PAREM TUDO E VEJAM

SÃO PAULO (para ver, rever, ver, rever…) – Sidney Cardoso nos dá mais um presente de valor, como diriam os locutores de antigamente, incomensurável.

Trata-se do registro em filme das 250 Milhas do Rio em 1968.

Não vou falar nada. O Sidney explica em dois vídeos que estão no YouTube. O primeiro, aqui. O segundo, aqui.

E depois de enxugar os olhos, deixe seu agradecimento ao Sidney aqui mesmo. Ele lerá.


Clique na foto para ver o vídeo sem interrupções

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Amigos
Como disse Paulo Uzêda estive sem internet.
Graças a ele e esse boteco eletrônico pude refazer contato com Rainer e foi o que ele disse.
Estávamos na dúvida de que carburador seria, afinal já se passaram 40 anos, lembro-me que Ricardo há um anos atrás tinha dito que aquele não era o Stromberg era Solex, depois achou que sim, daí pra não passar informação equivocada preferimos suprimir a marca do carburador na filmagem.
Rainer se lembrou que era o Solex 40 PII (ii em letras maiúsculas), que era utilizado no motor Porsche 1.600c e em alguns carros Jaguar de rua. Já corrigimos no filme que vai para o DVD.
Thiago Azevedo
É isso ai, a turma era bem camarada.
Italiano Piloto
Que eu me lembre foi a a primeira vez sim.

Italiano Piloto
Italiano Piloto
16 anos atrás

Encontrava-me nessa corrida de 1968. Gostaria que me respondessem- se essa foi à unica corrida que á ALFA de Mário Olivetti andou + que às Alfas de S.Paulo.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

Bem legal o clima de camaradagem, com o Ricardo ajudando a acertar o carburador. Fico imaginando isso numa Stock!

Muito legal o vídeo!

E aquelas Alfas, hein? Elas têm porte e cara de bravas! Lindas! Aliás, carro bonito é o que não falta nesse vídeo!

Paulo Uzêda
Paulo Uzêda
16 anos atrás

Para todos os Blogueiros,

Prezados,

O Sidney Cardoso esta sem internet neste momento, e me pediu para informar que , após uma longa e prazerosa conversa com o Rainer Reutter, ele confirmou que o carburador usado foi um Solex 40 PII,
usados nos Porsches , e tinha na época um Jaguar de rua que usava o mesmo carburador.

Abraços

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Caro Zé Maria
Acabo de ser informado pelo querido amigo Maurício Morais, também amigo de Flavio gomes, que os filmes do Polar que você estava me pedindo estão em seu blog neste endereço abaixo:
http://mauriciomorais.blogspot.com/

Sonegheti
Fico feliz que tenha gostado, obrigado.
Grande Joaquim
Valeu, muito obrigado.
ALFACORSE
Olha, também adoro as Alfas Giulias TI, comecei correndo com uma, sempre me deu muitas alegrias é um carro bem resistente.

Paulo Uzêda
Paulo Uzêda
16 anos atrás

Sidney Cardoso,

Me mande seu email no [email protected] e eu t e mando ocelular do Rainer Reutter.

Um Abraço , Quando sai o DVD ?????

ALFACORSE
ALFACORSE
16 anos atrás

FG e Sidney, obrigado pela oportunidade, mais uma aula, narrada por quem esteve lá e viveu as emoções, sacia sobre maneira nossa sede por conhecimento.
Eu pessoalmente fico emocionado cada vez que vejo as “Giulias GT” em ação e em sua época!

abraços

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Ricardo Cunha e Sidney,

Já passei um email ao Luis Evandro Àguia, creio que a prova a que ele se refere seja as 500 Milhas da Guanabara de 1968, onde ele correu em dupla com o Expedito marazzi numa berlineta da Torke.

Abs.

