W de Renault

SÃO PAULO (brincadeirinha) – Aguarda-se com grande expectativa a estréia de uma suposta asa revolucionária da Renault, em formato de W. Já há “estudos” em algumas páginas por aí, como essa da Venezuela (corrigido!), cujas imagens reproduzo. A dica foi do André Caçarola.

Eu, como sempre, não duvido de nada.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eric
Eric
16 anos atrás

Na segunda foto aquele tubo no meio(lanterna) está muito saliente.Acredito que essa foto seja um fotoshop só que encolheram demais o aerofólio….

Eduardo Maniche
Eduardo Maniche
16 anos atrás

essa é do tipo: ou funciona muito bem ou é fiasco total.

vitão
vitão
16 anos atrás

se bem me lembro, o regulamento determina uma área “retangular ” para a asa; se você conseguir incluir “curvas” dentro do retangulo, está aumentando a área da asa e consequentemente aumenta a pressão, com um incremento mínimo do arrasto. Resta saber se ninguém vai protestar.

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

Parece com as asas do caça Corsário (Corsair) da 2º Guerra…

Eduardo Prado
Eduardo Prado
16 anos atrás

se fosse um motor em W, vá lá…..

Lbonoli
Lbonoli
16 anos atrás

Acompanho F1 há muito tempo, e posso dizer o seguinte:

QUE SAUDADES DOS TEMPOS EM QUE AS LATERAIS DOS CARROS ERAM LISAS, E SERVIAM APENAS COMO ENTRADA DE AR…

MB
MB
16 anos atrás

a Renault precisa e de + $$$ em seu orcamento …para voltar a pensar em vitorias…mais o Brasileiro presidente dela e pao duro pra caramba …e fica a toda hora falando em tirar o time de campo…o que e pessimo…+ sua tecnologia e de prima…agora com Alonso …se Briatore comseguir alavancar + $$$…tem condicoes de voltar a andar bem …estou curioso para ver o comportamento do Piquezinho ao lado do cobra criada Alonso…toma-ra que ele comsiga fazer como Lewis…detonar o BI !

Jason
Jason
16 anos atrás

Renault com W?

Renault Willys…

MSM
MSM
16 anos atrás

Só acredito nestas mudanças radicais que algumas equipes estão fazendo quando o campeonato começar e a FIA liberar esta mudanças.

Allan
Allan
16 anos atrás

Zeolito, você não deve ter mais do que 25 anos de idade, acertei?

hugle
hugle
16 anos atrás

A Honda também usou uma asa muito diferente nestes testes.

Zé Maria
Zé Maria
16 anos atrás

Alguém me corrija caso esteja equivocado, mas tenho quase certeza de que, de uns anos para cá, o perfil/desenho das asas traseiras foi normatizado/padronizado pela entidade reguladora, tanto que são idênticas em todos os carros.
Portanto, à menos que mudem a regra, a asa da Renault não passa de exercício da imaginação de algum “Mandrake” da aerodinâmica.

felipe fugazi
felipe fugazi
16 anos atrás

é até uma utopia o que vou escrever aqui, mas a FIA deveria antecipar as regras referentes a aerodinamica já pra esse ano, em nome do bom senso estetico, red (batmovel) bull, bmw parecendo um ralador de coco, renault com essa asa em w…francamente…

Ricardo Zeólito
Ricardo Zeólito
16 anos atrás

A natureza é assim, cheia de curvas… sou muito mais os carros de hoje. Acho legal a posição dos retrovisores e aquelas barbatanas da Ferrari (tiraram as barbatanas esse ano?), esta “nova” asa da Renault, os bicos boca de bagre (aquele arco da Mclaren é muito feio), e alguns penduricalhos também. Mas tenho que concordar que o excesso de aletas na parte traseira fica estranho e que a BMW pegou pesado no carro desse ano…

Allan
Allan
16 anos atrás

Como sempre, todo bom engenheiro de competições que se preze irá fazer de tudo para buscar uma brecha no regulamento para fazer o carro andar mais. [2]

Mas mais respeito com o Arrows A2. Feiura é o que se tem hoje, com esses bicos de tamanduá, traseira curta e estreira, pneus dianteiros quase iguais aos traseiros. NADA do que foi lançado em 79 ou nos anos ali perto é tão feio quanto qualquer F1 de 1993 pra cá.

Falaram do vácuo, né? É, de fato vai gerar muito mais turbulência pra quem vem atrás…

LBonoli
LBonoli
16 anos atrás

O blog do Nuvolari, excelente, por sinal, é da Venezuela (e não da espanha).

Aliás, assíduo leitor do blogueiro, eu me pergunto: que motivo tem um venezuelano para acompanhar a F1 tão de perto senão a paixão pelas corridas?

Rodrigo Bmikossiski
Rodrigo Bmikossiski
16 anos atrás

primeiro entortaram o chassis com as trocentas asinhas, agora estão fazendo a asona de asinha!!
o proximo passo sera entortar o piloto, que ficará sentado de pernas abertas pro ar passar entre elas, e o pneu será quadrado…. hehehe

luis
luis
16 anos atrás

so gera uma coisa

mais ar sujo pro carro que vem atras=menos ultrapassagens.

se gera mais downforce nao interessa

Thiago Macedo
Thiago Macedo
16 anos atrás

Se funciona ou não, não tenho idéia. Mas é bonito.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Pusta troço horroroso.. parece um detalhe do autódromo da China, se não estou enganado… ou de algum aeroporto chinês.

Julio
Julio
16 anos atrás

Caro Flávio, eu, leitor cotidiano de seu competente blog lhe pergunto? A tal asa inovadora da Renault poderia ser alvo de plágio descarado durante a temporada? Se é que vai dar resultado significativo… Isso é permitido ou há um tempo mínimo de entrega dos projetos dos respectivos modelos?
Grande abraço
Julio

donlombello@yahoo.co
16 anos atrás

Duvida sim! A prova disto é a Fórmula-Futebol…Por que jornalista são sempre imparciais???

Mr. Ioso
Mr. Ioso
16 anos atrás

Uma das coisas masi rápidas do mundo, é a aeronave Black Bird.
Suas linhas são retas, será que eles estão errados?
Os fórmulas modernos tem mais curva do que baiana rebolando.

Carlo Zanovello
Carlo Zanovello
16 anos atrás

Como sempre, todo bom engenheiro de competições que se preze irá fazer de tudo para buscar uma brecha no regulamento para fazer o carro andar mais.
Quero ver quando tirarem os penduricalhos aerodinâmicos e tirarem 25% do downforce o que é que vai sair.
Tomara que não venha nada parecido com a Arrows de 79. Chega de feiúra na F1. Aliás, aproveitando que o Flávio tem encampado algumas campanhas ultimamente, podemos entupir as caixas de correio eletrônico das equipes para menos asinhas, rabetas, rabiolas e etc nos carros.

André Casaroli
André Casaroli
16 anos atrás

ae Gomes! valeu pela menção honrosa! ;)