sepangadas – sobre massa

SÃO PAULO (fumaça…) – Fez uma bela pole. Largou bem. Mas para não perder a posição para Raikkonen no primeiro pit stop, era preciso andar mais na primeira parte da corrida. Depois, parece que arrefeceu. Até rodar sozinho e atolar na brita.

(As tentativas de arranjar desculpas para ele nas vozes oficiais foram patéticas. Embora, faça-se justiça, o narrador tenha sido quem menos se preocupou em absolvê-lo, atribuindo a rodada à umidade relativa do ar, ou ao barulho dos aviões no aeroporto vizinho.)

Felipe vai mal. Duas corridas, zero ponto. E dois erros embaraçosos. Todo mundo erra, mas erro na F-1 tem peso, e erro em equipe grande de F-1 tem peso multiplicado.

Vou dormir antes de ouvir a entrevista elaborada pela assessoria da Ferrari, e por isso ficarei com a frase única ouvida até agora: “Strange feeling”.

É realmente um sentimento estranho girar dentro de um carro, empacar na caixa de brita e ficar na contramão numa corrida de automóveis.

Mais tarde, se for comprovado que uma jaguatirica atravessou a pista, ou uma capivara se interpôs entre o carro e a zebra, ou ainda que a suspensão traseira foi montada na dianteira, ou que inverteram os pedais de freio e acelerador, prometo voltar aqui e pedir desculpas pelas minhas gracinhas.

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Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Massa não rodou sozinho, com certeza! Rodou ele e o carro junto!

Massa é argentino
Massa é argentino
16 anos atrás

Correndo desse jeito… sempre com desculpas, tentando enganar os torcedores, diretores, si mesmo, etc… até parece argentino !
“Mas na próxima corrida, vai…”

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Tales, no seu exeplo da volta do Alonso, ele estava usando controle de tração.
Nesse caso, na saída de frente, há um acerto diferente, mais pressão na frente, coisa que o acerto do Massa não poderia ter, pela justa falta do controle de tração.

A inércia do carro certamente o jogaria pra frente, mas é complicado julgar o nível de aderência de cada eixo. Se pregou mais na frente, escapa de traseira, e de sopetão mesmo.
Nunca sofri isso dirigindo (apesar de muitas vezes já ter acontecido em jogos de video game), mas é imensamente comum, se pegar vídeos dos tempos de F1 sem TC, ver esse tipo de escapada.

Penelope Charmosa
Penelope Charmosa
16 anos atrás

Peço humildemente que o nosso narrador oficial e sua dupla de comentaristas, respeitem nossos ouvidos e parem de arrumar desculpas irritantes, e pior parem reduzir a maravilha do espetáculo que é a F1, ao Massa.
P.S.: GALVÃO PARE DE SECAR O KIMI….REGINALDO PARE DE INVENTAR COMPLÔS…RECONHEÇAM QUE O ATUAL CAMPEÃO É MELHOR QUE MASSA E PRONTO….E QUANDO KIMI FIZER UMA BAITA RECUPERAÇÃO DE POSIÇÕES COMO NA PRIMEIRA CORRIDA, UM BAITA PRIMEIRO TRECHO ATÉ A RODADA AO TENTAR PASSAR O KOVALAINEN, FAVOR NÃO TENTAR MINIMIZAR O FATO..

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Olha, procurei bem e não encontrei mais ninguém dentro do carro…

Alan Ruggero
Alan Ruggero
16 anos atrás

Flávio,
primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo ótimo trabalho.

Bom. Aqui vai uma pergunta:

Você realmente acha que o Felipe rodou sozinho???

Vou dar algumas opiniões sobre o ocorrido. Para quem quiser, estejam a vontade para descordar de minhas breves e simples análises.

Primeiro: A curva que o Felipe rodou, é de média para alta velocidade. Com isso, espera-se dos carros de F1 uma pressão aerodinâmica considerável neste momento. Assim, fica muito mais difícil do piloto perder a traseira do carro de uma única vez.

Segundo: Por estar em 4ª ou 5ª marcha, as reações do carro são muito mais lentas. quero dizer que com isso, o piloto possue maior controle sobre as reções do carro. Bom, nada de mais….( talvez não devesse escrever isso).

