continha básica
SÃO PAULO (o iG está claudicante hoje, paciência, blogaiada!) – Aos que vão discutir nesta semana nos botecos, fazendo eco ao que escutam por aí (“a Ferrari sacaneou”, “o pit stop dele foi mais lento”, “estão fazendo o mesmo que fizeram com Barrichello” etc), alguns dados que mostram com muita clareza que os seis décimos (seis décimos!) a mais que Massa perdeu nos boxes são uma balela risível.
Kimi ganhou a posição na pista com os seguintes tempos de volta, entre a anterior à parada e a primeira “livre” seguinte ao pit stop. Vejam: 1min35s679 (17ª, uma antes de parar), 1min38s555 (18ª, a da parada), 2min02s007 (19ª, a volta à pista, que inclui o tempo do pit stop), 1min36s820 (20ª, a primeira completa pós-parada). No total, nessas quatro voltas, Raikkonen gastou 413s061.
Agora Massa: 1min35s988 (16ª, uma antes de parar), 1min38s918 (17ª, a da parada), 2min02s668 (18ª, a volta à pista, que inclui o tempo do pit stop), 1min37s867 (19ª, a primeira completa pós-parada). No total, Felipe gastou 415s441.
A diferença é de 2s380. Kimi, nessas quatro voltas, ganhou 2s380. Estava em segundo, ficou em primeiro. CQD.
Apesar de não concordar em sabotagem ou coisa parecida. Lanço uma dúvida: Olhem o tape das paradas e cronometrem os tempos vocês mesmos, podem ter uma surpresa. É sabido que aquele reloginho muitas das vezes não para no momento certo. E se a medição não foi precisa e os famosos 0,6 não aconteceram de fato??? Teremos que culpar o “cara” que comanda o reloginho??
Não vejo nunca o Jornal Nacional, mas hoje resolví assistí-lo para ver as colocações sobre Felipe Massa.
Ufanismo total… Tão escandaloso que em nenhum momento disseram que houve erro do pilôto.
Pior de tudo foi ver o Reginaldo Leme insistir nos 0,6s…Será ignorância?
Ou imposição da Globo?
Mais clara impossível, essa conta. Também torço pelo Massa. Torci muito ano passado, quando ele teve oportunidade de deixar o Kimi prá tras, mas temos que ver com clareza os fatos. Kimi venceu, em resumo, porque foi mais rápido, só isso.
O resto é balela. Os tais 0,6, o papo que o segundo set de pneus do Massa deixou-o mais lento e sei lá mais quais teorias conspiratórias, etc.
Kimi sabe usar além do pé direito, a cabeça. Seguiu à risca o método repetido à exaustão pelo Schumacher. Quando pode, voa baixo e passa nos pits que além de ser mais fácil é mais seguro e se porventura algo der errado, agarre os pontos que puder.
Massa não fez nem uma, nem outra. Tivesse ele ficado quietinho em segundo, estaria só 3 pontinhos atrás do Kimi, agora está a 11. Tá ficando complicado prá ele…
A minha vó sempre dizia: pau que bate e Chico, bate em Francisco.
É simples, era só o Zacarias colar na bota do Bebum e a equipe faria o mesmo por ele.
Acontece que tem problemas psicologicos, sangue latino, não sabe pensar com frieza, se descontrolou e desconcentrou. Meteu demais o pé e depois já era…
Se continuar assim não termina o campeonato.
Adorei a continha básica, e já estou mandando para alguns chatos de plantão que estão chorando pelos 0,6s.
Já disse antes aqui, Massa é um piloto esforçado mas não aguenta pressão. Errou feio. Desse jeito vai mesmo perder o lugar no ano que vem. E começa a firme trajetória do Cometa rumo ao bi. Aguardem.
Cara, a conta é perfeita, mas gostei mesmo foi da Facit .
Abs
Beto
O Massa é um piloto bom. E só. Falta muita coisa para ele ser um campeão.
