RIO, ANOS 70
SÃO PAULO (por hoje chega) – Apenas para encerrar o expediente, que amanhã tem mais, e no rastro do post anterior, deixo esta imagem do Rio de Janeiro no começo da década de 1970 (corrigido), enviado pelo pumeiro Dario Franchitti. Vejam as cores dos carros. Nenhum prata, nenhum preto, nenhum grafite.
Falando em Rio dos anos 70 veja este link:http://www.patricksaviation.com/videos/Caribougnal/1694/
Época boa que não vivi, e que não volta mais.
Voltamos a era do Ford T, quando no anúncio estava escrito:
“…O cliente pode escolher qualquer cor desde que seja preto…”!
Muitos anos se passaram e melhorou bastante, pois agora temos mais opções de cores “preto, prata e branco”!
Que pobreza, pensar só no valor da revenda do carro!
Carro que presta é para durar e não ser vendido depois de 1 ou 2 anos de uso!
FG, como não tem carro preto?
Nenhum flanelinha.
Nenhum ambulante.
Nenhum carro na calçada.
Nenhum carro fora da área pintada.
Acho que as montadoras têm que rever a política das pinturas automotivas. O futuro não é só preto, cinza e branco. Têm que ser colorido. Voltar ao passado e resgatar as diversas cores abandonadas no tempo. Será que a pessoa que compra o carro vai pedir logo o cinza “de cara”?
Têm que ter outras opções de cores sim!
Tem 5 carros pretos, inclusive um Opala preto com a faixa lateral branca, carro oficial.
O Mundo era mais Feliz!
Que saudades do “Bege-Alabrastro”…
Chegaaaa de carros preto, prata e cinza. que falta de criatividade das montadoras e pior ainda do público que aceita e acha o maximo, um exemplo é o gol e o prisma metálicos só tem cinza e prata, a Fiat ainda oferece algumas opções mas…bem é dar uma olhada no site das montadoras e conferir.
O maior problema das cores diferentes do peto, prata e grafite é que na hora de revender fica mais difícil, sem falar que o valor cai. Conversem com vendedores de automóveis. Perguntem às suas mulheres ou namoradas se elas comprariam um carro, que não fosse umesportivo, vermelho ou amarelo. Perguntem se elas andariam pelas e se apresentariam às amigas um carro azul-pavão, cheias de orgulho pela compra. Duvido. Seria como andar com roupa fora de moda.
Uma vez li que os carros no Brasil são quase monocromáticos (preto, prata e grafite), não apenas por uma questão de modismo e/ou imposição do mercado, mas também por conta da natureza que já é pródiga em cores, enquanto no exterior seria o justo oposto.
Os vendedores das concessionárias alegam que “‘outras cores” não garantem bom valor de revenda. Ha ha ha me borrei de rir e disse pro vendedor: ” Mas meu caro carro já não é investimento há um bom tempo. Esse carro que estou tirando da concessionária, amanhã já está depreciada em 10% e vc vem com esse papo. Me arruma outra cor!!!!”. – E aí começa – para o vermelho 30 dias, para o azul 45 – aquela outra eles não estão entregando, e tome prata e preto…. Arghhhh.
Têm 3 carros pretos, 2 fuscas e 1 opala.
Infelizmente criou-se um paradigma ‘estupido’ !
Carro ‘colorido’ (amarelo, laranja, verde, vermelho) são considerados carros que encalham/desvalorizam/vendem mal…e o pessoal na filisofia do ‘futuro’ acaba entrando na onda do ‘dinheiro” garantido na hora da revenda….e cai no cinza, prata, preto e as variantes que bem conhecemos….
-povo mão de vaca e sem personalidade!
(tive um Clio amarelo que me da saudades até hoje!)
Tem o seguinte: prata e preto são cores ótimas… para carros grandes, de sedans médios (Corolla e Civic) para cima.
É, porque dói nos culhões ver Corsinha, Celta, Fit, Gol, essas cores utilizando esse tipo de cor. O que é isso? Contínuo querendo ser executivo? Faça-me rir.