Terceiro: Naquele tipo de curva, é muito comum os pilotos perderem a frente do carro- principalmente na primeira perna da curva em questão-.Portanto imaginar uma escapada de traseira fica um pouco difícil. Isso porque em uma curva de média para alta velocidade, o carro “avisa” mais ao piloto que está perdendo a traseira, com isso o piloto tem mais tempo para corrigir.
Se analizarmos as imagens, percebemos que o carro do Felipe roda de uma única vez, como se estivesse sido tocado por alguém(algo que não aconteceu). Este tipo de rodada “imediata”, ocorre mais em curvas de baixa velocidade.por conta das marchas mais baixas, o carro fica mais arisco, etc….

Quarto: Será mesmo que a grandiosa Ferrari assumiria mais uma quebra no carro, depois de seus dois pilotos terem problemas mecâncios em Melbourne???Sabemos que equipes grandes que produzem todas suas peças, odeiam falar sobre quebras. O Rubinho que o diga, Que cena patética foi aquela no GP da Hungria, quando ele ainda estava na Ferrari…..

Quinto: Desculpe o excesso de palavras, mas eu precisava desabafar. rss

Meu nome é Alan Ruggero,21, sou piloto e participei do Paulista de kart. e de outras competições do kartismo. Acompanho a F1 desde 1997, 1998…

Augusto Danna
Augusto Danna
16 anos atrás

Olha não adianta polir porque é brasileiro, mas o Massa tá parecendo o Mansell (anda rápido mas só faz besteira), pó na Austrália quia novamente resolver a corrida na primeira curva da primeira volta (vide 2007) é burrice, na Malásia tentou andar mais que podia na hora rodou e dancou (espera o pit para ver se o 2º set de pneus deixa ele mais rápido de novo) se não der paciência segundo lugar são 8 pontos, se continuar assim não adianta chegar final do ano e falar que teve azar, teve foi falta de inteligência (olha o Kimi em 2007, não perdeu a cabeça e no final ganhou).

Victor
Victor
16 anos atrás

Meu caro Tales
Um f1 tem perto de 800 hp. Não acredite em histórias da carochinha sobre a igualdade de um f1 com um kart de no máximo 36 hp. As reações podem ser semelhantes, mas a intensidade é bem diversa.
Além disso, a anta é reincidente, errou no acelerador em Melbourne e errou novamente na Malasia.
Videos on board são exatamente isso, videos on board, de nada servem para analisar, apenas são divertidos e nos dão uma pálida ideia do que acontece num cockpit.

Tales D'Angelo
Tales D'Angelo
16 anos atrás

Pedro, você está apenas reforçando o que eu disse no primeiro post.

Assista e compare os links para ter um parâmetro de uma volta de Ferrari V8 (Massa em 2007) e de uma Renault V10 (Alonso):
http://www.youtube.com/watch?v=10ap7dddRro&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=dAoG2_22oyo

Comparando com a volta do Alonso, o Alonso pega até mais zebra na curva anterior à rodada do Massa. Por isso que é uma imbecilidade dizer que a culpa é do piloto!

Por isso, também, digo que não dá pra comparar um carro de F1 que depende de vento, asfalto, pressão, óleo na pista e temperatura com a volta em um PlayStation, kart, Stock Car e etc, apenas o piloto sabe realmente as causas de um acidente e tem causas que nem a telemetria vai dizer.

Fora que em nenhum momento eu comparei uma volta de kart com a de um F1! Quando eu disse que “a(s) pessoa(s) precisa(m) aprender a pilotar, no mínimo, um kart pra saber que aquilo que aconteceu não é normal”, claro que guardando as devidas proporções de um kart e de um F1 (até porque em kart o aproveitamento aerodinâmico é quase nulo), fiz questão de colocar o aposto “no mínimo” no meio desta frase porque o que a maioria das pessoas estão fazendo aqui é analisar uma situação a partir do visual e neguinho ainda mete o pau no Massa sem saber “o mínimo”.

