor que o seu rival em 88, 89, 90 e 91. E as McLaren MP4/4 e MP4/5 eram o melhor equipamento da categoria.

Rodrigo
Rodrigo
16 anos atrás

Além de ser um grande piloto , sabia separar bem as coisas . A única mancada do Piquet foi acreditar que o Ducarrouge fosse projetar um carro vencedor algum dia

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Quem o Senna vetou na Lotus mesmo?

Um tal de Dereck Warwick ou Martin Brundle, sei lá….

Só me lembro que era uma nulidade britânica, que nem um Jenson Button na vida era…

Joe
Joe
16 anos atrás

Senna era tão rápido que quando foi testar a Brabham do Piquet, tomou pau, ficando quase 2s atrás do tempo do Piquet.
Senna era rápido, mas com carro acertado. Vide Williams 94. O que faltou ao Senna era o que tinha de sobra no Piquet, Schumacher e até no Prost: saber acertar o carro nos mínimos detalhes.
Pra quem não conhece a história entra no Youtube e assiste “A Era do Campeões”

Joe
Joe
16 anos atrás

Barrar a contratação de outro piloto é totalmente compreensível e, até certo ponto justo, desde que o atual piloto já tenha ganho título na F1. Quem dividiu a atenção na maioria das vezes se lascou: Prost 88, Piquet e Williams 86, Alonso 2007. O Piquet em 87 fez milagre.

Oswald K.
Oswald K.
16 anos atrás

Não, Jorge o “UNCLE BERNIE” disse a Ernesto Rodrigues que “NELSON” vetou sim a contratação de “AYRTON”. Fato corroborado por GORDON MURRAY na entrevista ao mesmo livro.
Sempre há os semeadores da discórdia…
Seja pra Rubens, Schumacher, Ayrton, Nelson, Lewis, Fernandito….
Isso é um pé no saco!

Celso Renato de BH
16 anos atrás

Blogaiada, vejam no Youtube “A era dos Campeões” (tem 10 partes) é pura história e muita diversão. Fala da era dos e campeões brasileiros na F1. O Nelson Piquet está impagável e o Emerson mais transparente impossível. Tem depoimentos de vários pilotos e testemunhos do Celso Itiberê e Claudio Carsughi. Imperdível.

paulo
paulo
16 anos atrás

crazy.se piquet n era rápido.imagine se ele fosse?quantas corridas ele teria ganhado em monza?se sem ser ràpido, como vc diz ele ganhou 4.e monza n e monaco.o cara tem q afundar o pé.
va pentear macaco q e melhor.

Jorge Roberto Alves
Jorge Roberto Alves
16 anos atrás

O FLÁVIO pode confirmar a história: segundo fiquei sabendo, inclusive ví fotos que comprovavam isso, AYRTON SENNA e NELSON PIQUET até foram amigos ( não daquele tipo de ir na casa do outro, convidar pra sair junto, de tomar umas brejas juntos ), porém NELSÃO sabedor da qualidade do AYRTON e conhecedor ainda maior da capacidade da sua equipe na época, a BRABHAM de não conseguir fornecer equipamento de ponta para dois talentosos pilotos, vetou a contratação de AYRTON ( história que todo mundo já sabe ). E AYRTON sabedor que a BRABHAM era uma equipe de ponta ( afinal, em menos de 4 anos, tinha conseguido 2 campeonatos de pilotos ), tinha o piloto top da época ( NELSÃO ), apoio de um grande fabricante de motor ( BMW ), era de propriedade de UNCLE BERNIE ( pre$ci$a dizer alguma coi$a ? ) e era aúnica equipe de ponta que tinha vaga disponível, AYRTON nunca engoliu e entendeu a negativa e impedimento de NELSON PIQUET ( algo que depois AYRTON SENNA acabou fazendo com seus companheiros de equipe, e nós brasileiros encaramos como corretíssimo, menos quando um tal queixudo alemãozinho, que adotou uma vira-lata made in BRAZIL, fazia com um gordinho jogador de golfe, made in BRAZIL !!!!)

Humberto Corradi
Humberto Corradi
16 anos atrás

O Fernando Vanucci, parecendo um bicheiro carioca antigo, está impagável

ótimo post

Helio
Helio
16 anos atrás

claro, o Piquet não era burro. Mais do que ninguém ele sabia que o Senna era o Melhor do mundo e não deu outra, em 88, Senna foi o campeão.

Alex
Alex
16 anos atrás

Notei a desinformação do autor da matéria. A MotoGp esteve no Rio até 2004, e não 200…

Zuquim
Zuquim
16 anos atrás

Teve um maluco dizendo ai embaixo que o Piquet não era rápido.
Como assim, cara-pálida ?
O homem foi tricampeão de F-1 e não era rápido?
Haja paciência…

Fabio
Fabio
16 anos atrás

Caramba, é o Renato Mauricio Prado msm.Diferente pra caramba. Hoje ele não aparece na TV suando desse jeito. Mas é dos mais lúcidos comentaristas esportivos q há por aí. Flamenguista roxo.

Rodrigo Borges
Rodrigo Borges
16 anos atrás

E as datas? Vai tomar o primeiro contato com o carro dia 23 de fevereiro e dia 2 de março o carro embarca pro Brasil. Hoje em dia nem a Force India trabalha com estes prazos.

nardo77
nardo77
16 anos atrás

Acho que ele tinha tomado ums e outras… o reporter…

Crazy
Crazy
16 anos atrás

O Piquet não era muito rápido mas era inteligente.

Kiko
Kiko
16 anos atrás

@Fabiano Um
é o Renato Mauricio Prado mesmo, que atualmetne está na Sportv.

a primeira materia da raiva de assistir…
destruiram jacarépagua, e agora deram o tiro na cabeça de vez.
Sempre sonhei em assistir um GP de F1 lá (mesmo sendo Paulistano) mas, vou ficar só na vontade.
Parabéns CBA!

Raphael
Raphael
16 anos atrás

Caso eu não esteja enganado o outro piloto escolhido pelo Piquet seria o Prost.
Ele sempre demonstrou muito respeito pelo francês apesar da rivalidade entre eles.
Mais uma vez o Piquet demonstrou toda a sinceridade que marcou sua vida e sua carreira.

Fabiano Um
Fabiano Um
16 anos atrás

O repórter em questão, se não estou enganado, é Renato Mauricio Prado…

Midas
Midas
16 anos atrás

Cortaram o resto. E quem seira o segundo escolhido pelo Piquet?