o banana da stock

SÃO PAULO (coisa feia) – Quando chamei Renato Russo de bundão aqui na semana passada, não foi à toa.

Ele deu uma histórica entrevista à repórter Erica Akie, de “O Estado de S.Paulo”, com uma denúncia gravíssima. Disse que pilotos da Stock se drogam e ingerem álcool antes das corridas. Pediu antidoping na categoria. Achei que estava prestando um enorme serviço ao automobilismo brasileiro.

Mas aí, diante da repercussão e da possibilidade de ser punido, voltou atrás. Falou em outras entrevistas que foi mal-interpretado pela jornalista. Desqualificou seu trabalho. Alegou que ela não entendeu bem o que queria dizer.

Bem, para tirar qualquer dúvida, aqui está F10E113406FAC0D3CC7505210B7" target="_blank">a gravação da entrevista. A contagem de tempo é regressiva. O trecho com as denúncias começa a 14min21s do final. É ele quem toca no assunto. A repórter nem perguntou nada. “Tem piloto que bebe uísque antes da largada. Tem piloto que fuma maconha, que cheira”, disse Russo. E depois falou também que há pilotos que “tomam bomba”, porque ficaram muito fortes nos últimos tempos. “Isso altera.”

Erica apenas fez o seu trabalho, e muito bem. Não interpretou nada, nem bem, nem mal. Simplesmente passou para o papel o que ouviu de Russo.

Sua atitude em relação a ela deixa claro, portanto, que o piloto não quis prestar serviço nenhum ao automobilismo. Se quisesse, manteria a palavra. Sustentaria as denúncias. Assumiria as acusações. Só que não fez isso. Recuou, com o rabinho entre as pernas. Querer se safar de eventuais punições acusando a repórter de não ter entendido o que disse é patético.

Mas, no fim, mesmo sem querer, prestou um serviço ao automobilismo, sim. Graças a essa entrevista e ao barulho que ela causou, a CBA e a Vicar vão fazer antidoping na Stock em 2008 — ao menos é o que prometem ambas, e espero que façam, mesmo.

Renato, um piloto de 40 anos que não teve culpa alguma no acidente que matou Rafael Sperafico e dele não precisa se defender, riscou sua reputação. Continua um banana, pois. Mas um banana útil, afinal.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
eu ja vi!!!
eu ja vi!!!
16 anos atrás

eu já vi cara se drogando 20 minutos antes da largada sim!!!
com certeza o Russo também já viu!!!
tinha piloto que corria na Inglaterra e ia buscar droga na Holanda…pelo amoe de Deus gente!!!só tem santo no automobilismo!!!parem com isso!!!
é um esporte muito caro , certo? vc acha que pelo o menos um pouquinho de pilotos “mimados” que não tiveram uma criação decente , com carinho e amor , e com isso rola umas “revorta” na cabeça , longe de casa , más companias , etc , não vai dar uns “pegas” , JÁ VI ALGUNS SIM!!!

Paulo
Paulo
16 anos atrás

O que mais me irrita é ter que concordar com o FG… Grrrrr…

dado andrade
dado andrade
16 anos atrás

Amigo Sergio.O que nao tem cabimento e a gente ficar arrepiado,e com isso,crucificando um cara que saiu de uma senhora porrada,e dando ele de bandeja aos dirigentes de quinta categoria.RECONHECO QUE ACELEREI UM POUCO nos meus comentarios.Sds. Dado Andrade.

Itamar
Itamar
16 anos atrás

Não sei que tipo de piloto profissional é esse que se sujeita a largar com um bando de drogados. Vc disputaria uma curva com um cara que tomou whisky antes da largada? Que deu uns tiros? Que fumou?
Será que o cara que jogou o Rafael Sperafico para o muro estava sóbrio?

