coincidência…

SÃO PAULO (engraçada) – E está no CarSale: há dois sedãs médios que não emplacam no Brasil nem com reza brava. Um deles é o mexicano VW Bora. O outro, o argentino Peugeot 307.

Ambos têm carcaças na Stock Car. Ou tinham, porque o Bora foi embora. Sobraram as do encalhado 307, do Astra adorado por taxistas e do misterioso Mitusbishi Lancer (alguém já viu um na rua?).

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Carros de nicho pequeno, baixas vendas.

Sedã médio, importado, é difícil dar certo aqui, com opções mais baratas e bacanas como o Civic e o Corolla (ops, desculpe!).

O 307, apesar de ser um ótimo carro, peca pela dificuldade de manutenção no mercado atual, e um visual que não é bem o do gosto daqui.

Talvez esses carros de mercado difícil tenham sido convencidos pelo Col que na Stock, passando todas as corridas na TV, iam vender.

Mas a Stock, quando passa na TV, praticamente não tem audiência, e os produtos não vendem.

O que era para ser uma propaganda barata ficou a mais cara de todas.

O único carro que vai bem é o Astra, estranhamente o único nacional desses aí.

Sobre o Lancer, acho lindo, mas não pagaria o que cobram nessas versões básicas dele não.

Allan
Allan
16 anos atrás

Aos amigos:

Sobre a Stock: voltemos ao tema… Será que o Astra vende alguma unidade a mais por estar na Stock? Uminha só? Será que alguém viu o carro no domingo, na corrida, depois correu pra autorizada ao menos PENSANDO que iria comprar um carro vencedor no domingo?
O mesmo raciocínio vale pra Bora, 307 Sedan e Lancer.
É (BEM) diferente do TC2000, onde há torcidas organizadas das fábricas (e não dos pilotos, embora deva ter desses também). Lá é Civic e sei mais que tipo de sedan (tem VW no meio, isso eu sei), e a plataforma é a mesma de rua (ou a mecânica). Então lá sim o cara que tem grana e acompanha corridas VAI a autorizada trocar anualmente o carro pela afinidade na marca e pra dizer: “meu carro ganhou no domingo”.

Sobre o Jetta: não disse pé-de-boi, mas simplificado. Significa a mecânica do Bora com a lata e plataforma do Jetta. Aposentar-se-ia, assim, a plataforma antiga em definitivo e até se economizaria uns reais, pois TENHO CERTEZA QUE O JETTA VENDERIA MAIS QUE O CIVIC. Mas a VW não pensa assim…

Quanto ao Lancer: TODOS esqueceram de mencionar que o Lancer Evolution (o único modelo que é vendido no Brasil) é um carro de… RALLYE! Ué, se é pra botar na terra, o que estaria fazendo no autódromo???

marcello baviera
marcello baviera
16 anos atrás

Por falar em mitsubishi evolution,alguem se lembra dasPAJERO EVOLUTION 98 que a mitsubishi trouxe 12 em99?Custavam U$77mil e ja vinham com preparação extrema para rallye,eram lindas,bem maislargas que uma pajero comum,motor3.8.Um cara de teresopolis comprou uma,foi correr no RALLYE DOS SERTÔES de99,e ocarro zerado pegou fogo pq os arbustos arrancados na trilha ficavam alojados no protetor decarter perto docoletor de descarga!Depois de99amitsubishi passou a priorizarseu carrochefe,a L200,lançou a L200 R eparoude trazer as evolution!

Eric
Eric
16 anos atrás

Hahahahahaha
Nick….desculpe mas estou imaginando a cena do reboladinho no supermercado….depois Olivia Newton John com roupinha de ginastica…..
Só vc mesmo meu amigo.
Vc é o cara!!!!!!!!!!!!De pau!!!!!!!!!!

