MELBOURNE EM MAIS PITACOS

SÃO PAULO (tudo vai ser diferente) – Foi assim, tipo, incrível esse treino de classificação em Melbourne. Tipo, cheio de surpresas. A maior delas, Kubica. Tipo, aquele do narigão. Segundo no grid, primeira fila. A BMW tinha feito uma pré-temporada discreta. Tipo, escondeu o jogo? Ou espetou mais chifres no carro?

Aos pitacos, sem tipos…

– Fico com a segunda opção, o narigudo polonês guiou feito um demônio na sua última volta rápida, daí os chifres extras. Quase estampou no muro, primeiro, e depois quase foi parar dentro do lago. O esforço foi recompensado.

– Hamilton, o pole, também abusou em alguns momentos. Não vai demorar muito, aliás, para que alguém sinta a dureza que um muro tem, agora que acabaram com o controle de tração. Aqui fica o aviso do arauto do apocalipse, este que vos fala: vai ter gente se arrebentando feio nesta temporada, especialmente em pistas sem áreas de escape. Podem anotar: em Melbourne, mesmo, mais Mônaco, Canadá, Valência e Cingapura, ambulâncias serão necessárias. Os carros estão perigosos. Em 1994, o ano começou assim. Todos sabem como terminou.

– Sou a favor, sim, do fim do controle de tração. Só que não com esses pneus. Tire-se o controle, ok; mas que se dê algo de volta em aderência mecânica. Slicks já.

– Voltando ao treino, foi muito bem a McLaren com a pole de Lewis (deve estar se mijando de rir de Alonso) e Kovalainen em terceiro. Mais ou menos é a avaliação de Massa, em quarto. Ótima a Toyota (quem diria!), com Trulli em sexto e Glock em nono (depois caiu para 19º porque trocaram seu câmbio; ou, como diriam na Argentina, “cambio en el cambio”; mais tarde, recebeu nova punição e larga em 19º). E igualmente ótimo Vettel, meu piloto preferido, em décimo, que pulou para nono com a punição ao Timo Neiro.

– E a Honda (quem diria também!) não é um desastre, alvíssaras! Barrichello ficou em 11º (subiu para décimo, depois) e Button em 13º (12º graças a Glock). Mas que ninguém se iluda demais. Se é verdade que especialmente o brasileiro tirou tempo de onde não tem, e merece aplausos, é igualmente verdade que atrás dele ficaram pilotos que, em condições normais, andariam na frente. A saber: Alonso, que fez uma porcaria de treino mas tem mais carro, Nakajima, que também tem um carro bem melhor (Rosberguinho foi o sétimo), Webber, que rodou depois de estourar o freio (Coulthard ficou em oitavo), e Raikkonen (pifou no fim do Q1 e o piloto tem de trazer o carro de volta aos boxes sozinho para continuar; foi empurrado, dançou).

– Assim, a posição normal da Honda considerando apenas a performance, sem contar com os infortúnios dos outros, é ali à frente, apenas, de Force India e Super Aguri. Mas os infortúnios dos outros fazem parte do jogo e, portanto, os japs têm mais é de ficar aliviados com um começo de temporada bem melhor que a encomenda.

– E Nelsinho? Está comendo todos os pães amassados pelo capeta na Oceania. Larga em penúltimo. Fez uma volta ruim, na primeira tentativa no Q1, e a Renault o soltou na pista tarde demais para tentar pelo menos passar de grupo. Aí Sutil rodou, ele teve de tirar o pé e babau. Sorte dele que Alonso não fez picas. Assim, ficou claro que o carro não é lá essas coisas e dá para dividir as culpas. De qualquer forma, uma estréia bem ruim. O que talvez seja bom para baixar algumas bolas e para que ele mesmo, Nelsinho, entenda rapidamente que F-1 é, sem meias-palavras, foda.

– A corrida? Será interessante porque Kubica vai partir feito um alucinado para cima de Hamilton e pode espalhar pena para todos os lados. Kovalainen é quem pode se aproveitar. Temo por Massa. O quarto lugar não deve ter agradado a ninguém na equipe, ele incluído. Se quiser recuperar tudo nas primeiras voltas para mostrar que é macho e não desiste nunca, corre o risco de fazer bobagem. Raikkonen, lá em 16º, terá dificuldades para chegar entre os cinco primeiros. Alonso, se pontuar, que dê graças aos céus.

