“NÃO VI NADA”

SÃO PAULO (cadê o verão?) – Rubens disse que não viu o sinal vermelho. E que nunca verá, porque tem muita coisa para mexer no volante na saída de box. Resta à Honda torcer para que ele sempre pegue o sinal verde.

Outro dia eu passei o vermelho, e vi. Era de madrugada, mas mesmo assim tomei uma multa. Gravíssima.

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Paulo Renato
Paulo Renato
16 anos atrás

Concordo com o Edward.

Creio que o erro maior foi da equipe ao chamá-lo em num momento em que o sinal está fechado.

Pela complexidade que é ajustar todas as funções no volante de um F1, não é de se estranhar que não sobre ‘espaço’ para prestar atenção à cor do sinal, embora isso esteja explícito no regulamento, que, alías, é feito por pessoas com pouca ou nenhuma experiência ao volante de um F1.

Errar, Flávio, ele errou. Mas acho que merecia um desconto. Da sua parte, inclusive, embora eu tenha imenso respeito pela sua opinião.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Aqui, retardado, nas notas que dei no diário Lance! depois daquela corrida: “Massa (0) – Fazia uma corrida discreta, mas com chances de pódio. Não viu a luz vermelha, dançou”.

Deixa de ser tonto, vai procurar sua turma.

Julio
Julio
16 anos atrás

Ano passado qdo foi com o Zacarias, vc sentou o pau na ferrari!

Seu hipocrita!!!

Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

O Sinal Vermelho é ridículo. Qualquer piloto sabe que se entrar nos boxes em Bandseira amarela terá que entrar na ultima colocação quando voltar, logo bastaria o Rubens ter deixado todos passarem, aliás o Massa e o Fisichella foram punidos ano passado e quando voltaram estavam em ULTIMO, atrás da fila inteira. É um regulamento falho. Não´podemos nos esquecer que se é para copiar a América, é só deixar o lado esquerdo da pista livre que eles se ajeitam e o lider fica atrás do Safety Car e ninguém é punido, alérm disso todos têm rádio, logo se voltarem a frente de alguém, por rádio a equipe informaria eatrás de quem deveriam formar.
O Rubens está certo.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Perigo na pista, claro. O piloto não tem como julgar o que está acontecendo na pista se ele está nos boxes. É a mesma lógica de um semáforo num cruzamento. Não pode passar porque não pode, uai. Mesmo se não vier ninguém do outro lado.

Marcelo
Marcelo
16 anos atrás

Seguindo o regulamento, errar o rubinho errou, mas essa de colocar sinal vermelho já na saída dos boxes e no meio da corrida é ridícula, só serve p/ prejudicar piloto. Flávio Gomes me diga uma coisa: Qual a lógica da regra de segurança do sinal vermelho quando da entrada do safety car na pista, se numa corrida normal todos os carros passam a quase 300km/h ou mais ao lado da entrada dos boxes? Será que numa velocidade mais baixa os pilotos, por acaso são mais imprudentes? Outra coisa: guiar num circuito fechado em que carros disputam posição é uma coisa, na cidade é outra situação totalmente distinta.

Wolfgang
Wolfgang
16 anos atrás

Se tivesse buzina ele deveria meter a mão e e sair com tudo.
E isso ai Barrichelo

agart
agart
16 anos atrás

O assunto foi esgotado, ele errou, a equipe errou, todo mundo errou….mas o Galvão colocou a culpa do Ross Brawn…porque ?

osmir laranjeiras
osmir laranjeiras
16 anos atrás

o rubinho disse que não viu o sinal
e nunca vai ver é por isso que ele
foi eliminado com 100% dos votos

neanderthal
neanderthal
16 anos atrás

acho q o rubens tá certo – ainda por cima a posição na saída era contra o sol, que estava na mesma direção que o farolete; deviam por um bandeirinha, só pra saída de box, além de manter o farol.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Errou, errou, acabou-se. Mas é muita cagada, do time e do piloto (que são um só, afinal, é um time), o sinal fica vermelho sempre na mesma situação. Rubens não perderia um segundo para ficar atrás do sinal, afinal ele catava o pelotão rapidinho.

E com essa nova regra, é cagada fazer o piloto ir até não ter mais combustível. A partir de agora, não ter reserva pra um volta atrás do SC é muito risco.

WHITE SP
WHITE SP
16 anos atrás

Nuca parei em um sinal vermelho depois das 7hs,a menos que passem carros…Que sinal e esse ?Onde fica??Pra mim e mentira.

