quattro

SÃO PAULO (a essência) – Vira e mexe pinga aqui uma lembrança do maior carro de rali de todos os tempos passados e futuros. O Audi quattro nunca foi igualado em seu ofício por nada que tivesse quatro rodas — exceção feita, talvez, ao SAAB 96.

Vejam o vídeo. Esse carro era assustador. E os ralis dos anos 80, mais assustadores ainda.

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Scoobie
Scoobie
16 anos atrás

Honestamente, não trocaria um Impreza WRX STi por Audi nenhum… talvez pela perua RS4!

Mas quando se fala em Rally, só me vêm a cabeça os nomes Subaru e Lancia. O resto é resto…

Zé Maria
Zé Maria
16 anos atrás

Simplesmente FANTÁSTICO!!!
Respeitando todos os gostos, não podemos nos esquecer que esta maravilhosa máquina deu o título de Campeã Mundial à francesa Michelle Mouton!!

Eric
Eric
16 anos atrás

Marcelim
Só para você saber a nova Porsche GT3 RSR tem só 122 cv/l.
Tá bom???

Márcio
Márcio
16 anos atrás

Diz a lenda que, antes de acabarem com o Grupo B, a Audi já testava uma versão com 1000hp… os pilotos diziam que era, praticamente, incontrolável.

Allan
Allan
16 anos atrás

Bom saber que tem gente “das antigas”por aqui, como a molecada que gosta de dubio e xuning costumam nos tratar. Já sou da velha guarda, e apesar de admirar alguns estilos atuais como o Civic, a Megane GT, o Bravo, o Passat, a Bema Serie 5, são estes algumas excessões entre carros funcionais mas desproporcionais em suas linhas, com teto muito alto, linhas de monovolume, alta altura do solo… Saudades das Rossa GTO 288, Lambo Countach e Miura, Merca 450 SL e M 190, Bema M1 e M 635… Enumeraria 100 carros dentre 1965 e 1990 para 1 de 2000 pra cá…
Estou errado? Acho que não, porque a industria não para de lançar modelos inspirados no passado! Tão chegando o Challenger e o Camaro, que se juntarão ao Mustang, Beetle, Mini, Fiat 500…
E, como carro de rua, e não monoposto ou protótipo, ESTE é o maior vencedor que mais se aproximava de um carro acessível. Concordo que S4 e 205 eram melhores em terra, mas eles tinham, nas versões de rua, motores centrais? Com turbo e compressor? O Audi bateu o Lancia 037, sucessor do Stratos, e foi o ultimo supercarro baseado em um moelo de serie… Respeito a todos os monstros, a seus imortais herois que guiavam com a faca entre os dentes e ao enlouquecido publico, que nao se importava se era mulher, negro ou anao ao volante… Estavam ali milhares servindo como guard-rail para nosso deleite visual. Sonhamos com isso, ja que hoje qualquer corrida é pasteurizada…

Allan
Allan
16 anos atrás

Curtam as espirradas dos turbos, as quase decolagens, os roncos dos V6, as chamas nos escapes… Tudo ao som do Metallica
http://www.youtube.com/watch?v=nYhiJeRPgdw

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Stricagnolo, figliolo ingrato!

Eu adoro carros alemães, aliás, se pudesse teria um de cada (Porsche, Audi, BMW…), mas avisar o número de voltas que vai chegar à frente é forçar demais não achas?

A Audi tem seu valor, sem dúvida, mas para chegar numa Ferrari, Maserati, Alfa-Romeo aínda tem que comer muita massa. (Spagueti, tagliarine, lasagna…).

Sua última frase diz tudo: “Só faltam uns troféus de F-1…”

“Só”?

Um abraço.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Eric, é um motor turbo, basta aumentar o tamanho e a pressão que você consegue a potência que quiser, mesmo que o motor não funcione abaixo de certas rotações.

O duro é tirar mais de 100 cavalos/litro de um motor aspirado e com uma curva de torque razoável como fazem a BMW e a Honda, os dois melhores fabricantes de motores do planeta, ao meu ver.

Ivan Souza
Ivan Souza
16 anos atrás

Esses carros do Grupo B eram realmente demais, Lancia Delta S4 e 037, Peugeot 205 T16. MG 6R4 e os Ford RS200. Mas o Audi Quattro foi execelente. Dizem que foi feito um motor de 1000 cv, mas que nunca foi usado, por receio de ser incontrolavel.

