SÃO PAULO (cabe gente pacas) – Conhece os “camellos” cubanos? Lembram os Papa-Filas dos anos 50 no Brasil. A dica “busística” é da Jacqueline Della Barba.
Há alguns anos atrás, era usado chassis de caminhão encarroçados como ônibus.
Mas hoje em dia não é mais assim não, apesar de alguns ônibus usarem motor dianteiro e suspensão metálica.
Jason
16 anos atrás
Os desconfortáveis camellos já estão caindo em desuso em Havana. Surgiram por causa do período especial, quando a União Soviética deixou de abastecer Cuba e ilha se viu sem fornecimento de petróleo. O jeito foi um racionamento radical: botaram esses papa-filas em circulação, ninguém andava de carro particular, os chineses ajudaram enviando um milhão de bicicletas e, no interior, cavalos e bois voltaram a ser o principal meio de transporte.
Apesar de tudo, os cubanos resistiram e – ao contrário das previsões – Fidel não foi derrubado.
Hoje, a maior parte dos ônibus da ilha são da brasileira Busscar, montados em Havana.
Jason
16 anos atrás
Um detalhe curioso: além dos ônibus Busscar (com pinturas semelhantes às da empresa Amigos Unidos), as placas de pontos de ônibus em Havana também são muito parecidas com as que se vêem no Rio.
Quando fui lá, às vezes achava que estava em Botafogo…
Rodolpho
16 anos atrás
Em Camboriu, SC, o transporte é feito numa “coisa” parecida em escala menor e sem Lada
Caio
16 anos atrás
Que engraçado! Mas no Brasil é igualzinho, ônibus urbano no Brasil é caminhão, só não é assim, com cavalo! Mas é chassi de caminhão, uma bela %!@$&@# desconfortãveis, barulhentos etc. “O transporte público em Cuba é desumano!” dirão alguns. No Brasil também. Aliás em toda a América Latina.
Belair
16 anos atrás
Pelo menos o “cavalo” é bem atual. Agora, o azulzinho do lado… E que cor de busão,hein? É transporte pro Morumbi? Brincadeirinha,brincadeirinha….
Rogério Magalhães
16 anos atrás
Caraca, eu sabia que na Ilha tem bastante Busscar Urbanuss Pluss rodando por lá, cheirando a novos, mas não sabia que já tinha Papa-Fila PBC (Piso Baixo Central), hehehehehe… é, quem disse que a Ilha não está se modernizando? Já está pensando até mesmo nos passageiros especiais… e a carreta é animalesca, hein?
Só a cor que destoa um pouco… se bem que o Nick B. vai curtir…
sergio
16 anos atrás
Não adianta reclamar. Em qualquer lugar do mundo sempre existe alguém querendo exibir seu “status”. E sempre escolhe posar de “bacana” ao lado dos menos favorecidos, ou seja, aqueles que usam o transporte publico. Até em Cuba ….?
reginaldo Nat rock
16 anos atrás
Que coisa lastimosa. O cor de rosa e o azul…Ali, pouquissímas coisas se salvam. Não escapa nem como ‘pitorescas’ Eita lugarzinho xinfrim…
McLaren
16 anos atrás
Pelo menos esse está sendo puxado por um Internacional com motor Cummins de 405 cv.
Os daqui do Brasil eram puxados por FNM de 150 cv e Scania-Vabis 111.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Há alguns anos atrás, era usado chassis de caminhão encarroçados como ônibus.
Mas hoje em dia não é mais assim não, apesar de alguns ônibus usarem motor dianteiro e suspensão metálica.
Os desconfortáveis camellos já estão caindo em desuso em Havana. Surgiram por causa do período especial, quando a União Soviética deixou de abastecer Cuba e ilha se viu sem fornecimento de petróleo. O jeito foi um racionamento radical: botaram esses papa-filas em circulação, ninguém andava de carro particular, os chineses ajudaram enviando um milhão de bicicletas e, no interior, cavalos e bois voltaram a ser o principal meio de transporte.
Apesar de tudo, os cubanos resistiram e – ao contrário das previsões – Fidel não foi derrubado.
Hoje, a maior parte dos ônibus da ilha são da brasileira Busscar, montados em Havana.
Um detalhe curioso: além dos ônibus Busscar (com pinturas semelhantes às da empresa Amigos Unidos), as placas de pontos de ônibus em Havana também são muito parecidas com as que se vêem no Rio.
Quando fui lá, às vezes achava que estava em Botafogo…
Em Camboriu, SC, o transporte é feito numa “coisa” parecida em escala menor e sem Lada
Que engraçado! Mas no Brasil é igualzinho, ônibus urbano no Brasil é caminhão, só não é assim, com cavalo! Mas é chassi de caminhão, uma bela %!@$&@# desconfortãveis, barulhentos etc. “O transporte público em Cuba é desumano!” dirão alguns. No Brasil também. Aliás em toda a América Latina.
Pelo menos o “cavalo” é bem atual. Agora, o azulzinho do lado… E que cor de busão,hein? É transporte pro Morumbi? Brincadeirinha,brincadeirinha….
Caraca, eu sabia que na Ilha tem bastante Busscar Urbanuss Pluss rodando por lá, cheirando a novos, mas não sabia que já tinha Papa-Fila PBC (Piso Baixo Central), hehehehehe… é, quem disse que a Ilha não está se modernizando? Já está pensando até mesmo nos passageiros especiais… e a carreta é animalesca, hein?
Só a cor que destoa um pouco… se bem que o Nick B. vai curtir…
Não adianta reclamar. Em qualquer lugar do mundo sempre existe alguém querendo exibir seu “status”. E sempre escolhe posar de “bacana” ao lado dos menos favorecidos, ou seja, aqueles que usam o transporte publico. Até em Cuba ….?
Que coisa lastimosa. O cor de rosa e o azul…Ali, pouquissímas coisas se salvam. Não escapa nem como ‘pitorescas’ Eita lugarzinho xinfrim…
Pelo menos esse está sendo puxado por um Internacional com motor Cummins de 405 cv.
Os daqui do Brasil eram puxados por FNM de 150 cv e Scania-Vabis 111.