Lembramos que pela tangência, que você tanto disse, o certo seria o carro sair de frente! E o que ele disse sobre “strange feeling”, realmente, é estranho sair da pista do jeito que ele saiu sendo que ele fez o mesmo traçado nas outras 20 e poucas voltas.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Tales, por favor, o carro, naquela velocidade, escapa de uma vez sim!! Basta ter a menor perda de aderência, que sai rodando.

Não dá pra comparar um kart sem diferencial (sempre está escorregando) escapando devagar numa curva de 40 km/h com isso.

P.S Curva de 40 km/h no kart são as mais rápidas.

Massa estava fora da tangência, estava rápido demais, com o carro muito solto numa curva muito veloz.
Ele entrou muito agressivo na primeira tangência, entrou um pouco cedo, o que teoricamente faria o carro escapar de frente e ele perder velocidade, mas como é uma curva muito plana, e a frente estava com muita carga, soltou a traseira.

Como disseram, se não tivesse sido o Massa, e sim o Kimi, ninguém defendia ele, muito menos Galvão e CIA. Iam inclusive ficar fazendo piadinhas, principalmente se Kimi falasse em “strange feeling” depois.

Valdemar
Valdemar
16 anos atrás

Ao Kamarada Rafael Marin:

Se é pra lembrar, aqui vai: Gil de Ferran ganhou as 500 Milhas de Indianápolis em 2003 ultrapassando Hélio Castroneves a 5 voltas do final, salvo engano. E ganhou outra corrida, não lembro em que circuito, fazendo uma senhora ultrapassagem sobre o sueco Kenny Brack na última curva. Se é pra lembrar, foi lembrado. Se foi show ou não, confira no Youtube…

rafael jorgens
rafael jorgens
16 anos atrás

Amigo José, essa do Massa estar saindo do autódromome deu cólica de tanto rir…
Valeu!!!!
Grato.

Tales D'Angelo
Tales D'Angelo
16 anos atrás

Eu estréio na McLaren quando alguns comentarístas de gaveta (leia-se: gente que fez faculdade de jornalismo, que guia apenas na rua e tem “invejinha” de quem corre pois gostaria de ser piloto) deixarem de comentar corridas como se estivessem comentando uma partida de dominó!

Vou, até, te dar uma dica, Gomes: use seu espaço para comentar fatos acompanhados de provas. Você pode até correr com DKW, mas comenta sobre os brasileiros da Fórmula 1 como se fosse uma mãe rabugenta, que não gosta de ver os filhos não sendo os melhores!

Infelizmente “todos” os pilotos da atualidade são limitados. Com a saída de Schumi (que era melhor do que o Senna no controle de tração), podemos colocar no mesmo saco de Alonso a Sato, de Raikkonen a Vettel, de Rubinho a Hamilton e ninguém é insubstituível… nenhum dos pilotos se compara (nem de perto) a Schumi, Senna, Prost e, até, Mansell… é só ver como foi o campeonato do ano passado, onde um “estreante” foi alçado quase como primeiro piloto da McLaren e a diferença de pontos entre os três primeiros pilotos foi de apenas 1 ponto.

Ou seja, ponha o peso exato entre os pilotos. Se é pra colocar um peso gigantesco nas costas de um piloto que está nivelado com os outros você estará fazendo exatamente o que os outros comentarístas de gaveta fazem. E comentar Fórmula 1 no estilo Chico Lang, convenhamos, é muito pequeno para o que a função que um jornalista deve exercer.

E da próxima vez que for utilizar uma ironia/chacota pública, tenha a noção de que a pessoa não te ofendeu e que a sua opinião não é a única ou a mais importante do mundo. A intolerância do brasileiro com seus representantes esportivos quando não são os melhores é tão ridícula quanto o amor incondicional de um povo a um ditador.

Sem mais.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Meu pai… Sim, claro, é tudo isso mesmo que você falou. Falando nisso, quando você estréia na McLaren?

Tales D'Angelo
Tales D'Angelo
16 anos atrás

Flávio, seu comentários não são nada isentos, infelizmente. Não dá pra dizer se Massa errou ou não errou, ele fez a tomada da curva do jeito certo e o carro escapou “de uma vez”… e não adianta dizer que “botou mais acelerador do que devia” porque aquela curva é feita em quarta marcha e subindo aceleração. Antes de dizer para um piloto calar a boca, como fizeram em alguns posts acima, a pessoa precisa aprender a pilotar, no mínimo, um kart pra saber que aquilo que aconteceu “não é normal” e não se deve apenas à falta do controle de tração! O que dá para perceber é que nem com o controle de tração aquele carro ficaria na trajetória.