– Perguntinha básica: por que nenhum piloto reclama de ondulações em Melbourne? Esse asfalto piora de ano para ano. Tem uma freada que dá até medo. Lombada das ruas de SP são mais suaves.

– E já escrevi demais. Finalizo apenas dizendo que é esquisito o pit-wall da Ferrari sem Jean Todt e seus dedos de gnomo com esparadrapos. São os tempos, que mudam o tempo todo. Está aqui meu relógio não me deixa mentir.

Subscribe
Notify of
guest

107 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Júnior
Júnior
16 anos atrás

Como fala pelos cotovelos esse Gomes!!!!

Virgo
Virgo
16 anos atrás

Como diria aquele técnico de futebol das antigas: Treino é treino, jogo é jogo.. O que se falou e escreveu de bobagem durante a pré-temporada foi uma grandeza. O campeonatoi só começa mesmo no primeiro treino oficial de classificação. Daqui pra frente vamos ver quem tem garrafa vazia para vender. Parece que o Kubica tem. E o Patrão errou feio com a BMW. Acontece.

Suzane Carvalho
Suzane Carvalho
16 anos atrás

Pois é… estão tratando os pilotos de Fórmula 1 como idiotas que não conseguirão guiar os carros pela falta de tração. Estão vendo como uma dificuldade a mais o que é uma facilidade a menos.

Por acaso algum deles guiou algum carro com controle de tração antes de chegar na Fórmula 1?

Do jeito que os locutores e jornalistas estão falando, os motoristas de rua vão se achar melhores que os pilotos de Fórmula 1, jã que não rodam na rua pela falta de controle de tração

Osmar
Osmar
16 anos atrás

O tom já está dado. Massa, definitivamente, não tem pedigree de campeão. Apesar de ser um piloto que anda entre os primeiros não chega lá. Falta ao Massa aquele pequeno diferencial que todo campeão carrega consigo. Evidentemente estou me referindo aos campeões normais, deixei de fora, portanto, gente como Ayrton, Schumacher e outros mais nos quais o diferencial não é pequeno não. O Hamilton, esse sim seguramente é campeão, é apenas uma questão de tempo. O fim do controle de tração evidencia quem tem mais talento que quem, pois faz valer o velho ditado “quem pode mais chora menos”, é o que está se percebendo neste início de temporada e é o que deve dar o tom até o final.

N I P O - L U S O
N I P O - L U S O
16 anos atrás

Fugindo um pouco do assunto…
Qual é o Carro Mais Bonito???
Por Mim: Force India…
E o Mais Feio: BMW… (Cadê o Carro???)

Paulo Renato
Paulo Renato
16 anos atrás

Realmente, amigo Flávio.

Eu também me pergunto: por que nenhum piloto sequer esboça descontentamento com as ondulações de Melbourne?

Ufanismo à parte, se fosse em Interlagos, iríamos ver gente com o dedo em riste reclamando dos “sôcos” da pista.

Pois bem, com a palavra o povo da Austrália…

RICARDO
RICARDO
16 anos atrás

PARA O BLOGUEIRO QUE CRITICA “OS VELHOS TEMPOS”.

COM O DEVIDO RESPEITO ÀS OPINIÕES AQUI EMITIDAS, DIZER QUE OS ANTIGOS NÃO CHEGAM AOS PÉS DOS ATUAIS DEMONSTRA A EVIDENTE FALTA DE CONHECIMENTO AUTOMOBILISTICO POR PARTE DO OPINADOR (PROVAVELMENTE ACOMPAMHA F1 DESDE ONTEM A NOITE).

