SABADÃO EM INTERLAGOS

SÃO PAULO (e assim foi) – Foi divertido o sabadão em Interlagos, na abertura do Paulista. Revi amigos, o tempo estava bom, o carro não quebrou, foi legal. Como se sabe, não há mais Superclassic. A FASP criou um regulamento novo para atrair carros originais, sem pára-choque e forração de portas, algo assim. Essa é a nova Divisão 1 do novo campeonato.

Não apareceu nenhum carro desses.

A FASP dividiu a Divisão 2 em três subdivisões, também. Isso para atrair, na 2/3, carros como Opala, Maverick e Dodge.

Não apareceu nenhum carro desses.

No fim, correram os que sempre correram, mas ninguém sabia a qual divisão pertencia, porque a própria FASP não sabia. Quando saiu o grid, por exemplo, estávamos divididos em “VH” e “VHC”. Veículos históricos e veículos históricos de competição, suponho. Informamos os comissários que todos ali eram históricos de competição, portanto, todos eram “VHC”. No final da corrida, surgiram na papeleta também os “VHCO” e “VHCF”. Eu continuei sendo um “VH”.

Meio confuso, não? Sim, muito confuso. E, por isso, só três horas depois do fim da prova foi possível premiar os vencedores. Das cinco categorias em que o campeonato foi dividido (Divisão 1, Divisão 2/1, 2/2 e 2/3 e Divisão 3), só havia carros da 2/1, 2/3 e 3. Entenderam?

Sorte da FASP, porque havia troféus para apenas três divisões. Se surgissem carros das cinco, faltariam taças.

Bem, largaram 25 no total. Infelizmente a Brasília do Hugo Borghi, que participou da classificação e faria sua estréia, quebrou o câmbio. Pena, mesmo, porque o carro está lindo. Na pole largou Ricardo Malanga (Puma), com 1min59s898. Eu larguei em último com 1min98s383. O #96 estreava novo motor. Não quebrou, já está bom demais. Achei que meus novos pistões iam derreter.

Na corrida, seis tiveram problemas e ou abandonaram, ou perderam algum tempo nos boxes. Todos os que, na classificação, ficaram atrás de mim, hehehe. Terminei em 19º com 12 voltas completadas.

A largada foi lançada, uma novidade. E não tivemos mais o reagrupamento do pelotão na metade da prova, com o safety-car. O Malanga venceu na geral com 15 voltas e fez a melhor da prova em 2min02s629. César Carloni chegou em segundo e Evaldo Luque em terceiro.

Houve uma desclassificação, do Walter Lapietra. Seu Fiat 147 é 1983, e o novo regulamento fala em carros fabricados até 1977. Nas regras da Superclassic, havia um adendo permitindo Fiat 147 com frente Europa. Adendo feito exclusivamente para esse carro do Walter, diga-se. Pena que mudaram, tirando a possibilidade de o Lapietra voltar a correr com esse Fiat. Podiam tê-lo avisado antes da largada e ele não gastaria os 710 reais da inscrição. Afinal, era um carro inelegível. Era como eu chegar na Stock para correr de DKWe os caras só me desclassificarem no final da prova.

Bem, na minha divisão, a 2/1, terminei em quarto. Ganhou o Du Lauand, de Fusca. Na 2/2 a vitória foi do Carloni, de Porsche. Na 3, do Malanga. E é isso aí.

Importante dizer que a Superclassic, como categoria “informal”, acertou três corridas para fora de SP neste ano. Faremos exibições em junho (esta confirmada), setembro e novembro — iguais àquela de Londrina no ano passado. Depois digo onde serão. Vão ser as provas mais divertidas do ano, porque esse Paulista ficou muito bagunçado e meio sem graça.

Ah, a foto abaixo foi feita pelo Juliano “V8”. E vocês que estiveram lá que contem mais. Encontrei vários blogueiros em Interlagos, como o Eric, o Belair, o Ceregatti, o Dú Cardim, o Reginaldo, o Vitão, o Rogério, o Nipo-Luso, a turminha boa de sempre, que sempre tem o que contar. E a eles (e vocês, que nos acompanham de longe) prometo: dias melhores virão na Superclassic.

