O PAI DO GOL

SÃO PAULO (menorzinho) – E não é o José Silvério, da Rádio Bandeirantes… Trata-se do VW Polo alemão que não chegou aqui. As fotos foram enviadas pelo Eric Veríssimo.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
luis
luis
16 anos atrás

como fui fazer essa burrada!

e claro que nao e o audi 80!

e sim o audi 50!

mas como ja disse nada aver com o gol a real inspiraçao e o golf cupe

mas as lanternas sao muito semelhantes

Lionel
16 anos atrás

Parabens ao amigos do Gomes….Roberto Hackmann e McLaren..Eu sabia que a Volks tinha parado o motor à Ar só não sei quando…ano passado ou retrazado….enfim tirou do Gol em 1986 e continuou fabricando digamos até 2006. na Kombi…pô são 20 anos…custava voltar num carrinho qualquer…com esse preço sugerido …uns 10 mil…ou na propria carroceria do gol LS ? ? ?……Paciencia…..ah.. esse pessoal que esta precisando de peças..talvez possa ajudar…restaurei uns 80 carros desses ná época 1989 …conheço cada parafuso….esse 83 LS restaurado não tem preço…roda o Brasil todo e não quebra. nada ..eta carrinho bom… ….saudades…como eram os Opalas…..

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
16 anos atrás

Prezados Amigos,

gostaria de agradecer as dicas dadas pelos colegas Eduardo Prado, Nilton Lopes, Felipe W e Eric pelas dicas aqui prestadas, passei uma hora de almoço muito instrutiva.

Ao colega Lionel o motor do Polo sempre foi refrigerado a água, que eu me lembre Polo, Derby, Golf e Jetta nunca tiveram motor refrigerado a ar e ainda pelo que eu saiba este motor não é um projeto VW, mas sim AUDI, pois a VW somente adquiriu a tecnologia do motor refrigerado a água quando assumiu a Auto Union, mas existem pessoas bem mais credenciadas que eu para falar deste assunto por estas bandas !

Será que o Eduardo Prado poderia me dar umas dicas sobre o site ou fórum fusca4ever.com.br ?
Ali também são discutidos assuntos pertinentes ao GOL. Explico porque, estou restaurando um Gol LS 83 e estou precisando de dicas e especialmente de algumas peças para concluir o trabalho, será que encontro neste site ?

A titulo de curiosidade, aqui em Sorocaba, no bairro do Eden existe um VW Derby como totem de um Ferro Velho. não sei se o dono vende, mas acho que não compensa, pois o carro está sem a parte mecânica pelo que pude ver e acredito que sem o interior, mas se alguém se interessar passo por lá e pergunto mais detalhes e mando fotos do carro.

Abraço a todos !

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Lionel, a VW não fabrica mais motor refrigerado a ar não. O último foi o 1.6 boxer da Kombi, que devido as normas do Conama, foi substituído pelo 1.4 refrigerado a água do Polo exportação.

allan
allan
16 anos atrás

O golf cresceu e ocupou o lugar do passat na europa, que migrou de nicho. Ja o gol permaneceu como eterno popular. No G3 parecia que iria virar compacto premium, mas…

Lionel
16 anos atrás

O que ninguem falou….é se esse alemão tinha motor a AR ou a AGUA….gostaria de saber ….o nosso aqui começou em 1980 com motor à AR…..era exelente….(para os consumidores) para a Volks não…..pois o carro não quebrava….e êles ganham na reposição de peças …exemplo se um Gol custava 25 mil pronto e se você quizer montar um vai gastar 100 mil …ou seja ganham vendendo peças POIS OS IMPOSTOS no Brasil são muito caros….Aí tiraram o motor a AR .em 1984 no LS e S e deixaram no BX…só até acho que 1986 e .inventaram um monte de estórias como motor de enceradeira…etc e o povão caiu….e puseram o motor à agua …que dá mil vezes mais manutenção ……resumindo a Volks fabrica o motor à AR até hoje…..não poderiam relançar …com motor à AR por um preço digamos 10 mil ? ? ?…..já foi falado isso milhares de vezes na imprensa especializada…quatro rodas , etc…..aí Eu pergunto quem não deixa a Volks ou o Governo com a mais alta taxa de impostos do mundo? ? ?