Sonegheti
Sonegheti
16 anos atrás

Sydney e Flavio,
Obrigado pelas imagens mais belas que passaram pelos meus olhos nesta semana.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Caro Joaquim
Pra mim pode ter certeza você nunca será chato, pelo contrário adoro beber água na sua fonte.
Penso que deve ter se confundido porque naquela época a FAERJ costumava colocar dois nomes nas corridas, esta foi 300 Milhas do Rio – Prova Deputado Levy Neves, VI Etapa do Campeonato Brasileiro de Automobilismo.
Estou aqui com esta corrida escaneada da Revista Auto Esporte que me foi enviada por Ricardo Cunha, pronta pra ser editada colocando os nomes, etc.
Vou te passar parte do resultado, com certeza você se recordará.
1 – Luisinho e Moco Bino Mark II
2 -Chiquinho e Totó GTA
3 – Bird e Lian Mark I
4 -Wilsinho e Marivaldo GTA
5 – Carlos Souza e Dr. Jivago Fiat Abarth
6 – Emerson e Nataniel Townsend Desculpe-me, abreviar com os apelidos, fiz assim por causa da pressa, tenho um compromisso só poderei voltar à noite, estava marcado pra aquele dia do passamento de nosso amigo VELOZ-HP, quando li a notícia fiquei sem condiç~oes de ir e remarquei pra hoje.
Abração

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Eu que digo Grande André!
Sou testemunha de sua incansável luta em prol do Autódromo do Rio.
Infelizmente nosso prefeito não tem um mínimo de sensibilidade, só pensa em $$$.
Me disseram, aproveito pra colher este dado com você, que ele irá fazer outro pelas bandas de Deodoro onde os terrenos são mais baratos, pra lançar arranha-céus por ali.
Ninguém melhor do que você pra nos passar estas informações.
Abração.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Ricardo Cunha
Obrigadão pelas informações, creio que com elas o Luiz Evandro, Águia, poderá tirar alguma conclusão.
Amigos, como disse ao Joaquim, tenho que me retirar cedo do bar, mas à noite estarei aqui, se Deus quiser, e ele há de querer, pra continuarmos nosso agradável papo.
Abraços a todos.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Paulo Uzêda
Desculpe-me, na pressa troquei as letras, onde está US seria SU.

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
16 anos atrás

Sidney Cardoso:

Foi na primeira edição dos 1000 Km da Guanabara, em dezembro de 1966, que o Sergio Cardoso e o Carlos Alberto Sucupira chegaram na oitava colocação, com a Alfa Romeo Giulia.
Na reportagem publicada na Auto Esporte de Janeiro/1967, não consta o nome do Luiz Evandro “Aguia” nem do Expedito Marazzi no grid.

Em 1967 não foi realizada essa corrida.

A segunda edição dos 1000 KM da Guanabara foi disputada em 1968, mas as revistas Auto Esporte e Quatro Rodas não deram muito destaque a essa corrida, talvez porque o Campeonato Brasileiro daquele ano já estivesse decidido antes da sua realização. Só tenho em minhas anotações o resultado publicado na Quatro Rodas de Janeiro/1969, com os dez primeiros colocados:

1 – Wilson Fittipaldi Jr./ Francisco Lameirão – Alfa Romeo GTA
2 – Piero Gancia / Mario Olivetti – Alfa Romeo GTA
3 – Marivaldo Fernandes / Nathanael Townsend – Volkswagen 1600 (Equipe Fittipaldi)
4 – Inácio Leite / Luís Cláudio Nasser – Volkswagen 1600
5 – Ênio Garcia / Antonio Martins Filho – Volkswagen 1600
6 – Karl Von Negri / Olavo Pires – Volkswagen 1600
7 – Hercules Iraclis / Evangelous Koukas – Volkswagen 1600
8 – Alex Dias Ribeiro / João Luís da Fonseca – Protótipo Camber-Volkswagen
9 – Luís Della Tena / Ronaldo Vilela – Volkswagen 1600
10 – Flodoardo Arouca “Volante 13” / Roberto dal Pont – Carretera DKW “Mickey Mouse”

Não terminaram:

Luiz Pereira Bueno / Jan Balder – BMW 2000 TI

Como curiosidade, essa foi a última corrida disputada pelo “Volante 13”, que faleceu em 1969, por motivo de doença.

