bizarrices
SÃO PAULO (concurso de feiúra) – Essa montagem foi feita com imagens de Barcelona hoje. Notem a asinha no bico da Honda. A bigorna da Renault. As fendas ferraristas. É um verdadeiro circo de horrores.
SÃO PAULO (concurso de feiúra) – Essa montagem foi feita com imagens de Barcelona hoje. Notem a asinha no bico da Honda. A bigorna da Renault. As fendas ferraristas. É um verdadeiro circo de horrores.
O engraçado é que a Toro Rosso, a RedBull, a Williams e a Toyota copiaram aquela barra em cima da sas dianteira que a McLaren criou.
Outro detalhe copiado da McLaren foram as calotas da RedBull. Até o desenho é igual.
Além disso, os chifres criados pela McLaren, foram copiados pela BMW-Sauber. A McLaren aposentou os chifres, que ainda permanecem nos carros da BMW. Me parece que tem outra equipe com esses mesmos chifres. Acho que é a Honda, se não me falha a memória.
O regulamento aerodinâmico precisa ser revisto, deve-se estipular uma superficie total de peças com angulo de “asinhas” que cada carro pode ter e o exato lugar onde elas podem se situar, tomando como base o cockpit e o motor por exemplo.
Já que os slicks voltam no ano que vem, deve-se definir uma área minuscula total e a retrigindo somente as asas clássicas, dianteira e traseira.
Pronto, dei minha contribiução a essa horrivel categoria!
A Ferrari F50 também tinha uma frente com tomada de ar e saída no capô. http://www2.uol.com.br/bestcars/supercar/anos90-2.htm
Não vejo a hora de que estas bizarrices deixem de existir. Quero ver os carros limpos sem este amontuado de pinduricalhos. Spoiler-corpo limpo-aerofólio. É isso aí. Abraços
Mas Glauber, se essa aleta escorrega, é um recurso aerodinâmico móvel, o que no caso contraria o regulamento, não?
Essa bigorna foi usada a primeira vez se não me engano em uma Corvette SR2 de 1958.Era um protótipo.
não sou antropólogo , mas lembra o final de uma era (será o cretáceo) em que a natureza descontrolou, (ou será que Deus fumou oregano?) e apareceram muitas bizarrices sobre a Terra (e no mar também) . Acho que a F-1 está precisando de um caclisma para se renovar.
Essas bizarrices tem os dias contados.
Pode ser facil aplicar isso, quando a ferrari freia com a força da inercia exercida no carro e a diminuição da pressão do ar uma aleta escorrega e fecha a passagem de ar e quando se começa a acelerar a inercia joga a aleta de volta para a carenagem abrindo espaço para a passagem do ar (ou vice-versa é só mudar a posição da aleta, pois depende se ela precisa de pressão nas retas ou nas curvas). Mas dúvido que ninguém vai colocar uma câmera indiscreta nesse bico e achar alguma coisa se a ferrari começar a ganhar de lavada.
Cacrro bonito é da Indy. carro de macho sem frescuras. esses carros da Formula 1 são muito afrescalhados e delicadinhos
A aerodinâmica tem razões que a própria razão desconhece . Mas que é feio , é .
Essas orelhas de dumbo pelo que vejo são eficientes o rubinho foi o melhor do dia hahahahahahahahaha e não é 1° de abril
Este bico da Ferrari tem gambiarra não faz sentido estas janelas de saída de ar se não houver um dispositivo móvel malocado lá dentro. deve ter um sistema parecido com um mini tunel de vento onde venezianas se abrem e fecham conforme a velocidade, em alta deve-se controlar o fluxo de ar em baixa o fluxo de ar é liberado
A Ferrari já fez um dispositivo móvel nas asas dianteiras e foi proibido agora o bagulho esta escondido
De todos estes estranhos projetos, acho que as fendas da Ferrari são os mais discretos.
Os japas da Honda só erraram o local essas orelhas tinham que estar no capacete do rubinho pra ele sair voando igual ao Dumbo.
Cara,
Se melhorar o tempo, pode parecer com a tua cara que nem eu me importo…
Tem comentario de gente aki que parece de mulherzinha: “geeeente, ta hooorrorooozo! Meu Deooos, que coisa feia!”. PUTZ!!! Desde qdo isso eh concurso de beleza??? Eh F1 e ganha que tiver o melhor carro!! Que se F%@!% se for bonito ou feio! Com a taça na prateleira amigo….
A Honda se inspirou nas asinhas do pé do Namor.
E as fendas da Ferrari foram instaladas por causa do chulé dos pilotos ao final da corrida.
Não vão mudar nada por causa dos seus comentários…
O que realmente interessa é tempo, e isso a Honda teve, colocando o Wurz em segundo ontem com pneus com sulcos e hoje o Barrichello com slicks….
Mas isso o Gomes não vai falar, nunca. O Gomes não, não ele.
pelo menos não são tão feios como os candelabros dos f1 de 98 que foram proibidos, lemnro que até a ferrari usou.
É verdade, Muito ridículo.
Mais carros alegóricos… Joãozinho Trinta está em alta entre os engenheiros hein!
Pessoal, só uma coisinha…
REMEMBER BMW…
Podem até me chamar de puxa-saco, mas este blog tá igual vinho:
cada dia melhor!
Parabéns, FG.
É a red bull ja tinha usado o design a renault copiou pra ver no que da, agora a azinha da honda da até vergonha de tão ridiculo que é. A da ferrari ficou mais discreta, e ja ta dando bafafa dizendo que a informação vazou em fevereiro sendo que poucas pessoas sabiam da novidade.
