linha branca
SÃO PAULO (sai, assombração!) – O cara pegou duas máquinas de lavar, deitou as duas no chão da área de serviço, emendou, colocou uma frente, espetou quatro rodas e mandou para a pista. Não ficou assim uma Brastemp, mas chamou muito a atenção, disso não há dúvida.
Hoje, chefia o departamento de projetos da Honda.
Jonny\\’O
Valeu pela corretiva, já se vão 30 anos e os números começam a embaralhar na minha cachola.
Brigadão.
Até. . .
Zé Maria
tá certo mesmo gomes tem que zuar
nao liga pro pessoal do contra
Andar na chuva atrás disso ai é como ficar de cara em uma Karcher
Falta de educação e cultura de muita gente, que nunca ouviu falar de nomes como Jim Hall, Hap Sharp, John Surtees, Phil Hill, Jo Bonnier e Vic Elford, que levaram a quadriculada em primeiro lugar, na CanAm e em provas de Endurance (FIA) com os belos carros brancos, sempre equipádos com motores Chevrolet e câmbio automático. Como já disseram aqui, carro de corridas é para ganhar corridas, não para desfilar em concursos de beleza.
E quanto à Honda, é bom lembrar que trata-se de uma marca de respeito no cenário dos esportes a motor, em duas e quatro rodas.
Lembrou uma história do Senninha, no primeiro ano da revista, em que ele corria com uma geladeira…
Lamentavel este comentario a servico da desinformacao.
Este carro eh o famoso Chaparal aspirador que cujo conceito foi compiado na F1 por Gordon Murrray no Brabham-Alfa que ganhou o GP da Suecia em 78 e depois foi proibido… Foi o primeiro carro a usar o fundo pra gerar downforce.
Carro de corrida nao tem que ser bonito.. tem que ganhar corridas..
E outra coisa Jim Hall foi dos maiores inovadores em carros de corrida no seu tempo…assim como a categoria CAN-AM a talvez melhor dos anos 60.
Nao sei se Jim Hall esta na Honda nao.. se aposentou faz tempo, sua ultima equiper foi na CART , aquela quer deu a primeira vitoria a Gil de Ferran na categoria..
Pô Flávio!
Será que o Jim Hall não merece um pouquinho mais de respeito.
Não precisa gritar, ninguém aqui é surdo.
O CARRO EU NÃO SEI, MAS A PISTA É LAGUNA SECA…
Zé Maria,
O Brabham é o BT46 mesmo ,que teve vaias variaveis ,a primeira muito bem lembrado por você ,com aquelas placas no lugar de radiador,que não funcionou, depois teve o modelo com radiador convencional e por fim o aspirador, que foi vetado logo a seguir.
O BT48 correu em 1979 ,era um carro asa ,seu motor era o novo V12 ,ele serviu de base para o BT49 que correu duas provas no final do ano .
O Comendatore Enzo Ferrari dizia que carro bonito é aquele que vence corridas. Sob essa ótica, esse carro é bonito.
Na verdade, o senhor Jim colocou pela primeira vez uma ENORME asa no Chaparral 2H que foi o primeiro carro de competição a usar este recurso. veja fotos.iher.net/69lag07y%20Surtees%20Chaparral
Caros,
Muito foi dito contra, as enciclopédias foram abertas, e todos devem concordar que o carro foi um sucesso.
Como diria um célebre filósofo chamado Enzo,
CARRO BONITO É O QUE GANHA CORRIDA.
Amigos, sempre penso na honda com muito carinho. Ela nos proporcionou muitas vitórias e campeonatos.
É fácil pisar em cachorro morto.
Grato.
Só para complementar, em relação ao Brabham de F1 que copiou o conceito do Chaparral 2J:
O modêlo em questão era o BT 48, participou apenas de uma prova e foi banido.
O modêlo que já foi citado por algumas vêzes, BT 46B, na verdade era o BT 46 modificado para a expecificação B, com radiadores de água convencionais, visto que a versão original, que dispunha de placas de refrigeração aplicadas por toda a superfície das laterais do carro, não dava conta de refrigerar à contento a usina de 12 cilindros da Alfa-Romeo.
Até os gênios (Gordon Murray) se equivocam de vez em quando. . .
Abraços
Zé Maria
Zoar Chaparral é sacanagem, FG!
Caro Gomes. Todos sabemos que a gozação em cima da Honda é só onda mesmo!
E se a Honda contratasse um cara da estirpe de Jim Hall será que estaria onde está?
Há dois modelos de chaparral no Gran Turismo 4, inclusive este com o N 66 na carenagem. Deve ser o modelo J. A carenagem era toda lacrada.
Bisonho ao cubo
É, mas para os incautos, esse cara se chama Jim Hall, e fez fama nos anos 60 com os seus Chaparrals. Quem viveu sabe do que estou falando.
ta ai um videozinho desta coisaa hehehe
http://br.youtube.com/watch?v=iQ94G_Hv5qw
Ué ?? Se o probrema que gerou a desclassificação era a sujeira nos que vinham atrás, por que não puseram os “exaustores” apontados para cima ? Ainda geraria uma força extra para baixo ??? Será que eu sou tão inteligemte assim??
Este Chaparral e Jim Hall tem uma importância histórica para o automobilismo muito maior que a Honda. Como muitos já falaram, foi o precursor do efeito solo e inspirou até Gordon Murray.
Dispensando os comentários da molecada e dos mais velhos que só sabem de futebol, acham que Senna e Piquet foram disparado os melhores do mundo e que Rubinho é um b*sta, vale lembrar que tal conceito não só foi usado no BT46B (que VENCEU sua única corrida! Alguma dúvida da genialidade do projeto?) como também no primeiro McLaren F1!!!
