PIQUET, 1994

SÃO PAULO (longo, mas ótimo) – A leitura é demorada, portanto reservem um tempinho. Neste link, o pessoal da TV Cultura colocou a transcrição da entrevista que Nelson Piquet deu ao “Roda Viva” em maio de 1994, dias depois do acidente que matou Ayrton Senna.

Leitura demorada, mas valiosa e esclarecedora.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maria Luiza Barreto Oliveira
Maria Luiza Barreto Oliveira
14 anos atrás

Eu assisti a entrevista do meu grande idolo Nelson Piquet, gravei em VHS, mofou limpei, mofou… já limpei tanto que ficou estragada. Quero comprar o DVD só que na Livraria Cultura online está esgotado, posso adquiri em outro local? me ajudem. Obrigada.

Marcos Reis
Marcos Reis
16 anos atrás

Putz, demorei uma eternidade.. faz uma coisa aqui, dá uma lidinha, outra coisa ali.. mas li tudo e vale a pena…. E o Pqieuzão acertou sobre o Schummy, hein… e Que o Damon seria segundo aquyele ano.. o desgramado inegavelmente entende do negócio…

Mario
Mario
16 anos atrás

FG,

muito bom esse link, da para ler outras entrevistas muito boas alem dessa de Piquet, tenho as entrevistas de Piquet, Senna e Emerson no roda viva, todas fantasticas,

abs a todos

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
16 anos atrás

Um grande programa com um grande entrevistado. Não podia deixar de ser bom.

Interessante a parte em que ele fala da questão da segurança dos circuitos.

Lucas Paiva
Lucas Paiva
16 anos atrás

Impressão minha ou o piquet relacionou o adjetivo “fantastico” ao Rubinho? Se eu não entendi errado, ele mudou consideravelmente de opinião ao longo dos anos…

Tatú ( o original )
Tatú ( o original )
16 anos atrás

O conhecimento técnico do Piquet é absurdo.

Tatú ( o original )
Tatú ( o original )
16 anos atrás

O Piquet se equivoca ao dizer que o Depailler morreu num acidente de asa delta. Na verdade, em 1979, quando corria pela Ligier, o francês sofreu um acidente de asa delta ficando de fora de alguns GPs ( sendo substituído inclusive pelo belga Jack Ickx ). Morreria um ano depois em decorrência de um teste privado em Hockenheim, quando defendia a Alfa – Romeo.

zeca
zeca
16 anos atrás

Puts!!!

Essa pergunta merece o troféu sorvete na testa do sec xx!!!!

Paulo Stein: Piquet, eu vou entrar mais diretamente em um assunto. Não é para te incomodar mas é… Analistas da época julgaram que a maior comoção nacional teria sido a morte do Getúlio Vargas. A de Ayrton Senna está sendo maior. Se tivesse acontecido com você, na época de você também um tricampeão tanto quanto ele, honrou tanto o Brasil, honra o Brasil até hoje, um grande esportista, essa comoção teria sido a mesma?

Nelson Piquet: Você vai perguntar para mim? [Risos]

Paulo Stein: É, eu estou te fazendo… é o teu reflexo junto ao público, esse carinho…

Nelson Piquet: Olha, eu tenho duas corridas no mês que vem. Vamos ver… [Risos]

Paulo Stein: Não quero te matar, absolutamente! Eu não quero te matar!

Fala sério…

Jorge Roberto Alves
Jorge Roberto Alves
16 anos atrás

E têm gente que reclama da sinceridade do NELSÃO. Se marcar, foi o único que fincou raíz na teoria da falha mecânica ( comprovada posteriormente ), em nenhum momento desmereceu SENNA, inclusive bateu na tecla de que não poderia ser falha humana, que SENNA não teria errado e que o piloto tinha um excelente preparo, tanto físico quanto psicológico. E ele que não gosta de fazer previsões, acertou na mosca sobre o futuro do automobilismo tupiniquim.
é por isso que sempre torci por ele!!!!
P.S.: teve uma outra passagem dele em um programa da TV CULTURA, no programa CARTÃO VERDE, apresentado na época por FLÁVIO PRADO, e em certa altura do programa eles estavam falando sobre o doping do MARADONA, por uso de cocaína. Enquanto todos os convidados e jornalistas presentes levantavam várias teses, NELSÃO falou o seguinte:
– O problema do MARADONA é o nariz!!!!

