clark, 40

SÃO PAULO (o melhor?) – Hoje faz 40 anos da morte de Jim Clark, numa prova de F-2 em Hockenheim. Clark começou sua carreira correndo de DKW. Não o vi correr, claro, exceto em um ou outro filme perdido no tempo. Mas quem o viu diz que foi o melhor. De todos.

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
pedro arnaldo
pedro arnaldo
16 anos atrás

Mais do que ser ” The Best ” ele tinha algo único que com seu carisma pode representar melhor uma época e um tempo de mudanças e avnços que nunca mais se repetiu . Nem discuto se foi um dos 3 melhores de todos os tempos. O que acho mais relevante era poder ser ele mesmo, numa época em que genios e celebridades ja começavam a dar sinais de que a mídia poderia mexer com eles….foi se um mito, entar-se numa nova era….

Sylvio Monteiro
Sylvio Monteiro
16 anos atrás

Gomes
Numa época em que o campeonato tinha apenas 12 provas. O Jim Clark ganhou 7 provas em um ano. Foram 7 em 12 provas. Realmente Jim Clark foi um dos melhores em sua época.

Conhecedor...
Conhecedor...
16 anos atrás

Realmente é de estarrecer, esse papo de quem foi o melhor.
Fácil, o melhor sempre foi o que tinha o melhor carro na ocasião.
O alonso não era o melhor??
Com carro ruim em que lugar está??
Como dizia um velho piloto, não tem mágico..
Parem com essa historia de melhor.

Léo
Léo
16 anos atrás

Peço a blogaiada para que leiam no Gp Total, em Leitores, na parte Friends, With a Little Help from our Friends, o artigo: As 65 poles de uma vida, do Márcio Madeira. Muito interessante. Concordo plenamente com ele. Como diz o Flávio… “leiam lá e comentem aqui”.

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
16 anos atrás

Eu tinha 16 anos quando ele morreu. Lembro de estar assistindo a resenha esportiva da TV Tupi do Rio e o Oduvaldo Cozzi anunciar sua morte. Fiquei chapado diante da tv! E também achei que eu era o único a me sentir assim, já que naquela época quase ninguém acompanhava automobilismo…
O Clark foi o meu primeiro (e único) ídolo como piloto. Só posso dizer que, embora tenha torcido e vibrado sempre com o Emerson, Senna e Piquet, para mim o escocês foi o maior de todos.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
16 anos atrás

Gente,
Quanta inutilidade comparativa.
Gostaria apenas de adicionar um dado : Schumacher apenas bateu (ou igualou – não me recordo) o número de Hat Tricks de Clark (pole+volta mais rápida+vitória numa mesma corrida) no final da carreira, próximo da aposentadoria.
Acho que é mostra o quanto Jim era sensacional, uma vez que sua carreira foi mais curta que a do alemão.
A corrida de 67, em Monza, foi qualquer nota. O ponto triste foi, após tudo o que fez, ter o problema na bomba de combustível e deixar a vitória escapara nas voltas finais.
Não importa, a torcida italiana urrava de alegria ao vê-lo e ele derrotava as Ferrari sempre que podia.
Era excepcional!

Zé Maria
Zé Maria
16 anos atrás

Já disseram tudo, apenas gostaria de comentar um fato importante: Clark não queria correr nesse dia, porém compromissos assumidos com o patrocinador forçaram Chapman a inscrever a Lotus 48 para a prova.
Sem dizer que ela não era lá uma Brastemp. . .
Pecado.

ronaldo nazar
ronaldo nazar
16 anos atrás

Piquet. Não entendi o que vc quis dizer meu caro. Eu não comparei Clark com Schumacher. E sim com o Senna e que não deixa de ser mera curiosidade. Só isso. Agora qto a questão do Schummy estar vivo, ele deve sim é agradecer do Senna ter morrido, porque assim os sistemas de segurança mudaram e muito propiciando uma maior longevidade aos pilotos de hj em dia.