Max Mosley
Max Mosley
16 anos atrás

A maioria já matou…gol bx (com refrigeração de ar, que é pra ser mais pobre), mas também é o embrião do primeiro Golf. É a tal da “família” que otimiza produção, reduz custos e, é claro, oferece carros de pouca personalidade.

PS: Ao ler a trilha sonora do Nick, de muito bom gosto por sinal, eu lembrei de um outro carro. O grande clássico da indústria soviética…..e do ferro-velho.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Não só sei, como ele já foi tema de post aqui. Você é que conheceu o blog depois!

Mario Bauer
Mario Bauer
16 anos atrás

Bom, a maioria já corrigiu este pequeno deslize (menos o amigo que sugeriu quye seria uma vesão hatch do Audi 80…)

Mas estou profundaente decepcionado com você Flavinho!

Você, o nosso verdadeiro Senhor Dos (quatro) Anéis brasileiro não sabe que havia este meso carrinho da Audi, chamado Audi 50…???

Olha que gracinha na versão Grupo 2 da época:
http://homepage.mac.com/frank_de_jong/Pictures/1975/Nurb-1975-90.jpg

Eric
Eric
16 anos atrás

Roberto,
O projeto BY existiu somente como protótipo e tenho certeza que lá em SBC,tem um BY prata e a frente dele é do Gol 1987.
Aliás,ao lado tem um Santana alongado(chines)e mais algumas jóias.
Esse Polo é igual no tamanho ao Audi 30 e não ao 80 hatch,conforme mencionaram abaixo.

eduardo prado
eduardo prado
16 anos atrás

o BY era basicamente um Gol – bastante simplificado, por sinal – com a traseira do Polo II ( reta, como uma perua encurtada ). O projeto nao vingou simplesmente porque nao trazia nada de revolucionário em relacao ao Gol, a nao ser uma traseira bem mais feia. Era um carro que nao faria sentido em ser lancado. Na verdade foi uma decisao bem acertada da VW. De uma certa forma, o veículo que entrou no lugar do natimorto BY foi a série pé de boi Gol BX ( que continuou com motor a ar até 1986 ).

Carrera
Carrera
16 anos atrás

Em qq lugar do mundo os carros da VW são iguais. As mesmas linhas, os mesmos retrovisores, parachoques, maçanetas, rodas… tudo igual, em qq lugar… só mudam os detalhes, como sempre, tudo igual….

Paulo R. Filomeno
Paulo R. Filomeno
16 anos atrás

Mais um com o maldito vidro plano na traseira, que é bom pra ofuscar todo mundo que está atrás (é só andar atrás de um dos Gols e Paratis da geração 1 que ainda rodam por aí).

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

Roberto Hackmann,

vou consultar minhas “fontes” a respeito da história do projeto BY, que já me foi contada uma vez, mas a memória agora me trai, ô idade ! hehehe

LBM
LBM
16 anos atrás

Uma amiga da minha esposa tinha um destes, acho que uma geração mais nova, comprado de uma embaixada aqui de BSA.

luis
luis
16 anos atrás

chegaram rapido!

o gol foi inspirado no sciroco!

esse polo era a versao vw do audi80 hatch

alias nao chegou por aqui?
nananina nao(com falaria o nick b)

tem um aqui perto verde aqua

se o dono vende?

nao!

