legião urbana austríaca

SÃO PAULO (fofinho) – Vocês sabem que a seção “Legião Urbana” é exclusiva para fotos que eu tiro por aí pelas ruas, mas abrirei uma exceção para a foto enviada pelo Alan Buch lá de Viena. É que eu acho esse fusquinha tão bonitinho…

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
alfacorse
alfacorse
16 anos atrás

Bem lembrado Eric, na verdade as chamadas 911 H, I, J e G series, surgiram nesse formato em 1974. Pra variar, como todo e bom fabricante de esportivos ou de luxo europeu, sempre teve sua produção norteada pelos americanos(pelo fator vendas), assim surgia esse formato mais parrudo e menos elegante do que os modelos até 73. Na verdade foi a legislação veicular americana, que após a primeira reforma entre o final dos 50´s e início dos 60´s implementava novas regras em sistema gradativo, em 73 saiu o que chamaram de “low speed protection requirements”….tratava-se de um impacto que o carro deveria sofrer a uma velocidade pré estabelecida(acho que eram 6 m.p.h.) sem que nenhum dano ocorrese, portanto os “bumpers” deveriam absorver esse impacto….alguns deles tinham sistemas de molas. Então 73 e 74 foi o período dessa transição, lembre-se que os Beetles receberam esses p. choques tbém…no caso da Porsche foi em 74, com o modelo Carrera 2.7.
Em 75 surge o turbo(930), com o aerofólio. Em 77 modelo 8 surge o SC com pequenas modificações e motor 3.0 – na verdade houve também nessa época uma “dança” de motores e potências nas Porsche e em outros também ocasionadas pelas duras leis anti-poluição, tanto é que o mercado americano chegou a ficar quase 1 ano somente com a recém lançada Turbo no mercado….porque esse motor cumpria as normas e o 2.7 da Carrera não, aí quando desenvolveram o 3.0 aspirado já o fizeram pensando nessa questão; eram anos onde a Porsche chegava a atingir mais de 60% de mercado nos Eua….hoje não deve estar muito diferente.
Voltando, quanto ao modelo da foto, realmente a maioria de seus detalhes estão contidos desde 1974(menos as fuchs pretas-75-). Depois à partir de 77 com a SC são miudezas até 1989 com a chegada da 964. O que me chamou a atenção na foto é o pequeno pisca no para-lama, que não é enfeite, faz parte de um novo pacote de leis americanas desta vez direcionada à iluminação e sinalização….que se não me engano entraram em vigor no final dos 70 ou começo dos 80, não lembro. Inclusive, estão em aí até hoje…note os carros mexicanos feitos pra eles que acabam vindo pra cá….as Mercedes by USA tbém tem, geralmente entre p. choque e p. lama…alguns raros modelos que “passam” nesse teste de iluminação, em virtude dos piscas serem mais dobrados em direção à lateral ou coisa parecida, são dispensados……alguns outros de pequena produção já saem sempre assim, mesmo abastecendo outros mercados. Portanto a partir do ano dessa “implementação” -que não lembro- esse carro poderia ser de qualquer ano entre 77 e 89….um 1986 por exemplo. Depois tem a tabela de cores, que muda de tempos em tempos- esse cinza me cheira 80´s- que pode ajudar, se bem que Porsche sempre pode ter a chamada cor “especial”. Se não me engano o spoiler dianteiro mudou pouca coisa no formato conforme os anos….e claro como vc mesmo falou é um Bizorrão!! Pois tem a saída de escape na lateral esquerda….hahaheuhahahahhhhh

abraços

Eric
Eric
16 anos atrás

Só complementando o Alfa…..esse modelo com esses parachoques já existem desde 1975 não?
Desde a primeira Turbo,com o aérofólio traseiro.
É Romeu….esse é um Bizorrão….lembra deles???

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

nos anos 80 teve uma 911 que ficou estacionada na avenida atlantica em copa por mais de ano.era intacta,fui atraz do dono mas era impossivel negociar,acabou virando clone

alfacorse
alfacorse
16 anos atrás

Adoro essa máquina, um ícone, uma paixão, projeto de Butzi o 3o. de um clã….e sim tem dna compartilhado com fusca, como não!

Essa daí é uma SC, começou em 77(modelo78) e foi até 83 sem mudar a estética…..como a da foto. Em 84, pequenos detalhes e motor 3.2.

Apesar de menos valorizadas pelos colecionadores, que preferem-nas até 73 ou mesmo as mais recentes 993….não tem como não admirar as belíssimas Fuchs negras, com a mesma tala das primeiras 930 de 75!

abraços

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

O mais belo e emblemático de todos os Porsche, para sempre, jamais outro modelo vai superá-lo, na minha opinião, claro.

Japoneis
Japoneis
16 anos atrás

Um fusca desse até eu quero!!!

Marco Ronchi
Marco Ronchi
16 anos atrás

será que este “carrinho” tem a frente igual a este (o\\_!_/o) ??

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
16 anos atrás

É desse tipo de fuque que eu gosto.

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Só acho que não é Fusquinha.
É Fuscão…reparem nos respiros do capô traseiro…

Lemigrant
Lemigrant
16 anos atrás

Cheguei em londres a 20 dias! E como tem Porsche por aqui!!!! Vejo pelo menos uns 10 todo dia… desse ai mesmo tem um aqui em frente de casa.. ejheheh mas sao bonitos!!

Italo
Italo
16 anos atrás

É a mais bela série desse Fuque.

Mas tem pichador escroto até na Áustria, hein? pqp…

Zé Maria
Zé Maria
16 anos atrás

Já disseram tudo, maravilhoso!!
O ronco do boxer à ar então, sinfonia para nossos mortais aparelhos auditivos.!!!
Boa tarde e boa Páscoa (atrasada, mas ainda em tempo, moçada!!).

Carlos
Carlos
16 anos atrás

Realmente, se tivesse um desses….
E em Viena, que maravilha de cidade! Gostaria de ver mais modelos que andam por aquela cidade!

Francisco J.Pellegri
Francisco J.Pellegri
16 anos atrás

Fala para o AIDAR que este aí é fusquinha..e veja o que ele te dirá….

Bugrino
Bugrino
16 anos atrás

Se for assim então, o Cayenne seria tipo uma Kombi…rs

L F
L F
16 anos atrás

Parece q ninguem entende de carro por aqui. ISSO É UMA KARMAN GHIA TC, %!$&#!!!

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Eu já tive vários fuscas,mas nenhum desse modêlo.

marcelo t.
marcelo t.
16 anos atrás

é um SC provavelmente 1977 ou 1978.
Lindissimo

Juliano Barata
Juliano Barata
16 anos atrás

…e o ronco 6 cilindros boxer de 3 litros dele é uma “gracinha” kkkkkkkkkk !

BURGÃO
BURGÃO
16 anos atrás

eu queria um kombi da década de 60….com esta mecânica…e andava lá na super classic….puts….

Evanclaudio
Evanclaudio
16 anos atrás

Essa é a obra prima do senhor ferdinando, é o fusca dos meus sonhos.

Magno Amorim
Magno Amorim
16 anos atrás

Isso é um Porsche de verdade, tradicional, belíssimo.
Só não sei qual o modelo :(

Zuummmm
Zuummmm
16 anos atrás

Ph*dha