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
16 anos atrás

Para aqueles que não aceitam a superioridade dos Audi’s e veneram os italianos:
Tenham certeza que quando a Audi resolve participar de qualquer modalidade, eles avisam antes qual vai ser, e como eles vão ganhar,se com 1,2 ,3,… ou mais voltas na frente dos outros.Só esta faltando nas prateleiras uns trofeus de F1.Quem sabe? Sugiro torcer para a Audi nunca parar de inventar moda, porque senão de onde os outros vão copiar?

Eric
Eric
16 anos atrás

Marcelim
Nada contra os Lancers,muito pelo contrário……porém esses Audis foram feitos há 24 anos atrás pelo menos….

Nick B.
Nick B.
16 anos atrás

Monstro!!!
Monstro!!!
Monstro!!!

Herik
Herik
16 anos atrás

Mais um descendente do Passat. Mas é um Passat metido à besta.

José Carlos Medeiros
16 anos atrás

Grande flávio… parabéns pelo blog.. ficou ótimo. Para dominar essa fera só assim .. http://www.youtube.com/watch?v=DGIiarIrUCI&feature=related

Lanceiro
Lanceiro
16 anos atrás

Melhor carro de rali de todos os tempos = Lancia

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

O que tem demais nessa geringonça?

Só vi uma trapizonga que tem um turbo enorme, provavelmente inguiável em baixas rotações e que nem escorrega bonito como os já comentados Lancia Integrale faziam.

Potência por potência, qualquer Mitsubishi Evo de rua com seu 2.0 16v chega aos 450~500 cavalos só trocando o chip, trocando o turbo, chega aos 600~700 cavalos, mas o carro vira uma %!$&#em termos de dirigibilidade.

Ah, e pena que não a BMW e a Mercedes não competem no WRC para ensinar o caminho das pedras para a Audi…

Victor
Victor
16 anos atrás

Eu nem tenho o que escrever sobre esse carro. Para mim é um dos poucos carros que ninguém conseguiu dominar totalmente só porque era rápido de mais. Ah, se eu tivesse dinheiro…

Eduardo Maniche
Eduardo Maniche
16 anos atrás

O Lancia Delta S4 não só se igualava como espancava esse Audi.

Espancava MESMO. 1.8 550 cv.

Paulo Franco
Paulo Franco
16 anos atrás

Nós e a insônia?
Para quem gosta de ver uma tocada linda, eu recomendo no youtube mesmo, um vídeo de 2min e 16 seg. do Walter Röhrl no comando de um desses foguetes.
O trabalho de coordenação dos pés dele é impressionante.
Vale a pena!!
Paulo Franco

Gustavo Stricagnolo
Gustavo Stricagnolo
16 anos atrás

Nem Lancia Delta nem Stratus… esses carro era um demonio!!! Esse carro simplemente foi o melhor de todos os tempos, uma marco na história. Os carros na década de 80 eram verdadeiras cadeiras elétricas mas esse era ligado em uns 2000 volts… de arrepiar o 5 cilindros turbo deixando para trás o que vinha pela frente com sua tração 4X4 (quattro), se tivesse dinheiro estarian andando em um Audi Quattro Sport a muito tempo, ou pelo menos em uma réplica ( para quem não conheçe, de uma busca sobre essas réplicas)!!!

Pedro C
Pedro C
16 anos atrás

Muitas das imagens deste video são do Rally de Portugal. O pessoal por cá na altura era completamente louco por rallys, nos dias da prova o país quase que parava. Aquele salto em que se vê o publico a abrir para o carro passar é o famoso salto de Fafe.
Cumprimentos!

Rodolfo I. Vieira F.
Rodolfo I. Vieira F.
16 anos atrás

Carro e público do caraco !!!

Eric
Eric
16 anos atrás

Estupidez total!!!!!Nervosissimo,maravilhoso o 5 cilindros 2.2 ,com uma KKK enorme,com mais de 500 hp’s berrando.
É basicamente o mesmo motor que a Audi lançou nas RS2 de rua,porém com civilidade para andar na rua.
Aliás,nem tão civilizado assim.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
16 anos atrás

Um dos mais brutais carros de todos os tempos, talvez o Peugeot T16v em São Remo – especificação especial (3 bar de turbo) ou o Lancia S4 – rivalizavam em potência com o quatro argolas, mas foi o Audi que desbravou e mostrou o caminho do que seriam os rallies dali em diante, quanto aos pilotos? é realmente complicado idolatrar fórmula 1 após acompanhar o desempenho dos pilotos top de rally…

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

O que impressiona é a potencia absurda que fazia com que o carro arrastasse e queimasse os pneus, o que me leva a indagar acerca da composição , comstrução e durabilidade destes.