O erro do Massa, talvez, é deixar que os engenheiros do Raikonen utilizem as informações do carro e das paradas dele pra saber em que volta o ele parará e mudar a estratégia de corrida no meio da sessão. Acho que pior do que isso são os dirigentes fazerem vista grossa para isso!

Tirando isso, convenhamos que o Raikonen sabe (e muito) andar com pneus duros (talvez porque a Michelin tinha um composto mais duro do que o Bridgestone)… coisa que o Massa ainda não aprendeu direito!

Gil Queiroz
Gil Queiroz
16 anos atrás

Enquete: Qual o melhor pseudônimo para Massa? ( ) Felipe Massagrama ( ) Felipe Massajima ( ) Nigel Massell ( ) Felipe XXII ( ) Todas são aceitáveis ( ) N.D.A. (prefiro sugerir)___________.
É engraçado como Hamilton, Alonso, Kubica, Heidfeld, Kovaleinen, Kimi (na Malásia), etc, etc, tem controle do carro e quando erram conseguem segurar o carro e o Massa não consegue. Não foi a toa que o Massa reclamou sobre o fim do controle de tração, já tava com medo. Infelizmente é assim, não dá para acreditar. Bolão para o Bahrein: Em qual volta o Massa vai rodar? ( ) 1ª ( ) 2ª ( ) 3ª ( ) 4ª ( )………. ( ) Todas estão corretas.

jose
jose
16 anos atrás

Essa foto do Massa indo embora do autódromo é de morrer de rir.

Josue
Josue
16 anos atrás

Que o Massa errou é fato. Mas a perseguição do Flavio Gomes aos pilotos Brasileiros tambem é. Ele acha que com isso vai conseguir tirar alguma audiência da Globo. Ele esquece que a ESPN Brasil, onde ele trabalha, vivia metendo o pau na seleção, alguns comentaristas até previam o fim da mesma, agora que ela conseguiu os direitos das eliminatórias, a seleção voltou a ser a cereja do bolo. A Globo tenta vender um produto como qualquer outra empresa de telecomunicação. A perseguição do Gomes ao Massa pode ser vista pelo título do seu site “Brasileiro errou pela segunda vez seguida e permanece sem pontos em 2008”. Opa! Pelo que eu saiba o Massa abandonou na Australia por causa do Motor. E o Kimi errou até mais do que ele. Que jornalismo vergonhoso Sr. Gomes.

JOSÉMARIA MIRANDA TE
JOSÉMARIA MIRANDA TE
16 anos atrás

Massa errou ?
Errou errou feio .

Rubens ?
Foi Mediocre .

Piquet ?
Trouxe o carro pra casa.

Foram mal , continuo não condordando com a nota que o FG deu ao Rubens.

Sabe o que eu gostaria mesmo !!! è que não RESATASSE NENHUM piloto na F1 !!!

Quero ver como ia ficar a imprensa dita especializada e que não vê a hora de aparecer um erro dos Brasileiros para achincalar o coreto !!!

Rafael Marin
Rafael Marin
16 anos atrás

Se o cara é burocrático reclamam…
Se o cara é agressivo reclamam…

Eu gosto de ver show… De piloto buscando limite do carro…

Gil de Ferran foi um dos maiores pilotos brasileiros mas não dava show… (Alguém lembra de alguma ultrapassagem espetacular do Gil? Alguma classificação com o carro escapando de traseira tipo Kubica? Não? Nem eu!!!).

Michael Andretti (o filho do Mario, não o neto do Mario) não teve resultados expressivos, foi demitido da McLaren e etc… Mas via de regra sempre dava show… (e sempre fazia bobagem)… (Mas que a Texaco ganhou mto dinheiro pq a camera on board não saia do carro dele, ganhou).

Rubens é burocrático… Mas dá resultado (chegaria em segundo… Mas não teria feito a pole e etc.. etc… etc..)