Aliás, quando foi a ultima vez que ele ganhou alguma coisa mesmo?
Let Kimi pass for the championship !!!!!
Para polemizar:
A diferença de qualidade entre Massa e Kimi é 2 ou 3 vezes maior que a diferença entre Rubens e Shumacker
Sem falar que essas pistinhas são muito sem graça. São planejadas por computador ,sem descidas, subidas, sem curvas como as do laranjinha ,parabólica ou eau rouge. E como um leitor acima já disse, vai ser difícil acompanhar a F1 nas arábias, no Iraque, na China, no Camboja
O Kimi ficou na frente do Massa porque ele tem braço. Além disso, de nada adianta ficar discutindo se a Ferrari prejudicou ele ou não ( o que eu não acredito), pois de qualquer maneira…. ele é tão mané que se prejudicou sozinho, e não foi capaz de admitir que errou.
Quem foi absoluto nesta corrida foi o Kimi,revendo a largada da para ver claramente que ele deixou o chacrinha passar e evitou um possível choque mostrando maturidade e controle,coisas o Felipe Massa do Brasil não conhece.
Massa mesmo que não rodasse novamente nunca tiraria a posição do filandes,nota 10 para o Raikonen,nota 0 para o chacrinha.Mais uma dessas e aposto que não corre mais pela Ferrari.
O Massa deveria ter feito o que o Kimi fez quando estava atrás dele. Se o Kimi colocou menos combustível, teoricamente iria fazer o seguindo pit antes do Massa. Bastava dar os dois giros rápidos antes do segundo pit e estaria na frente de novo.
Notei também que o rendimento do Massa após o primeiro pit estava pior que no início da corrida.
Agora essa desculpa de que o carro perdeu a traseira, foi demais… Pelo menos o Barrichello ficava na dele…
Torço sempre pelos brasileiros, mas nem por isso não deixo de enxergar o óbvio. Raikonen ganhou porque tem controle absoluto de suas emoções, é extremamente rápido e consistente, e praticamente não erra. Ou seja, é mais piloto que Massa.´Como disseram: Simples assim.
A que ponto chegou o complexo de vira-latas brasileiro. 0.6 segundo de diferença entre os pits vira “prova” da conspiração contra o piloto brazuca movida pela sua própria equipe (certamente com o apoio da CIA, das multinacionais, do governo secreto da Terra e dos ETs que iam colonizar o planeta no Arquivos X). Deus me livre de um dia o cara do pirulito liberar o Zaca antes de ter completado o reabastecimento. Vai ter gente por aqui ateando fogo ao próprio corpo em protesto.
Bom no meu ponto de vista a coisa tem que ser olhada de um ponto diferente….
A Ferrari paga 35 milhoes para 1 e 10 para outro no ano logo temos uma firença no conceito de ambos dentro da Ferrari.
Se o cara sabe disso e conseguiu andar 0,5s mais rápido que seu companheito de equipe em 1 volta e esta em primeiro na corrida sabendo que seu companheiro de equipe vai ficar 1 volta a mais que vc na pista com pista limpa para andar a vontade . Ele TEM QUE SABER QUE DEVE ABRIR PELO MENOS 4s. para não ter de onde tirarem ele de lá. O cara chegou a abrir 2s…ai baixou para 1,1s e depois voltou para 2s. Querer esperar que a Ferrari faça a diferença para ele é BURRICE. Tem que meter o pé no acelerador e não ERRAR como ELE anda FAZENDO. Aí quero ver alguém reclamar dele.
Se Massa fosse disputar a primeira curva com outro piloto que não fosse o seu companheiro, possivelmente não teria completada a 1ª volta. É só rever a largada.
Kimi venceu porque é mais rápido que Massa. Simples assim.
Gomes, sem querer defender o Massa, mas vc deveria computar a vantagem que Massa tinha para Kimi antes das paradas.