A terceira edição foi disputada no ano de 1969, e a reportagem da Auto Esporte de Janeiro de 1970 é bem completa e novamente não constam os nomes do Luis Evandro e do Expedito Marazzi entre os que disputaram a prova.

Assim, por eliminação, eles devem ter disputado a segunda edição, em 1968.

Um grande abraço.

Ricardo Cunha

André Buriti
André Buriti
16 anos atrás

Grande Sidney! Compartilhando esses filmes e nos remetendo ao passado, muito obrigado de coração.
Para quem hoje assiste o automobilismo agonizar.
É muito bonito ver essas imagens, o autódromo na época tinha um acesso muito pior que hoje e muita gente ia, nesse final de semana teremos a abertura do campeonato carioca e creio que não teremos nem 20 pessoas nas arquibancadas.
Estou aguardando ansioso o próximo filme.

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Sidney, meu caro amigo,

Me permita um pequeno reparo, sem querer ser chato: por acaso você não está se referindo às 500 Milhas da Guanabara de 68, vencida por Jan Balder e Pedro Victor de Lamare com uma BMW 2002 Ti?
Sinceramente, não me recordo dessas tais 300 Milhas, mas tudo é possível…

Um abração,

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Paulo Uzeda
Poxa, já que você está em contato com o Rainer, caso tenha disponibilidade de tempo, gostaria de te solicitar um grande favor.
É o seguinte, até hoje estou na dúvida de qual carburador de Jaguar foi esse que ele colocou neste motor VW do Fernando Calmon.
Já passou muito tempo e me esqueci.
Uns afirmam que era o Zenith-Stromberg (de vácuo constante) – de procedência inglesa, outros que era o US.
Caso você possa falar com ele penso que poderemos acabar com esta dúvida.
Antecipadamente agradeço.

Marcelo Lobo
Marcelo Lobo
16 anos atrás

Sem palavras… Estou há horas vendo este e outros relacionados!

Ike Nodari
Ike Nodari
16 anos atrás

Parabéns e obrigado Sidney. Tvie a opotunidade de conhecê-lo e ouvir ótimas histórias ano passado lá no evento dos Clássicos de Competição. Verdadeiras aulas de automibilismo, é história pura. Abraços

Paulo Uzêda
Paulo Uzêda
16 anos atrás

Sidney ,

Obrigado por sua ajuda , o filme é d+ , conheço e Rainer e a uns 14 anos atras trabalhavamos juntos e ele contava muita coisa desta epoca.

Um Abraço

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Vitão
Pode estar certo que a recíproca é verdadeira.
1Gt
Obrigado
Stephan
Quem avisa amigo é, fica atiçando a fera com vara curta depois agüenta as conseqüências…
Amigo Laerte
Esta foi a segunda corrida após o falecimento de meu irmão e também seu amigo, Sérgio.
A que voltei após a morte dele em 21-07-68, foi a Terceira Etapa do Campeonato Carioca de Pilotos em 01-09-68, foi nesta que o motor Porsche quebrou, ela também está no youtube.
Como o motor ainda não tinha ficado pronto corremos com esse VW nesta e na seguinte as 300 Milhas do Rio em 15-11-68.
Portanto a que mais mexeu comigo foi aquela que estava com motor Porsche.
Olha, pensei o seguinte: Tenho certeza de que se Sérgio pudesse me enviar uma mensagem esta seria: – Corra meu irmão!
Jamais seria ao contrário, concorda?
Foi com este pensamento que voltei a correr.
Peixe
Fico agradecido que tenha gostado, obrigado.
Eric
Não sei se o Gomes poderá te responder esta receita, creio que por ser mais novo provavelmente não tenha assistido ao vivo o lendário Volante 13 e sua também lendária carretera Mikey Mouse.
Pouco entendo de motor dois tempos, portanto deduzo que o Volante 13 era um %!$&#bota, seu motor muito bem preparado e a carretera deveria ser bem leve. Quem a viu correr, garanto, não esquece.
Zé Maria
Obrigado, concordo contigo acho que a arrogância cria a incapacidade de apendizagem.
O arrogante pensa que sabe tudo, não ouve e, portanto, nada mais aprende.
Quanto ao nosso querido VELOZ-HP, ontem passei aqui lá pelas 10 da manhã, quando li não acreditei, pensei que fosse pegadinha.
Ainda hoje por diversos momentos penso que nada existiu, que foi um pesadelo, que daqui a pouco ele estará escrevendo conosco. Sente isso também?