Bem melhores.

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Eric
Eric
16 anos atrás

Regi falou e disse.
Acho que tem que ir mesmo sem medo de ser feliz.
Fui e não me arrependo e continuarei indo!!!!

Abração a todos!!!!

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Infelizmente dessa vez não pude ir… bem, fica para a próxima! Saudades de vocês!

Virgo
Virgo
16 anos atrás

Vitão, meu amigo, obrigado pela lembrança.

Nem vou dizer que minha ausência foi devida a uma intimação da Da. Encrenca para faxina do Forte Apache (minha casa, porque fica na periferia, no alto e cercada de índio por tudo quanto é lado)

Por favor me incluam na entourage do petit comitee do sub-blog-do-patrão. Aguardo notícias suas e do Regi. Abraço
PS: Alguém sabe do Mestre Joa? Será que resolveu voltar para seus aviões no Canadá?

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

Aos amigos aí pra baixo que estiveram no Templo e não se apresentaram, vale uma “carraspana” super gentil: Os malucos (eu, dentre eles) que comparecemos sempre que a oportunidade se apresenta, não somos, donos de nada, não é clube fechado, nem nada parecido. Basta chegar e ir se apresentando na maior, que está td bem. Lá, é uma ‘zona’ aberta a quem ama o esporte. Simples assim. Branco, preto, amarelo, vermelho, alto, baixo, feio, bonito, rico, remediado, pobre, trabalhador, empresario, vagabundo, eleitor do Lula, do Serra, nada disso nos interessa. A única condição é gostar – muito – de gasolina, e gostar – ouvir e contar – mentiras….

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Estou lendo tudo e babando, pena que não pude ir.
Flávio e amigos
Se serve de consolo a cartolagem continua agindo como fazia há 41 anos atrás.
Vamos ver se essa turma nova consegue mudar tal estado de coisa, fico torcendo sinceramente pra isso.

Rick Lucas
Rick Lucas
16 anos atrás

Putz, eu não olhei o calendário antes e fui pego de surpresa… não deu pra ir nessa, mas na próxima estarei presente como sempre.

Um abração à turma.

Dú
16 anos atrás

Eric, seguinte, TWO STROKE FOREVER. Som de orquestra, onde no dimensionado do #96, nos lembra o início. Seria só colocar ignição progressiva, cortar saias de pistão, pistões de um anel, mikuni 38, com palhetas de carbono, achar um bloco legal para acertar transferencia, balancear tudinho. Depois do motor pronto, fazer o escape! Mas e daí? O coração do #96 alimenta o saudosismo. Eric, já baixei marcha no tempo, brincando de TR-350, na entrada da um. O Mario Hélio dos Sanctos, nos deve uma visita, o cara! Agora, Eric, imagina na alavanca do #96, o FG tratar aquilo com carinho! É nós na fita!

Eric
Eric
16 anos atrás

Vou procurar por aqui Gomes e vamos ver se tem uma usina Diesel com uns 180 cv para montarmos na Deka.
Fica iguual ao primo dele Audi R10.
Solta fumaça também….bem preta!!!!!!

vitão
vitão
16 anos atrás

Realmente Belair, existem dois controles para certos pilotos : o acelerador e um orgão localizado no final de espinha, entre as duas bandas das nadegas….o que não se aplica ao nosso piloto-jornalista.

jose Leão
jose Leão
16 anos atrás

FG.
Obrigado pelo retorno. Sou APTA desde criancinha. farei a minha filiação e acompanharei a caravana da Superclassic seja lá para onde ela for. Claro, morro de vontade de correr no Templo.
Abração

vitão
vitão
16 anos atrás

no briefing pós corrida , realizado no bar do Paddock, o Gildo falou que o Zé tava mais arisco porque (conforme foi constatado posteriormente) tinha uma folga acima da tolerável na manga de eixo, o que dava uma saudades louca de casa (e do chinelo velho, do cachorro, da lareira, etc) nas freadas e tomadas de curva. Por isso ele quase rodou na entrada do S , no final do retão.
Desta vez ele ficou no pelotão intermediário, mas na próxima ele promete vir na balada e brigar na frente.
Pois é , quem não foi não sabe o que tá perdendo. Duvido que o Ron ou o Alonso sejam tão sinceros.