FALAMOS TANTO DOS “VELHOS TEMPOS” POIS NOS FAZIAM SAIR DA POLTRONA VIBRANDO COM AS ULTRAPASSAGENS E BELAS DISPUTAS PROPORCIONADAS POR SEUS PROTAGONISTAS (E QUEM ACOMPANHA F1 A QUINZE ANOS OU MAIS COMO EU SABE DO QUE FALO)..
EMITIR OPINIÃO NO SENTIDO DE QUE FANGIO, CLARK, STUART, VILLENEV, PROST, PIQUET, SENNA (SO PARA CITAR ALGUNS) NÃO FIGURARIAM COMO COMPANHEIROS DO FISICO É NO MINIMO BURRICE (PARA NÃO DIZER COISA PIOR).

Martinez
Martinez
16 anos atrás

Robert Kubica e Nico Rosberg são os caras!
Podem anotar serão as duas revelações desta temporada.

Jobson
Jobson
16 anos atrás

Se a Corrida tiver muitas paralisações, até o Raikkonen pode vencer, sem controle de tração ocorrerão muitas rodadas. Loteria?

MSM
MSM
16 anos atrás

1) O Hamilton conseguiu a pole, mas o dono seria o Kubica se não tivesse errado. Fez uma volta tão rápida que mesmo com o erro, ficou colado no inglês.
A BMW escondeu o jogo na pré temporada e para mim o Kubica andará na frente do Heidfeld e a Mclaren está com um bom carro, já que o Kovalainen fez um bom 3º lugar.
2) Também acho que os carros estão mais perigosos. Foi bem vinda o fim do controle de tração, e se não quisermos ver um acidente mais sério, é melhor que os pilotos aprendam rápido como dirigir sem aquele “freio de mão puxado”. Agora que é show ver os carros saindo de traseira e os pilotos tentando doma-los, não tenho dúvidas.
3) Massa e Kimi decepcionaram por motivos diferentes, o 1º por falta de velocidade e o 2º por erro da equipe, vamos ver no GP se os dois vão pra cima.
4) A Toyota foi surpresa e o Vettel pra mim vai fazer uma ótima temporada.
5) A Red Bull conseguiu chegar com o Couthard, mas em compensação ficou no caminho com o Weber (muita sorte de não ter acontecido um acidente grave com ele)
6) A HOnda foi outra surpresa, mais com o Rubens que tirou tudo o que o carro poderia oferecer, do que com o Button que foi muito discreto.
7) A Renault foi uma decepção, vai ter que trabalhar neste carro por muito tempo para poder voltar a andar na frente e o Nelson Jr. está tendo um fim de semana sofrível e a outra decepção também foi o Bourdais que ainda não se encontrou com o carro, mas são 2 bons pilotos que com o tempo incomodarão os outros.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

o lado bom do fim do TC é que a galera está mostrando a que veio.

O lado ruim é aguentar os burraldolinos de sempre repetindo a ladainha da “volta aos bons tempos”…

Que volta aos bons tempos, cara-pálida?
Bons tempos onde se freava 100 metros antes de onde se freia agora para se fazer a curva 50 quilômetros mais lento do que atualmente, isso usando pneus com muito mais aderência?

Um piloto dos “bons tempos” não serviria nem para ser segundão do Fisichella hoje em dia, dada a velocidade dos carros com menos grip e das reações dos mesmos.

E “qualquer garoto sentava no carro com TC” e fazia um temporal?
Claro, Kubica, Hamilton e Kovailanen são veteranos. Veteranos que não estavam nem no grid do mesmo GP em 2006.

Quem quer “velhos tempos”, que vá assistir à GP Masters com seus Matusaléns pilotando carroças com motores menos potentes que uma BMW de rua.

Bando de nego chato. E cá entre nós, Gomes… um carro atual é bem mais seguro do que os de 1994. E a molecada de hoje em dia é muito mais piloto do que os pilotos daquela época.

Simone
Simone
16 anos atrás

E o Lewis? Eu pesei que teríamos só os bons de braço, como nas velhos tempos, mas o rapaz…
Acho cedo para dizer qualquer coisa do Nelsinho, mas não vejo nele aquela coisa de “vim para fazer história!”, aguardemos a corrida

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Por nada. Tlim-tlim!