Victor
Victor
16 anos atrás

O que eu quis dizer Victor,é que o Lancer é o mais carro de corrida possível dos que lá correm.
307 e Bora nunca passarão nem perto.
Quanto ao Lada e a carroça….não discuto.Concordo com você.

Marcelo Ramaciotti
16 anos atrás

Concodo parcialmente.
Quanto ao Bora, talvez tenha sido uma tentativa de atrair um público X, o que obviamente não aconteceu…
Em relação a mitsubish, realmente não entendo onde eles podem ganhar dinheiro com isso….
E o astra….. eles acabam vendendo mais do que já vendem. O carro de taxista e de tiozão de classe média, agora também e carro dos mais novos e bestas que gostam do esporte, assim como eu por exemplo, que acabei de conseguir comprar o meu, coloquei uma rodinha e estou feliz da vida com minha aquisição…. Quando olho ele na caragem, sempre acho que tem um TCHAN de carro de corrida, apesar do stock só ter uma bolha que lembra o carro, assim como nos autoramas.

Antonio Vieira
Antonio Vieira
16 anos atrás

Nunca entendi o Lancer na Stock… Nunca vendeu nada no Brasil, é um carro muito raro por aqui. Fiquei sabendo que nem importado é mais, então pra que colocar a bolha na Stock? A Mitsubishi é parceira da GM? Poderia ser uma explicação… Mas não promove nada! O Bora é outro carro quase-raro, nunca teve participação importante no mercado, não tem nem campanha publicitária decente, é um produto secundário da VW no Brasil… Porque o Bora, não podia pelo menos ser um Golf? O Astra é um carro de sucesso, gostando ou não, um dos produtos mais fortes da GM no Brasil. O 307 também é um produto com campanha promocional forte do fabricante, um bom carro, que poderia atrair consumidores com a imagem de velocidade, justificando a entrada na Stock. Vendo a TRV6 argentina, com bolhas de tudo quanto é fabricante, dá até um desânimo… Até nas bolhas eles são bem melhores do que aqui!

alfacorse
alfacorse
16 anos atrás

Analiso da seguinte forma:
O Bora é um carro competente, sua melhor versão é a atual, tem muitos itens de série e pode ser equipado com o bem escalonado câmbio sequencial de 6 marchas, diga-se compartilhado com boa parte da linha VW. Só que isso não faz milagre, o projeto é velho, o espaço interno principalmente para pernas no banco traseiro está totalmente defasado perto da concorrência, o motor é fraco(se escora no torque razoável) mas atrasado, não tem nada que a concorrência tem. Nem bloco de alumínio, nem é multiválvulas, nem tem variação das mesmas seja por amplitude ou duração…….isso tudo são fatores que mesmo aliados a um carro bem acabado, “empurram” o consumidor para o “lado” nipônico. E olha que ele não sofre de ágio, por 66 mil você pega um com teto, automático e o escambal; vai ver o que compra de Civic….talvez um LXS básico sem couro, mecânico(eu prefiro) e dourado. Enfim uma questão de escolha.
Já o Jetta que assim como Bora e N. Beetle vêm do México pelo livre acordo, visa o mercado norte americano, vide torque alto potência nem tanto no 2.5, há o modelo 2.0T, mais forte, não vêm pra cá.
Acho contudo que com o atual volume de vendas a VW não se predisporia a fazer um Jetta “pé de boi” como foi dito, ainda mais levando em conta o patamar de imagem de qualidade que o produto alcançou, principalmente nos EUA.
Mesmo assim, pra ver como os detalhes são levados em consideração pela fábrica, ao contrário dos outros “xicanos” que adequados ao padrão de “seta” americano seguem pra cá com esses indicadores na cor vermelha, que gera controvérsia inclusive com nossa legislação, os Jettas para Brasil e Argentina são dotados de luzes âmbar nessa função.
Voltando à “vaca-fria”, já a linha 307, bom o Hatch foi um carro que despertou muitas paixões com seu belo design e harmonia de linhas. A S.W. é razoável, agora o Sedan, na minha opinião: -horripilante!! Parece que entregaram um Hatch numa serralheria(sem querer ofender a classe) e mandaram implantar um porta malas.
Além disso, quem já andou sabe, a suspensão é áspera, totalmente inadequada para São Paulo, o motor é bom mas beberrão, e totalmente “amputado” pelo pior câmbio automático sequencial do mercado!(e olha que é System Porsche)hahahahhhehehhhhh
Os caras não tem vergonha de falar isso…..bom deixa pra lá.
E tem mais, pra quem quiser comprovar e pesquisar em fóruns específicos vale a pena: Civic e Corolla tem por volta de 60% das pessoas falando bem e o resto se divide entre mais ou menos e mal. Agora, procurem por índice de satisfação, tratando-se de consumidores Peugeot. Fará você sair correndo toda a vez que vir um Leão, mais do que o do I.R.
Stock-Car? Os Opala eram legais, a antiga GT5000 era legal….isso aí de hoje pra mim é automobilismo pasteurizado, bolhas ridículas, que todo mundo vai por causa da mídia. Eu não vou nem de graça.
Sou mais ver “SuperClassic”, os Speeds, as Alfas….Mil Milhas e 500 Km.

