lola em chamas
SÃO PAULO (sem chance) – Mestre Joaquim Lopes vem em socorro dos blogueiros que postaram comentários sobre a Lola T-70 que pegou fogo em Interlagos em 1972.
Como dá para ver, o piloto saiu ileso. Do carro, nada sobrou.
SÃO PAULO (sem chance) – Mestre Joaquim Lopes vem em socorro dos blogueiros que postaram comentários sobre a Lola T-70 que pegou fogo em Interlagos em 1972.
Como dá para ver, o piloto saiu ileso. Do carro, nada sobrou.
Caro Joaquim
Parece que foi ontem,mas faz tempos …pacas.(pelo adjetivo já da pra ver)
Abs
Meu caro Fabio Taccari,
Na verdade eu não estava lá.Ouvi o depoimento dos dois no Clássicos de Competição de 97. Consultando o Ferreirinha ele me disse que foi o primeiro a chegar no piloto, realmente não afirmou que havia retirado o piloto entre as chamas, a conclusão errada foi minha.
Nada como ter um testemunho pessoal de quem esteve presente, como você.
Abs.
Vi o Emerson quebrar a suspensão em 1972, Wilsinho balançar pra caramba em 1970, com essa mesma Lola, vi o Alex Dias Ribeiro quase perder seu March, em 1977, sempre na reta-curva dos boxes de Interlagos.
Mas esse acidente é o único de que me lembro, nesse trecho da pista.
E não é que o carro pegou fogo duas vezes. Minutos depois do fogo ser apagado, as rodas que eram de magnésio na época entraram novamente em combustão e aí o fogo se alastrou novamente.
Eu estava lá!
Se não tivesse demorado tanto para apagar o fogo…
O Bianco é um carro bem feito, porém pesado. Fora o parabrisas que deixa qualquer um doido depois de meia hora.
Os Fúrias eram cadeira elétricas mesmo, só as feras conseguiram alguma coisa. Mas isso faz parte do aprendizado. Na época, o máximo que existia era suspensão dianteira de VW.
Caro Mr. Ioso,
Desculpe-me, mas acho que vc não entendeu a ironia.
O Bianco é a continuidade de um carro perdedor.
O Tony é um primoroso artesão, mas “ambos-os-dois” carros são verdadeiras cadeiras elétricas.
A verdade é que há uma grande diferença entre artesão e projetista.
M Idoso.
è evidente que estou me referindo ao absurdo da falta de estrutura adequada e especializada para o combate ao fogo.
Existem tochas para se usar sob a agua a base de magnesio .
Ao Fabio Taccari
Jogar terra não é absurdo.
O fogo de magnésio, não apaga com agua, pelo contrário aviva o fogo.
Os bombeiros agiram corretamente.
Caro colega blogueiro Joaquim.
Realmente estas fotos são incríveis, não sabia que existiam e ilustram toda a seqüência que consegui me lembrar,conforme o depoimento mais abaixo no blog.
Podemos verificar que a Lola esta justamente em frente ao portão de acesso ao lado da arquibancada, e na primeira foto vemos justamente o Marinho como eu havia comentado , escorregando para fora do cokpit.Ele fez isto sozinho sem a ajuda de ninguém ,neste momento eu estava chegando na grade do portão a cerca de três ou quatro metros do carro.Podemos verificar que o fogo esta apenas começando.Na segunda foto talvez depois de quarenta segundos a um minuto o fogo já esta alto e os bombeiros ainda não chegaram e salvo meu engano ainda era o Marinho que continuava andando mancando em volta do carro meio em desespero e não alguém tentando tira-lo do carro pois ele saiu antes do fogo começar.
Ontem liguei para meu colega João que também estava no portão e ele me lembrou um detalhe absurdo que todos que presenciaram tambem irão se lembrar.Como o magnésio das rodas e de outras partes não apagavam os bombeiros começaram a jogar terra nestas peças para tentar resolver o que já era muito tarde para ser resolvido.
Gostaria porem de saber exatamente o que aconteceu da parte que eu não vi,antes da T70 surgir naquele portão de pernas para o ar.
O prototipo Furia, não é um Bianco.
Foi feito pelo Tony Bianco, mas nada ver com um Bianco, que tinha mecanica VW.
Caro Mr. Ioso,
E o Furia não é um Bianco ?
Ano passado ouvi do Antonio Ferreirinha e do Luis Pereira Bueno seus depoiementos sobre este acidente. Foram eles que ajudaram a retirar o piloto do carro. Salvo engano, na foto á esquerda, pelo capacete é o Luisinho correndo à frente do carro.
ao Thiago
essa Lola tinha muitas peças de magnesio. Esse metal quando pega fogo é bem dificil de apagar….
A do Casari era outra Lola, também ardeu.
A Autounion, ou melhor, Audi encomendou seis flechas de prata dos anos 30, C e D para os especialistas ingleses. Ficam mostrando os carros como legítimos e são recriações, maravilhosas sem dúvida, mas recriações.
Essas oficinas inglesas fazem GTOs também à prova de conhecedores, hahahahaha.
Ao .
O falecido Ettore, possuia um Furia, com motor Lamborghini.
Caro Ronaldo,
VC está enganado. O carro com motor Lamborghini V12 era um Bianco, do Ettore Della Santa.
Vocês estão menosprezando a capacidade de restauração dos especialistas ingleses !
Tá na cara que só precisou de uma pinturinha. Hahahahahh…
E nem a documentação original do carro eles tem. PURA FRAUDE !
E o pior é que restauraram o carro errado.
Esta era a SL76/155, e os espertos dizem que é a SL76/153.
Autêntica como uma nota de $15…
Essa Lola se não me engano tinha um motor Lamborghini, eu estava lá no dia.
O carro era do inesquesivel Norman Casari,ainda tem 2 rodas trazeira,a unica coisa que sobrou
E tem neguinho esperto tentando vender uma réplica lá pelas ‘oropa’, dizendo ser essa aí, restaurada.
Acho que nem os parafusos puderam ser aproveitados….
A menos que alguém ‘mais’ esperto tenha repassado os documentos para dar um ‘ar’ de credibilidade. Quem vai saber???…
Mas não sobrou nada da Lola. Só lembranças e umas poucas fotos tais como essas .
Caraca, AvGas pegando fogo é brabo de apagar…
Precisa ter um SENHOR caminhão bombeiro…..
Cada vez que vejo esse dito carro para vender dou risada.
O carro que está à venda é uma Lola T70, até que muito bem feita, mas não tem a história que dizem. É um recriação. Foi feita há poucos anos atrás com algum lixo que sobrou na fábrica ou por aí.
O piloto em questão era o Marinho Antunes, que tinha comprado o carro que era do Avallone. A Lola, coitada, deu PT saudações e nunca mais pôde correr. Até porque nosso bravo governo militar proibiu a importação de carros de competição… ê Brasilzinho de %!@$&@#..
Era do Chiquinho Lameirão?
Por sorte o piloto saiu bem, mas que mesmo assim é cena triste isso é.