Contrariando todas as leis da economia e da ecologia, ainda vou ter meu Taurus LX 3.4 1997 cor verde musgo.
Flávio, você não tem ídeia da dificuldade que é comprar um carro sem ser prata, preto ou cinza metálico. Queria um carro vermelho e a empresa não tinha, deixei de comprar pois não queria carro com essas cores. Que acho elas bonitas, mas todos tem carro da mesma cor!
O mundo esta ficando sem graça!
Essa foto parece da Praça Tiradentes, que tá muito diferente hoje…
Lucas Cariolli:
Aquele carro é justamente o que mais me chamou a atenção nessa belíssima foto, pois desde àquela época de minha saudosa infância eu não vejo aqueles carros: chamavam-se Daihatsu (tem mais de um na foto), e eram de um porte entre o Chevette e o Opala!
Abraço!
Pelo amarelão dos fuscas inferior e o do lado direito cortado (amarelo imperial) é 75.
É fato. Mes passado troquei o carro da minha mulher e havia 3 opções, sendo preto e prata entrega na hora e vermelho e um cinza esverdeado na fila de espera. O dela, (vermelho pq a outra opção é um desastre colorido) levou 20 dias para chegar. E veio filmado o que provocou outra encrenca pq ela (e eu) odiamos filme. Mais 3 dias de espera…Fazer o quê? Pelo menos não é nem preto nem prata. argh!!!! E meu Millinho é azul marinho…
não é bem começo da década de 70, já tem maveco.
Notem a quantidade de Fuscas que tem nessa foto…
Vitao fez uma colocação perfeita. Está faltando ousadia no marketing.
Os departamentos de marketing hoje trabalham com uma receita de bolo que sempre da certo e esquece das inovações.
Se for feito um bom trabalho, até carro rosa se vende.
Mas eu gosto de carro prata, cinza ou preto. Vermelho e amarelo chamam muita a atenção, branco tem carro que fica bem, detesto carro azul… por aí vai.
O Vitão mandou legal. As montadoras estão perdidas. Essa pseuda globalização complica muita coisa, no marketing. Antigamente caminhões eram laranja por serem a cor de maior visualização. Quanto a foto, me lembro do Enio, tempos de colegial, maior gente fina, quando o Pai lhe deu um Fusca. De manhã no colégio, todos viram que era rosa claro. Virou o carro!
Que tal começarmos uma campanha pelo retorno das cores aos nossos carros?
Há uns dois anos troquei o meu Palio Vermelhinho por um prata. O vermelho tinha personalidade, tinha até nome! Esse prata não fede nem cheira.
Por isso, já combinei comigo mesmo: meu próximo carro será de qualquer cor, menos preto ou prata!
No canto superior esquerdo, tem o que acredito ser um VW “Zé do Caixão”, pintado com as cores dos taxis de… Niterói! Essa foto não foi tirada no Rio! Foi tirada em Niterói!!! Rsrsrs
Ah, e o Maverick, não seria um Opala?
Que maravilha essa foto. Eu não trocaria toda a tecnologia dos carros de hoje, por esses setentões lindos.
Que saudade…
Que gracinha aquele Corcel vermelho do lado da Kombi branca! E aquele Maverick amarelo com teto de vinil ao fundo! E que carro é aquele quase do lado do fusquinha amarelo (tem um escuro entre eles)?
Ah que coisa maravilhosa, que vista…
a ditadura das cores tem mais a ver com a incapacidade dos marketólogos em impor alternativas (ou seja, falta coragem para assumir riscos, e marketeiro odeia fracasso) e com o predomínio dos deptos de finanças, preocupados em reduzir custos, do que com o desejo do consumidor, que tem que engolir goela abaixo o que tem disponível nas revendas.
Ou seja, é um conluio da mediocridade,
Para o Alexandre Santiago:
Tem muito carro preto prata e vermelho por aqui tambem, isso nao é privilégio apenas do Brasil. A única diferenca é que o mercado é muito maior que o brasileiro e há mais espaco para cores fora desta paleta aparecerem um pouco mais, so isso. Neste ponto estamos com o gosto afinado com os europeus.
E 20 são fuscas!