abraços

Virgo
Virgo
16 anos atrás

Nick B.,
Com sua licença, o meu pitaquinho (como diz o Patrão):
Se chorei ou
se sorri
o importante é que emoções eu vivi…

Segundo pitaco: Logo depois de dizer à Ilza a inesquecível “sempre teremos Paris…” sumiu de braço dado com o Inspetor de Polícia na neblina de Casablanca…
nada mais cool…
Abraço

MSM
MSM
16 anos atrás

O único Lancer Evolution que eu vi foi na concessionária da Mitsubishi em Botafogo, fiquei surpreso com o desenho agressivo, principalmente o aerofólio traseiro.
O Bora é um carro bonito, mas muito caro para o que tem. O Jetta é muito mais imponente e muito lindo.
Quanto ao 307, é muito sóbrio, principalmente a traseira. O 407 é mais bonito, mas perde de longe para o Citroen C4.

Victor
Victor
16 anos atrás

Não tem Evolution no Brasil porque não se vende Evolution no Brasil. A Mitsubishi está mais preocupada em vender os 812 tipos de Pajeros que ela tem. Outra fator é que ele é muito mais caro do que um 307 e um Bora. Está num nível diferente desses dois carros. É comparar como um Lada e uma carroça. A carroça está num nível muito maior.

Nick B.
Nick B.
16 anos atrás

Fla, Eric e Amigos

Eu não sei o que o meu corpo abriga
Nestas noites quentes de verão
E não me importa que mil raios partam
Qualquer sentido vago de razão
Eu ando tão down
Eu ando tão down
Outra vez vou te cantar, vou te gritar
Te rebocar do bar

E as paredes do meu quarto vão assistir comigo
À versão nova de uma velha história
E quando o sol vier socar minha cara
Com certeza você já foi embora
Eu ando tão down
Eu ando tão down

Outra vez vou te esquecer
Pois nestas horas pega mal sofrer

Da privada eu vou dar com a minha cara
De panaca pintada no espelho
E me lembrar, sorrindo, que o banheiro
É a igreja de todos os bêbados
Eu ando tão down
Eu ando tão down

Eric, querido amigo.
Obrigado pela força.
Na verdade, confesso que estou adorando essa mini-fossa.
Tomando uns goles, escrevendo poesias, compondo músicas dor- de-cotovelo (tem hífen?), ouvindo uns blues de fazer até pedra chorar.
Se eu não passo por essa fossinha, a coisa fica mal resolvida para mim, entende?
Mas estou bem, legal.
Agora, solteirinho de novo, imagine só as maluquices que vou aprontar.
Segura!!!