adonis
adonis
16 anos atrás

Já que desclassificaram o 147 por ter “frente nova”, porque ninguém desclassificou a maioria dos Fuscas já que eles são de 78 pra frente? Fusca com maçaneta de gatilho e tampa do tanque do lado de fora só saiu de 78 pra frente! Que cazzo é isso? Dois pesos e duas medidas?

reginaldo Nat Rock
reginaldo Nat Rock
16 anos atrás

Pessoal:
Esqueci de comentar; o carro madrinha desta vez, foi uma Berlineta Interlagos azulzinha, M A R A V I L H O S A, de inteira que está.

E a Brasilia que quebrou o cambio, realmente mostrou extremo capricho do proprietário.

Ô dia legal.

Jason
Jason
16 anos atrás

Essa obsessão que “eles” têm por siglas parece coisa e milico.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Bem, a Fasp fez o que fez, sabendo, que mais cedo ou mais tarde, todos pagam, ficam quietos e aceitam.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Mais uma coisa, fui multado em 500 reais denovo. Isso deve ser sinal que vou pra Londrina mais uma vez, esse ano!

Arquimedes
Arquimedes
16 anos atrás

Olá amigos. Foi bom rever o pessoal. Também estive em interlagos no sábado. Fiquei meio afastado, estava com dois paulistanos que nunca haviam ido à interlagos, então fiquei rodando e lhes mostrando o que eu conhecia do autódromo. Muito bom rever o #96 e voltar a interlagos. Ótimo dia, como sempre. Até a próxima!!!

Marcelo Marques
Marcelo Marques
16 anos atrás

Depois de 1 ano morando em Interlagos, finalmente consegui tempo para ver uma corrida em Interlagos. Foi muito legal ver a F-São Paulo e a de Turismo.

Contei e éramos em 30 na arquibancada. O que me deixou chateado e revoltado foi o descaso dos seguranças no portão de entrada e o lixo na arquibancada. Alguém se ligou da mancada e no meio da prova da F-SP começaram a limpar – lá pelas 10 da manhã. Coloquei umas fotos no link abaixo …

http://adm2005.blogspot.com/

Flavio, lá do outro lado as condições eram melhores? Público sofre quando é grátis e quando se paga a fortuna para assistir a F-1.

Eric
Eric
16 anos atrás

Blogaiada:
Primeiro de tudo,foi um dia que nunca vou esquecer da memória.Fantástico.
Segundo:A galera é demais….fiquei muito feliz de conhecer Cerega,Vitão e o resto que já conhecia e só tenho a dizer que saõ pessoas agradabilissímas.Fantástico.
Terceiro:Revi depois de tanto tempo o Gomes….eu lembrava dele de vista somente e foi extremamente simpático comigo no box.Fantástico.
Quarto:peço desculpas a todos por não ter me despedido,pois fui ao banheiro logo após a lanchonete e depois perdi vcs de vista.
Quinto:Nunca tinha visto um DKW berrando na pista.A hora que vc Gomes saiu do box,fiquei realmente arrepiado com o barulhinho da usina….igual fico todo ano com a F-1ou GT-3….não importa,é lindo o ronco!!!!!!!Fantástico 3 vezes!!!!!!

Abração a todos!!!!!!

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Se estiver dependendo de uma corrida em Londrina para visitar os parentes, ligue para eles e avise que neste ano passará por lá de novo.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

É… muito já foi dito por aqui pelos nobres parceiros de gangue, hehehehe… sabadão bem divertido mesmo, por rever os amigos e por rever os carros da Superclassic (prefiro continuar a falar assim do que usar aquelas siglas de nome de inseticida, raticida, pesticida e coisas que o valham, que poderiam ser de muita valia para atacar os insetos incrustados nas FASPs, CBAs e correlatos da vida).