Senna foi o ultimo piloto de F1 a morrer e já vai fazer 14 anos que não morre ninguém na F1. Muito legal isso ai. Qto ao Schummy os recordes dele são inalcansáveis, por pelo menos 20 anos.Como bem disse voce um dia , o cara tem que estar no lugar certo , carro certo, equipe certa e isso o Schummy sempre acertou.

ronaldo nazar
ronaldo nazar
16 anos atrás

O Mozart. O Clark não venceu o GP da Italia de 1967. Ele chegou a liderar por um bom tempo qdo falhou a bomba de gasolina ao faltarem 3 voltas para o fim. O vencedor foi o John Surtees com Honda. Brabham em segundo com Brabham e Clark terminou em terceiro com a legendaria Lotus 49.

Mozart
Mozart
16 anos atrás

Como bem lembrou o colega Roberto, uma de suas mais celébres corridas foi o GP da Itália de 67 em Monza ( circuito antigo ) quando foi obrigado a parar nos boxes, perdendo várias posições, chegando a ficar quase uma volta atrás do líder.
Quando voltou foi recorde em cima de recordes seguidos, até recuperar a liderança e vencer a corrida.
Coisa que assombrou a todos, mesmo aqueles que já sabiam da sua genialidade.
Em 65 quando foi bicampeão mundial, venceu 7 das 10 corridas da temporada. As outras 3 abandonou por problemas mecânicos quando liderava !!!!
Quanto a comparações, só comparo pilotos se estiverem correndo com o mesmo carro nas mesmas condições e na mesma época.

Galvão
Galvão
16 anos atrás

O melhor piloto de todos os tempos foi o Hill

Carlos
Carlos
16 anos atrás

Numa recente eleição da F1 Racing entre pilotos que viveram as duas épocas, como Stirling Moss, Senna foi considerado o mais veloz seguido de Schumacher e Clark. Sem dúvida os três foram os melhores pilotos .
e Senna lidera na preferência dos especialistas

Roberto Brandão
Roberto Brandão
16 anos atrás

Na minha humilde opinião, o maior piloto de todos os tempos.
Tive o prazer de vê-lo correr (através de filmes que eram transmitidos no programa do Fernando Calmon, na antiga TV Tupi ou TV Rio) algumas provas e nõ consigo escquecer um desempenho histórico no GP da Itália, em Monza. Coisa de cinema.
Rápido, preciso e consciente, teve seu recorde de vitórias quebrado por Jackie Stewart, anos mais tarde. Vale lembrar que ele corria numa época em que havia, no máximo, 10 (dez) corridas por campeonato e sua turma contava com pilotos como Graham Hill, Jack Brabham, John Surtees, Denis Hulme, o próprio novato Jackie Stewart, Jo Sifert, Stirling Moss, e tantos outros mitos.
Nesta época, ganhava tanto na F-1 quanto em Indianápolis.
Nunca mais vi um piloto como aquele, um verdadeiro mito.

eu
eu
16 anos atrás

Idolatrados pelos demais pilotos é considerado pelos antigos pilotos como o maior de todos os tempos. Em uma entrevista jackie stewart disse – “ele foi muito maior em sua época do que Ayrton na dele” , o resto é só conferir pelos números pra se ter certeza. Pra mim foi o maior dos melhores !!!

Lincoln CWB
Lincoln CWB
16 anos atrás

Tres voltas seguidas no mesmo centésimo (na época ainda não mediam os milésimos, pois se medissem, seriam tres voltas iguais nos milésimos).
Coincidencia ou simplesmente a mais pura e fina técnica e precisão ?
Quando soube que Clark fez isso num simples treino, com aqueles carros, tomei ciência de sua genialidade.

marcelo costa
marcelo costa
16 anos atrás

“Cutuca que eu adoro!”

Gomes não coloque mais esses posts de alguém ser o melhor das “Galaxias ” antes e depois de Jesus Cristo… vc pode pegar um processo da T.A.S…rsrs

Vc é Sensacional Gomes… não tem medo de nada doa a quem doer!!!