Rodrigo
Rodrigo
16 anos atrás

“…o Damon Hill não é piloto… ” ahuahauhauah

zezinho
zezinho
16 anos atrás

Tatu,

A junção é aquela mesma!

Grande Nelson… Ótima entrevista!

Douglas
Douglas
16 anos atrás

O Nelson é fantástico, o cara matou a charada no dia seguinte, falha mecânica! Um cara extremamente inteligente e que responde todas as perguntas com uma coerência e objetividade que poucos conseguem. Parabens Nelson!!!

Marone
Marone
16 anos atrás

é ridiculo que até hoje existem alguns babacas que acreditam em falha humana, digo isso não porque é o senna, mas sim porque a tamburello é uma reta torta,até eu faço sem tirar o pé.

Fã do Piquet
Fã do Piquet
16 anos atrás

Milton Coelho da Graça conseguiu só fazer pergunta imbecil. Não é de se admirar que o Piquet não tivesse paciência para isso.

Jonny'O
16 anos atrás

Quem se lembra da resposta fantastica que deu a um reporter nesta entrevista, a pergunta foi .
-Piquet ,vc não se lembra de nada do momento no acidente em Indianapolis?

Quem lembra da resposta???

Tatu
Tatu
16 anos atrás

Dúvida: a tal quebrada que o Piquet fala depois da Junção em Interlagos é a fatídica do acidente do Sperafico?

wolf
wolf
16 anos atrás

olhem essa passagem desta entrevista do Piquet de 14 anos atrás sobre a FBA……..não mudou nada !!!!!!

Milton Alves: Você elogiou os cartolas da Fórmula 1. E os cartolas do Brasil, do automobilismo brasileiro, o que você acha deles?

Nelson Piquet: Olha, o automobilismo brasileiro tem por base muita coisa errada e está cada vez piorando mais, porque o que falta no automobilismo é a própria Confederação Brasileira dar valor no automobilismo brasileiro, regionais. Tudo bem, é importante trazer a Fórmula 1 para cá, é importante trazer o motociclismo de fora para cá, mas é muito mais importante – se você quiser fazer pilotos ou quiser ter automobilismo que continue representando o Brasil tão bem quanto tem representado o Brasil, que eu nem sei como, porque não existe automobilismo, no Brasil, de base aqui – valorizar as Fórmulas, os karts, valorizar o automobilismo onde tenha. Então, vamos dizer: no sul tem rali, então vamos fazer rali no sul; tem autocross, então vamos fazer autocross, vamos apoiar isso! E isso que não é feito. O presidente da Confederação o que é que faz aqui no Brasil? Faz Fórmula Ford, Fórmula GM, Fórmula 1 e Stock Car. Por que? Porque são as Fórmulas que bancam, mas não promovem mais nada, não agitam mais nada, não deixam se criar coisas, se criar outras categorias, ou incentivar as próprias categorias que tem.

Marcus Zamponi: Mas se houvessem mais categorias, não iria promover o esvaziamento das que já existem?