Tração inigualávels, freios pra lá de eficientes, tecnicamente um veículo superlativo.

No aspecto insanidade, nada supera o navegador, que não acelera, não freia, não controla, não enxerga e ainda tem que ficar “cantando” as marcas para o companheiro.

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
16 anos atrás

Só para complementar, os Stratus eram carros especiais para rali, que detonaram mas eram da geração de tração só nas traseiras. O QUATTRO inovou nas tração, que virou padrão. Contra os demais competidores, que eram 4×2 ou 4×4 primitivos, não tinha competição…

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
16 anos atrás

Meu Deus!
O que é aquela multidão na frente do carro, que loucura, quantas pessoas devem ter morrido fazendo aquilo?
Embora seja fã da Audi e do Quattro, sou bem mais o C4!

Fabio Taccari
Fabio Taccari
16 anos atrás

Bem .
Que parece um Lada de frente parece!

O “Passatão” tração nas 4 tinha a força de um boizinho raspando as 4 patas no Chão.

Mas é uma imagem muito distante de um cavalo puro sangue como o Lancia Stratos HF ,correndo livre para faturar 74/75/76 .

Depois a Fiat sacaneou para promover seu logotipo.

luis
luis
16 anos atrás

lancia(stratos e delta) ou quattro

dificil escolher eu so um fan dos carros germanico entao fico com o audi,mas nao posso dizer que e uma escolha opuramente racional.

mas pra acabar com a historia:

porsche 959!

ganhador do dakar duas vezes!(uma delas como um autentico 911(apesar de so ter a carroceria deste ultimo,com a mecanica do 959)

mas e dai! o 959 verdadeiro erra assim so que com um prolangamento dianteiro e pequenas mudanças na traseira

Pablo
Pablo
16 anos atrás

Faz muito tempo que não faço nenhum comentário por aqui, mas o Quattro nunca vou deixar passar em branco… Esse foi sim o maior, melhor, mais influente e mais temido carro de competições que jamais existiu. Maior pois esteve sempre à frente da concorrência, melhor pois poucas vezes foi vencido, mais influente pois depois de aparecer foi conceitualmente copiado por TODOS os seus concorrentes diretos, e mais temido porque grandes pilotos se julgavam incapazes de atingir os limites do carro sem antes atingir os seus próprios. Walter Rohrl, campeão mundial exatamente com esse carro, que atende pela alcunha de “Ringmeister” por ser o maior conhecedor do Inferno Verde, hoje test driver da Porsche entre outras credenciais, rescindiu seu contrato com a Audi por julgar que o carro era rápido demais pra ele. Venceu Pikes Peak por quatro vezes, três delas baixando o recorde. Deu à Michelle Mouton as primeiras e únicas vitórias femininas em etapas de WRC. Praticamente forjou a identidade da Audi como a conhecemos hoje em dia, uma das montadoras mais respeitadas do mundo. Dono de um ronco inconfundível, combinados com o ruído da WastGate em funcionamento e com os estouros e labaredas do anti-lag, o Quattro é o carro que promoveu as imagens mais plásticas que o rally já viu e nunca mais vai ver. Bons tempos de Grupo B…

Pablo
Pablo
16 anos atrás

Ah… Esqueci do meu vídeo favorito:
http://www.youtube.com/watch?v=yJjBzSKN7LE

Belair
Belair
16 anos atrás

Assustador mesmo; inclusive pela feiúra. Rallies são reedicões do milagre de Moisés : Abre-se aquele mar (humano) a cada aproximacão do profeta (o carro). Os pilotos ? Vá segurá assim na PQP ,sô.

Thiago Pereira
Thiago Pereira
16 anos atrás

Este carro é muito animal. É de outro planeta. Como diria o Galvão.

morpet
morpet
16 anos atrás

fantástico o carro, provavelmente o melhor da história do wrc.

Dú
16 anos atrás

Falaram do Lancia, Delta, Stratos. Estes sim, já que estamos movidos a rally. Certo Eric! O Cone Sul vai ser a maior mídia off road a partir de 18 de junho!

Rafael
Rafael
16 anos atrás

O Lancia Delta Integrale, com o mesmo motor do nosso queridíssimo Tempra 16v, só que turbo, chutava mais bundas que esse Audi.