Pensando bem: Se eu fosse uma menininha, também me daria um pé no traseiro. É pouco chato você estar com o seu namorado na fila do supermercado lotado e o rapagão, sem mais nem menos, inicia rebolados espamódicos ao som de qualquer música balançante que toca no sistema de som?

É ou não é deveras vexatório para a guria ter que ficar dividindo o seu lifting creme facial com o namoradão?

Se eu fosse minha namorada também não gostaria quando, na banca de jornais e revistas, ao invés de investir em QR, Placar, Playboy, dou a maior bandeira comprando Uma, Nova, Cláudia, Criativa, Elle, Marie Claire, Dieta Já etc.

Acho que sou obrigado a dar razão à fujona.

E daqui a pouco, pra espantar o baixo-astral, vou colocar minha roupinha de ginástica e dar uma malhadinha básica ao som de Olivia Newton John, Physical.

Abraços a todos.

Nick B.
(incorrigível!!!!)

Eric
Eric
16 anos atrás

Então tá:
Os pseudo V8 (nunca vi Astra V8)viram lá na classificação 1m e 41 segs.
O Lancer Evo IX,sem preparação nehuma(nem cambagem) e de radiais de rua,com amortecedores originais vira com o Ingo(já fui junto de passageiro)vira 1 m 59 segs.
São 18 segs de diferença.
Ok,pegamos esse carro de rua,faz um set-up basico de pista,põe uns slicks e alivia o peso…
Aí eu quero ver alguma montadora vir para cima!!!!!!!!!!!!!

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Fica com ela pra você.

Maurílio
Maurílio
16 anos atrás

Quanta dor de cotovelo. Será que é por causa dessa sua grande descoberta que a Stock não terá todas as provas transmitidas em TV aberta? Será que é por causa disso que é a única categoria no Brasil que não está dando certo?

Eric
Eric
16 anos atrás

Pô Nick….que triste meu amigo.
Já passei por isso e imagino como você está se sentindo agora.
Não tem problema não my friend,aqui conosco suas tardes serão felizes e tenho certeza que Flavinho vai contribuir para isso.
O que precisar,conte comigo.
Você é presença ilustre aqui para mim e nunca iremos te abandonar,viu???
Abração
Eric

Thiago Macedo
Thiago Macedo
16 anos atrás

Faz tempo que a Mitsubishi só traz o Lancer Evolution para o Brasil. Não tem um valor acessível e é quase um race car… a suspensão denuncia isso.

Não se vê famílias andando em um Evo. É o mesmo caso do Impreza WRX, apesar desse oferecer a versão SW.

Boa notícia é que a CAOA vai trazer todas as versões do Impreza, desde o familiar 1.5 até o animal do STI (base do usado futuramente no WRC). Não sei a posição da Mitsubishi sobre o novo Lancer aqui no Brasil.

Tanto o Evolution e o WRX STI, são as bases dos Lancer e Impreza no WRC.

O Impreza também é conhecido como Scooby…

Quer ver esses carros, vá a um track day. Sempre tem alguns andando pela pista.

Nick B.
Nick B.
16 anos atrás

Fla,

O meu amor partiu
Cansou dos meus vícios
E mesmo que amanhã ele volte com outro feitiço
Hoje, o meu amor partiu
E nada vai
Nada vai mudar isso
Nada vai mudar na cama grudada em mim
Nem meu rosto inchado de mágoa
O sol se escondeu lá fora
Atrás de uma nuvem de água
Nas paredes nossa história
E no teto a minha tela de cinema
E nela ainda vejo nosso esgrima de língua
Os nossos raios, Nossa antena.

É, Fla… estou alone.
“Down em mim”, brother.
Maria Eudóxia seguiu outros rumos, meu amigo.
E deixou em mim a vívida cicatriz da repetição de erros, a inaceitável constatação de que o mundo e as pessoas não são como queríamos que fossem.
“Eu sou aquele que ficou sozinho, cantando sobre os ossos do caminho, a poesia de tudo quanto é morto”.