Ricardo Silva
Ricardo Silva
16 anos atrás

respondido por:
Gomes

Volte sempre, cada clique pinga na minha conta bancária.
Em: 15/03/2008 10:54:12

Acho que eu escrevi aqui como eu postava no downforce, que não está no ar no momento. Entendo que por ser o seu Blog a crítica não precisa ser tão agressiva a respeito do seu Trabalho. Por vezes discordo ou não gosto do você escreve, mas acompanho o seu trabalho.

Vai continuar pingando, mas já deve vir pingando na sua conta desde os tempos de Automotor em 92, Lance, Limite, etc… Porque acompanho o seu trabalho. Vez por outra eu elogio também.

Quanto ao Barrichelo, para quem passou o ano de 2007 no zero, começar o ano largando a duas posições da região de pontuação é um bom progresso.

Opnião contundente a partir de avaliação de pré temporada é uma coisa complicada.

O carro da Honda estava com o desenvolvimento atrasado. Eu li nas entrelinha que equipe japonesa estava dizendo: “Não me avalie pelo que eu estou fazendo agora”.

Então uma linha mais segura de avaliação da Honda é observar o que ela vem conseguindo. No momento ela deixou de participar da Super Pole ao ser superada por nove milésimos de segundo pelo carro da Toyota.

Eu acredito que isto não é desempenho de uma equipe que andará na frente apenas das duas piores do grid.

Não esperava que o meu comentário original fosse publicado, mas vendo que você publica até opniões contrárias as suas, eu vou ter mais cuidado com o que escrevo.

Obrigado pela publicação do comentário original e pela sua atenção ao me responder.

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
16 anos atrás

O Kimi já tá escolado em largar lá de trás, lembram da McLaren de 2005? Deve fazer um corridão.
A corrida tá pro Hamilton, Kubica deve estar leve, mesmo que largue na frente, pára logo.
O Massa… concordo com o Gomes, não largando na pole e tendo que mostrar serviço nesta temporada, é meio assustador.
Já o Piquet… prefiro não queimá-lo em uma corrida, até porque nas categorias de base mostrou serviço… mas o seu primeiro fim de semana de GP tá pior do que o do Kovalainen. Largando desta posição, só lhe resta botar gasolina até a boca do tanque e levar o carro até o fim, sem erros e sem arriscar. Como o GP deve ser bem acidentado, vai que a sorte sorri para ele? Aliás, seria a primeira lição do Alonso, legítimo aluno do Prost: quando o carro não é o mais rápido, vai comendo pelas beiradas.
Por fim, felicidades pelo Rubinho, mesmo que as circunstâncias tenham ajudado, ele merece uma temporada decente.
E só, senão meu texto fica maior do que o do Gomes.

Rafael Licursi
Rafael Licursi
16 anos atrás

Redação inspiradíssima Flávio!!!

Thiago Dias
Thiago Dias
16 anos atrás

BMW calou minha boca. (por enquanto).

Achei que o rubinho foi o melhor entre os brasileiros, considerando as circunstancias.
A largada vai ser bem interessante… e estou com uma impressão q o Hamilton espalha na curva…
Kubica esta leve… e acho q Williams ainda pode supreender na prova.

BURGÃO
BURGÃO
16 anos atrás

primeira corrida do ano, todo mundo quebrando o cabaço…vai com calma gente !!!

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Ele ressuscitou!!!!…o nome dele agora é MB !!!!.

Pq será!!!!????, rsrsrsrsrs.

Alexandre Ozorio
Alexandre Ozorio
16 anos atrás

Max

Olhe fotos de carros de Fórmula 1 de 94 e você irá saber que os carros tinham sim pneus slick. Ou você não sabe diferenciar? Pneus com sulcos só a partir de 98 ou 99.
Só que se olharmos estes pneus com sulcos, os dianteiros estão muito mais largos do que eram até 94, logo, mesmo com os sulcos, a área de contato deve ser muito semelhante aos pneus slick.