sérgio
sérgio
16 anos atrás

Amigo Dado Andrade……. Eu sinceramente não acho justo dar adjetivos pejorativos tipo “banana” a um piloto brasileiro…….. Tenho certeza que o Renato Russo tem que rebolar para angariar fundos, digo, PATROCÍNIOS, para correr…. Além do mais, o cara sofreu um grave acidente onde carregará sequelas para o resto da vida, e ainda tem uma CBA que é gerida por interesses que ninguém consegue entender, ou consegue……… sei lá!!!!!! A 10 anos atrás, tinha stock, tinha compeonatos de fórmula, tinha evento para todas as modalidades de 4 rodas……. Hoje, NADA!!!!! Não tem mais F-Ford, não tem mais F-opel, não tem mais F3, ou seja, MAIS NADA……. E quando um piloto que saiu da UTI, depois de sofrer um grave acidente que resultou na morte de um piloto, sem parte do intestino, ou seja, bem “lascado”, e fala o que todo mundo sabe, esta formiguinha do automobilismo sofre pressões da “competente” CBA para se calar……… O Russo não tem como “mudar o mundo!”……. Ele é um profissional do automobilismo, e como tal, deve dançar a música do evento, este sim mal gerido pelas entidades…….. Já o Cacá, de forma nenhuma me refiro a pilotagem dele…… O cara é bi-campeão na STOCK, e por méritos só dele…… O sobre nome dele não pisa no acelerador é verdade……. Mas ele, que tem “pistolão”, pode falar o que quer, como o fez na entrevista para a revista “playboy”, e nunca foi repreendido…….. Muito pelo contrário…… Já no caso do Russo, vixi!!!!!!!! Dois pesos, duas medidas…….. É só…… Que o Cacá acelera, isto é inquestionável……. Nada contra o piloto Cacá….. ele é o Nº1 inconteste!!!!!!! Só acho que não deveríamos exorcizar o Renato Russo……. O cara é bacana, falou o que sabia, e por causa disso, quase foi punido……… Eu acho que o piloto é BACANA, e não um “BANANA”……. Ele abriu os olhos de todos….. Méritos DELE!!!!!!!

Mr.  Ioso
Mr. Ioso
16 anos atrás

Só para entender, pois nunca cheirei, nem fumei…
Será que isso melhora a tocada… a ponto de prejudicar os outros concorrentes?
Ou fica na mesma??
Quem entender disso favor explicar.

dado andrade
dado andrade
16 anos atrás

SERGIO DE TAL…Voce foi que forcou barra neste episodio,pois como TAL,que sequer se identifica,e facil tirar um cara RIDICULO da parada e colocar o CACA,porque o cara tem pistolao.Que pistolao um cacete,o cara e BOTA ,e qualquer bota arruma pistolao de montao,nao precisa ser do pai,que tambem nao e nenhum criminoso ao apoiar o filho que queiram ou nao e a MAIOR BOTA DA STOCK no momento.Fui…Dado Andrade

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

não é só lá que está precisando não….tem gente virando touro e ninguém faz nada, tomando bomba (anabolizante) para cavalo, imagina só….

não só o aspecto esportivo, se chegarem vivos aos 25 anos, fatalmente e infelizmente terão grande chance de ter câncer em vários lugares além do preço que o resto do corpo cobrará, além do risco aos demais.

Dú
16 anos atrás

FG, sábado para o Celso Miranda, ele disse que não se referiu a stock, MAS SIM AO AUTOMOBILISMO Paulista. que já viu, que tal e tal e assim vai………………. . Já dizia meu Pai, antes de fazer uma cagada, me consulte!

MSM
MSM
16 anos atrás

No mínimo deveria ter provas para bancar a acusação, mas pelo jeito não tem como provar e daí desmentiu para não ser prejudicado.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Digamos que ele não é o primeiro que eu chamo de banana.

sérgio
sérgio
16 anos atrás

FG……. Você forçou a barra!!! O Renato Russo é um cara altamente respeitado no meio…… Foi um ótimo piloto de Kart, e está fazendo o seu trabalho na Stock…… Se a CBA, esta sim mal gerida, assim como a CBM, que estão dando o autódromo do Rio para o COB……… fazem pressão para calar pilotos, equipes e eventos, estes caras é que tem que ser “ESCULACHADOS”, não o piloto RENATO RUSSO……. é feio, pequeno e deselegante falar mal de um piloto que SOBREVIVE num meio PODRE….. E faz como pode……. Quem é vce para chamar o próximo de “banana”? O cara se mata para angarear patrocínios, se lasca todo……. Não é um CACÁ BUENO, que tem PISTOLÃO…… E pode falar o que quer, como quer………… Uma pena!

Denisson
Denisson
16 anos atrás

Certamente o Dr Stock falaria :

” É preferível ser um bêbado conhecido…do que um alcoólatra anônimo ”

Um abraço

wilson carpini
wilson carpini
16 anos atrás

o automobilismo brasileiro precisa de homens e não de meninos.

marcos
marcos
16 anos atrás

Terence Hill sente falta do Banana Joe.

Luiz
Luiz
16 anos atrás

Gomes, acho que o Russo não deve ser atacado “pela esquerda tb”, já que “pela direita” (CBA etc) ele já vem sendo bem bombardeado. A pergunta é: quem pode com a CBA? Vc, com a coragem que tem, e que admiro, tem dito poucas e boas, mas isso não abalou o stablishment. O Russo, mesmo sem querer, deu uma bela estocada. E acho que deve ter motivos para não querer ficar de cara com o iceberg na hora da batida. Então, pense bem, acho que ele não merece tantas críticas, mesmo tendo errado depois da entrevista. Parabéns para a repórter do jornal.