Como espectador, eu prefiro ver o Massa e o Andretti pilotando do que o Rubens e o Gil…

Se eu fosse chefe de equipe, provavelmente a minha opinião seria diferente…

Valdemar
Valdemar
16 anos atrás

Querido Felipe Fumassa:

Sei que mudar a personalidade não é algo que se faça da noite para o dia. Então, sugiro que você cale sua boquinha, pare de reclamar, reconheça seus erros e trabalhe mineiramente pra colher a vitória no Bahrein. Se ela não vier, que não seja por conta de mais um erro grotesco seu. Que alguém te acerte a traseira, que quebre o motor, que haja algum problema no pit-stop, mas que igualmente, você não fique usando isso como desculpa. Assuma seus erros e reconquiste a confiança da equipe. Essa história de dizer que foi problema no carro foi ridícula e te coloca muito mal com o time. Nessas duas semanas, procure canalizar as críticas e reunir força psicológica (principalmente) pra vc se reerguer no campeonato em Sakhir. Se houver outro abandono nessas condições, sugiro que você vire logo piloto de testes da Toro Rosso e ajude a Ferrari a saber porque os motores estão quebrando tanto…

cayard
cayard
16 anos atrás

Senhor Zero Dois, PEDE PRA SAIR !!! …e pare de nos envergonhar !
..e que Toro Rosso que nada.. ano que vem tem um lugarzinho pro Massa na nossa “espetacular” Stock Car….

leoengelmann
leoengelmann
16 anos atrás

Tenho o hábito de escutar a corrida no rádio e assistir a corrida na TV sem som.

A corrida foi tão fora de si para Massa que até o rádio se perdeu.

Sandro O. de Paula
Sandro O. de Paula
16 anos atrás

Me lembro do Mikael S. quando rodava ja saia de ré se livrando das britas ou areias, perdia algumas posições mas voltava. Piloto gênio e assim mesmo.
Acho que isso resume o que eu quero dizer né.

careca
careca
16 anos atrás

Talvez o melhor para o Massa seja a Ferrari defini-lo imediatamente como 2º piloto e escudeiro de Raikkonen, quem sabe assim pára de fazer bobagens e termina algumas corridas.

Rodrigo Beraldo
Rodrigo Beraldo
16 anos atrás

O Felipe é ruim e ponto. Só fazia o “arroz com feijão” na época do controle de tração.(até rimou);
Tem muito que aprender ainda, mas qua não aprenda com o Barrichello pelo amor de Deus, porque aí vai desandar mesmo.

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
16 anos atrás

“Tava tantando descontar a vantagem de Kimi, cortei uma zebra, o carro desequilibrou e rodei. O campeonato vai ser dificilimo, mas farei o meu melhor, vou me superar, para alcançar meu objetivo para esse ano: Ser campeão.” Será que isso é realmente tão dificil de ser dito?

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
16 anos atrás

De fato, até o Reginaldo Leme “derrapou” junto com o Massa, aderindo ao coro dos sacaneados. O mais interessante é que, até aquele momento, nenhum deles havia falado da possível contratação do Vettel no lugar do Massa, oarecia que o cara nem estava na corrida, a partir daí, as carpideiras de plantão resolveram acordar.
Ai que saudade dos tempos em que acompanhava a narração pela Bandeirantes, Flávio, por que nos abandonastes???

Victor
Victor
16 anos atrás

Em resumo, é pangaré ou anta?

Eric
Eric
16 anos atrás

Erro primário.
Entrou na curva e podem reparar que as luzes acima do volante(conta-giros)começam a acender quando vem a potencia e roda sem controle mesmo.Errou uma curva antes e atrapalhou a próxima,que seria feita sem problemas com uma marcha acima.
Se estiver errado,podem me malhar.