Ademir
Ademir
16 anos atrás

Certamente a F1 está mais suscetível a acidentes sem o controle de tração, mas não dá para estabelecer comparações com o ano de 1994. A célula de sobrevivência é muito mais confiável (vide acidente do polonês em Montreal, no ano passado), portanto, não será trágico conforme o FG expôs. Gostei do desempenho dos Toyotas (para aqueles que diziam que o Glock era muito fraco e só venceu a GP2 pelo carro da iSport…). O Vettel andou muito bem tendo em vista o equipamento que possui. Quanto à Honda, temos que ter calma. Conforme o FG colocou, essa posição do Barrica se deve ao infortúnio de outras equipes. Todavia, fiquei satisfeito. Ele merece um campeonato menos pífio do que o último. A Ferrari não ainda confirmou as expectativas da pré-temporada. Espero um corridão do Kimi largando lá atrás (só tenho receio de Nakajima e Webber por perto do finlandês na largada). BMW’s e seus penduricalhos parece que darão trabalho, principalmente esse polonês com sua tocada agressiva. Quanto ao Nelson, não podemos crucificá-lo. Claro que a estréia foi muito abaixo do esperado e decepcionante, mas convém aguardar as próximas etapas.

Max Mosley
Max Mosley
16 anos atrás

Então a BMW estava escondendo o jogo? Ótimo! Espero que essa performance também esteja presente na corrida toda. Afinal dar três voltas rápidas no treino e não ter ritmo forte na corrida não adianta nada.

O Kimi, pra variar, estava muito melhor do que o Massa até sua ferralha apresentar problemas. Acredito que ele poderia dividir a primeira fila com a McLaren.

Com relação ao Piquet, o pai, cabe aquele velho ditado: Aqui se faz, aqui se paga. Para o filho: Eu já sabia. Só não sabia que seria um fiasco tão grande. Ele ainda tem a corrida pra se recuperar, porém qualquer batida ou rodada só vai piorar as impressões sobre a sua capacidade.

Pelo jeito o vestibular do Sir Frank era coisa séria…..

Roberto Valle
Roberto Valle
16 anos atrás

Gomes,

Tô de saco cheio de piloto reclamar que é perigoso, sem controle de tração, que ficou mais difícil, etc. Pô, os caras ganham milhões, estão no topo, fazem o que gostam e tão com medinho ? E nós cariocas, que enfrentamos um trânsito dos infernos, passamos nas diversas Faixas de Gaza, somos extorquidos pelo governo (com letra minúscula, porque não existe letra menor que a minúscula) nos impostos e taxas. Se querem segurança vão jogar videogame…

Juca
Juca
16 anos atrás

Gomes, sempre com seus comentários idiotas.

Cassius Clay Regazzo
Cassius Clay Regazzo
16 anos atrás

É Eduardo (Senna), você deve estar super feliz, parabéns, não tem como negar, contra fatos não há argumentos e Piquet decepcionou bastante, pode marcar a mega-festa, soltar os foguetes e esculachar o garoto que você chama de tartaruga, pelo jeito você ganhou, teremos mesmo de torcer para estrangeiros, pois os brasileiros, até o momento, foram todos medíocres. Eu, por coerência, não vou queimá-lo logo de cara, pois ainda acredito numa volta por cima. Rubens foi bem (eu não acreditava mais nele, e já metia o pau há muito tempo, vou ter de engolir essa “espetacular” 11º colocação) mas, na minha opinião, não tem chance de fazer nada. Massa também decepcionou (se estiver no mesmo peso de Hamilton, já era), tinha de aproveitar a falta de sorte de Raikonnen. Agora, show mesmo, foi o Kubica, porém, tem um detalhe, acho que ele e o Hamilton não chegam ao final da corrida pilotando daquele jeito. Realmente a F1 está bem mais interessante. Quanto a acidentes, acho que aumentarão, mas não é por isso que os pilotos ganham milhões e são tidos como os melhores do mundo? Se fosse para quaquer um, não seria F1.

husky
husky
16 anos atrás

hoje vamos ter um repeteco de susuka 2005!!!!
xDDDDDDD

Chucrão
Chucrão
16 anos atrás

Gomes escreveu:

Fico com a segunda opção, o narigudo polonês guiou feito um demônio na sua última volta rápida, daí os chifres extras. Quase estampou no muro, primeiro, e depois quase foi parar dentro do lago. O esforço foi recompensado.