Tempos difíceis, queridos.
Perdi um amigo. Um amigo virtual, diga-se. Mas valioso como poucos presenciais que orbitam em meu universo.
Perdi a companheira.
Aquela que entendia minhas frescuras, manias, loucuras.
Aquela que me fazia sorrir de maneira boba e feliz e… CHEGA!

Aflora em mim, neste instante, minha auto-estima.
Não vou deixar me abater.
Se partiu, seja feliz.
Eu me remonto, me redescubro, me reivento. E melhoro, querido.
Eu sempre melhoro.
Às favas com a baixo auto-estima.
À mierda esse conhaque mequetrefe, essa barba por fazer, esse cabelo despenteado.

Eu tenho tanta coisa boa para curtir.
O bligo do Gomes, por exemplo!
Vamos lá:
Do que falamos?
Sedãs empacados?
Alguns merecem mesmo!
O Bora e o 307 são mais feios do que bater em mãe!
Cada bun.dinha feia, não é mesmo?!
E olha que de popô biito eu entendo.
O meu?
WONDERFUL, BABIES.

Bitoquinhas.

Nick B.
(ainda ouvindo Cássia Eller, Nada vai mudar isto. Ai, ai, será que vai me dar recaída? Buáááá´).

Bugre
Bugre
16 anos atrás

Não tem nada mais feio que um 307 Sedan. Deveria ser proibido. Parece um Fiesta Sedan, que também é horrivel. Tem carro que não combina com a própria bun.da.

Allan
Allan
16 anos atrás

Nem DTM nem ITC! Não com 2 marcas correndo…

Pra variar, ninguém escuta o consumidor apaixonado e com noção e fã de automobilismo… Pq quem vê stock na Bobo nas manhãs de domingo quer saber dos acidentes. Ninguém liga se é o seu Astra, ou Bora, 307 Sedan, ou Lancer (???) que está ali correndo (e não estão, né…). Os apaixonados exigem carros e motores originais e apimentados, mas fábrica nenhuma vê necessidade em investir…

E o Bora, que já deveria ter virado passado, insiste em ir pras ruas concomitantemente ao Jetta, que é lindo e muito mais moderno. Se a VW quisesse, poderia oferecer o Jetta com motor 4cil. 2.0 flex ao mesmo preço que o Bora, mas não pensam assim, e por isso vem tomando pau no mercado da Fiat…

Quanto ao 307, é normal pro “padrão francês” de estilo. Sempre ousam muito, e ora acertam (Megane GT, 206 hatch, 307 hatch, 407 sedan), mas muito mais erram (sandero, logan, clio sedan, 407 SW, 307 sedan, 206 SW – a escapade então é pavorosa…).

Rodrigo
Rodrigo
16 anos atrás

O 307 não sei o motivo de não implacar , acho que deve ser a faixa de preço do Vectra e Corolla.
Já o Bora é projeto antigo de 10 anos atrás sem nem uma remodelada , aí não vende mesmo

Roberto
Roberto
16 anos atrás

Estes são os grandes mistérios da humanidade. Alguma montadora se arriscaria em colocar um carrinho para promover vendas?

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

É para ficar parecido com a NASCAR e seus carros que ninguém compra, ninguém dirige….

Lauro
Lauro
16 anos atrás

Gomes,
A stock é a sua anta.

Rodrigo Font
Rodrigo Font
16 anos atrás

É..assistir uma prova da DTM e depois ver isso….

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Ihiiii!

E aí Eric vai deixar barato?

Estamos esperando a resposta.

Brincadeiras a parte, o Lancer exposto no Salão em 2006 era muito legal. Adoraria ter um.