Pedro Bresson
Pedro Bresson
16 anos atrás

assino embaixo de tudo que o Fernando disse aí embaixo, mas ele só esqueceu de falar do Piquet que pra mim foi o piloto com mais dificuldades a enfrentar na carreira e mesmo assim ganhou 3 títulos. poderiam ser 4 nao fosse a briga burra dentro da Williams em 86 dando o título de presente pro Professor.

e mais, desconfio que o contrato do Felipe, o jovem Zacarias vesgo da língua plesa, será encurtado até o fim deste ano. Montezemolo ontem exaltou a corrida do Kimi e nao disse uma palavra sobre ele, claro.

faz tempo que penso assim e digo pra vcs: é muito carro pra pouco piloto. um desperdício.

kimi deve morrer de rir por dentro das comemoracoes ridículas que ele faz quando consegue uma pole pq sabe que na corrida vem sempre uma cagada.

Douglas
Douglas
16 anos atrás

Sou brasileiro e gosto de torcer para nossos pilotos mas infelizmente sou obrigado a admitir: FELIPE NÃO É PILOTO PARA A FERRARI!!

Arquimedes
Arquimedes
16 anos atrás

o Massa foi realmente patético.

Fernando
Fernando
16 anos atrás

Acho que não precisa dizer muita coisa.
Para mim o Massa tem três grandes defeitos dos quais eu não perdoo e até ele melhorá-los fica dificil de até torcer para ele.
Primeiro defeito:
Apesar de ser muito rápido em uma volta lançada, com certeza está entre os mais rápidos da Fórmula 1 atual ele não consegue ser constante. Mesmo em Treinos qualificatórios percebemos isso, mas sem dúvida nenhuma na corrida é mais gritante.
A prova foi o primeiro sprint da corrida, o Massa nitidamente estava com o carro melhor acertado e conseguia ser mais rápido, mas infelizmente ele virava uma volta mais rápida e depois uma mais lenta, ou duas mais rápidas e duas mais lentas de forma a só abrir 2 segundos em quase 20 voltas, sendo que ele em algumas voltas chegou a abrir 0,5 segundo numa única volta. Isso mostra que assim como o Ralf Schumacher ele não consegue dar muitas voltas rápidas, apenas algumas de vez em quando.

Segundo Defeito:

O Massa erra demais. Pequenos erros são continuos daí a oscilação dos tempos dele de voltas ser muito maior do que a média dos pilotos bons (como Raikkonen e Alonso). Além disso, ainda comete erros grotescos, só nesse ano já foram dois, na Largada da Austrália e agora na Malásia.
Como disse Mika Hakkinen na época que Massa ainda estava na Sauber quando indagado sobre quem poderia ser bom na nov geração ele disse: “O único bom mesmo é o Kimi Raikkonen, o Felipe Massa mostra talento, mas parece que ele briga com o carro ao invés de pilotar e por isso comete muitos erros”.

Terceiro Defeito (e o pior para mim)
O terceiro defeito é o de caráter. Massa é um crianção como disse Alonso em 2006. Ele sempre põe a culpa nos outros, quando não consegue andar rápido diz que fez maravilhas na pista, mas era impossível andar mais rápido e pior vive nervosinho. Quando perde fica reclamando e quando ganha fica falando palavrão na tv e insinuando que é o melhor e mais fod…
Quando ele reclamou do Alonso em 2006 para mim foi a gota dágua, já não gostava do cárater dele, mas naquele dia passei a considerá-lo uma criança.

Azar dos Brasileiros:
Infelizmente nós Brasileiros sempre tivemos mais dificuldades para fazer bonito na F1. Foram necessários pilotos extraordinários como Emerson Fitipaldi e o maior gênio de Todos Ayrton Senna para surgirem de dificuldades de patrocínio e preconceito contra brasileiros dentro e fora das pistas para vencer e dar verdadeiros shows nas pistas. Quando o Brasil deu sorte de ter um piloto que deu tudo certo na carreira para ele (Massa) – Andou na Sauber com o já quase acabado Villeneuve, pode fazer nome e aprender como um campeão mundial, depois andou um ano com o Schumacher na Ferrari que tem muito conhecimento a passar para frente e depois em 2007 teve a maior oportunidade de ser campeão do mundo que um piloto brasileiro já teve. Ando com três adversários sendo que todos eles tiveram que passar por uma fase de adaptação. Hamilton era extreante e não conhecia nada. Alonso e Raikkonen vinham de outras equipes, utilizavam pneus diferentes e pastaram até pegar ritmo com seus novos carros. Massa tinha tudo para ser campeão. Mas terminou em 4 uns 20 pontos atrás de Raikkonen e nem adianta falar que foi prejudicado, pois Raikkonen quebrou duas vezes em corrida, as Mclarens tiveram problemas localizados durante o ano e após o GP de Monza Massa estava uns dois ou três pontos atrás de Kimi, e três corridas depois terminou quase 20 atrás. Não tem desculpas ele pode ter sido prejudicado, mas também falhou na pista miseravelmente quando tudo apontava para ele.
Quem perde com isso?
Massa? Ele não, para um piloto do nível dele ele ficará muito mais rico e famoso do que deveria, para mim o Barrichello é muito melhor que ele.