Nao me lembro o valor, mas se essa vantagem fosse de 1.780s e Massa nao fosse 0.6s mais lento no pit, eles estariam disputando a curva 1 lado a lado no momento que o Kimi retornasse.
Abraço!
Flavinho
E qual era a diverença do Massa para o Kimi antes da parada do brasileiro?
Descontando um pelo outro, vc verá que 0,6 fez muita diferença sim!
Pode até não ter sido (o que eu não acredito) sem querer prejudicar o Massa, mas demonstrou, no mínimo, que a estratégia da equipe não foi boa para o Felipe.
Um abraço
Schumi´s old trick.
Massa, welcome to the BTWC´09!
Massa tem um ano decisivo em sua carreira: ou ele mostra que pode ser competivio, estável e rápido transformando em um vencedor de campeonato ou terá o mesmo fim que Coultard, Barrichelo, Alesi, Berger…
E tem mais. Se mandasse alguma coisa na Ferrari passaria sim, desde já a investir em Raikkonen. Tirar esta diferença de pontos na atual tabela de pontuação 10,8,6 sei não.
O Massa foi ultrapassado por causa da 19ª volta. Com os pneus frios ele fez uma volta muito ruim (considerando a volta do Kimi). Se ele tivesse feito a volta meio segundo melhor, teria voltado na frente.
Agora, o carro do Kimi estava bem mais equilibrado (seja pela parte mecânica ou pelo próprio piloto), isso é possível verificar justamente pela volta depois da parada. O Kimi conseguiu “impor” 1 segundo a menos comparado à volta do Massa nas mesmas condições.
Para mim, a diferença foi essa volta….
Flavio,
Pode até ter sacagem da Ferrarri , mas o Massa precisa mostrar na “pista” que tem condições de andar bem , sem erros e ser o 1º piloto do time, ele erra muito e para um piloto de 1º linha, nao se admite um erro como o da corrida.
Falta estrela para o Massa, a mesma estrela que sobrou no Ayrton, Emerson e no Nelson.
O Kimi chegou muito tempo depois no time e já assumiu a liderança interna na equipe , o pessoal, no lado humano , já sao Kimi , desde pequinininho.
Piloto campeao mundial , nao erra do jeito que ele errou , o Massa para mim agora será sempre o 2º piloto.
Sem os décimos dos boxes, acho que Kimi teria saído atrás do Massa.
Mas é complicado, esse relógio do pitlane não é preciso, não sabemos se realmente o Kimi teve um pit mais rápido com tamanha precisão.
Além disso, meio segundo é diferença entre um time mais concentrado ou não.
Da Ferrari se espera tudo, mas convenhamos: Massa teve todas as chances de se firmar como 1º piloto no ano passado; não aproveitou, babau.
Dados interessantes, FG, porém a análise precisa ser mais completa.
O Massa errou, porque se desestabilizou emocionalmente ao ver o Kimi indo embora com os pneus mais duros; o carro do finlandês estava com um acerto melhor com esses pneus desde os treinos livres. Tem que tratar de ser mais racional, ou perde o emprego. Ponto.
Porém, que foi prejudicado na parada de box, foi: perdeu seis décimos colocando mais combustível e, na volta de retorno à pista, como estava mais pesado, não conseguiu recuperar a ponta. A equipe concedeu estratégia melhor ao Kimi, no sábado, após ser o melhor na segunda parte da classificação. Não foi favorecimento, apenas o procedimento normal.
será que a “sensação estranha” que o Massa sentiu foi a primeira marcha entrando???
o maior problema dele é não ser homem o bastante para falar “brasileiros que acordaram as 4h da manhã para verem a corrida, me desculpem! estava tentando chegar no Kimi, acelerei mais do que devia, errei, abandonando a corrida. Espero fazer uma corrida melhro no Barein”. Pronto poderia ser questionada sua habilidade ao volante, mas ninguém iria criticar sua atitude fora da pista. O Massa tem o problema de achar que é maior do que é na verdade!
