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O projetista ofereceu a idéia a Ken Tyrrell, que a adotou com ligeiras diferenças. Deu mais ou menos certo, ele colocou no currículo. Hoje, trabalha na Honda.

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censor
censor
16 anos atrás

Vamos lá.
A idéia original de 4 rodas na traseira, bem sucedida, não foi da March e sim da Auto Union.
Depois ainda veio um carro que correu em Indianápolis em 1957, o Pat Clancy Special.
Em 1977, veio a Ferrari, com o seu 312T6, baseada no Auto Union Bergrennwagen.
Junto com a Ferrari (antes? depois?)a March projetou o seu 2-4-0, também em 1977, procurando conseguir melhor tração, o que também era o objetivo da Auto Union, criada devido a pouca capacidade de tração dos pneus disponíveis e pela grande potência de seus motores.
Os dois modelos não funcionaram direito, tanto que foram abandonados por seus criadores.
Quando a Williams desenvolveu seu carro, conseguiu não só uma melhor tração, usando até pneus slicks na chuva (os 4 pneus “iniciais” que eram de chuva quase que “secavam” a pista para os “últimos” dois pneus traseiros, que eram slicks), mas o grande salto foi na aerodinâmica.
Naquela época, 1982, se utilizavam as mini-saias e com rodas dianteiras colocadas na traseira conseguiam prolongar a mini-saia por todo o comprimento do carro, passando de uma relação “lift/drag” de 8,2 para 13,4.
Foi nessa hora que a FISA proibiu os carros de 6 rodas.
A meu ver, foi aqui que o conceito se provou correto e o mérito é todo do tio Patrick, pois foi o único que o fez funcionar e não o abandonou.
Foi forçado a abandoná-lo.

Allan
Allan
16 anos atrás

o projetista ofereceu à March que usou 4 rodas na traseira… [2]

O da Williams veio depois.

Tio Patrick explicou que não entendeu o conceito da Tyrrell, já que as rodas atrás, sendo as mesmas usadas na frente, eram mais estreirtas e, por não terem qualquer proteção, melhoravam consideravelmente a aerodinâmica na parte de trás.

E este foi o conceito que foi sendo aplicado na F1: hoje acredito que tenham uns 30cm a menos do que um modelo asa de 82… Mais estreito atrás, mais velocidade, mas menor formação de vácuo…

rOBERTO
rOBERTO
16 anos atrás

As 4 rodas traseiras distribuem melhor o peso. Reparem nas bagagens colocadas em cima do carro. Isso se chama pioneirismo!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
16 anos atrás

Antes de ir trabalhar na Honda, o cara escreveu o código de trânsito brasileiro, permitindo que se “truque” caminhões, aumentando assim sua capacidade de carga, porém sem mudar motor e freios. Uma aberração!

censor
censor
16 anos atrás

Desculpe mas quem fez um carro com 4 rodas motrizes foi a Williams (leia-se Patrick Head). Está lá no museu deles.
Esse carro deu certo até demais, tanto que foi proibido logo depois dos primeiros testes, pois sua superioridade demonstrada em pista, era tão grande que apavorou a concorrência.
Resultado: não fez nenhuma corrida.

A Tyrrel fez com 4 rodas na frente e não resolveu o problema de arrasto aerodinâmico, que era o objetivo deles, ao tentar diminuir a área frontal. Só esqueceram que as rodas traseiras continuavam imensas e portanto o carro mantinha a mesma área frontal.

Flavio
Flavio
16 anos atrás

Kkkaaaa!! Isso é hilário!

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

A Honda que faz o Fit e o Civic é a mesma que faz o F 1 ?

wilcimar
wilcimar
16 anos atrás

Esse aí é o carro que o Rubinho vai correr no GP Brasil deste ano, na sua despedida da F1.

Fabio de Castro
Fabio de Castro
16 anos atrás

Perguntar não ofende: Como "ISSO" fazia curvas?

Jack S.
Jack S.
16 anos atrás

Ken Tyrrell deu uma melhorada, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

917K
917K
16 anos atrás

Perdão sr Flávio , o projetista ofereceu à March que usou 4 rodas na traseira…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

Pô, eu achei lindo!
É “simprão”, mas é lindo!