bom de bico
SÃO PAULO (como chove…) – A Ferrari está experimentando nesta semana seu novo bico cheio de bossa, cuja face mais visível está na parte superior, com “janelas” abertas por onde o ar que vem bem lá da ponta do nariz é extraído.
Uma visão frontal mostra que no centro da asa dianteira, por baixo do bico, os caras fizeram quase que um túnel para direcionar o ar para lá, mesmo. E nas laterais do cockpit há duas aletas que, no meu entender sou um estudioso dos fluxos aerodinâmicos e termoestáticos, além de profundo conhecedor de fusões cítrico-açucareiras , desviam esse ar para as asas traseiras. Ou,. no mínimo, tiram a ventania toda da fuça do piloto.
Bem, o que os projetistas da Ferrari vão fazer com sua cota de vento é problema deles. Mas noto, no entanto, que eles estão arrancando parte do fluxo que passa por baixo do carro. Se for isso, há algo de revolucionário no ar. Ou no bico.
Formula 1 é soda! …logo logo a ´´formula´´ Caipiraindy copia, nao demora nem dez anos!!
Só um apêndice, arrisco dizer, que os conhecimentos cítrico-açucareiros, seriam melhor expressados se colocados na forma cítrico-etílico-açucareiros.
Conhecimentos caipiras também cairiam bem.
Abraços
Dú
Respondendo sua pergunta:
Pace (chegou em 4º lugar, Wilsinho F em 5º de Brabham BT 42 e EF em 6º de Lotus 72) bateu o recorde em Nurburgring em 1973, pilotando um Surtees TS 14, foi inclusive elogiado pela maestria da tocada por Jackie Stewart, vencedor com Tyrrell 005.
Não é portanto o carro do outro post, aquele é o March 711 que foi usado em 1972.
Abração.
Zé Maria
talvez funcione com o carro sozinho , mas e ai quando chegar na turbulencia de outro carro ??? repete-se o chega mas não passa??
Na Gazzetta dello Sport eles dizem que é pra colar o carro no chao. Os mecanicos disseram que o negocio novo mesmo ta , na verdade, em baixo do carro.
Eu pra mim que esse corte no bico da Ferrari, ilações aerodinâmicas à parte, acho que serve pra refrigerar o rabo do Massa e do Raikonen, tipo uma entrada de ar forçada. kkkk
Quando terminares os estudos sobre:
FLUXOS;
Aerodinamicos; da garrafa ao copo, do copo à boca, da boca ao balcão.
Termoestático; a garrafa baixando temperatura bem quietinha na caixa de gelo.
FUSÕES;
Citrico-Açucareira; Limão espremido/socado e adicionado à dois dos produtos oriundo da destilação da cana: Açucar e Cachaça, aí então virá a parte prática. Já estou nessa cartilha à muito tempo.
E lhe asseguro… gostarás por demais. Do gosto, não de quantias.
Não sei não…. pode até funcionar… mas nos últimos 20 anos quem tentou sair do óbvio e revolucionar, não se deu bem… acho que o maior exemplo foi o “bico de tubarão” da Williams FW26… gerou tanta expectativa, mas nem chegou ao fim do campeonato naquele ano… voltando aos modelos mais convencionais…
e como o #96 ficará com o novo bico?
Acho que é uma maneira nova de chegar ao velho efeito-solo.
Tira um pouco a turbulencia do bico e ainda consegue um fluxo de ar para gerar downforce na frente.A 300 km/h,pode até reduzir a altura do solo em alguns cm.
A foto publicada no grandepremio mostra um desenho diferente. Ou seria o ângulo? Aquela tem cara de tomada de ar, essa de mais para saída. Usaram ambas no mesmo dia?
Massa voou? Vcs tão parecendo o Garvão! São testes e junto com ele estava a Honda, Renault…. fala sério.. ele meteu 2.7s na Honda! Fazem isso todo final de semana nas corridas…. não me venham com churumelas!
Gomes, eu li em algum lugar no início deste ano, que a Ferrari precisava achar um meio de refrigerar a “centralina” que abrigava vários componentes eletrônicos e que estava colocada entre as pedaleiras e o bico. Se tu estás lembrado, o bico tinha uma entrada de ar até a última prova. Estou errado?
Abraços.
Alemão
Evidente que esse papo de melhorar o fluxo para o aerofolio traseiro é mais velho que andar pra frente. Papo furado para esconder o efeito chão.
Agente esá vendo onde o ar sai mas deve ter uma tomada de ar em algum lugar, em baixo do nariz.
a idéia do furo é uma cópia de um projeto da Lotus…
http://fotos.vivito.net/fotosend-1230990227.jpg
Simples: de um jeito disfarçado, estão arrumando uma forma sutil de por em prática o que o velho Colin Chapman fez na maravilhosa Lotus 79, de Mario Andretti, que foi campeã em 1978…
Só isso.
Há algo de novo no bico sim. Extrair um fluxo de ar que gerava arrasto no fundo do carro e levá-lo para cima para lmelhorar o dowforce foi uma decisão ousada. Nestes testes eles usaram um tubo de Pitot na entrada da caixa de ar para analisar a ação da fresta no bico em relação à velocidade do escoamento na traseira.
O departamento de AERO da Ferrari comanda!!!
É isso! FG, qdo. abri o blig, saquei! O tal assoalho de madeira é medido? Tenho reparado que nas pista planas, sai até cavaco. O efeito asa está tão, putz, ventilador das Brabham. Grudaram demais no chão e esqueceram de dar o float? O fluxo joga para aquela parafernália de asas, refrigerando pneus e ajudando a asa traseira. O capacete, faz parte, como o hans alinha. Na Moto GP, neguinho anda à 320 Km. sem turbulência. E viva o Pace, batendo recorde de volta em Nurburgring. Foi com aquele carro?
Tiraram o furico que havia no bico também e que até hoje não entendi para o que servia. Tem uma entrada de ar por baixo do bico?
Novo jeito de aumentar o efeito solo???
pelo que fez o massa em barcelona da para imaginar o massacre na concorrencia que vem por aí!pneus slicks a parte a rossa voou na pista!!avanti rossa!!
Esse bico da Ferrari lembra muito aquele da Benetton de 1991, o “tubarão” ou ainda o da Tyrrell, pilotada pelo Stefano Modena, do mesmo ano.
Com tanta asa, o nariz já tava reclamando…