Por isso que torço contra o Massinha! Minha torcida é sempre pro Alonso, mas esse ano vou torcer pro Kubica conseguir uma vitória. Ninguém na TV lembrou de comentar que se o Nakajima não tivesse batido nele em Safety Car ele estaria liderando o campeonato!!!
O pior de tudo isso é que já estão aparecendo viúvas de marido vivo.
O Massa errou feio.
Se fosse um certo Michael Schumacher, faria as dez voltas antes da entrada nos boxes em tempo de pole, abrindo um século de distância para o Kimi e isso não aconteceria….
Ah, os pneus estavam em petição de miséria e não dava para ser rápido?
Piloto bom tem que saber poupá-los também.
Não gosto de cornetar os pilotos brasileiros, mas no caso do Massa, tá difícil….
O povo Brasileiro tem que parar de ficar “passando a mão na cabeça” dos pilotos tupiniquim!! Tem cara que tá lá ganhando muito e não fazendo nada e esse não fazendo nada, é porque carinha não sabe pilotar mesmo e ficam com desculpinhas besta de tempo, carro ruim, etc….
A Ferrari trabalhou certo e pronto. E outra, se eles tiverem que ajudar, tem que ajudar piloto que tá ganhando, e não piloto que tá aprendendo!!!
Peça pro Reginaldo Leme se retratar. Caso contrário bilhete azul pro cara…
Justiça seja feita: na Sportv, na noite do domingo revi a transmissão. O narrador (não sei o nome) acertou dizendo que o Massa cometeu um erro bobo. Até o “ParciaLito” Cavalcanti culpou o Felipe Galvão Massa pela barbeiragem…
Atualmente, entre tevê e rádio só mesmo o Carsughi… O Téo José fala em equipe competiva, isso mesmo, competiva, ao invés de competitiva (é um come sílabas), o Odinei não narra, só comenta. Prefiro o silêncio a ouvir tantas bobagens. Saudades dos tempos em que Carsughi comentava e Flavinho fazia as reportagens.
Belíssima Facit. Fiz muito rallye com uma dessas e sua sucessora compacta, a Curta. Início da década de 80. Bons tempos em que nem sabíamos o que viria a ser um display de cristal líquido.
Nem precisa conta para entender a razão de o Massa sempre perder para o Kimi quando ele larga na frente e o oponente em segundo. É simples: não cosegue abrir o suficiente. Quando as posições sem invertem (Kimi larga em 1o. e Massa em 2o.) o filandês abre uns quatro ou cinco segundos, faz o pit stop e volta tranquilão. Infelizmente, Massa precisa subir um degrau para encostar no Kimi e dois para chegar no Alonso. A propósito, acredito que o Massa deve ter sido o único piloto a rodar nas duas corridas. É amigo, o controle de tração tá fazendo falta para ele…
Acho que muita gente não viu a corrida. O que eu vi foi o Kimi retornando do box exatamente na frente do Massa e acho que era bem menos de 0,6″.
É claro que a Ferrari não poderia computar que 0,6 era suficiente para o Kimi voltar na frente, mas …..
Tudo bem que o Massa não seja um primor, mas que lá tem sacanagem isto tem.
Tem uma dessa na minha mesa. Eram feitas aqui em JF, até muito pouco tempo, a fábrica hoje faz caixas de papelão…
O Brasil não merece os pilotos atuais da F1. Massa, Barrichelo e Nelsinho não estão, e pelo que têm demonstrado, jamais estarão à altura de Emerson, Piquet e Senna. Estamos há muito tempo numa fase de vacas magras e resultados pífios. Como disse FG, nos próximos anos teremos que nos acostumar ao Nelsinho, porque o Barrichelo tá de saída e o Massa não tem mais capacidade de guiar uma Ferrari.
Domingo ele sentiu o que é ter um cara muito mais braço a sua frente. Sentiu-se pressionado, não controlou suas emoções e deu no que deu. Errou.