Pena que por conta de 15 metros e um ônibus perdido na Sé, perdi o treino (como sempre), mas acompanhei todo o resto, junto com a galera de sempre (Reginaldo, Du, Vitão, Cerega, Eric, Belair, depois o Nipo também)… além, claro, da grande figura que é o pai do FG, tão torcedor da Lusa como nós, tão amante dos carros antigos como nós, hehehehe… Aliás, quando vimos a tabela do grid, foi uma coisa de louco mesmo… uma baita confusão para entender alguma coisa…

Também achei que sem o pace car para agrupar no meio da prova, ficou fácil para o Malanga disparar na frente e fazer um passeio matinal-vespertino… bom o pega entre o Carloni e o Dr. Luque, a BMW parecia muito arisca, até uma quase escapada de traseira no S ela proporcionou… mais atrás, o pega tava bom entre o Magnusson, Gulla, o Gildo e o Passat, pena que o Gildo teve problemas com o acelerador e o Zé do Caixão ficou pelo caminho…

No final, aquela zona para saber o resultado… acho que a FASP estava aproveitando o parque fechado para dar uma espiada e saber em que sopa de letrinhas enquadrar cada carro… eu e o Du vimos a hora que fuçavam no #96… demorou, mas saiu a premiação…

No mais, o de sempre… Força Livre minguada, com 11 carros na 1ª bateria porque tinha os dois Mavecos desfilando na pista, 9 na 2ª bateria… enquanto isso, 25 estavam na SC… e poderiam ser 26, não fosse o problema relatado pelo FG com a Brasilia (realmente estava linda, uma pena mesmo não estar na pista)…

Enfim, tirando o “torrado camarão” que ganhei com o dia de sol, foi um baita programão de sábado… e foi ótimo perceber que, mesmo com as traquinagens da FASP, a Superclassic vive, o espírito continua o mesmo… E agora é ficar pronto para a próxima (e as próximas, até mesmo nas “extra-campeonato”)… como disse o Thiago, bem que podia rolar Londrina de novo, tô precisando visitar os parentes novamente, hehehehe…

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Nenhuma. Não nos querem. Quando digo que “eles” não nos querem, não são os cariocas, claro. “Eles” sabem quem são “eles”. Se alguém tentar descobrir por que não correríamos com a GT3 no Rio no ano passado mesmo depois de tudo acertado com a GT3, saberá quem são os “eles” de quem estou falando. A GT3 acabou não indo por outros motivos. Que “eles” também sabem quais são. “Eles” são uns malas.

Igor
Igor
16 anos atrás

Flavio, alguma possibilidade de haver uma corrida no nosso quase-falecido autódromo de JPA, aki no Rio????

Belair
Belair
16 anos atrás

Aos que não foram: Tentem não perder a próxima; vale a pena comparecer, nem que seja para ver como o acelerador controla perfeitamente alguns pilotos, né Vitão?
Ao Senior citado aí abaixo: Enorme prazer em conhecê-lo,realmente uma figura ímpar. Aliás Flávio, ele ficou de me confirmar uma informacão(57?),estou no aguardo.
Sabadão mesmo,valeu acordar cedo.A confraria vai crescer viu,decano?

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Quando te informaram, a Superclassic ainda existia. Mas não sei quem te informou. Com o regulamento novo da FASP, não pode. Mas para as corridas da APTA, pode. Desde que você se filie à associação etc. e tal.

jose Leão
jose Leão
16 anos atrás

Estou preparando meu Fiat 147 Spazio (1983) desde o final do Ano, porque me informaram que eu poderia correr. Quer dizer então que dancei ?

Zuquim
Zuquim
16 anos atrás

Ávido por notícias, mastiguei chicletes,tomei algumas, fumei uns tantos e, enfim, consegui conexão.
Houve corrida. E a Blogaiada esteve presente, como previ.
FG acelerou como sempre e manteve a mística do seu e nosso #96. E também do seu intrépido motorista.
Bom começo.
E se Claudius Ceregatis diz que vai ficar bom, quem sou eu para duvidar?
Veremos, pois.
Abraços a todos.

vitão
vitão
16 anos atrás

foi muito bom reencontrar a “quadrilha de morte”, embora a ausência de alguns suspeitos usuais fosse sentida : Joa, VHP, Brandão, Virgo (estariam fazendo algo realmente suspeito?).
Mais uma vez pudemos ver o FG colocando o decão de lado nas curvas; quer dizer, do lado externo, porque ele como piloto gentil deixava a linha interna preferecial para os outros pilotos.
E esse novo regulamento deve ter uma categoria PQP também.