Cleber
Cleber
16 anos atrás

Acho que o Russo foi inocente demais pois, ao que se ouve da entrevista, ela mais parece um bate-papo. Mas ele sabia que estava sendo gravado. Deveria falar somente se pudesse provar. São coisas que todo mundo ouve no autódromo em um fim de semana de corrida, mas como provar? Russo percebeu a bobagem que fez muito tarde, e sempre é muito fácil chamar o jornalista de burro. Que o jornalista não entende o que ele diz.
Mas também tem o outro lado da coisa: acho que a matéria poderia ser aprofundada: conversar com mais pilotos, buscar provas, investigar mais. Aprendi no trabalho que uma denúncia só pode ser publicada se houver evidências documentadas. É muito fácil, como dizemos no jargão jornalístico, ‘botar na boca’ do cara. É um tanto leviano. Mas ainda assim, foi válida a denúncia porque todo mundo sabe que isso acontece, sim, e houve pelo menos uma consequência positiva. Tanto que quando Cacá Bueno disse o mesmo à Playboy, não foi dado o destaque a isto.

antonio
antonio
16 anos atrás

Cada um é cada um …
Vai que o Renato não tenha como objetivo consertar o mundo . O que ele fez foi certíssimo : atingiu plenamente seu objetivo – tornar obrigatório o anti-doping dado a repercussão que a matéria obteve – sem precisar correr maiores riscos de punições … Até aí tudo bem , nada contra .
Feio foi desqualificar o trabalho de fato bem feito da jornalista . Pra tirar o dele não precisava colocar o dela .
Altamente condenável …

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Quando eu li essa matéria do Estadão (tambem publicada pelo JT), imaginei que o Renato, abalado pelo acidente com o Sperafico, estaria “pendurando o capacete” e sem nada a perder iria sair de cena, “mandando ver no ventilador”.
Mas devido às pressões das “forças ocultas” e das não ocultas, afinou legal.
Agora, se as medidas da CBA forem sérias de verdade, vai ter neguinho sendo reprovado na prova do xixi, ah vai.

Luciano Herandes
Luciano Herandes
16 anos atrás

Concordo inteiramente com você Flávio. É muito fácil jogar a culpa na imprensa quando não tem competência para assumir o que se fala. Nossos parlamentares que o digam….são outros bananas !!!

André Buriti
16 anos atrás

É como eu coloquei lá no meu bloguinho, a culpa disso tudo está nos pilotos que pagam e aceitam isso, não adianta uma minoria se rebelar e se prejudicar quando a maioria não está nem aí.
As coisas só mudarão no dia que os pilotos tiverem uma atitude como os da Biland, que deram uma banana pra CBA e vão correr o seu mundial aqui, afinal de contas quem manda nessa joça no final de tudo é a FIA e ela quer mais é que tenha mais gente correndo.
Dane-se que a CBA não reconheça a corrida, a FIA já deu o aval.
Isso ainda vai acabar mal pra CBA, esperem pra ver.

Harry
Harry
16 anos atrás

Nada como bananas em republicas de bananas. E viva o gravador.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

É, 40 anos nas costas e carreira inexpressiva. É um piloto de stock cars mesmo.

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

É isso ai Gomes! matando a cobra e mostrando o pau….

Luiz Affonso
Luiz Affonso
16 anos atrás

Desdisse porque amarelou, porque disse mesmo…

ricardo74mg
ricardo74mg
16 anos atrás

Concordo com as suas colocações acerca da falta de coragem do piloto ao não sustentar o que afirmou de forma tão categórica. Só não concordo com os termos usados, como “bundão” e “banana”. Além de ofender gratuitamente uma pessoa, com evidente risco de processo por conta disso, esbarra na falta de educação e dá motivos para os críticos alegarem que você efetivamente tem muito contra a Stock e peca na falta de argumentos. Não perca o foco da sua corretíssima visão da categoria.

Jef
Jef
16 anos atrás

Gomes:

Naquela ocasião eu vi esse mesmo BUNDÃO dando entrevista na Globo num daqueles programas esportivos, não me lembro qual, onde ele repetiu tudo aquilo que disse na entrevista, só que para as cameras. Teve até comentários no mesmo instante de outros pilotos, como o C.Bueno, que também meteu o pau dizendo que eles já haviam prometido o dopping fazia 2 anos e nada.