O Gomes é ruim de conta ou só sabe fazer conta de “chegar” … todo mundo viu que os 6 décimos fizeram diferença.
Daqui a pouco ele vai rezar a cartilha da Ferrari e também dizer que a aerodinâmica do carro do Massa “Travou” … virou aeroestática … Hahaha… tenha a santa paciência … Bate mas não apela!!!
O Zaca começou aperder a corrida no Q2 do treino de sábado. Como Kimi foi o mais rápido no Q2, pode escolher a estratégia para a corrida e largou com mais gasolina. Parou uma volta depois e andou mais forte quando Zaca foi pro box. Ai faltou o controle de bração e vimos o que deu.
Agora torço pelo feioso Kubica a bordo do seu Porco espinho.
De novo….
Quem consegue no calor da corrida e com a mangueira de combustível na mão mensurar 0,6 DECIMOS….a mais ou menos de benzina….
Porca la miseria….
Saudades do Rubinho na Ferrari.
Só para constar, Massa é rápido, é muito bom em fazer uma super volta. Foi isso que o levou para a F1, e o manteve lá.
Bom, não está computada a vantagem que o Massa tinha para o Kimi antes de parar.
E a 19.ª volta não deveria entrar nos cálculos, já que Kimi havia passado o Massa.
(Se for para comparar as duas voltas após as paradas, Kimi leva 6 décimos de vantagem, a mesma vantagem que teve no pit stop)
Não estou defendendo o Massa que, para mim, herdou o lugar do Rubinho e concordo que Kimi não ganhou as posições nos boxes, mas 2s380 é muita diferença, maior do que vi na pista.
o reginaldo fica dizendo q a ferrari beneficiou kimi mas ele esquece q cada piloto tem sua estrategia para vitoria e que ainda estamos no inicio do campeonato portanto as estrategias devem colocar OS DOIS pilotos em possibilidade de vencer…
Ainda tem gente achando que o Massa sairia na frente do Kimi não fossem os 6 décimos?! Será tão difícil entender que mesmo com o tempo exatamente igual nos boxes o Kimi continuaria na frente? Além disso, o Massa demorou mais nos boxes porque precisava colocar um pouco a mais de gasolina, não porque a equipe tenha trabalhado mais devagar com ele. É óbvio que o finlandês ganhou a posição graças ao tempo descontado antes da parada aliado tempo em que o brasileiro perdeu na volta logo após a parada, enquanto o Raikkonen estava nos boxes. Foram três cagadas em duas corridas, mas ele continua negando os erros numa atitude t %!@$&@#de quem pensa ser muito melhor do que realmente é. As explicações são ridículas, disse que era para fazer a curva em segunda marcha mas entrou a primeira (porque ele colocou a primeira no lugar da segunda, portanto, errou), que o Coulthard fechou (esqueceu que o escocês precisava virar para fazer a curva), que passou pela zebra na curva anterior e depois sentiu uma coisa estranha no carro quando rodou. Ele errou e pronto, na aceleração ou na dosagem do freio, por isso rodou e saiu. Lembro dele falando que seria uma F1 mais humana sem o controle de tração. Realmente, agora ele está comprovando que não é piloto do nível da Ferrari, pois erra muito e não tem humildade para assumir. Peter Sauber que o diga.
realmente fica dificil torcer pra os brasileiros da F1, o massa n é humilde em reconhecer seus próprios erros.
O nelsinho se contenta com pouco e o rubinhu, ah ese ja passou da hora de parar neh.
Ola amigos, e vamos lá com mais analises do nosso Massa, o melhor piloto global do mundo, que sofre todas as conspirações do universo da F1.
Muito bem, mas uma vez ele me fez lembrar dos tempos em que eu narrava corridas de kart em Interlagos, (Onde vi crescer Barrichello, Fittipaldi, Kanaã, Helinho, Ricardo Mauricio, Negri Jr. e entre outros o nosso glorioso Massa) que nunca passou de um piloto mediano, (meio do grid mesmo, sempre, kkkk) apesar de já contar com um bom staff para aquela época. Isso 1986/88 se a memória não me trai.
