À ALTURA
SÃO PAULO (para começar o dia) – É claro que igual ao quattro nunca houve, nem haverá nada igual. Mas nós, das quatro argolas, somos obrigados a admitir que tivemos bons adversários. A Lancia Delta S4 foi um deles.
Vamos dar uma canja aos italianos, apesar do destino trágico de um dos maiores pilotos de rali de todos os tempos a bordo de uma Delta.
Antes de acabarem com a categoria, a Ferrari e a Porsche estavam se preparando para entrar com a 288GTO e o 959, respectivamente. Somando-se aos Lancias, Audis, Peugeots, teria sido uma bela disputa…
É isso ai! Para ser o melhor é preciso ter concorrentes de peso.E para completar, automobilismo é rally,o resto é para quem não tem muita intimidade com a coisa.
flávio obrigado e a todos os comentaristas em especial ao eric que revelou a cavalaria
Em Estoril,a pole do Senna era de acho 1.16,7 min e essa Lancia virou 1.18,1.
SÓ que Lancia carregava um navegador e quem pilotou foi o Toivonen.
Bravo Toivonnen! Que estás, cremos nós em boa companhia.
Ótimo video… unica pena é q falta de audio do ronco do motor… bom, até memso pq a usina em questão usava Turbocompressor + compressor Roots, numa combinação muito interessante… tinha um som maravilhoso…
Essa era uma epoca magica na história do rally… carros sem limite nenhum de preparação, com os tipos mais variados de configuração(motor dianteiro, motor central; turbo, aspirado(caso do Metro 6R4) ou misto), pilotos que tinham reflexos ultra apurados e o publico que era simplesmente louco de estar ali(bem, ainda ais depois do rally de portugal 86, que um Ford RS 200 atropelou 14 pessoas +-…)
Agora, a coisa que mais me chamou a atenção, foi uma vez, em que foi realizado um teste no Estoril, em 86, onde um Lancia desses andou, e, pasmem: fez tempo que o permitiria largar em 3º no grid do GP daquele ano(sim, no gp de F1…)
(PS: e pensar q, para 1987 e 1988, a lancia tinha um projeto de correr com um carro inteiro de kevlar e fibra de carbono, o Lancia Delta ECV)
Grande Toivonen:
http://www.youtube.com/watch?v=zkLH56Jx6qI&feature=related
Grande adversário. Grande piloto.
Deixou boas lembranças..
Complementando o que postei anteriormente, e ajudando na conta para se chegar aos 12.000, masi um link para um vídeo sobre o Henri Toivonen:
http://www.youtube.com/watch?v=XTfHQxLSJ9w&feature=related
Devo estar engrossando um coro MUNDIAL , mas não custa insistir :
Porque um Loeb não participa de uma prova de F1 , e um Schummy da vida não entra numa prova do WRC ??
Uma vezinha só , só de farra !!!!
Ainda bem que em outras épocas existiram CARROS…
Ao menos podemos nos lembrar deles…
Show de imagens.
Quem morreu numa Lancia destas foi Henri Toivonen….escrevi certo o sobrenome???
O carro tinha compressor para baixos RPM e turbina para empurrar de alta.motor 1.8 com somente 550 hp.
Coisa de criança.
O Markku Alen, que aparece gesticulando, foi o vencedor do 1 Rallye Internacional do Brasil, com Fiat 131 Abarth, carro que foi substituido na equipe Fiat pelo Lancia S4.
Ainda bem que você tem senso de humor.Quem gosta de argola e a mulher do Sinhozinho Malta.
Bravissimo!
Esses caras são malucos.
A altura não, melhor!
Abraços,
Marcelo
Flávio, tenho esse carro em miniatura. Ganhei do meu pai, quando era criança, herdei essa paixão por carro de rali dele.
Grandes abraços
show!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ôi
Esse carro marcou época pelo seu desempenho, mas que é feinho é. Parece um Lada Samara.
Abs
A Lancia sempre foi sinônimo de rally, com os campeonissímos Fulvia e Stratos. E ver os S4 e os 037 Montecarlo deveria ser uma coisa de louco. E os pilotos que tiveram a honra de pilotá-los, sempre estiveram a altura: Toivonen, Alén, Rohrl, Biasion…
Acho os Lancia os carros mais bonitos que já correram no WRC. Esse vem em segundo. Em primeiro, o magnífico Lancia Stratos HF.
A grande diferença entre o Lancia e o Audi é que o primeiro, além de andar muito, era bonito.
O Audi acaba lembrando os carros de F1 atuais. Como não conseguem um desenho aerodinâmico decente, botam dezenas de penduricalhos pra corrigir as besteiras…