legião urbana (quinta)

SÃO PAULO (que pose) – A elegância discreta do coupé que é mais bem acabado do que qualquer Ford fabricado hoje em dia…

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
alfacorse
alfacorse
16 anos atrás

Baviera, não falei nada sobre o 78…falávamos sobre o 79, que foi o ano de lançamento do 1.6 e que sem dúvida(havendo ou não o 1.4) foi o motor que marcou o carro, e à partir daí, juntos foram um sucesso de vendas. Além disso vc diz em seu post que os 78 tinham lanternas brancas, na verdade eram laranjas!!

grande abraço

marcello baviera
marcello baviera
16 anos atrás

Alfacorse,em 80 meu tio comprou um CORCEL II STD marrom,ok,1.4,lembro dele ter reclamado com meu pai que o STD só podia vir com motor 1.4 e cambio4M!Lembre-se quetudo naquela época era cobrado como opcional para fugir do tabelamento depreços imposto pelo governo,se asmontadoras n podiam majorar os preços,então cobravam tudo á parte.Estou com a nota fiscal de um chevette SL 84 que comprei ok e cita como opcionais o motor 1.6,o cambio de 5M,bancosaltos,etc apesar de serem rarissimos oschevettes pós 83,motor 1.4.Abraços!

alfacorse
alfacorse
16 anos atrás

Baviera, se há bibliografia não contesto, mas creio que poucos modelos 79 sairam com o 1.4…provavelmente deve ter sido uma estratégia da fábrica para acabar com o estoque, pois logo de cara a Ford percebeu que tal motor era totalmente inadequado à carroceria, se não fosse isso eles poderiam ter mantido essa motorização para o modelo standard, e não o fizeram.
Quanto à lanterna laranja dos 77/78(que foi o primeiro II) reli seu post e achei isto aqui:

“”

um abraço

marcello baviera
marcello baviera
16 anos atrás

Alfacorse;respondendo:revista 4 rodas de NOV78,pag84 diz “o motor 1600 que a ford oferece agora como opcional para os modelos L e LDO,atendendo a uma exigencia do mercado melhora o desempenho do corcel II”.A foto desta pagina mostra a lanterna traseira frisada no modelo79.Qto á lanterna diant laranja,se reler meu post vai ver q eu disse que o 78 era laranja!Grato!

Marcos Micheletti
Marcos Micheletti
16 anos atrás

O grande problema é que os primeiros pontos de ferrugem apareciam antes da primeira troca de óleo…

alfacorse
alfacorse
16 anos atrás

Baviera, motor 1.6 opcional no L e LDO de 79? Nem todos tinham? qual a fonte de pesquisa? Mais uma vez: -78 lanterna dianteira LARANJA em todos, -79 motor 1.6!!!! -80 lanterna traseira frisada, pára-choques com polainas……e mais, elas eram mais longas na versão LDO e curtinhas na L !

marcello baviera
marcello baviera
16 anos atrás

Conde:obrigado!Alfacorse:insisto em dizer q as lanternas traseiras frisadas vieram á partir do modelo 79,o motor 1.6.a´partir de 79 era opcional no L e LDO,nem todos tinham,assim como o cambio de 5 marchas e o modelo basico so tinha disponivel o 1.4.Tb esqueci de dizer que todos os modelos standard tinham os parachoques pretos,de 78 a 83.Para quem falou que queimava junta ,tive um L83 CHT,azul glassial que rodou 88mil km sem ter completado agua no expansor,nem esquentar,o termometro nunca passou do meio,e o tanque de 57l no corcel e 63 na belina garantia a melhor autonomia de todos os carros nacionais,fato importante pq ,na época os postos fechavam depois das20hs e aos sabados e domingos,e o corcel chegava a 800km de autonomia viajando a 80!

alfacorse
alfacorse
16 anos atrás

Haa esqueci……a maioria dos carros novos, internamente tem um cheiro bom, certo? Misturas de colas com tecidos, resinas…e por aí vai. Bom tem departamentos nas áreas de marketing das fábricas que só estudam isso….
Alguém lembra do cheiro desses carros quando novos?? Eu lembro, talvez um dos aromas mais inebriantes que tenho recordação….era muuuito bom, incomparável com o de qualquer outro carro de hoje, nem Jaguar com Nogueira e Conolly(não estou exagerando)…..quem lembrar dirá.

abraços

alfacorse
alfacorse
16 anos atrás

Bom, em primeiro lugar, belo carro….e difícil nesse estado hoje em dia, parabéns.
Em segundo, apesar de não ser conhecedor de Fords, algumas retificações aos comentários anteriores:
Em 77/78 e 78 lanternas dianteiras na cor LARANJA e traseiras lisas.
Em 79, como o LDO da foto(que externamente se caracterizava pelos frisos laterais largos e baixos) o carro ganha a motorização 1.6 e as lanternas dianteiras brancas.
Em 80 aparecem as polainas e a lanterna traseira frisada.
Só não lembro se em 79 o LDO já tinha a carcaça plástica nos espelhos retrovisores externos, como parece que o da foto tem. Em 78 ainda era o espelinho mais fino que ficou por anos na II e na II L.
Gostava do II GT(esse é raro)….conta giros, volante do tipo “walrod”, rodas, sobre aros, dois tons na pintura intercalados pela faixa vermelha….e 4cv a mais no motor!!