Humberto Corradi
Humberto Corradi
16 anos atrás

Gol BX

Eduardo S SP
Eduardo S SP
16 anos atrás

Flávio, lhe enviei o link de tres belas musicas, espero que o email tenha chegado, já que há tempos não lhe envio algo

Quanto ao Polo Mk I, acho simpatico e há quem diga que seria ele o escolhido antes de surgir o Gol

Racer-X
Racer-X
16 anos atrás

Que Horror!!! A traseira se parece com a do Fiat 147!!! : O

HM
HM
16 anos atrás

o Gol é o filho do passat, do scirocco e do polo um pouco tambem… mas acho que em design ele é mais o scirocco do que o polo, ja em mecanica é mais o passat (longitudinal)

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
16 anos atrás

Caro Amigos,

tenho uma dúvida a respeito deste post do Flavio e talvez alguém dentre os conhecedores possa me ajudar. O meu pai e outros da VW que estavam na ativa no final dos anos 70 e inicio dos 80 quando o Gol foi desenvolvido, me explicaram que o Projeto BX que vem a ser o Gol foi baseado no Golf e no Scirroco ( laterais ) da VW alemã, mas que o design efetivamente foi feito por aqui e que o Projeto BY que não vingou seria baseado no Polo.
Alguém conhece bem esta história e poderia nos contar algo por aqui ?
Que o Projeto BY existiu disto eu lembro bem, pois vi varias peças dele no laboratório de protótipos da empresa em que meu pai trabalhava e eu gostaria apenas de tirar a dúvida que registrei aqui.

Obrigado e um abraço a todos !

Wilker Loures
Wilker Loures
Reply to  Roberto Hackmann
6 anos atrás

Olá, ao buscar uma resposta me deparei com o debate dos senhores. Gostaria de saber se BX designa a carroceria dos gol “quadrados” ou é exclusivamente referente ao motor, aos gol de motor BOXER?

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

Gente o projeto do Gol é nacional, mas obviamente que a montadora, a VW no caso, vai orientar o design do carro segundo a “cara” de seus produtos existentes.

Não se esqueçam que aqui somos uma filial, então obrigatoriamente tudo que é feito aqui tem de passar pelo crivo da matriz na Alemanha.

Hoje temos uma turma brazuca muito boa lá na matriz que não deve nada para os europeus.

até um fato curioso que o ultimo face-lift feito no Polo é obra de um brasileiro e toda a “linguagem” dos novos modelos da marca , principalmente os faróis, estão sendo orientados pelas linhas desse face-lift do Polo.

Agora, voltando a vaca fria, eu pessoalmente acho que o Polo nem seria o que mais influenciou o design do Gol, ao meu ver ele teria sido muito mais influenciado pelo Scirroco.

Rafael
Rafael
16 anos atrás

parece um Fiat 147

Eduardo Prado
Eduardo Prado
16 anos atrás

Os Polos I, II e III sao todos menores que o Gol ( o modelo Brasileiro é o 5 )
O Polo tem motor transversal, o Gol Longitudinal.
As dimensoes do Gol sao muito semelhantes ao do Golf I e a configuracao de carroceria, para acomodar o motor longitudinal, é bastante semelhante ao Passat.
O desenho da lateral do Gol foi inspirado no Scirocco.

O Polo II Coupé, por sinal tem a mesma linha de lateral do Gol e foi lancado depois…

Leiam a história do Gol, aqui:
http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/gol-1.htm

Leiam a história do Polo, aqui:
http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/gol-1.htm

Eduardo Prado
Eduardo Prado
16 anos atrás

a história do Polo está aqui, me desculpem:
http://www2.uol.com.br/bestcars/ph/118a.htm

Nilton Lopes
Nilton Lopes
16 anos atrás

Tá certo que as lanternas traseiras e a frente (exceto pelos faróis redondos) são idênticas, mas lembro de um Matchbox, que tinha quando garoto, o qual eu jurava ser era igual ao carro novo do meu pai, era um Scirocco: http://www.paodeforma.com/vwt2/familia/images/0%201974%20Scirocco.jpg
http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/vw/antigos/scirocco-1.jpg
Desenho da Karmann sobre na base do Golf. Foi o Scirocco que emprestou suas linhas ao nosso Gol, chegou a ser importado para cá pela VW para estudo. Tá tudo lá no no Bestcars: http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/gol-1.htm

Eric
Eric
16 anos atrás

HAHAHAHAHAHAHA…….deixa eu me recuperar do texto do Nick Bee abaixo e já volto….HAHAHAHAHAHAHHAHA

Eric
Eric
16 anos atrás

Alek….é o Fox que arranca o dedo.