MB
MB
16 anos atrás

vacil-lo total da equipe !!! que o liberou na hora errada … e quase mata o pobre do mecanico.. e ainda acabou com suas chances na carrera..o piloto Rubens nao teve culpa alguma no incidente…valeu

Pedro Araújo
Pedro Araújo
16 anos atrás

Concordo com o HC, o Engate, o José Luis e o Edward.

OK, entrar no box era um necessidade por causa do risco de pane seca, mas o aviso de box fechado para saída deveria ser dado também por rádio.

Pô, é verdade, se o povo fica falando as obviedades do tipo “aqueça os pneus, economize o combustível”, porque não avisar “Olha o farol vermelo!!!! Olha o farol vermelho!!!!”? hehehe…

Mas na real, o Barrichelo pilotou legal esse domingo. Minha torcida é para que o carro dê condições para ele beliscar um ou outro ponto esse ano.

E a corrida foi muito divertida!

abraços a todos

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
16 anos atrás

O Rubinho virou o Mirandinha da F1:

“Ou eu corro ou eu penso!”

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Normalíssimo, o box fechou, o que ele ia fazer lá?

VecciRacing
VecciRacing
16 anos atrás

Ninguém percebeu, mas o Raikonnen quando ia entrar no boxes e desviou, pisou na faixa branca e amarela que delimita a entrada dos boxes. Isso não é falta grave? Quando se saidos boxes e pisa nesta mesma faixa é penalizado. A manobra dele foi deveras perigosa, tanto para ele que quase estampou na mureta, quanto para os outros que apontavam para entrar na reta. Flávio, responda essa por favor..foi falta grave ou é normal?

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Não são três ou quatro minutos. De onde vocês tiram esses tempos? A regra é clara, realinhou, abre tudo. Simples assim.

Osmar Cassão
Osmar Cassão
16 anos atrás

Sr. Flávio Gomes…
O que fazer numa situação assim? Essa e a grande pergunta.
Quando o carro está andando só no vapor de gasolina, tem que parar no pit… mas aí pinta a bandeira amarela, safety car e o box fecha… o que fazer?? Entrar no box, ora. A punição? Stop&go 10 segundos… até aí tudo certo.
Ridículo é o camarada que entrou no box não poder mais sair. Ou seja… o box deveria ficar fechado “para entrar”. Para sair, a regra é do trafego. Não tem ninguém na pista? Não representa risco? É lógico que o carro tem que sair. Nem tanto por tomar voltas, já que na relargada vale a regra do lucky dog (zeram as voltas perdidas)… mas por que manter um carro funcionando durante 3, 4 minutos esperando pelo “box abrir”??
A regra é ridícula e tem que ser mudada.

Ronaldo Ésper
Ronaldo Ésper
16 anos atrás

não gostei do novo tom do macacão da Honda, ressalta a barriguinha do Rubens….

rafael jorgens
rafael jorgens
16 anos atrás

Amigos, é muito azar pro meu gosto.
Grato.

Daniel
Daniel
16 anos atrás

Na verdade, Flávio, acho que a Honda deveria orientar seu(s) pilotos, isso sim. E não ficar rezando pelo sinal verde, como vc escreveu.
Daqui a pouco, vão(ai) dizer que o Rubens foi culpado, tb, pelo mecânico que saiu pendurado no seu carro…

Sinal Vermelho
Sinal Vermelho
16 anos atrás

Tomou uma multa porque não viu o sinal vermelho, pois tem muitos botões no volante dos DKW….

Zeca Neto
Zeca Neto
16 anos atrás

Gente…o cara fez uma corrida otima. Depois de sair do abastecimento, desconcentrou porque viu a lambança que ficou pra tras, armada pelo cara do Pitulito… o resto foi consequencia… E o cara tem crédito, pois em 15 anos, muito pouca trapalhada fez… já o massinha….

Kennedy
Kennedy
16 anos atrás

O cara tem 100 caras para darem as informações para ele. E ninguém avisou que os boxes estavam fechados?
Erro da equipe, basta ver o que o cara do pirulito fez.
E tem mais, piloto não anda procurando sinal vermelho para poder parar. Comparar com o sinal de boxes fechado com um sinal de transito é a coisa mais besta que já ví.
Acho que o pessoal da Honda é igual ao pessoal da Globo, só dão informações erradas. kakakakaka

José Luiz
José Luiz
16 anos atrás

Ele está certo. O estrategista da equipe ou o engenheiro que fica no rádio é que tem que avisar. Não deviam nem ter tanta pressa no reabastecimento, já que não poderia sair.
Todo mundo ouve como o engenheiro fica dando toques até desnecessários, no final da classificação, por exemplo, dizendo pro cara economizar gasolina, etc.
Porque numa hora dessas (box fechado) ninguém fala nada para ele.