Se não me engano os primeiros II LDO tinham o interior sempre marrom, monocromático e com as costuras da tapeçaria dos bancos dispostos de maneira diferente da versão II L.
As rodas, de 3 furos que equipavam a II “standard”, equipavam a II L, e as rodas do LDO eram opcionais no II L(se bem que mudavam só no desenho) a bitola, aro e concepção era a mesma.
Esse carro marcou minha infância, lembro de todos fazendo referência às suas qualidades. Mal sabia dirigir, mas lembro de alguns “passeios”…..da maciez, economia, silêncio e da sensação de anti-handling, da tendência a sair de frente como poucos……resumo conforto em detrimento à dirigibilidade.
Creio que após Galaxie e Corcel I (Renault na verdade), a Ford apostou errado ao insistir em Maverick ao invés de Taunus…..e Corcel II e Del Rey foram os últimos lampejos…..depois veio a queda nas vendas, a Autolatina…..e hoje alguns modelos fazendo a retomada; em breve novo Focus…..só que detalhe acabamento de fazer cair cabelo de índio, é triste ver uma marca perder seu caráter.
O velho Corcel II, podia ter seus defeitos, mas tratando-se de qualidade de ACABAMENTO(e falo antes do lançamento do Del Rey) concorria, ganhando de Diplomata empatando com 2300 e perdendo por pouco pra Le Baron(na minha opinião).

abraços

Marcelo de Araújo Co
Marcelo de Araújo Co
16 anos atrás

Esse aí era o rei da junta de cabeçote queimada. Êta carro para superaquecer!

Conde
Conde
16 anos atrás

marcello baviera : esse conhece Corcel II . Parabéns pela aula .Abraço

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
16 anos atrás

(não li os outros comentários) Acho este carro um produto MUITO ruim. Moro em Brasília e é quase impossível ver um Corcel II nas ruas. parece que eles DERRETERAM com o passar do tempo. (Há alguns poucos Del Rey… bad shape)…

Mário Buzian
Mário Buzian
16 anos atrás

Ford Corcel II,questão de requinte…
O slogan caía naturalmente sobre o produto,nos áureos tempos. Falar sobre esse carro é como cheover no molhado…Teve muita gente que gostava do seu estilo,conforto,maciez e economia,com um acabamento incomparável,e tinha a turma dos valentes,ágeis,espartanos e espertos Passat,que era o seu concorrente direto (o Polara nem chegou a incomodar muito naqueles tempos…).
O Corcel II era realmente uma grande evolução sobre o modelo antigo,e me recordo com muitas saudades de um modelo LDO na cor vermelho granada de um pai de uma grande amigo meu,funcionário da Ford no Ipiranga,o carro foi comprado da diretoria da empresa,era 1.6 a álcool e tinha até o raro teto-solar Karmann Ghia,e toca-fitas original Bosch…Eu voltava todo dia da escola de carona só pra ficar curtindo a paisagem acima da cabeça,coisa de poucos mortais naqueles tempos…
FG,meus parabéns por manter essa maravilha no seu acervo particular,tenho certeza de que vc. e seus filhos ainda irão curtir muito dentro desse carro…

Ike
Ike
16 anos atrás

Sem dúvidas um exelente automóvel, harmonia, estilo aliado a uma grande eficiência mecânica, hoje a ford fáz o “novo Ka” putz não tem uma linha que combine com a outra.

marcello baviera
marcello baviera
16 anos atrás

Com certeza é LDO 79,pq o 78,que foi o primeiro CORCEL II tinha lanternas dianteiras brancas elanternas traseiras lisas,o 79 em diante lanternas brancas e Lant traseiras frisadas,já o 80 ganhou marcador de temperatura,polainas,o 81,lanternas traseiras c/ friso preto e novo retrovisor,o 82,encostos de cabeça vazados(q n existiam nos anos anteriores),o 83,encostos de cabeça finose não vazados e ,na segundasérie quesaiu junto com o ESCORT,motor CHT,o 84,enormes encostos decabeçaeretrovisores maiores,em 85 houveum face-lift mudando farois,lanternasdianteiras e traseiras e painel e 86 foi oultimo ano,com vendagem super baixa e paralisação final no meio do ano devido á redução de preço do DELREY (queganhou até versão L) e concorrencia com oESCORT ,que foi remodelado paraa versão 87!