As imagens não mentem…

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
16 anos atrás

Só corrigindo meu comentário anterior: “É (sic) alguns da light e a maioria da V8”.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
16 anos atrás

Tem um cara junto com o Renato Russo na entrevista que corrobora as informações. Quem seria? O piloto pedir desculpas ao Carlos Col pela irresponsabilidade da repórter foi demais… Bom, eu interpretei do mesmo jeito, e publicaria a mesma coisa que ela. E ainda colocaria a proporção das coisas: todo mundo na V8 e alguns na Light…

Pé de Pano
Pé de Pano
16 anos atrás

FG, se o Renato Russo é um banana, a CBA/Vicar é uma bananona de pijama!!! Quando o Cacá falou na Playboy, deveriam ter tomado uma atitude também, ou ficaram com medo do filho do Galvão Rede Globo Bueno?

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

É, realmente é um bundão. Aliás, a categoria está cheia deles. E nada melhor que bundões para se sujeitarem às normas, regras e censuras impostas pela CBA.

marcelo costa
marcelo costa
16 anos atrás

Nossa gente que entrevista BOMBÁSTICA !!!

Com a gravação ficou 100 vezes mais complicado que antes…af
A repórter Erica Akie fez perguntas que qualquer um iriam fazer…Ela mesmo disse:
“Sabe que essa questão eu nunca tinha pensado” com relação as drogas.
Ou seja ela ela perguntou de antidoping já imaginando uma resposta mais ou menos assim:
“Isso não existe na Stock”

So que o Russo “disparou” pra todo os lados…falou tudooo e mais um pouco. E ninguém fala uma coisas dessas se não viu algo de errado .

Olha gente que façam esse exames o mais rápido possível para ver quem ta certo ou errado…que eu saiba tem exames que acusam substâncias no corpo ate uns 3 meses antes.
Deu positivo no exame: Expulsa o piloto das corridas!(vai ter categoria que metade do grid vai “cair” pelo que eu vi…)

Que os bons pilotos se unam nessa hora com o Russo pelo próprio bem deles, pois estão correndo sério risco de vida com esses “doidões” na pista e os que não tem o mínimo conhecimento em corridas. Cacá já tinha “alertado” na Playboy e ninguém fez nada…pra variar ficaram enrolando(Cartolas) como é normal em tudo no Brasil.
Mas nem tudo esta perdido tem pessoas que querem um automobilismo sadio e verdadeiro.
Que eles se unam nesse momento e fiquem ao lado do Russo. Ta na cara que ele ta sofrendo uma forte “pressão”…

Espero que as cosias mudem para melhor…porque pelo que to vendo não tem mais o que piorar…Drogas em corrida é um absurdo!!!

Espero que de positivo nos exames em uma meia dúzia…so assim vão ver que Cacá e Russo, mesmo “recuando” estavam com a razão.

Parabéns a repórter Érica e a vc Gomes que esta mostrando a verdade!

Alessandro Candido
Alessandro Candido
16 anos atrás

Banana útil????
esse cara foi uma besta, fazer uma asneira dessas aos 40 anos????
Com um padock que usa esse tipo de coisa pra correr, nada ia acontecer???
Acho que ele foi muito inocente de achar que ia fazer uma denúncia desse tamanho e ninguém ia falar nada…
Renato, depois dessa enfiar a viola no saco e vai chorar na sua casa…

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

É como sempre acontece, a culpa é do repórter… parece a mesma história que aconteceu com o Robson Morelli, também do Estadão/JT, quando de uma declaração do Da Lupa dizendo que a Portuguesa, time do qual é presidente, acabaria se caísse para a 3ª divisão. O cidadão, depois, apareceu na Globo desqualificando o repórter e dizendo que não tinha dito nada daquilo… baita saída pela esquerda…

É mais fácil ser bundão e recuar do que manter a palavra… aliás, bons tempos em que a palavra de uma pessoa era tudo… acho que até o homônimo dele não recuaria num caso desses, pelo contrário…

Total apoio à Erica…

Alan Bandeira Preta!
Alan Bandeira Preta!
16 anos atrás

Acho que sei quem é o Catarinense sem noção que ele cita, o pai ee dono de 2 concessionárias de Corollas aqui em Floripa, o muleque é um prego, rs. Corria na terra de golzinho e vai se meter na Stock pra agradar o pai…. Ee lamentável. Como um Guaraná Menezes ta na light? Ou melhor, o que ele ta fazendo na Stock! Ingo!? As coisas precisam melhorar muuuito.

Tuvuca
Tuvuca
16 anos atrás

É um subterfúgio comum esse, de entrevistados dizerem “não foi bem isso que eu disse”. Ainda bem que as gravações provam o contrário.