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Zé Maria
Desculpe-me, só agora vi que não havia te respondio sobre os vídeos do Polar.
Pois é, já os assisti com Ricardo Achcar, estão ótimos.
O problema é que ele está muito grande, quando Ricardo o comprimi muito ele muda de formato.
Já falei pra ele que acho melhor dividi-lo em partes.
Quando estiver tudo certo e ele hospedá-lo em algum lugar aviso aqui.

Zé Maria
Zé Maria
16 anos atrás

Grande Mestre Sidney Cardoso, apenas obrigado por nos permitir compartilhar momentos tão mágicos como estes.
Sem dizer que sua humildade é até constrangedora. . .
Na verdade, humildade é uma das qualidades dos GRANDES como você!
Grande abraço e tenha certeza de que serviu de alento após o grande baque de ontem, com a viagem inesperada de outro gigante, VELOZ-HP!
Zé Maria
PS: estou aguardando os vídeos do Polar que você citou outro dia como estando sendo resgatados pelo Ricardo Achcar

Eric
Eric
16 anos atrás

Espetacular!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Gomes,qual é a receita da Deka que chegou atrás das Alfas com o 13???

Peixe
Peixe
16 anos atrás

Muito bom!
Exelente!
Ador escutar essas histórias de antigamente.

laerte aguiar
laerte aguiar
16 anos atrás

Amigo Sidney, grandes imagens parabens, gostei muito da apresentação e lembrar que este evento foi apenas dois mese após ao acidente de Sergio. Qual sua emoção ao participar? Grande abraço e continue a nos brindar cos estas preciosidades.
PS. Quando o DVD estiver pronto avise, pois gostaria de adquirir um exemplar.

Stephan
16 anos atrás

Alfa na PONTA! Valeu! Com razao piloto Alfa hoje :-))
Agora Flavinho deve ter ficado contente que o DKW saidno dos boxes colidiu com uma Alfa e esta levou a pior… tambem uma tanque destes nao tinha nem pareo :-))
Mas vi MUITAS ultrapassagens sobres estes Auto Unioes de 2 tempos (so para atiçar nosso 96…)
Boas lembranças, grandes nomes.

1GT
1GT
16 anos atrás

Só tenho a obrigação de agradecer ao Sidney por partilhar mais um pouco de seus vídeos e suas memórias, de um tempo realmente incrivel que se nota pelo relato de muitos que o viveram…como nasci em 78 e automobilismo nacional só fui saber o que era já pelos 20 anos, só me resta o youtube e a generosidade de pessoas como vocês que tornam essas lembranças vivas novamente em seus comentários.

Muito Obrigado.