Resposta:
FG desculpe mas você não me convence.

E se polaco voador está com tanque vazio? e os outros inclusive Heidfeld de tanque cheio?

O Narigudo Vampiro só perdeu a pole justamente porque arriscou um pouco demais. Não valeu a pena, nada! Quem diz não sou eu, foi o Kubica.

Alfredo
Alfredo
16 anos atrás

falou tudo !
muito bom texto

eduardo
eduardo
16 anos atrás

Flávio, seus textos são d+. E pára de pegar no pé do rubinho!

Max
Max
16 anos atrás

Amigo Valdemar, em 94 os pneus não eram mais slicks…

Ros
Ros
16 anos atrás

PQP! Ótimo texto!

Alemão Voador
Alemão Voador
16 anos atrás

Vettel ! Vettel ! Vettel !
Ele não precisa estar em uma equipe de ponta p/ dar show !!! Imaginem se ele estivesse… não ía ter p/ ninguém !!!
Hamilton, teus dias estão acabando…

Alexandre Ozorio
Alexandre Ozorio
16 anos atrás

O comentário do Valdemar é conclusivo: os carros tinham slicks em 94, e todo mundo sabe como terminou. A questão é que os carros estão com cockpits muito mais seguros. Olhem aquele acidente do Kubica no Canadá em 2007 e tentem imaginar aquilo com um carro de 94, em que o piloto ficava totalmente exposto.
Segurança total só em estacionamentos, e olhe lá!!!

Kimballs
Kimballs
16 anos atrás

Vendo esses carros saindos de lado e abusos por parte dos pilotos, acho q muitos vão sentir a dureza do muro sim!!

Tiago S.
Tiago S.
16 anos atrás

Pois é esperava mais do Nelsinho e menos da BMW, que por sinal fez o carro mais feio de F1, ja pode incluir naquelas galerias dos carros estranhos feitos.
Afinal essa pista é melhor pros carros com entre-eixos mais longo ou mais curto?

Pablo Habibe
Pablo Habibe
16 anos atrás

Não só nestes ja citados mas tambem em Interlagos, que é de longe o mais perigoso e ultrapassado circuito da categoria (Monaco não conta), ambulancias e provavelmente carros funerarios podem dar as caras…

fernando
fernando
16 anos atrás

o texto está simplesmente fantástico!!!. parabéns!

Valdemar
Valdemar
16 anos atrás

Flávio, você defende o fim do controle de tração, desde que voltem os pneus slicks. Mas, em 1994 os carros também não corriam com slicks? De um jeito ou de outro vai ter neguinho de braço na tipóia e andando de muleta nessa temporada (e, queira Deus, fique só nisso).

Christian S
16 anos atrás

Agora o talento fez a diferença e o Barrica via dar trabalho!

Lais Menini
Lais Menini
16 anos atrás

ontem no programa queria ter te perguntado quem tu achava que ia ser o maluco da temporada! pra ver se tu ia concordar comigo que o kubica tem esse posto! hahaha

agora kimi hein, fala sério, meu favorito já começou com pé no azar total! de novo! ai meu deus!

e só uma perguntinha: porque o vettel é teu preferido? só porque ele é loirinho e branquinho?! hahaha brincadeira!

beijoteamotchau!

Fabridney
Fabridney
16 anos atrás

Dá tempo de apagar todos os prognósticos? BMW fazendo bonito… Os moleques da McLaren na frente… Raikonnen errando… Barrichello quase no Q3 (“vocês vão ter que me engolir”), Willinas só a de Rosberg, Toyota Bem… Agora uma coisa não mudou nos meus comentários antes da qualificação: a experiência vai contar muito. Haja visto Piquet e Bourdais (os novatos) lá atrás.