Eduardo Prado
16 anos atrás
Jeambro
Jeambro
16 anos atrás

Engraçado ver esse seu post hoje já que ontem mesmo estava eu mexendo nas minha coleção (quase completa) de Motor 3, e reli (pela quadragésima segunda vez) o teste, ou, o passeio que nosso saudoso Expedito Marazzi fez com o Audi Quattro da quase bonita mas competente piloto (pilota?) Michelle Mouton no kartódromo de interlagos. Se hoje eu gosto de gurgel é tudo culpa do Paulo Celso Facin, e se gosto do Audi Quattro, é tudo culpa do Marazzi. Quanto ao vídeo, difícil dizer que é mais doido, os pilotos ou o público.

Paulo Facin
Paulo Facin
Reply to  Jeambro
6 anos atrás

Mea culpa!
Assumo com gosto.
Foi um saudoso utilitário, atrevido.
Para brincar na lama ainda hoje é insubstituível.
Grato pela lembrança e abraços,
Paulo Facin

Raul Costa Duarte
Raul Costa Duarte
16 anos atrás

e naquele pulo que todo mundo fica esperando o carro vir voando pra cima deles pra sair da frente?

chicken run?

Ike Nodari
Ike Nodari
16 anos atrás

Imagens sensacionais. O carro andava muito. Os pilotos de rally são feras para não deizer loucos. Mas vamos falar sério, o carro não era lá nenhuma belezinha. Abraços

andré stein
andré stein
16 anos atrás

Tenho o dvd com a história dos Quattro nos ralis…assustador! Arrepia!

Fernando Carmona
Fernando Carmona
16 anos atrás

Flávio, esse pessoal que ficava na frente do carro, eram malucos! Nunca ficaria na frente de um cara desse!
Abraços!

Luciano Moreno
Luciano Moreno
16 anos atrás

Lindo esse passat village !!!!! Muito melhor que os monza hacth e o corcel II, seus adversários diretos.

anonimo
anonimo
16 anos atrás

Orra, o negócio é de arrepiar! Como tem fissurado no mundo…Eu considero os pilotos de rali os maiorais, mesmo. Uma coisa é acelerar um foguete colado no chão, com o centro de gravidade quase que negativo, peneuzões e parafernália eletrônica, como os F1, e outra, bem mais radical, é sentar a bota num carro de rali, com o muro de gente ao redor, referencias mínimas do que encontrar mais à frente, e os abismos e árvores esperando um pequeno vacilo…
Piloto de raly é o piloto, por essencia.
Se sentarem o Sebastian num F1, e deixarem o cara treinar só um pouco, sei não…

Conradovski
Conradovski
16 anos atrás

Esse carro era um monstro, e os espectadores malucos em ficar na beirada com esse monstro escorregando a alguns centímetros.

Alexandre Lannes
Alexandre Lannes
16 anos atrás

Esse é um assunto que pode retornar ao Blig sempre.

Passados mais de 25 anos do surgimento desse monstro e de mais alguns no rastro, ainda hoje soam como assustadores, quando se leva em consideração a relação peso/potência e o “nada” de ajuda eletrônica.

Por isso que gente como Walter Rohl, M. Allen, Vatanen, Kankkunen e mais alguns, devem sempre merecer todas as homenagens.

Nesse momento onde o Latvala bateu o recorde do H. Toivonen, se tornando o mais jovem vencedor de uma etapa do WRC, fica a sugestão para o GP ou o Blig, prestar uma homenagem a esse saudoso jovem piloto, que registrou o recorde numa época onde monstros andavam sobre a terra. O termo “monstro”, vale tanto para as máquinas, quanto para os mitos que as comandavam.

Abraço a todos.

vitão
vitão
16 anos atrás

não sei quem era mais doido: o piloto, o navegador, ou o público.

Igor D.
Igor D.
16 anos atrás

Audi Quattro chutava todas as bundas no extinto e incrível Grupo B, especialmente qdo foi pilotado por Walter Rohl…..tem um clipe dele no You Tube, surpreendente Gomes!!!

Peixe
Peixe
16 anos atrás

Mas alemão gosta de penduricalhos né?
Tá loco!

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

Isso sim é pilotagem. Sem referencia nenhuma, salvo uma instruçãozinha do maluco ao lado, e pé no porão.
Coisa de sonho…
Ver, rever, gravar, ver novamente, não cansa nunca, muito menos enjoa.
SENSACIONAL!!!!!!!!!!!!!!!

Pena que não tem mais…