Se meu chefe de equipe autorizasse os engenheiros inventarem uma geringonça (parafernália) que fizesse eu ganhar milésimos de segundos e galgar degraus mais altos. Eu como piloto teria coragem de utilizá-las. Mesmo que fossem anti-estéticas. Seria campeão com o carro de f-1 mais feio já feito. rsrssr
Pau neles Rubinhooooooo !
Essa HONDA tá brincando, não é possível!!
A Renault já tinha uma das piores pinturas de 2008, agora resolveu mudar radicalmente a parte aerodinâmica. É o carro mais feio de 2008, sem dúvida!
A Ferrari foi a única que não apelou, gostei desse novo bico!!
Abs,
Eu realmente acredito que carro bonito é carro rápido, e aprecio as soluções criadas pelos engenheiros.
Se essas soluções atrapalham as ultrapassagens é outra história, mas a beleza não deve passar (e não passa) pela cabeça de projetistas preocupados somente com o desempenho do carro.
Quem quer beleza que veja séries com uma só marca.
A tampa bigorna introduzida pela Red Bull me pareceu uma boa idéia desde a primeira vez que a vi. Quanto menos turbulência para a asa traseira, melhor. A ferrari me parece estar criando zonas de alta e baixa pressão também com o bico. A meu ver, é uma inovação válida. Já a honda….não faço a mínima idéia se vai funcionar, mas que ficou estranho pacas, ficou.
Mas é isso aí, enquanto a FIA não limitar o uso de penduricalhos aerodinâmicos nós teremos invencionices em profusão e cada vez menos ultrapassagens entre carros de desempenho similar.
A asa da Honda é feinha, mas parece ter dado certo. O Barrica foi primeiro no treino de Hoje em Barcelona.
E aí Gomes, acho que vc pode começar a arranjar um lugarzinho no 96 pra por o aparato!!
hahahaha
EStão querendo voltar aos bons tempos da F-1. No tempo em que o projetista tinha liberdade para modificar o carro a seu bel prazer.
REalmente, algumas idéias não são tão boas. Vamos torcer para que aparece uma idéia mais original e inovador daqui pra frente
Na Honda só faltou a daminha,porque as asas das Rolls Royce estão lá.
Credo….
Vale tudo,até pendurar dados no retrovisor, se melhorar a aerodinamica.
Flávio, e quanto à liderança do Fisichella, nos treinos de hoje de manhã?
Vai comentar sua opinião?
Duvido que a FIA aprove essa orelha da Honda. É um excelente instrumento se o desejo for degolar o piloto. Já pensaram se essa geringonça se solta????
Ahhhh, agora vai!
Essa HONDA tá brincando, não é possível!!
A Renault já tinha uma das piores pinturas de 2008, agora resolveu mudar radicalmente a parte aerodinâmica. É o carro mais feio de 2008, sem dúvida!
A Ferrari foi a única que não apelou, gostei desse novo bico!!
Abs,
Hum, parece F1 comentada em salão de cabeleleiro.
O carro nao tem q ser bonito. Tem q andar rapido e ser constante. F1 nao e concurso de beleza.
Q apetrechos horriveis!!
A bigorna no carro da Red Bull tem uma explicação….
é pro rabo do touro poder aparecer na pintura….
mas na renault….sem justificativa alguma
A “Dama Alada” não é patente da Rolls Royce?????
Honda é plagiadora!!!!
O da Ferrari não ficou feio, pois naum mudou tanto assim a estética, me parecem simples entradas de ar….no caso saída!
A Bigorna é medonha……..tá pedindo um martelo pra quebrar tudo, e a asa da Honda……tão de sacanagem……deve ter sido idéia do engenheiro que vez o rebatedor do Fox e depois foi trabalhar na Honda!
Parece um fungo nascendo……..um cogumelo….esses caras da Honda estão todos chapados.
por favor que chegue 2009, pq eu não aguento mais ver essas coisas horrendas!!!!
O Barrichello anunciou que a honda apresentaria “um novo pacote aerodinâmico”. Isso aí está mais para embrulho. Achei engraçado todos falarem da tal “bigorna” da Renault, quando a parte mais horrorosa está na lateral.
Diz-se que quanto mais cheio de parafernália for o projeto, pior ele é. Logo, a Ferrari sai outra vez na frente, pois criou uma fenda no bico dianteiro redirecionando um pouco mais da massa de ar para cima do carro, obrigando a aumentar o vácuo, isto é, o vazio que essa massa de ar faz de falta por baixo do carro, refletindo em mair pêso aerodinâmico, grudando-o no asfalto. Se o efeito for muito bom, poderá até diminuir um pouco de asa na trazeira, ganhando velocidade final em reta. O resto parece ser mesmo sujeiras visuais.
Estas pretensas soluções aerodinâmicas como já disseram aqui foram testadas em outros tempos, por outras equipes e nada contribuiram para melhorar seus resultados. A estapafurdia bigorna da Renault já foi utilizada na década de 80 por equipes que os carros chegaram ao limite do desenvolvimento e não tem mais nada para melhorar…é um carro ultrapassado, o da Honda também o é. FAZEM PARTE DA HISTÓRIA DA FÓRMULA UM, PODE MANDAR PARA OS MUSEUS NA INGLATERRA.
Se pelo menos andarem mais com essas esquisitices todas, tudo bem.
Pelo jeito a Honda melhorou, já que também diminuiu 4s de seu melhor tempo sem slick, assim como o Massa.
Mas que fica ridículo, fica!
No caso da Ferrari, os dirigentes vão explicar seu funcionamento:
A primeira faz tchun, a segunda faz tchan e …TCHAN TCHAN TCHAN TCHAN…