Régis

vitão
vitão
16 anos atrás

é indiscritível ter a presença do Sydney “GT-40” Cardoso aqui no boteco. Dizem que a qualidade do bar se conhece pela freqüência, e o do FG é suprema.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Caro Jonny\\’O
Das corridas que tenho filmadas só falta mais uma pra acabarmos são as 300 Milhas do Rio 68.
Nesta também corri com este mesmo Karman-Ghia VW motor 1600, não mais com carburador de Jaguar, tendo como co-piloto Vicente Ernesto domingues
Infelizmente também ficamos em três cilindros e chegamos em décimo terceiro lugar.
Esta está bem bonita, pois vai aparecer o Emerson com o Fitti-Fusca 1600, Luisinho e Moco com Bino Mark II, Wilsinho e Marivaldo de GTA, o professor Bird Clemente de Mark I, etc.
Não gosto de marcar data, pois o rapaz que passa de filmes pra modelo digital é muito ocupado, mas em princípio estamos marcados para este próximo sábado.
Ainda teremos que fazer muitas correções nos filmes, se você observar verá que nos primeiros não contávamos com a grande colaboração de Ricardo Cunha, portanto não tínhamos nos resultados números de voltas, volta mais rápida, os que abandonaram, etc.
Amigos, vou almoçar, até já.

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Não existe mais palavras para agradecer Sidney Cardoso , só tenho uma duvida , o DVD sai quando ?

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Caro Luiz Evandro Águia
Com certeza Ricardo Cunha passará por aqui e com toda boa vontade te passará o ano e resultado.
Me lembro que meu irmão correu os 1000 Kms de 66 com Alfa Giulia em parceria com Carlos Alberto Sicupira, chegaram em oitavo lugar.
Tem alguma lembrança se foi nessa?
Abs.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Agradeço de coração as palavras de carinho.
Foi através do incentivo dos freqüentadores destes botecos eletrônicos de automobilismo que me estimularam a tirar da inércia os filmes e colocá-los em movimento.
Vou responder alguns itens mais específicos, pela ordem de postagem:
Paulo Emílio
Sabe quem tem um acervo bem maior que todas essas TVs juntas?
André Queiróz, explico ele trabalhou em todas de forma independente, ou seja, comprava o horário. De forma que possui filmes em qualidade bem superior aos meu, os dele são em 16 milímetros, os meus em Super 8.
É uma coisa de louco, quem igual a mim teve acesso a sua lista fica babando.
Além da grande vantagem de seus filmes já estarem editados, pois foram passados nas TVs que ele trabalhou.
Conheço-o desde 1966 e olha que ele já tinha bem mais estrada como repórter de automobilismo.
Tenho dado bastante força a ele pra dar vida as suas celuloses.
André é um cara maravilhoso só está precisando de mais um pouco de incentivo, uma força, entendeu?
Está numa idade que pra sair precisa ser empurrado.
Daí, venho pedir a você e todos que gostariam de ver estes filmes que passem em seu site http://www.pianews.net
Lá tem o conhecido Fale Conosco, creio que se muitos me ajudarem a incentivá-lo ele acaba pegando no tranco.
Abraços.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Grande Cerega
Acho que o Ferreirinha não vai adorar este não.
Ai ele estava na fase de aprendizado e nessa fase, como é comum a todos nós, tinha o direito de errar, pra depois se transformar neste monstro sagrado da mecânica.
Ele lendo vai me dizer uns palavrões, com certeza, mas Ricardo e eu adoramos provocá-lo.
Mário Buzian
Li seus comentários no youtube, aproveito pra agradecê-lo aqui, ainda não sei responder lá, mas vou aprender.
Joaquim
Pra variar, acertando tudo, primeira versão do Patinho Feio Aranae.
Foi isso mesmo, na primeira versão do Patinho feio nosso amigo Ricardo Achcar alongou um chassi de Fórmula VÊ.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Marcos
Pois é nosso prefeito mutilou de tal forma o autódromo que não tem mais jeito.
Agora andam falando por aqui que fará outro em um bairro onde os terrenos são mais baratos, entendeu?
Pelo que depreendo aquela área nobre vai ser loteada e sairão mais arranha-céus engordando bolsos sem fundos.
Na minha época tentaram fazer isso, o condomínio já tinha até nome: Nova Caledônia, mas o deputado Heitor Furtado que foi apresentado a Fernado Calmon por mim, colega de colégio, fã de automobilismo e morador de Jacarepaguá ia em todos seus programas Grand Prix e lutando com a tenacidade dos bons guerreiros conseguiu desapropriar a área e torná-la autódromo de novo.
Foi a única vez que me meti em política.
Aproveito para esclarecer que o Deputado Rubens Cardoso que dá o segundo nome à corrida não é meu parente.
Abraços.