Carrera
Carrera
16 anos atrás

Explicação do Ross Brown:
Não tivemos alternativa a não ser chamá-lo para reabastecer, mesmo sabendo que ele teria de cumprir uma penalização por isso”, explicou o estrategista.

Certo, mas na prática, o que mudou? Ficar sem gasosa ou ser desclassificado?

O Ross pensou que a “penalização” seria um stop and go, mas a pena por passar no vermelhinho é desclassificação.

Seria os dois casos, então: pit stop por entrar com o box fechado, e desclassificação por avançar o sinal vermelho? Não seria melhor a cadeira elétrica?

Afinal,

Akhenaton
Akhenaton
16 anos atrás

Não gosto do Barrica, mas a falha foi da Honda… E não foi a única…

Jack
Jack
16 anos atrás

Isso é coisa da Ferrari, ficou uma sequela, pois ela sempre pedia para ele não ver nada … principalmente o Schumi … coitado, vai precisar se tratar !!!!

z
z
16 anos atrás

No ano passado, o Fisi e o Massa não viram, mas o Kubica viu, né? Vai ver que o volante dele é mais simples…

Agora o pior é que ele entrou sabendo que o box estava fechado, daí era só usar a cachola pra saber que a luz vermelha na saída estaria acessa…

Jackie
Jackie
16 anos atrás

Flávio por favor me diga em qual cruzamento levou a multa, pois na madrugada, paro, olho e passo…sem esperar o verde !!!
Tenho medo de ficar parada…

Paulo R. Filomeno
Paulo R. Filomeno
16 anos atrás

Seria bom ele deixar as desculpas de lado e começar a “programar” a cabeça dele a fazer mais uma ação na saída do box, que é olhar o sinal. E isso porque ele é o cara mais rodado da F-1 atual…

HC
HC
16 anos atrás

Eu acho que: a equipe tem obrigação de saber que o box tá fechado e GRITAR no ouvido do cara “não sai, o box tá fechado”.

Mas isso não tira a culpa dele de não ver a tal luz.

Edward Botelho Ferna
Edward Botelho Ferna
16 anos atrás

Para o Flavio Benvenuto.

Vc está enxergando demais, o meu
nome é Edward sem esse.

Sds

Edward

Raphael Mesquita
Raphael Mesquita
16 anos atrás

A equipe não tinha outra alternativa a não ser chamá-lo, caso contrário ele pararia no meio da pista sem gasolina. A própria equipe admitiu isso. Já na saída, caso a equipe tenha alertado Rubens sobre o Safety car, seria prudente da parte dele checar o sinal.

Acho que foi um erro perdoável. Melhor sorte na próxima, Rubens.

leoengelmann
leoengelmann
16 anos atrás

Já falei: O Bubinho aprendeu a dirigir no DETRAN-SP.

Valmir Passos
Valmir Passos
16 anos atrás

Nossa, demais…Culpa da equipe?
Só faltam agora concordar com o Galvão, que disse que a culpa foi do Ross Brown, que ele sim, tirou a corrida do Pé de Chinelo…Ridículo….
O sinal na saída do box é de fato “pequeno” né…
Impressionante como brazucas não admitem quando erram.
O Zacarias está aprendendo com o Rubens

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

Gomes

De madrugada? Dá para recorrer!

LBM
LBM
16 anos atrás

Caros, além disso o box estava uma zona, gasolina espalhada para todos os lados devido ao erro do zé do pirullito, assim, não dava mesmo para avisar o Rubinho…

MSM
MSM
16 anos atrás

Ele não ver o sinal vermelho é muito difícil. Todos sabem que há um sinal ali, e que no momento havia o SC na pista, não tem como ele dizer que não viu o sinal.

Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

Podem descer a ripa no Barrica, mas desta vez acho que ele está sentado na razão; nenhum piloto com a adrenalina a mil, num fim de corrida, marcando pontos com um carro que andava mal desde Janeiro de 2007, apertando um monte de botões, vai prestar atenção num sinal, que aliás é outra ba.baquic.. da FIA, corrida é feita para andar no máximo. Daqui a pouco estes Manés vão colcar Guardas de Trânsito para aplicarem multas.

smirkoff
smirkoff
16 anos atrás

Conforme disse o Ross Brawn, ou eles chamavam o Barrichello ou ele parava na pista com pane seca, então a opção da Honda foi que uma punição é melhor que uma desistência -pelo menos cruza-se rodando a linha de chegada.