Nelson Piquet: Não, de jeito nenhum! Você tem que dar mais chance e promover mais as categorias que tem e outras mais ainda, entende? Vamos dizer: eu saí de Brasília – vou dar o exemplo de Brasília – saí de Brasília há 26 anos atrás. O automobilismo já estava morto. Eu fui para a Europa – 26, desculpe, há 18 anos atrás – fui para a Europa, corri Fórmula 3, corri de Fórmula 1, voltei e não existia mais o automobilismo em Brasília. Acabou! Já não tinha. Acabou. Agora, é sempre a mesma pessoa lá tomando conta de tudo, entende? Então, isso não pode acontecer. O que ele faz lá em Brasília? Regionalmente não faz nenhuma corrida, só faz Fórmula Fiat, Fórmula 1, Fórmula Ford, Fórmula Chevrolet e Fórmula 3. Agora, tem que nascer o torneio regional. Para você ver: em Goiânia, formou-se a Liga de Automobilismo de Goiás. Você não pode acreditar o que eu presenciei lá. Eles fizeram uma corrida de kart, uma corrida de motocros, uma corrida de motocicleta velocidade, uma corrida de Volkswagen e uma corrida de marcas. Da região! Tinha tanta carência de automobilismo naquela região que tivemos 65 mil espectadores! Tinha mais que na Fórmula 1! Agora, isso não foi organizado pela Confederação, foi organizado por um grupo de pilotos que falou: “Gente, vamos fazer alguma coisa aqui! Vamos renascer o automobilismo no Goiás!”. A mesma coisa nós fizemos em Brasília, no kart. A Federação ficou braba. Um absurdo de inscrição! E aí o que aconteceu: o kart vai morrendo, vai morrendo, vai morrendo, e acaba! Porque tinham 20 kartistas lá, dividia 3 numa categoria, 4 na outra categoria e aí acabou. Acabou o kart. O pessoal se uniu, fez a associação dos kartistas e hoje tem lá, largando, quase 100 karts. Isso depois de seis, sete meses. Por que isso? Porque afastaram os cartolas! Eu não sou contra a Federação, inclusive eu sou a favor das federações, porque tem que ter federação, tem que ter tudo. Agora, a Confederação tem que incentivar a categoria baixa, não fazer Fórmula 1, trazer o motociclismo internacional para cá. Para quê? Para ganhar dinheiro? Não! Tem que fazer o automobilismo da terra.

zé clemente
zé clemente
16 anos atrás

Essa entrevista eu nunca esqueci. Foi ótima. Mas a transcrição está incompleta. Por exemplo num momento em que falaram de dinheiro na F1 o Piquet declarou o quanto ganhou durante a carreia. Não me lembro mais se ele falou em 9 milhões ou 19 milhões. Tambem quando perguntaram a ele sobre o Rubinho, lembro que ele disse que o Rubinho fez tudo certo até a F1 e a partir daí tudo errado. Quando falou a Auto Track ele mencionou a quantidade de impostos que se pagava no Brasil naquela época. Não sei se foi nessa entrevista tambem que ele falou do futebol carioca com um certo entusiasmo.

De qualquer maneira é uma entrevista pra se lembrar apesar de ter acontecido em função da morte do Senna.

E por falar em morte vejo agora na internet que faleceu o Rubens de Falco. Uma pena. Ele era um dos grandes do Brasil. Parece que esse povo bom do passado resolveu ir embora juntos. Nair Bello e Paulo Autran se foram recentemente. Um dia acontece né, não tem jeito.

HM
HM
16 anos atrás

seria interessante alguem que tem gravado colocar isso no youtube….

Lucius
Lucius
16 anos atrás

Alguém já encontrou o vídeo no youtube?

Rizzo
Rizzo
16 anos atrás

O cara no primeiro parágrafo disse tudo. Genial, o cara.

3=6
3=6
16 anos atrás

eu vi a entrevista na tv.
foi ótima. o nelson é ótimo.l

Ângelo Mello
Ângelo Mello
16 anos atrás

Na hora disse q era falha mecânica e mais: disse q a causa da morte deveria ser o impacto do pneu na cabeça. Bom, foi a barra de suspensão, mas o raciocínio dele foi perfeito.

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Foi o melhor roda viva que assisti até hoje.
Me lembro que estávamos em um churras e a negada parou para assistir.

Mesmo quem não era fã começou a admirar o cara.

Patric
Patric
16 anos atrás

Alegria alegria!! a LADA vai entrar no WTCC… agora teremos um time decente para torcer!!!

Regis
Regis
16 anos atrás

Putz, eu assisti a essa entrevista. Excelente! Sem o sentimentalismo e comoção que invariavelmente tomavam conta das pessoas que comentavam ou opinavam sobre o acidente. Piquet foi simples, direto e objetivo.

jota
jota
16 anos atrás

Uma aula do Piquet. Conhece muito de mecância. Na hora disse que era falha mecânica…