PEQUENAS JÓIAS (9)

SÃO PAULO (andou e não quebrou) – Mais uma preciosidade da série da Automodelli em sua homenagem aos grandes pilotos brasileiros. Essa é uma das três Simca Abarth que, diz a lenda, foram jogadas no Mediterrâneo quando tiveram de voltar à Itália.

Lenda mesmo, porque um amigo meu encontrou as três nas mãos de colecionadores na Europa.

E então, blogaiada? Quem andou bem com essa barata aí?

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Ze Rodrigo, desculpe-me pela demora na resposta. Fiquei ontem das 18:00 até às 21:30 hs tentando conectar-me com o Blig, e nada. Às vezes posto meus comentários nesse horário e eles só vão ao ar às 01:30 hs da madrugada. Eu conseguia acesso a qualquer site, menos os do IG. Muitos já falaram isso por aqui, realmente esse IG é a maior mer.da que conheço na Internet. É o Lada das intercomunicações.
Quanto à sua pergunta; sim, o Chico Landi e o Ciro Cayres tentaram por algúm tempo acertar um dos Abarth com esse motor. Usaram o motor que equipava o protótipo Tempestade, ou “Perereca”, como muitos o chamavam. Não deu certo porque o peso do conjunto ficou maior e a característica sobre-esterssante da caranga ficou maior e pior. Como a disposição mecânica do conjunto motor/câmbio era a mesma dos Interlagos, Gordinis e Fuscas com “tudo atrás”, a tentativa não deu certo. Segundo relatos da época, o carro era mais rápido nas retas, saia mais forte nas curvas por causa da maior potência do V8 (230 HP, segundo eles) mas no resto era pior em tudo.
Se você tiver as revistas Auto Esporte dos anos de 1966/67 onde foram relatadas as corridas desses carros, em alguma delas está comentado essa modificação.
Estou sem tempo agora (sábado – 8:38 hs) por compromissos o dia inteiro, mas quando voltar à noite irei procurar essa matéria e a postarei por aqui.
Bem, são exatamente 8:39 hs da manhã de sábado dia 16-02-08. Vamos a que horas esse post irá ao ar.
Abraços.

Rodolpho
Rodolpho
16 anos atrás

1965 Prova Rodovia do Café, uma Abarth veio à Curitiba uma semana antes e ficou na vitrine da Transparaná, revenda Sinca em frenta a antiga estação rodoviária, eu com 11 anos fugi de casa e fiquei umas duas horas em frente a vitrine até que um bendito funcionário me chavou e deixou eu ver de perto aquela maravilha, até tocar eu pude, só não me deixaram sentar, resultado da aventura , como castigo meu pai não me levou assistir a largada, que era bem perto de nossa casa, dava para ouvir o ronco dos carros partindo, sóperdoei meu pai quando me levou ver os Brasincas na antiga BR2

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Para Ricardo Cunha e V-HP:

1) Existia uma destas Abarths que foi equipada com o motor V8 do Simca?
Eu me lembro vagamente disto.
Mito ou realidade?

2) As Abarths tinham 2 motores. Um era 1.6 e o outro era 2.0.
Certo ou errado?

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
16 anos atrás

As Simca-Abarth disputaram doze corridas no Brasil, nos anos de 1964 e 1965. Venceram nove, e teriam vencido mais duas, que, por ordens dos boxes, deixaram para o Simca Tempestade, protótipo desenvolvido pela Simca do Brasil.

Relação das vitórias :

1964 –

30/08 – 3 Horas de Velocidade – Interlagos – Jaime Silva
07/09 – 500 Km de Interlagos – José Fernando Lopes Martins / Ciro Cayres

1965 –

26/04 – 12 Horas de Brasília – Jaime Silva / José Fernando Lopes Martins
06/06 – Campeonato Carioca – II Etapa – Ciro Cayres
20/06 – 12 Horas de Interlagos – Jaime Silva / Ciro Cayres / José Fernando Lopes Martins
18/07 – 6 Horas de Interlagos – Jaime Silva / José Fernando Lopes Martins
15/08 – Prova Rodovia do Café – Paraná – Jaime Silva
05/09 – Circuito de Vitória – Jaime Silva
31/10 – 500 Km de Interlagos – Jaime Silva

Conseguiram ainda três segundos lugares:

1964 –

30/08 – 3 horas de Velocidade – Interlagos – Ciro Cayres
29/11 – 6 Horas de Brasília – Jaime Silva / José Fernando Lopes Martins ( vitória do Simca Tempestade, com Ciro Cayres / Ubaldo Cesar Lolli )

1965 –

16/05 – 500 Km do Rio de Janeiro – Jaime Silva / José Fernando Lopes Martins ( vitória do Simca Tempestade, com Ciro Cayres / Jaime Silva / Pedro Oliver )

Jaime Silva foi o maior vencedor com os Simca Abarth, com sete vitórias, sozinho ou correndo com outros pilotos.

Fonte:

Revistas Auto Esporte e Quatro Rodas – 1964/1965

Ricardo Cunha

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Essa foi pilotada pelo Toco Martins, que alia’s, deu, junto ao Zambello, a mais divertida palestra nos Classicos de Competição.
A Simca trouxe essas maravilhas para combaterem outras maravilhas, so’ que da Willys.
Quem acertar qual foi a maravilha da Willys ganha uma volta no quarteirão no Lada do Fla’vio (empurrando o caixote branco, e’ claro)

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Confesso que não gosto muito destes modelos da Automodelli. São lindos em fotos, mas ao vivo deixam a desejar.
Mas este Abarth ficou um caso sério….seríssimo, alias.
:-)))

Tuta
Tuta
16 anos atrás

Belo carro, lindo modelo, horrível plaquinha

Luiz Fernando
Luiz Fernando
16 anos atrás

Ubaldo Lolli…

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

São lindas as miniaturas,pena é que são muito caras.

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
16 anos atrás

Com certeza, andaram nesse carro o Jayme Silva, o Cirão e o Toco – Fernando Martins.

jose ferreira s. net
jose ferreira s. net
16 anos atrás

Flavio Gomes, boa tarde. Voce, eu tambem, somos saudosistas. Sugiro fazer se possivel, entrevistas com nossos pilotos da decada de 60. Muitas coisas boas poderao ser reveladas. Agradeco

Mr. Ioso
Mr. Ioso
16 anos atrás

Toco, Jaime Silva, Ciro etc.

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
16 anos atrás

QUE BELEZA !!!!!!
Quero uma destas para mim de preferênca hoje, vou atrás já !

Eric
Eric
16 anos atrás

José Fernando Lopes martins,o Toco.
Ganhou os 500 km de Interlagos de 1964.
Ciro cayres também andou.

Eduardo A. Motta
Eduardo A. Motta
16 anos atrás

Este carro ganhava todas nos anos sessenta assisti muitas vitorias deles, pena que foi em cima das Berlinetas que eram minhas favoritas. Mas os Abarth eram demais

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

Quem andava muuuiiiittttto com as Simca Abarth Twin Spark (Duas velas por cilindro) era o Jaime Silva…