phigo
phigo
16 anos atrás

Difícil dizer o que poderá acontecer nesta temporada, tamanha a dificuldade dos pilotos em se adaptar as novas regras. Todos sem exceção cometem erros que a ajuda eletrônica de certa forma mantinha escondida. Hoje a performance esta muito mais ligada a aerodinâmica dos carros, então aparatos como os ditos penducarrilhos, asas em forma de ponte e por aí afora compensam e muito os pneus sulcados que são utilizados hoje em dia… agora cabe aos pilotos descobrirem uma forma de procurar adaptar-se ao estilo “mais humano” como Felipe Massa mesmo disse… eu iria mais fundo e diria estilo “racha de rua”, pois a emoção em controlar o carro, seja corrigindo, aliviando o pé ou não como o próprio Kubica fez hoje dá uma alta adrenalina tanto para o piloto como para quem assiste. F-1 sempre foi um esporte perigoso, por mais coisas que façam para reforçar a segurança. Há muito tempo na F-1 o que manda é o dinheiro, e isto fez com que o esporte seja manipulado conforme conveniências. Veja que manipulado que eu quero dizer é o absurdo de se contruirem autódromos no meio do deserto, e todo mundo achar lindo e maravilhoso. Pilotos não possuem mais opiniões, falta a sinceridade, e principalmente a amizade de antigamente. F-1 é business… tão somente isto. Uma batida aqui outra acolá só fará subir a audiência da F-1 e isto é triste… muito triste!!!

Rogério
Rogério
16 anos atrás

O Nelsinho Barrichello… Opa Nelsinho Piquet… será que vai?

Nardo77
Nardo77
16 anos atrás

Aeee!!!! A temporada comecou… Agora sim! Muito bom texto Flávio. Queria chamar atencao pra BMW. Os caras fizeram a pré temporada inteira andando com carro pessado. Nao estavam se importando em sair no jornal. Acho que o carro é melhor que se imagina ou tem mais potencial que se imagina. Acredito que tenha um ótimo rítimo de corrida e acredito que vai incomodar. Se nao for um carro vencedor, o que acho que realmente nao é, vai se intrometer muitas vezes entre McLaren e Ferrari.

mauro
mauro
16 anos atrás

Kubica é o cara. Com relação ao Nelsinho o problema é o Nelsão precionando e enchendo a orelha do moleque. Infelizmente o pai vai estragar a carreira do menino. Uma vez mala sempre mala.

Nardo77
Nardo77
16 anos atrás

Achei uma pena o Piquet ficar na última fila. Nao entendi porque ele andou tao pouco. Mas acho que vai ser um comeco de temporada bem difícil pra ele, que esta praticamente parado ha um ano. Leva um tempo pro cara se achar. Vejam o Kovalainen que passou por situacao semelhante… O Rubinho, largando na frente do Buton, que bom. Espero que ele se anime mais que ano passado, que ele parecia mesmo nao se importar a mínima com nada… E o Massa, eperava mais dele. Pelo menos como ameaca. Mas nem isso. Vamos ver na corrida, mas o pessoal da Ferrari estava um pouco tenso. Deu até pra ver na televisao algumas discussoes… E sem o Jean Tod é estranho mesmo. Parece que o pai nao esta em casa, nao é…

revelador
revelador
16 anos atrás

14 anos falando mal do barrichello e agora vai ter que engolir o filho….. PIQUET, PEDE PRA SAIR!!!!

Rodrigo Font
Rodrigo Font
16 anos atrás

QUE PORCARIA ESSE R28 !!!!!!TOYOTA,HONDA,RED BULL NA FRENTE !!!!!!!!!!

Jack James
Jack James
16 anos atrás

Como diria o Luciano Burti: “não é para defender não, mas…”

Para mim esta realmente foi a maior alteração técnica de regulamento desde 1994. E desde então, nunca os carros apareceram de maneira “tão nervosa” na pista, e isso infelizmente nos faz lembrar que os pilotos tiveram dificuldade de manter o carro na pista de maneira semelhante no início daquele campeonato. Resta torcer para que tudo corra bem neste ano, e vale lembrar também, que pelo menos, durante a pré-temporada de 2008 não aconteceram acidentes graves e que tiraram pilotos de ação.

JAPA
JAPA
16 anos atrás

BUGAO,
é facil ser fenomeno estando nesse carrinho prata e sendo bajulado por todos.
Ainda queria ver o que ele faria se tivesse a Honda do ano passado, pq a desse ano acho que vai, não sei pra onde mas vai