W de Renault
SÃO PAULO (brincadeirinha) – Aguarda-se com grande expectativa a estréia de uma suposta asa revolucionária da Renault, em formato de W. Já há “estudos” em algumas páginas por aí, como essa da Venezuela (corrigido!), cujas imagens reproduzo. A dica foi do André Caçarola.
Eu, como sempre, não duvido de nada.
Na segunda foto aquele tubo no meio(lanterna) está muito saliente.Acredito que essa foto seja um fotoshop só que encolheram demais o aerofólio….
essa é do tipo: ou funciona muito bem ou é fiasco total.
se bem me lembro, o regulamento determina uma área “retangular ” para a asa; se você conseguir incluir “curvas” dentro do retangulo, está aumentando a área da asa e consequentemente aumenta a pressão, com um incremento mínimo do arrasto. Resta saber se ninguém vai protestar.
Parece com as asas do caça Corsário (Corsair) da 2º Guerra…
se fosse um motor em W, vá lá…..
Acompanho F1 há muito tempo, e posso dizer o seguinte:
QUE SAUDADES DOS TEMPOS EM QUE AS LATERAIS DOS CARROS ERAM LISAS, E SERVIAM APENAS COMO ENTRADA DE AR…
a Renault precisa e de + $$$ em seu orcamento …para voltar a pensar em vitorias…mais o Brasileiro presidente dela e pao duro pra caramba …e fica a toda hora falando em tirar o time de campo…o que e pessimo…+ sua tecnologia e de prima…agora com Alonso …se Briatore comseguir alavancar + $$$…tem condicoes de voltar a andar bem …estou curioso para ver o comportamento do Piquezinho ao lado do cobra criada Alonso…toma-ra que ele comsiga fazer como Lewis…detonar o BI !
Renault com W?
Renault Willys…
Só acredito nestas mudanças radicais que algumas equipes estão fazendo quando o campeonato começar e a FIA liberar esta mudanças.
Zeolito, você não deve ter mais do que 25 anos de idade, acertei?
A Honda também usou uma asa muito diferente nestes testes.
Alguém me corrija caso esteja equivocado, mas tenho quase certeza de que, de uns anos para cá, o perfil/desenho das asas traseiras foi normatizado/padronizado pela entidade reguladora, tanto que são idênticas em todos os carros.
Portanto, à menos que mudem a regra, a asa da Renault não passa de exercício da imaginação de algum “Mandrake” da aerodinâmica.
é até uma utopia o que vou escrever aqui, mas a FIA deveria antecipar as regras referentes a aerodinamica já pra esse ano, em nome do bom senso estetico, red (batmovel) bull, bmw parecendo um ralador de coco, renault com essa asa em w…francamente…
A natureza é assim, cheia de curvas… sou muito mais os carros de hoje. Acho legal a posição dos retrovisores e aquelas barbatanas da Ferrari (tiraram as barbatanas esse ano?), esta “nova” asa da Renault, os bicos boca de bagre (aquele arco da Mclaren é muito feio), e alguns penduricalhos também. Mas tenho que concordar que o excesso de aletas na parte traseira fica estranho e que a BMW pegou pesado no carro desse ano…
Como sempre, todo bom engenheiro de competições que se preze irá fazer de tudo para buscar uma brecha no regulamento para fazer o carro andar mais. [2]
Mas mais respeito com o Arrows A2. Feiura é o que se tem hoje, com esses bicos de tamanduá, traseira curta e estreira, pneus dianteiros quase iguais aos traseiros. NADA do que foi lançado em 79 ou nos anos ali perto é tão feio quanto qualquer F1 de 1993 pra cá.
Falaram do vácuo, né? É, de fato vai gerar muito mais turbulência pra quem vem atrás…
O blog do Nuvolari, excelente, por sinal, é da Venezuela (e não da espanha).
Aliás, assíduo leitor do blogueiro, eu me pergunto: que motivo tem um venezuelano para acompanhar a F1 tão de perto senão a paixão pelas corridas?
primeiro entortaram o chassis com as trocentas asinhas, agora estão fazendo a asona de asinha!!
o proximo passo sera entortar o piloto, que ficará sentado de pernas abertas pro ar passar entre elas, e o pneu será quadrado…. hehehe
so gera uma coisa
mais ar sujo pro carro que vem atras=menos ultrapassagens.
se gera mais downforce nao interessa
Se funciona ou não, não tenho idéia. Mas é bonito.
Pusta troço horroroso.. parece um detalhe do autódromo da China, se não estou enganado… ou de algum aeroporto chinês.
Caro Flávio, eu, leitor cotidiano de seu competente blog lhe pergunto? A tal asa inovadora da Renault poderia ser alvo de plágio descarado durante a temporada? Se é que vai dar resultado significativo… Isso é permitido ou há um tempo mínimo de entrega dos projetos dos respectivos modelos?
Grande abraço
Julio
Duvida sim! A prova disto é a Fórmula-Futebol…Por que jornalista são sempre imparciais???
Uma das coisas masi rápidas do mundo, é a aeronave Black Bird.
Suas linhas são retas, será que eles estão errados?
Os fórmulas modernos tem mais curva do que baiana rebolando.
Como sempre, todo bom engenheiro de competições que se preze irá fazer de tudo para buscar uma brecha no regulamento para fazer o carro andar mais.
Quero ver quando tirarem os penduricalhos aerodinâmicos e tirarem 25% do downforce o que é que vai sair.
Tomara que não venha nada parecido com a Arrows de 79. Chega de feiúra na F1. Aliás, aproveitando que o Flávio tem encampado algumas campanhas ultimamente, podemos entupir as caixas de correio eletrônico das equipes para menos asinhas, rabetas, rabiolas e etc nos carros.
ae Gomes! valeu pela menção honrosa! ;)