Globo? Não muito – Apesar de perder muita receita em propaganda que teria se surgisse um novo ídolo brasileiro, ela é bastante rica e vai sobreviver.

Torcedor Brasileiro – Esse sim perde, pois vai ficar frustado esperando mais lo0ngos anos para ver um piloto brasileiro ser campeão. O jeito é torcer para o Bruno Senna ser 1/10 do tio. Se ele for teremos muitos títulos pela frente na F1.

Breno Peixoto
Breno Peixoto
16 anos atrás

A Ferrari esperava encontrar no Felipe um novo Rubens…e está decepcionada…

Vinicius Benedetti
Vinicius Benedetti
16 anos atrás

Com todo respeito à importância deste website que, na minha opinião, é o melhor que há em automobilismo no Brasil, me parece que há uma pré-disposição em tacar lenha na fogueira e fomentar a ira dos leitores contra Massa. Massa errou: pronto! Bola pra frente. Aliás, deveriamos chorar, lamentar e torcer por dias melhores. Por que querer afundar o piloto na lama??

do contra
do contra
16 anos atrás

Urgente, arrumem um “controle de bração” pro Massa”

Léo
Léo
16 anos atrás

Uma perguntinha pra blogaiada! Se os carros não tem mais TC, cadê aquela fumaça que sai do atrito dos pneus com o asfalto na largada?

sergio
sergio
16 anos atrás

gomes, vc cuida das entrevistas da ferrari no brasil, logo sabe pq nao vai perder tempo esperando as ´´oficiais´´, certo?
fiquemos em paz…

Vitor, o de Santos
Vitor, o de Santos
16 anos atrás

desse jeito não vai sobrar nem um lugar na toro rosso pra esse cara…..

Felipe Massacrado
Felipe Massacrado
16 anos atrás

não tive culpa, não foi culpa minha, não sei o que houve, inexplicavel mas aconteceu, quebrou aqui, quebrou ali…..

lemmings
lemmings
16 anos atrás

Se o Felipe não consegui a vantagem suficiente na primeira parte da corrida, é porque ele estava mais lento que o Kimi.Tanto é que depois da primeira parada, o Kimi se distanciou dele muito rapidamente. A rodada me pareceu que ele se afobou. Enfim, é difícil acreditar que o Massa tenha categoria para derrotar o seu companheiro, muito menos de ser campeão do mundo sendo tão pouco consistente nas corridas.

MSM
MSM
16 anos atrás

No local onde ele saiu, é muito difícil acontecer aquela saída da pista.
Mas ele estava forçando para tentar encostar no Kimi e pode ter provocado o erro. De qualquer forma, 2 coridas sem marcar pontos e o que é pior com erros (embora haja a possibilidade de ter acontecido alguma coisa no carro).
O problema é que não se pode confiar nos que os pilotos e equipes falam, por motivos financeiros e contratuais, não se pode falar a verdade. Infelizmente, ficaremos na dúvida sobre o que realmente aconteceu nessa manobra.
Não consigo ver o Massa com uma fisionomia de que está fazendo aquilo por prazer. Em todas as imagens em que ele aparece, está sempre com aquela cara de triste, preocupado, faz sinais de que está com raiva, se vingando dos outros, como por exemplo, quando fez a pole. Parece que a pressão não está fazendo bem a ele.