Oloko
Oloko
16 anos atrás

E o pessoal hj em dia fala de segurança……rs…..quanto mais falam menos tem…..Parab]éns Cardoso e Gomes….pelos momentos impagaveis que vivenciamos por aki…..

Elton
Elton
16 anos atrás

E a CBA destruindo Jacarépagua…
O Brasil (as autoridades que o governam) é um pais sem memória mesmo!

Luiz Evandro "Águia
Luiz Evandro "Águia
16 anos atrás

goste muito, Parabens, !!! eu estive la em Jacarepaguá nesse dia ..Eu tambem participei de varias provas neste circuto.uma delas foi nos 1000 Kms ,1966 ? 1967 ? ,. com Willys Interlagos da Torke,, em dupla com Expedito Marazz . gostaria de saber os resultados dessa prova ( nossa Berlineta No 60 amarela quebrou )

pauloaiadar
pauloaiadar
16 anos atrás

Sensacional, impagável, daquelas coisas que graças a Deus tem quem as preserve e as valorize.

Só agradecendo mesmo ao Sidney a quem não conheço e espero poder conhecer , por disponiblizar essa jóia e ao FG por oferecer o espaço.Nota 10..com louvor !!!

Danilo K. Troncoso
Danilo K. Troncoso
16 anos atrás

FG e Sidney Cardoso, muito obrigado pelos vídeos, histórias e comentários.
Tenho apenas 28 anos, mas sou um apaixonado pelo automobilismo nacional de todos os tempos. Esses vídeos e histórias são verdadeiras jóias para mim.
Graças a internet a memória dos tempos de ouro do nosso automobilismo está se difundindo inclusive entre as novas gerações.

Parabéns, muito obrigado. Um abraço.

Danilo Kondrasovas Troncoso

Viscondi
Viscondi
16 anos atrás

A Primeira corrida que assiti ao vivo foi no anel externo do Mineirão em BH.
E o que mais me lembro deste evento foi a disputa do carro 21 (opala-Toninho da Mata-Pai) com os alfetas da Jolly.
Eita tempo bom!!!!!!!!

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Na foto, à esquerda, Ricardo Achcar e a primeira versão do Patinho Feio-Aranae.
A seu lado lado, a Alfa GTA de Aloisio Renato.

3=6
3=6
16 anos atrás

i m p e r d i v e l .

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
16 anos atrás

Muito bom! Registro importante, momentos marcantes de um automobilismo que não volta mais.

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

Sensacional, outro mundo e muito melhor SIM!!!

Obrigado!!

ronaldo nazar
ronaldo nazar
16 anos atrás

Sensacional. É uma pérola. Ainda bem que o Sidney compartilhou conosco. Muito mais legal é ele explicando a Odisséia que foi pra colocar o Karman Guia na pista. Parabéns.

Mário Buzian
Mário Buzian
16 anos atrás

Já até coloquei uma resposta nos vídeos do YouTube,e nunca é demais lembrar que essas imagens podem nos transportar a um tempo que muitos não viveram ou presenciaram (meu caso),mas que podem ser revividos pelos seus próprios protagonistas…Valeu,e muito, pelo compartilhamento desses vídeos,mestre Sidney Cardoso !!!!

Magno Amorim
Magno Amorim
16 anos atrás

Vídeo maravilhoso, quase chorei.
Essa história é muito boa porque perderam, se tivessem ganho, acho que não teria tanta emoção, tanto valor.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Obrigado, amigo Sidney.
Mais uma beleza de resgate da história, quase 40 anos depois.
O Ferreirinha vai adorar – quando ele vê essas imagens, nunca acha que é ele…
Mas… não acabaram os registros, certo? Voce ainda tem mais material para postar?
Por favor diga que sim.

Marcos
Marcos
16 anos atrás

Caramba, um relato de paixão…