Jamais vi também conhecendo os pilotos como diz conhecer nas transmissões globais, o Sr. Galvão Bueno, Reginaldo algumas vezes… e Luciano Burti, hoje comentarista de F1, entre outras coisas, também foi piloto bem mediano.
E vamos ao GP Malasiano, se fosse Massa o espremido na largada, coitado do outro piloto, seria massacrado pelo GB. Mas como foi o Massa que deu aquele chega pra lá no Kimi, foi uma largada perfeita e defendeu muito bem sua posição para fazer a tomada da curva, fantástico etc. etc.
Enquanto Massa esteve em primeiro na pista, conseguiu abrir no máximo dois segundos, em uma das voltas, mas Kimi imediatamente tratou de baixar para os 1,90s. nas voltas seguintes e continuou baixando. Os nosso glorioso narrador e comentaristas esqueceram de nos fazer perceber que houve um momento em que kimi, perdeu um tempo maior atrás de um retardatário.
Além das contas já feitas pelo nosso querido Flavio Gomes, é bom notarem, principalmente os massistas, que tão logo Kimi, assumiu a liderança da prova, tratou de ir abrindo boa vantagem sobre Massa, até que se instalou confortavelmente mais de 5 segundos a frente do nosso piloto, que desesperado foi parar na brita. Creio q a conspiração de 6 milésimos, não seria capaz de render em poucas voltas mais de 4 segundos.
E assim como Flavio, sou piloto num campeonato de kart em Caraguá, e podem ter certeza, quando a gente erra uma tomada de curva, ou agride uma zebra de forma errada, fica muito estranha mesmo à sensação de você querer controlar o carro/kart, depois q você perde o controle, porque errou. A traseira vai para um lado, voce gira o volante e ele simplesmente ignora seus movimentos, porque não fez a coisa certa na hora certa. E ai nesse caso, é tarde demais tentar consertar.
E para o Massa, o campeonato começa agora no Bahrein, quiçá na Espanha, talvez Turquia ou Mônaco.
É isso galera, continuo sendo Kimi, aliás sempre fui, mesmo com o mal começo de 2007.
Abraços do Toni Filho
A Globo sempre arranja um pretexto para justificar incompetência dos outros…Aliás, a F1 só deu certo no Brasil, como esporte pq era realizada na Europa e o Fuso sempre ajudava… afinal o que fazer nas manhãs de domingo… A Stock não é de domingo pelas manhãs??? Qual era o Ibope das corridas de Domigo a tarde? cart? Indy? É por isso que a Globo jogou o esporte espetacular para as manhãs de domingo… agora tem esses ” campeonatos mundiais” de futebol de areia, de salão, de moto voando, etc, etc… ALguém já ouviu ou leu algo sobre isso na imprensa??? A Globo sempre dá um jeitinho… ” Bem amigos… Eu já sabia….”
A “explicação” dada pela Fearrari para a rodada do Massa foi simplesmente inacreditável.
Segundo o iustre representante da marca, ao passar por cima da zebra o carro sofreu ” desequilibrio aerodinâmico que não se refez até a próxima curva o que proporcionou que a traseira soltasse e o carro rodasse “.
Tá bom ou quer mais ?
Faltou apenas explicar que o desequilíbrio foi provocado pelo desequilibrado que o guiava…que ainda acha que ” alguma coisa quebrou no carro “….não foi bem no carro que quebrou !!!
esta discussao sobre os seis décimos faria sentido se o Zaca tivesse feito o mínimo, que era chegar ao pódio…. em segundo e colado no Kimi….
Depois da rodada, tanto faz se foram seis decimos, segundos, ou pitombas de difereca nos Pits…
O cara nem terminou a corrida….