Curiosidade. Contei 45 carros na foto. Dois são difíceis de identificar, mas digamos que acertei, o escuro com faixa branca lá no alto na frente do TL sendo um Zé do Caixão e outro oculto atrás da estátua sendo uma Brasília.
Se não errei nada, desses 45 carros 31 são VW (68,8%), 6 são Chevrolet (13,3%), 6 são Ford (13,3%), e 2 são Willys (4.4%).
O ano da foto deve ser 73 em diante.
Já tem o modelo 73 do Corcel (o vinho ao lado do Fuscão azul-pavão), Karmann Ghia TC, mas ainda não tínhamos o Opala com lanternas traseiras redondas.
De frente para o Corcel vermelho uma cor que vi na minha infância e nunca mais vi em nenhum carro, o caramelo do Fusquinha, provavlemente anterior a 66 como pode se percebr comparando a vigia do a do Fuscão bege que está exatamente atrás.
Tem de tudo nessa foto, Aero 60 cinza ao lado de um Maverick mdelo luxo com capota de vinil, um 63 ao lado de uma novíssima Brasília azul lá no alto da foto meio na sombra.
Tem dois Dodge Dart na foto um verde um azul.
Muito bonita essa imagem, dessas cores todas a única que sobreviveu até nossos dias foi a bege alabastro que colore o TL em primeiro plano entre o Fusca amarelo e a Veriant verde abacate.
Ah tem uma SImca e um galaxie na foto também.
O mundo hoje anda muito nublado para fugir do cinza e preto…
E quase todos, salvo a Kombi, duas portas
Aqueles anos eram de chumbo, mas o nosso mundo automobilistico era bem mais alegre e colorido.
Hoje quando voce entra em uma concessionaria para comprar um carro Okm, precisa brigar se quiser outra cor que não seja preto ou prata.
Comigo foi assim ano passado.
Depois de muito bate boca e 8 dias de espera, consegui um carro azul metalico.
Aquele Corcel marronzinho, à esquerda, não é um modelo 1972? (parece ter as lanternas traseiras quadradinhas) Meu pai teve um igualzinho, até a cor. Putz, que saudades!
Carros preto e prata são realmente uma piada! Quem gosta são as montadoras que economizam uma grana com essa moda.Pra mim é como se eles estivessem sem pintura,só no fundo! Que mal gosto,que falta de personalidade esses carros atuais ! São eficientes mas sem graça alguma.No tempo do Ford T era tudo preto por falta de qualidade das tintas,mas agora qual é a desculpa?
Em compensação, carros, amarelos, vermelhos e azuis.
Apenas trocaram os padrões de cores.
E um detalhe. Essa tríade de cores aqui no Brasil, acontece só aqui. Por que EUA e Europa têm muitas outras cores disponíveis.
Dou exemplo do Honda CR-V que aqui no Brasil é ofereceido apenas nas cores Prata e Preto. Entre no site da Honda americana e olha a gama de cores oferecidas lá.
A indústria aqui impõe mais que lá, aonde o consumidor tem mais poder que aqui.
Abraços
Acho muito bacana ver os nosso antigos e valentes carros, que rodam por ai hoje ja sem muitos cuidados, na epoca em que eram desejados e disputados por todos, quando despertavam os olhares adimirados nas ruas quando passavam, me chamou a atençao nessa foto esse Corcel vermelho, estacionado ao lado de uma Kombi, pessoalmente acho esse um carro dos mais charmosos q tivemos!!
Bom fico por aqui, deixando minhas saudaçoes e tambem registrada minha admiraçao por esses carros!
Preto, era carro oficial, Prata e Grafite, ainda não dispunhamos de tecnologia para pintura metálica (queimava rapidamente) então as cores predominantes eram estas, principalnmente o branco.
Olá, as cores refletem o estado de espirito da época, por isso vivemos dias tão cinzentos( literalmente) outra coisa, essa foto não é de 70, pois aparecem “fuscões” com 4 saidas de sar na traseira coisa que só começou em 72 – até então só tinham duas na tampa do motor.
No canto superior esquerdo tem um carro preto sim… acho que e’ um Opala… :)