Lucas Israel
Lucas Israel
16 anos atrás

Flávio, mas que tempo maluco é esse seu hein? 1min98s383? Com esse tempo vc devia estar no guiness. Brincadeiras a parte é sempre bom dar uma corridinha

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

Tomara que venham para Londrina!

Evaldo Miranda
Evaldo Miranda
16 anos atrás

Amigos,

Já estão disponives no Site da L.F. as fotos da 1a Etapa de 2008.
http://www.lfautosantigos.com.br

Abraço,

Wagner Scaglione
Wagner Scaglione
16 anos atrás

Alguém pode explicar?

Por que estragar o que funcionava bem?
É capricho?
Fetiche?

Rodrigo Romão
16 anos atrás

Pô, FG, me diverti pra caramba! Assisti a corrida naquele murinho do paddock, e como me diverti! Tirei muitas fotos, muitas delas ficaram ótimas; depois te passo por e-mail.

Abraços, e fiquei feliz em saber que o espírito não sumiu.

914 GT Sunoco
914 GT Sunoco
16 anos atrás

Bem, o regulamento confuso só mudou para aqueles que se deram ao trabalho de lê-lo, e , claro, por essa espera para a entrega dos troféus. Fora isso, era a alegria de sempre.
O pelotão de frente não foi tão disputado, mas foi bem divertido ver lá pela 2a ou 3a volta a BMW do Dr Luque sofrer um ´four wheel drift´ em plena 1a perna do S, com ´opposite lock´ e tudo mais… o a 550 replica do Carloni chegou perto nessa, mas levou ainda mais um par de voltas para conseguir passar. Já o pelotão do meio (Zé do Caixão, Passat, Bianco, etc) jah teve disputas bem mais divertidas. Para o #96, sem dúvida o barulho mais bonito nas reduzidas no final da reta dos boxes (era só ficar ali nos buracos da grade para atestar isso). 25 carros , mas somando aqueles pilotos que estavam ali, e carros por uma maneira ou outra não estavam (me incluo na lista, estive manquitolando por lá, me recuperando de um problema de coluna, e carro que ainda não está 100% pronto… mas mesmo se estivesse, os médicos não me deixariam participar… e , neste estado, com os remédios que ando tomando, nem videogame!), deve passar de 30 no grid da próxima corrida rápido, e espero me incluir nessa lista, como um daqueles que só poderão participar graças ao novo regulamento (ou ao antigo, pré-2007).

Dú
16 anos atrás

Ô VH, fala ai, quantos vh tinham na sua categoria? Qualquer prova de rolemã sem 6 participantes completando parte, a prova não vale, a grana é devolvida, ou fica para a próxima, sem pontos!. Foi bobeira minha, ou estavam enquadrando os carros depois da prova no parque? Mas, o Campeonato, dos Históricos V8, só tinham 2!!!!! Agora eu conto. Chegando, como a uns trocentos anos parei ali na grade , vendo o pinheirinho, bico e tal. Eis que vc. passa, com pipocadas estranhas, lembro das dois tempos, e pá! Se embaralhou com o motor cheio na saida do bico, puxou para a grama e desceu de ré. Saí correndo, encontro a galera lá em cima e dou a notícia. Nessas vc. vem, o Cerega perguntado, e eu já tipo me recuperando de ser o pé frio. Deu uma afogadinha light. Na prova, desci para debaixo da laje, é Interlagos tem laje, depois chegou o Paul Stoddart, ficamos vendo, e ele surtado, faltando 4 voltas fala. Vamubora. Creio que no caminho cairam uns babadores! E o importante, nem mortos, nem feridos, mas de alma lavada, tirando um dia NO STRESS, e na pilha para a próxima. Mas pelo calendário, quem puder, dê um pulinho em Indaiatuba, na Abertura do Brasileiro de Motocross.

