dica do dia

SÃO PAULO (que falta faz…) – Madri-Barcelona em 2h38min. A dica é do Pedro Paiva.

Quando fui à Europa pela primeira vez, catei um trem em Madri para ir a Marselha. Pingava em Cerbère, na fronteira, pertinho de Barcelona. Levamos umas dez horas. Estava indo a Paul Ricard, para minha primeira corrida fora do Brasil. Tempos legais.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
leoengelmann
leoengelmann
16 anos atrás

Um trem a 300 Km/h, sem aerofólios?

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

esse eu só vi da janela do ônibus, qunado estive lá no começo do mês, é lindão demais o diabo do trem.

acho que quem desenhou foi o Alex Neumeister, um alemão gente boa e bom de papo, que volta e meia tá aqui no brasil e já desenhou vários trens bala, para alemanha, japão e agora creio que para espanha tb.

quem gosta do assunto dê uma olhada no Shinkansen Nozomi 500 que ele projetou, para mim um dos trem mais bonitos de todos os tempos.

Mas voltando a vaca fria, é fácil entender porque faz sucesso, o serviço é limpo eficiente e principalmente a viagem de ônibus MNadri/Barcelona dura umas cinco/seis horas embora pudesse ser mais rápida mas o sindicato dos motoristas de ônibus lá tem uma diretriz que a cada duas horas dirigindo o motorista tem de parar para descansar por meia hora oque alonga sensivelmente o tempo de viagem.

Pena que aqui no brasil tren bala tem uma conotação completamente diferente, ter um transporte limpo e efeicente desses aqui seria bom demais.

Ike Nodari
Ike Nodari
16 anos atrás

Uma vez, em viagem pela Espanha, em pleno feriado precisei ir de Barcelona à Madri e só achei ônibus. Foram 8 horas de sofrimento. Evitem andar de ônibus por lá, pois é terrível. De resto show de bola. Abraços

Ca
Ca
16 anos atrás

Peguei esse trem há um mês.. tinha acabado de ser inaugurado, e superou as expectativas de passageiros.. viagens lotadas!
É mesmo bonito, limpo, organizado, rápido.. atinge os 300km/h.. os comissários (?) passam entregando fones de ouvido, e passou um DVD de um filme do Mr Bean numa viagem pra Paris. Mas só deram bala… na classe econômica, que custava somenteee 102 eurosss.
Será que aquele ‘trem-bala’ SP_Rio chegará perto??…

Adlan Alexandre
Adlan Alexandre
16 anos atrás

Pô Flávio,
tá ruim de acompanhar o programa limite, toda semana o horário é diferente!

abraço

Livola
Livola
16 anos atrás

Na Espanha têm ambulantes como nos trens aqui sw Sampa ???

Bruno
Bruno
16 anos atrás

Flávio, veja q animações bacanas da tv espanhola resumindo as corridas da F1. Procura no youtube “Quemagomas”. Até agora, 2 vídeos. 1 antes da austrália e outro antes da malásia.

sergio
sergio
16 anos atrás

Ser de um país subdesenvolvido, ou melhor, “emergente” é uma “jerda” mesmo Sou usuário de trem e metro diariamente. Assisti várias vezes o filminho procurando, procurando e não achei : cadê o muro isolando as linhas do trem e o resto. Eu acho que por aqui um negócio desses não daria certo nunca. Afinal ninguém usa as passarelas para nada, preferem atravessar pela linha do trem – é mais rápido. Quem pega trem em SP, mais especificamente na região do Grande ABC e na Zona Leste sabe do que estou falando. Só um exemplo: em Utinga (Santo André) tem “aglomerado” de casas construido por um pessoal bem simples, de baixa renda, que fica no máximo uns 20 metros da linha do trem. Esse espaço é usado pelas crianças como area de lazer para jogar bola, empinar pipas…Tem crianças de três, quatro anos de idade sentadinhas no chão à menos de 10 metros da linha olhando os trens que passam……Tenho razão ou é só paranóia?

Alejjandro
Alejjandro
16 anos atrás

E se atrasar mais de 30 minutos.. NA FAIXA!!!

Douglas
Douglas
16 anos atrás

Pode ser bonito mas é caro. De Madri a Barça de avião você gasta no máximo 80 euros, de trem bala mais de 150. E de avião é mais rapido. Mas vale o passeio. Ainda não está tudo ok. Nas proximidades da estação de Sants existem problemas com relação a um túnel que vai fazer o trem subir sentido França. Mas com mais um ano resolvem.

Ricardo Gadelha
Ricardo Gadelha
16 anos atrás

Que viagem fantástica, entre duas cidades fantásticas.
Passa a ser mais uma meta da minha vida: andar a Europa toda de trem.