Veloz,esse Golf Cabrio é bem legal e eu já vi tbém.
Esse carro da foto é um POLO.
Tenho uma Quatro Rodas de 77 eu acho com esses carros na antiga pista de testes da Vemag para serem testados e assim saiu em 80 o nosso GOL,muito parecido,não acha???
dizem que o projeto do Gol é nacional….humpf…..

Alekseik
Alekseik
16 anos atrás

Será que esse carro arranca o dedo do dono tb??

DEX
DEX
16 anos atrás

Demorou… tarda mas não falha. Aos poucos se desmacaram os mitos de carros das grandes montadoras que diziam que os carros eram projetos brazucas… Ah ha ha….

Leo
Leo
16 anos atrás

Na verdade é como o Mini Morres que é Inglês, Fiat 147, Italiano e este ai é alemão…..

Nick B.
Nick B.
16 anos atrás

Fla,

Seu colo como
Se não fosse um tempo
Em que já fosse impróprio
Se dançar assim
Ela teimou e enfrentou
O mundo
Se rodopiando ao som
Dos Bandolins…

Pode ser loucurinha de minha parte, mas olhando este VW Polo alemão, achei-o semelhante, na foto traseira, ao Lada. Procede?

Queridão, quero fazer um esclarecimento acerca da minha quase ausência de ontem:
Por minha vontade, teria postado em todos os assuntos de ontem.
Ocorre, entretanto, que fui acometido por uma vexatória liberação incontida de gases pra lá de desagradáveis (tanto no som, quanto no odor).
Tudo isso, certamente, resultante da torre de babel gastronômica que me submeti no final de semana.
Ontem, se alguém fosse ao Aurélio procurar pela palavra flato, certamente teria uma foto minha por lá.
E eram ventosidades doídas, tornando o meu dia bastante complicado.
Precisei me isolar, não sem antes tentar me livrar do incômodo.

Cheguei até ligar para a minha mãe e relatei o que acontecia.
Pensava eu, ingênuo, que a véia ia tirar da cartola aquelas soluções mágicas e caseiras da vovó.
Que nada!
Pude perceber, mesmo que discretamente, os sorrisinhos contidos na minha mãe ao ser informada de meu drama.
E a danada ainda disfarçava, dizendo que a ligação tava cortando, que depois ligava.
Quando eu já estava perdendo a paciência e perguntei o que poderia resolver o meu problema, ela foi na lata:
O negócio é liberar mesmo, meu filho.
E desligou abruptamente o telefone, certamente para cair em intermináveis gargalhadas.

O pum é algo que pode tornar o seu dia bastante desagradável, não é mesmo?!

Ontem,ainda por cima, abatido pelos flatos revoltosos, precisei passar no supermercado e justo na hora em que estava no caixa os danadinhos resolveram dar o ar da graça.
Fiquei disfarçando, fingindo que não era comigo, mas é constrangedor ver a operadora do caixa se socorrendo do lencinho amarrado no pescoço, o qual compõe o seu uniforme, para filtrar o ar.
Podem ter certeza que tão cedo não volto naquele estabelecimento comercial.

Por essas razões, Fla, ontem não pude postar com a freqüência que pretendia.

Brigadinho pela compreensão.

Nick B.
(ouvindo Faith No More, Falling to pieces).

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Um deles chegou sim, e o proprieta’rio mora na minha rua.
E’ um Golf Cabriolet 1979, o mesmo carro que saiu na capa da revista Antigos de Garagem quando o seu DKW verde alface foi mostrado.

Francisco
Francisco
16 anos atrás

Mistura de Passat antigo e Gol BX. O Gol era igualzinho. Projeto nacional…humpft!

bruno mantovani
bruno mantovani
16 anos atrás

Que coisinha linda….queria um pra mim!
Flávio, o projeto da VW Brasília é nacional ou adaptação de algum projeto alemão? Digo isso pq a Brasília tem um conceito bem parecido com esse Polo…