Também acho que a FIA deveria obrigar a ter uma luz vermelha bem grande lá na ENTRADA dos pits (o Raikkonen quase rodou quando a equipe avisou em cima da hora dos pits fechados, não é?). E a luz da saída deve ficar verde até os boxes estarem vazios. Se o piloto reabastece antes da saída do SC e aí pára cozinhando o motor por cinco minutos que seja na saída dos pits, é prejudicial para a corrida. A luz na saída é para não atrapalhar a passagem do SC e do pelotão atrás dele, fora dessa condição, deveria estar verde todo o tempo. Sinalizar fechamento na saída e não na entrada parece uma coisa um tanto estúpida.

flavio ailon
flavio ailon
16 anos atrás

Oi flavio

è por isso que todo mundo pega no pé do rubinho. (e como o kubica viu o sinal no ano passado, no canadá , em rubinho?)

Engate
Engate
16 anos atrás

Só um momento. Na foto do crime, dá pra ver claramente que ele estava com o sol pegando totalmente na cara. Ora, vc está guiando um F1, girando botões, com sol na cara, fazendo uma corrida boa depois de umas 20 ruins, e vai lembrar de olhar pra um semáforo que NINGUÉM olha?
Não vamos exagerar nas críticas.

roxxon valdez
roxxon valdez
16 anos atrás

isso é que dar contratar um piloto velho demais. o burrinho está com catarata e não consegue ver mais nada. quse mata o mecanico. mas é brasilerio, então é tudo culpa da equipe.

Xandico
Xandico
16 anos atrás

Confesso que já torci muito pro Barrichello e sempre fui um “Barrichello Futebol Clube”. Claro que o Senna foi o cara, o Emerson, o Piquet entre outros, mas o Barrichello foi uma identificação natural, gostava e torcia muito por ele. Mas, do ano passado pra cá, não consigo mais torcer por ele, nem mesmo ficar chateado com merdas que tem feito, do tipo da cometida Sábado. Pô, erro básico demais pra ser tolerado. Vou torcer pra todos na mesma medida, acho melhor.

Flávio Benvenuto
Flávio Benvenuto
16 anos atrás

Desculpas e mais desculpas. Os brasileiros estão se tornando “feras” nesse quesito. Ontem, vi o Massa dizer que a marcha não entrou na primeira curva não conseguia entender porque, e por isso “rodou”…Menos, né!…. Agora, o Rubinho com essa. Tudo tem limite. Dizer que nunca verá então é um desses absurdos que a equipe deveria chama-lo e lhe dar um grande puxão de orelhas… mesmo porque a obrigação dele é realizar as misturas dos combustíveis, apertar todos os botões devidos E olhar o sinal vermelho. Um visitante aqui, o Edwards (se não em engano) defendeu o piloto justificando que se o Flávio tivesse mudando o CD ou fazendo outra cosias no carro, em algum lugar desconhecido, talvez também não veria. Independente disso, Edwards, era OBRIGAÇÃO, dele ver. E outra, pit lines já bem conhecidos para o Rubinho, hein!
Algusn brasileiros tem uma certa cegueira para ver os erros e defeitos de nosso conterrâneos. Temos essa mania de achar que somos os mais perfeitos do mundo. Errar é uma coisa que acontece, com todos, dessa vez foi Barrichello.

Felipe Montanheiro
Felipe Montanheiro
16 anos atrás

Penso que seja difícil conseguir ver o farolete durante a prova, o piloto não está 100% acostumado com um farol vermelho num autódromo, a não ser o da largada, mas acho que a equipe, sabendo que o SC estava na pista, já devia estar preparada para avisar ao piloto sobre a sinalização.

No mais, fiquei muito feliz com o resultado da Honda e o desempenho do Barrichello, já o Massa não me agrada em nada, sinceramente, apesar de mostrar ser um bom piloto.

Abraços Flávio.
Felipe Montanheiro.

Eric
Eric
16 anos atrás

FG
De madrugada eu já recorri de uma multa e ganhei pois aleguei falta de segurança blá,blá,blá….Agora se aparecer o Lada na foto fica dificil….do tipo,”quem iria perseguir um cara de Lada???”diria o delegado do Detran…”esse quebrado tá querendo aplicar!!!!!”

Pedro Neto
Pedro Neto
16 anos atrás

Rubinho para Presidente…!