Perguntem onde Jim Hall e Gordon Murray estão… Mas andam passando bem longe da Honda…
Coitado do infeliz que tentou pegar o vácuo do Chaparral!
Alguem pode explicar como catzo funcionava isso?
Não era uma Brastemp, mas andava uma barbaridade!
Se o Honda tivesse esse engenheiro do Chaparral, estariam feitos na vida. Estariam dando voltas na Ferrari, hehe.
O engenheiro não só foi para a Honda, como já entrou como diretor do departamento de Engenharia!
Creio que a equipe à qual esta monstruosidade pertencia era adepta da filosofia de que “roupa suja se lava em casa”! rsrsrs
[ ]s
Essa banheira, com algumas adaptações, talvez seja mais eficaz que os carros da Honda…
quale gomes!
o chaparral era magico!
eu ate ia falar sobre ele mas ja falaram tudo!
Já disseram tudo, ou quase!!
Apenas algumas pitacadas: o “Vesgo” (apelido carinhoso de Sir Jackie Stewart) não era de aceitar sentar em qualquer barata e acelerar, portanto se ele andou de Chaparral 2J é porque a máquina podia ser feia, mas era fenomenal como carro de corrida!!
O Brabham ventilador que só correu na Suécia em 78 (Anderstorp) e depois foi banido, era o modelo BT 48, fizeram pole e 2º no grid, com Lauda e Watson.
Lauda largou e venceu de ponta à ponta, Watson abandonou.
E olha que a concorrência eram apenas Andretti e Peterson, com as não menos fenomenais Lotus 79!!!
Faltou um 6 para ser “666”,o numero certo pra essa coisa horrenda.
chaparral 2J. Inspirou o Murray com o Brabham-Alfa,e o Colin com as saias móveis ( e também o Nick bichinha a desenvolver um secador de cabelo ultra-rápido). Os motores da ventarola eram 2 Junkers, alemães. O Stewart piloto em algumas corridas. Era o princípio do aspirador de pó aplicado ao automobilismo.
Mesmo assim, que trapizonga… ave maria!
KKKKKKK essa foi a melhor de todas… Duas máquinas de lavar !!!
O pior é que parece mesmo.Que coisinha mais feia !!!!
Haja túnel de vento!
O Chaparral está presente até no GT4 pois foi um carro revolucionário.
O seu exaustor para criar efeito solo por sucção foi inclusive copiado pelo Murray na concepção do Brabham BT46B, que acabou sendo banido depois de uma corrida, vencida sem dar chance à concorrência.
Lavanderia também é cultura….
esse não foi pra honda não, pq ganhou tudo que pode… ateh Jack Stewart sentou ao volante deste par de ‘ Lavíneas”
Reparo que o esquema de resfriamento do freio traseiro devia ser ótimo!
Eles aproveitaram não apenas as carcaças das lavadoras, mas também os motores para fazer aqueles ventiladores alí!
Problema jogar a sujeira da pista na cara de quem vem atrás… mas isso é problema? Só para quem vai atrás… :)
Agora a sério, feio como ele só… mas uma revolução no campo da aerodinâmica da época.
Esse Chaparral realmente tinha a traseira muito feia. Mas todos os outros eram lindos.
É interessante notar os acrilicos ou pexiglas fazendo as vezes de aerofólio e, embaixo, aquelas cortinas em toda volta da carroceria para não deixar entrar ar.
Era o início do carro asa.
O Jim Hall tinha a manhã.
Oo princípio do carro-asa
Tai onde o Gordan Murray “sugou ” a ideia para o brabham BT (55 ???), aquele que tinha um a hélice de ventilador enorme na traseira e que “sugava”tudo que via pela frente e transformava a vida de quem vinha a seguir um ” inferno “, já que jogava detritos de pistas a uma velocidade incrivel …….
meu nome e sachimi tochiro mifume honda sou vivce dono porque casei com a filha do dono e hoje somos diretor presidente para a america latina e aqui nosso protesto contra essa conversa de foi pra honda pois alem de comprar o girassol de van gogh estamos comprando todoas os dkw da america latina para fazer uma instalacao na proxima bienal de sp essa cidade que nao pode parar mas para todo dia , e digo mais carro e honda civic piloto e rubinho e jaeson button e hamilton porque e um piloto massa
Pensamento do projetista: com esse dispositivo, nós não apenas teremos uma força maior de propulsão (ar jogado pelas hélices) como dificultaremos as ultrapassagens sobre nós, pois diminuiremos o vácuo!
E prá trocar os pneus traseiros então?
A turma já matou.
Esse Chaparall 2J foi na realidade o primeiro carro de competição a funcionar efetivamente o efeito solo ,foi realmente proibido de correr por causa da sujeira que jogava na pista ,pois literalmente sugava como se fosse um gigante aspirador.
Para quem se lembra o Brabham BT46 usou o mesmo principio do Chaparall em 1978 .
Jim Hall foi um genio!
Pode ser o Chaparral 2J ou o que for. Só sei que é muito feio e no mínimo exótico.
Parece algo como os tais Transformers, sei lá.
Chaparral 2J,1970.
Gerava uma downforce fortíssima.
Diz que na época sugava tão forte que até as patinagens para largar foram minimizadas.
Tinha um motor 2 cilindros só para as hélices.
Amigos, pena estar sem tempo par ver meus livros, mas tenho quase tudo sobre ele.
Grato.
Nao vamos chamar o Jim Hall de maluco. O cara além do aerofólio ganhou muita corrida com correndo com câmbio automatico. Para mim mais um genio no segmento.Inovou e muito a CanAm Series.