arqueologia
SÃO PAULO (boas chances) – Vejam aqui imagens da primeira corrida da Truck, em 1987, Cascavel, com Aurélio Félix ao volante. Essa prova teve um acidente fatal, adiando o sonho do dirigente por alguns anos.
Aurélio corria de Scania. As fotos são incríveis, arqueologia pura.
Caros Amigos do Grande Prêmio,
Meu nome é Sal Chiappetta e sou o gerente do projeto Motorsport Memorial. Somos uma organização sem caráter lucrativo que realiza pesquisas sobre a história do esporte a motor – com especial ênfase em sua gente.
Estamos procurando por informações a respeito do Jéferson Ribeiro da Fonseca para que enriqueçamos nossa página sobre ele (http://www.motorsportmemorial.org/focus.php?db=ct&n=296).
Gostaríamos de entrar em contato com pessoas que possuam qualquer informação sobre o Jéferson – em especial sobre sua vida e carreira – para que elaboremos um tributo mais digno à sua memória.
Caso algum de vocès saiba algo sobre o Jéferson, ou conheçam alguém que o saiba, por favor entrem em contato conosco através do endereço eletrònico [email protected]. Muito obrigado pela ajuda.
Um grande abraço,
Sal Chiappetta
Motorsport Memorial Project Manager
Newbury Park, CA, United States
Esses Scanias eram horríveis. PAreciam caminhões saídos de um filme de terror.
Toda corrida estimula, de certa maneira, que os motoristas andem muito rápido em condições normais do dia-a-dia.
Não consigo entender como acham que a F Truck é diferente nisso em comparação a qualquer outra categoria.
E é automobilismo sim. Se não é, então corrida de Kart e F1 também não é.
Caro Flávio,
Corrida de caminhão não é automobilismo,só estimula motoristas irresponsáveis a abusarem da velocidade nas ruas e rodovias.Por favor não divulgue essa categoria que você tem muito bom gosto para corridas de verdade!
Abraço
Quem organizou esta prova em Cascavel foi o Jeferson Fonseca, na época presidente do Automóvel Clube de Cascavel e grande entusiasta da categoria. Tive o prazer de conhece-lo e trabalhear muitas vezes com ele, pois nesta época ia muito a Cascavel trabalhar como fiscal e cronometrista pela FPA. Nesta prova, na qual eu não estava, Jeferson sofreu um acidente e veio a falecer, adiando sua idéia – depois levada adiante pelo Aurélio – em mais de 10 anos.
Infelizmente o Aurelio se foi….
Essa prova, confirmando alguns comentários logo abaixo, o piloto que morreu capotou….
Eu tenho o jornal guardado até hoje, por causa da F-1…
Mas o piloto capotou e era um scania..
N verdade, quem começou a tentar desenvolver a F Truck no Brasil foi o Chico Santos. Ele é que organizou essa prova em Cascavel pois os responsáveis por Interlagos na época, ficaram com medo que o peso dos caminhões estragasse o asfalto.
Nessa prova o Aurélio participou apenas como piloto e não organizador.
O primeiro teste da categoria foi feito com um caminhão Volvo da transportadora Lazinho, da cidade de Limeira.
Esse é, sem dúvida, o caminhão mais bonito. O 111-S, o Jacaré e Lindo, só perde para a 110-S com o filtro de ar para o lado de fora…
Bela Foto
Morei em cascavel por duas vezes. de 84/85, e de 87/90.
Assisti várias corridas bacanas lá, formula 3, formula uno, brasileiro de marcas(quando tinha e era disputado pelas montadoras). Meu pai era gerente de banco e sempre ganhava passe livre para os boxes. Tenho até fotos com o Cristinan Fiti. ná época de formula 3 Sul Americana, carrinho vermelho patrocinado pela Philishape.(rs).
Lembro desta prova, estava no autodromo, pelo que me lembro o cara saiu aberto demais na curva que leva a reta dos boxes, e bateu no barrando, acho até que o caminhão capotou. Posso estar enganado, mas pelo que me lembro o piloto morreu enforcado pelo cinto de segurança. Ainda lembro de pedirem pelo autofalante uma faca ou tesoura para o público. foi muito triste.