Dino
Dino
16 anos atrás

Quando Senna errou em monâco ele assumiu o erro edisse que errou por se desconcentrar.Uma das maiores virtudes do ser humano é reconhecer seus erros

miguel feth jr
miguel feth jr
16 anos atrás

flavio,
o massa fez uma ´SSSSSSepangada daquelas!!!!!
O ruim é ficar procurando explicações que pelo amor de Deus.
Todos nós já passamos por um período ruim em nossa profissão, sei q na f1 a pressão é enorme.
Se ele é um piloto q conta com um staff competente, acho q depois dessas duas corridas é melhor sentar num divã e repensar algumas coisas; porque senão como dizia minha vó “o poço às vezes é mais fundo do que nós imaginamos!”

Igor
Igor
16 anos atrás

E pra variar, mais uma madrugada jogada fora…….como amante de F1, desde a época de Piquet e Senna, entre outros pilotos como Nigel Mansell, Prost, até Alesi, e a poucos como Shumacher, é impressionante como assistir aos novos pilotos….que só podem estar onde estão, por grandes paitrocinios……o Lewis, é um bom exemplo disso, pois papai não sai dos seus boxes em nenhuma corrida…..estamos na éra dos filhinhos bajulados dos papais, que não arriscam nada, não almejam nada e ainda estão em grandes escuderias….coloca eles em uma toro rosso, pra ver se tem algum valor mesmo…..ou melhor, melhor não fazerem isto, pois a F1, já esta perdendo os grandes amantes da categoria…….e ainda me pego acordado as 4 da matina pra assistir uma corrida, que éra pra ser uma das mais competitivas, pois é um grande premio repleto de pontos de ultrapassagem, e de alta velocidade…..onde a F1 vai parar…..cade os pilotos que tiravam leite de pedra…..o Massa, é pra mim, pior que o Rubinho, ou melhor, estão no mesmo nível…….cade a emoção da F1, cade as ultrapassagens…..como o próprio galvão disse, fazia tempo que não via 3 carros lado a lado, disputando…..e pior, o que vinha atras dos outros 2 levou a melhor….ou os caras estão com medo de acelerar e freiar no ultimo instante, ou são pilotos comuns, fazem apenas o feijão com arroz……ou são apenas pilotos de Playstation, que tem uma faixa de pista para guiá-los, freiando e acelerando pra eles, a única coisa que eles fazem , é sentar no carro e apertar botões……a Fórmula 1 precisa de pilotos arrojados e um pouco doidos, pra passar emoção, e não filhinhos de paitrocinios, que apenas dizem serem pilotos….agora entendi o que o Shummy fez, parou sua carreira, porque se naum, ia virar piada, pois no inicio de temporada, já sabíamos quem seria o primeiro, e o resto, pode pegar as malas e ir correr em um modulador!!! E o cara tem a cara de pau de dizer que foi um problema no carro, o motivo dele ter saído……e não a falta de braço dele……que coisa, o público de F1 não é igual ao de outros esportes, tem no mínimo sapienza pra saber que foi problema de braço ao Massa……Será que vou ter que assistir a Fórmula Indy, que te deixam tonto de tantos ovais, mas que tem alguma emoção ainda?? Por que a Ferrari não busca o Napa da indy, o Canaan, que pra mim, é mil vezes mais piloto que todos da F1. Desse jeito, a F1 vai acabar…..só tem braço e três escuderias….Maclaren, Ferrari e agora surge a Willians de novo!!! o Resto pode correr a GP1 que talvez cheguem em quarto lugar.

arnoux
arnoux
16 anos atrás

massa será bem vindo a toro rosso…

Luis Rossi
Luis Rossi
16 anos atrás

A Ferrari do Massa não presta! Engata primeira marcha sozinha, sai de traseira… Assim não dá!!!

carlos afonso
carlos afonso
16 anos atrás

Firmeza.Não vejo firmeza no Massa.É inconstante.Parece que só prepara carro para volta rápida.Na corrida o Kimi fica acompanhando até o pit stop.Tomara que Massa mude, senão vai ser 2 de verdade.

J
J
16 anos atrás

E esperemos que pelo menos ele não caia nessa de “sou só um brasileirinho” e outras babaquices de pilotinho. Essa de começar a culpar o equipamento é mal sinal. Esperemos que Massa seja homem o suficiente pra admitir que não se acostumou ainda a dirigir uma corrida inteira sem CT, e que pare de choramingar.