Ike Nodari
Ike Nodari
16 anos atrás

Não esqueça de avisar a data da próxima, pois tentarei ir para SP exclusivamente para curtir o #96 e seu pópópópó irresistível. A SuperClassic poderia fazer uma corrida em Curitiba, pois facilitaria muito para nós que moramos aqui nos países baixoa (SC e RS). Abaços

Tiburcio de Minas
Tiburcio de Minas
16 anos atrás

So pra saber?
1m 98 s e 383, seria
2 m, 38 segundos?

Ricardo Carmo
Ricardo Carmo
16 anos atrás

esse carrinho me lembra a corrida de petropolis, Norman Casari com malzoni 96 entortando nas curvas, voce como piloto e cometarista podia falar sobre estas corridas pois tenho parente que partiparam de corridas aqui na decada de 50 e 60

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Então a gente fez o farnel no Bar da Emília mesmo…
Cheguei cedinho, pra variar. E tentei, por todo o tempo que estive ali, entender esse tal regulamento novo. Uma verdadeira zona, fora o desrespeito de ter que esperar o podium por mais de tres horas após o término da prova.
Quanto ao jeitão da corrida, só estragaram: Uma largada lançada é meio escrôta sempre. E não reagruparem os carros só ampliou o espaço entre eles, mais nada.
Esperemos então as boas novas que a turma da SuperClassic trarão em breve.
Parte delas soube lá, um pedaço aqui outro acolá.
A coisa vai ficar legal, quem viver verá…

Comendatore
Comendatore
16 anos atrás

Signore Flávio, preguntinha: não estão proibidas provas de arrancada em Interlagos, segundo dizem, para se evitar derramamento de óleo no asfalto impecável de novo ?
O “Arrancadão” que fizeram de noitinha é o que ? E o óleo na pista não foi limpo porque ?

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

Realmente, foi um sábado quase perfeito. (quase, pq muitos amigos não compareceram)
Sol quente, nenhuma frescura para entrar nos boxes, (a moçada da segurança , realmente é muito boa) e o encontro com os amigos, não vistos já a um tempão.
Uma avaliação básica dos foguetes, entre apertos de mão, sorrisos e acenos, e fomos encontrando os mais presentes, formando as rodinhas, bate papo daqui, de lá, começou o treino o ficamos na cerca conferindo, uma escapinha do Zé do caixão espalhando para a um, e os outros mais ou menos nos lugares que costumam ocupar, também mais ou menos os mesmos.
Pena que só estavam 25 . Faltaram alguns ainda na UTI, se recompondo com os novos marca-passos, ou aguardando sua vez, mas quase todos os pilotos a pé, marcaram presença.
Isso é muito legal pq demonstra união da turma.
A Deka é realmente hour concur e fica cada vez mais mítica, pois preserva a originalidade . Ela é o nosso troféu permanente que, nós blogueiros, permitimos que o Flávio “brinque” , vez em quando.
Como competir com quase todos sendo empurrados por AP ?.
A planilha que o FG comenta aí no texto, realmente é uma piada.
No intervalo, conhecemos o pai do Blogueiro mor, é o ‘Senior” é um figuraço que conhece muito de carro antigo e um excelente contador de ‘causos’. Acho que foi por aí que o vírus pegou no FG….
Como a largada seria lançada, todos estavam preocupados na chegada do S, – vai que algum mais afoito, ou mais “manco” escorregasse além da conta, mas tudo bem, como o Belair comentou, ali ninguém está precisando tirar o pai da forca e todos se comportaram com fidalguia.
A corrida foi legal com vários pegas interessantes, o que acabou montando vários grupos em disp.uta.
Apesar dos desencontros burocráticos desse regulamento que a maioria não entendeu, foi legal participar na torcida #96..

Foi a primeira, que venham outras, preferencialmente com os ausentes, também marcando presença na pista e fora dela.
Será melhor ainda.
E, tomara consigamos ocupar a sala Willians ou outro canto qualquer, pq ficar no padok com o sol bem forte, torra os miolos…

Aguardemos a sequncia fotográfica de nosso lambe-lambe preferido RR, que também marcou presença desde os primeiros raios de sol.^

As imagens valem muito mais que meu bla bla bla.
è isso aí moçada.