Olha o detalhe das cornetas no teto da cabine e dos enfeites ( não sei como se chamam !!!) nas pontas dos paralamas ( parecem cetros de rei !!!) Meu, os bocas de jacaré iam completamente originais para a pista correr, se marcar, eram os mesmos caminhões que levavam os equipamentos das equipes e pilotos.
Quanto evoluíram….
Esse vai fazer falta…
Lembro do acidente e de um depoimento de alguém (acho que um primo) às lágrimas, mas comentando que o acidentado, tinha um sonho que estava se realizando com a corrida. Lamentavelmente, morreu, o que atrapalhou muito o start da categoria.
Agora foi o Aurélio. Espero que, quem for assumir a direção, continue o excelente trabalho.
Repito:
O Aurélio foi o ÚNICO que peitou o Scagone, e o fêz enfiar a viola no saco, tendo que engolir a categoria.
Coisa que nem o Grande Piquet conseguiu.
Isso não é pouco não meus amigos.
Que o exemplo frutifique.
Dependendo da hora, é possível ver alguns malandros que gostariam de estar na F-Truck trafegando pela Ponte Rio-Niterói…
O carro do outro, o que não é o Félix, tava com uma suspensão um tanto perigosa, não??
Caminhão trucado é boa… deve ter uma tração…
vamos ver se o autódromo que ele iria construir vai sair do papel, já que seu sócio Beto Carreirro também se foi…. o terreno já está comprado….
eu estava la. saimos de sao paulo em 7 picapes antigas.
teve uma preliminar de picapes.
o autodromo estava lotado tinha tudo para dar certo
mas o acidente foi lamentavel.
tenho o ^poster^ da prova guardado .
foi uma grande festa com um final amargo.
Amigos, a trucada ainda está em atividades no apoio e transporte de equipamentos da f truck.
Muito bonita e conservada.
Grato.
Uma verdadeira beleza! Excelente post.
valeu
Cascavel, lembra a primeira que teve uma zica, mas lembra o Pedro Muffato, que fez nos bares da Cidade se discutir Automobilismo, que foi visitar o Nélson, que passou a tarde com o Aurélio. FG, estava ao tel hj. parabenizando vcs. na pessoa do Bruno, e ai está o gancho. Pedro Muffato, o cara a ser entrevistado, e quem não sabe, na prova de Londrina, ele alinhar tbm. FG., o Automobilismo brazuca está ficando chato, repetitivo. Nossa fragilidade é mantida como no site do Aurélio, que já manda ver a data da próxima etapa. Temos de sair dessa corda bamba.
Eu fui nesta corrida. Era bem moleque, tinha uns 10, 11 anos de idade.
E o piloto que morreu era pai de um moleque que estudava comigo, no Ideal.
O piloto que eu agora não lembro o nome, corria de Dodge, lembram daquela categoria que só tinham Dodges V8? Pois então, ele capotou na curva do Bacião, lá em baixo e o caminhão ficou virado de ponta cabeça e ele ficou preso nas ferragens. No enterro teve desfile dos Dodges pela cidade para homenageá-lo.
Agora esta corrida não teve muito preparado. Basicamente o povo pegou um caminhão de estrada, colocou um capacete e meteram os caminhões na pista.
Abraços
Esse daí deu fruto e ainda provou do caroço.
Ele teve um sonho, batalhou e conseguiu!
F-Truck brasileira.
Pois já existia a F-Truck Européia e Americana. E faltava uma nacional. Espero que a idéia passe adiante e tenha uma F-Truck Sul-Americana. Nossos hermanos iriam adorar.
Detalhe para o Scania Vabis TRUCADO(2 eixos atrás) fazendo a curva por fora.
Nossa! Um Scania 3 eixos correndo.
FG
As duas aí são Scania.
A dele seria a da direita.