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

Não sou chegado a ford, mas vou dizer que um dos meus referenciais de conforto e acabamento são desses corcel e del rey, pena que acabou e outros não seguem aquele capricho.

Cid Mesquita
Cid Mesquita
16 anos atrás

Tive um desse gostava do carro, mandei cortar 3 voltas nas molas pra baixar ele não gostei, ai mandei botar só as 3 voltas , gostei ficou da altura que eu queria.
Bons tempos

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Flávio, para ter acabamento melhor que os Ford nacionais de hoje em dia não precisa muito… o Fiat 147 tinha! Mudando de assunto, muito bonito esse carro, mais harmônico em design que o Del Rey, pena que nunca teve uma versão 4 portas. Até porquê essas portas eram um inferno no estacionamento do shopping… Piores, acho que só em carros americanos.

Carlos Eduardo Celed
Carlos Eduardo Celed
16 anos atrás

O Corcel 79 do meu irmão foi o melhor carro que dirigi, pois foi o 1º e o que eu nunca vou esquecer

Adriana
Adriana
16 anos atrás

Meu primeiro carro!!! Cherry era seu nome, era branquinho, igual a este.

Eduardo Prado
Eduardo Prado
16 anos atrás

as portas do Del Rey de duas portas e do Corcel sao as mesmas….

André Grigorevski
André Grigorevski
16 anos atrás

Também acho que esse Corcel II já é nosso conhecido, hehehe…

Seja como for, belo Corcel! E realmente possui o acabamento muito melhor do que os Ford atuais (e certamente de qualquer carro de categoria equivalente hoje).

Mas os Del Rey eram campeões nesse quesito…

quickbr
quickbr
16 anos atrás

Em terra de Fusca, Corcel era Rei. Luxo Puro.

Berger
Berger
16 anos atrás

Meu sonho é comprar um só pra botar um adesivo: “É deus no céu e nóis no corcel!”

Caca
Caca
16 anos atrás

Tá em frente ao Sampa. Outro dia tinha um Lada branco lá, de quem será?

...
...
16 anos atrás

É verdade que LDO significava lindo?

Dú
16 anos atrás

Eric, mais 2 noitadas e internamos vc. Ficou trancado? Nada, Seu Pai mandou de propósito.

Vitor Matsubara
Vitor Matsubara
16 anos atrás

Esse Corcel me é familiar…

Armando
Armando
16 anos atrás

achei lindo esse Corcel LDO acho que é ano 79 meu pai tinha um igual adorava pelo espaço atras muito legal.

Léo Engelmann
Léo Engelmann
16 anos atrás

Um Del Rey 1986 com nota 8,55 ( http://www.carrosnaweb.com.br/opiniaoLista.asp?fabricante=Ford&modelo=del ), e um Corcel 1986, já em decadência, nota 7 e alguma coisa ( http://www.carrosnaweb.com.br/opiniaoLista.asp?fabricante=Ford&modelo=corcel )

Loreno Menegotto
Loreno Menegotto
16 anos atrás

Pô Flavio, tô decepcionado… nenhuma menção ao valente Corcel Cavalinho? Aliás, esses apelidos que surgem para determinados modelos de carros deveriam ser incorporados nos documentos, não acha?

Abraços,

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

É verdade, mas perdia feio pro Del Rey Ghia.

Leandro
Leandro
16 anos atrás

Realmente muito bonito, Gomes, mas quanto ao acabamento o Del Rey não era superior? Lembro que meu pai tinha um Del Rey e o meu avô um Corcel e achava o Del Rey mais luxuoso…

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Epa, esse não é o seu????

Léo Engelmann
Léo Engelmann
16 anos atrás

O detalhe é que ele tinha a maior porta da categoria. Logo depois, puseram o Del Rey ( onde tem? ) com uma porta que entrava até Fusca.

Leo
Leo
16 anos atrás

Este é 78 ou 79 e muito bem conservado. Acabei de comprar um 80 LDO monocromatico, unico dono, só precisa pintura e estofamento. Liso de lata…..meu sonho de moleque….realizado e quando vejo um na rua….é bom demais….
Tenho uma mulher que passa todo dia por mim com um GT 1980…em prefeito estado….nem adianta perguntar se vende….pq ela é bem grosseira na resposta…hehehe

Eric
Eric
16 anos atrás

Em 1979,eu tinha dois anos e tenho até hoje a foto de pé no banco do motorista do Corcel amarelo do meu pai.
Teve um episódio hilário com esse carro de eu sempre sentar no volante meu pai fechou a porta e eu pequenininho,me tranquei dentro.
Não abri mais.
Daí para eu sair,meu pai teve que tirar o vidro traseiro do Corcelão.