VecciRacing - Giusep
VecciRacing - Giusep
16 anos atrás

Bom dia Flávio, sou seu fã. Adoro o blig e gostaria de mandar algumas notícias para você e vídeos. Sou piloto brasileiro PGC “A” (essa carteira da CBA num tá valendo muito não, num é bom nem comentar), competí de 2002 a 2006 na Stock Car Light e V8. Este ano irei de Copa Renault Clio com o Manelão Poderia me mandar seu endereço de emails, se possível?
Abraço,
Giuseppe Vecci

Alex Medeiros
Alex Medeiros
16 anos atrás

Ao longo do tempo não canso de me surpreender com o insistente despeito (ou inveja mesmo) que FG vem nutrindo por categoria que emplacam. Deve sonhar todos os dias que é piloto da Stock e quando acorda lembra que só pode brincar de “superclassic” (ou algo do gênero) para arquibancadas vazias como vimos no LIMITE dessa semana… mas na categoria que ele corre isso não é “vergonha”, não é?!

Eric
Eric
16 anos atrás

Então vamos lá:
As montadoras em questão realmente para dar um UP nesses carros criaram as bolhas da Stock.O Bora desde 2001 nunca foi sucesso.O Peugeot 307 sedan tem uma traseira horrível.
O Lancer sempre foi um importado do Japão,desde 1992 como um sedan familiar,motores de 16V 1.6 e 1.8 na versão GTI,que de epoca andava junto com os Hondinhas VTI.
Vendeu razoavelmente bem até 2000 nessas versões “familiares”.
Agora o Evo…..isso sim é um cavalo.
Em 1998 a Mitsubishi trouxe uns 5 carros sem A/C,conj elétrico,rádio,nada…pelado.
Vendeu os 5 na hora.Custava R$ 120.000,00.Uma Pajero TOP era R$ 70.000,00.
Em 2000,trouxe o EVO VII com 280 CV,já com diferencial ACD,completos com Recaro concha.Foi vendido até 2003.Acho que venderam uns 20 carros.Custava R$ 180.000,00.
De 2003 para cá foram mais uns 20 carros somente.Todos vendidos.
Ou seja,nunca foi intenção da marca vender mais Lancer.É uma pena pois o carro em Interlagos vira tempo de Porsche Turbo e custa 1/4 do valor.Na Brabus tem um a venda 2006 com apenas 3.000 km….é do Losacco.
Esse ano vem o novo EVO X….e a saga continua de um sedan com cara de manso empurrar Lambos e Ferraris de farol a farol….

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Muito obrigado, fico com os meus. Hoje mesmo vou ver um Samara. E que carro é esse Imprenza?

Carlos
Carlos
16 anos atrás

Caro Gomes, voce mora no Brasil ? PQ chamar o 307 de encalhado deve ser pq vc recebe Salario Minimo, e realmente ficaria beeeem dificil pra vc ter um… quanto ao “misterioso” Lancer, é um carro japones que faz tanto sucesso quanto o “imprenza” da subaru, mas como eu to achando que vc nao conhece nada de carro… da uma olhadinha no MERCADOLIVRE que vc encontra alguns vendendo, ou posso te mandar uma foto do meu que esta na garagem…. esse carro misterioso…

Belair
Belair
16 anos atrás

Iiiiiiiih ! Mexeu com o Eric. Lá vem…

Alex
Alex
16 anos atrás

Ah, e o Lancer Evolution VIII na época custava “módicos” R$ 180.000,00

Alex
Alex
16 anos atrás

O Lancer normal foi comercializado aqui até 99 mais ou menos, era um carro mais simples. Agora o Lancer Evolution, como o colega aí de cima disse, é muito raro, e a Mitsubishi do Brasil parou de importá-lo em 2006.

Ou seja, na Stock tem carro que não é mais comercializado no Brasil há cerca de dois anos, e depois ainda perguntam por que a Mitsubishi queria retirar a bolha do Lancer…

Askjao
Askjao
16 anos atrás

Já ví vários Lancer, mas raros mesmo são os Lancer Evolution… esse sim é um CARRO com letras maiúsculas.