Eu dou risada do desepero da T.A.S…sempre comparando o Senna com outros para colocar o Senna lá em cima…
Acho que o Senna não precisava disso apesar de ele sempre gostar puxa-saco quando estava vivo, ele fez a sua parte na F1 esta entre os maiores, mas não é o maior de todos os tempos.Olhe pilotos da época antes da Formula 1,como Tázio Nuvolari…Senna é apenas mais um…”Engraçado que depois da morte do Senna os numeros perderam a graça…sei”

“Patético é quando a musiquinha brega toca quando um brasileiro vence na Formula Um hoje em dia”
“Colaboração de Xatão Bueno…a T.A.S agradece…rs”

Rede Globoooooooooooo!!!

” Não adianta tentar mandar vírus na minha cx postal… não caio nessa”

marcelo costa
marcelo costa
16 anos atrás

Ops, desculpa Gomes o post não tava fazendo comparações de um ou outro piloto…eu fui pela emoção dos comentários…rs

Abraços

Piquet
Piquet
16 anos atrás

Ronaldo Nazar olhe como não existe semelhanças entre Senna e Schumacher…

Depois de tudo que eles fizeram na Formula 1…Um é MITO VIVO e outro é mito morto!

Onde vc queria estar no VIVO ou no morto?

Vivi
Vivi
16 anos atrás

Estava na cara que ia sobrar para o Schumacher e também a comparação a Senna.

Ridículo!

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
16 anos atrás

Senna nasceu em 21/03/1960.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
16 anos atrás

Já acompanhava a F1 na época e Clark foi meu primeiro grande ídolo. Ouví a notícia de sua morte pelo rádio no domingo e não acreditava. Na minha opinião Clark, Senna , Fangio e Schummy são os melhores de todos os tempos, não sei qual deles seria o melhor, mas els são melhores que todos os outros.

jose
jose
16 anos atrás

Eu tambem não o vi correndo mas foi o melhor de todos.

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
16 anos atrás

O acidente foi onde depois fizeram a primeira chicane da pista, trecho que hoje nem existe mais. E parece que havia um monumento, placa ou algo assim no local.

Otavio
Otavio
16 anos atrás

Sem dúvida um dos melhores. Um pouco abaixo de Fangio e Senna mas acima de Schumacher.

Otavio
Otavio
16 anos atrás

Ronaldo , tem essa aqui também

Clark e Senna têm exatamente a mesma média de pontos por GP: 3,81.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
16 anos atrás

Ele morreu por causa do pneu traseiro, assim como Senna, não morreu por falha de pilotagem, mas sim por simples falha mecânica.

Mp4
Mp4
16 anos atrás

Olha… Eu também nasci em Março (17). Tenho um sobrenome de cinco letras (Silva). Boa dica. Nunca quero correr com o filho do Hill nem na arquibancada… rsrsrs!!!

Brincadeiras a parte. Boa observação.

Belair
Belair
16 anos atrás

E tambem correu de DKW !!!

JONAS
JONAS
16 anos atrás

Mais uma coincidência..os dois morreram na pista…e a corrida continuou..

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Comigo aconteceu o mesmo que aconteceu com o Ivan, quando ele morreu. Descobri um filminho que mostra imagens pós-acidente, que eu pelo menos, não conhecia. Está no meu http://www.fotolog,com/berlineta

ronaldo nazar
ronaldo nazar
16 anos atrás

Amigos. Notem como existem semelhanças entre Jim Clark e Ayrton Senna.

1- Os dois nasceram no mes de março.

Clark em 4/3/36 e Senna em 20/03/60.

2- O sobrenome dos dois tem 5 letras .

3- Os dois morreram qdo estavam na 7a. volta das suas respectivas corridas.

4- Os seus companheiros de time tinham o mesmo sobrenome Graham Hill parceiro de Clark e Damon Hill parceiro de Senna.

5- Ambos morreram em circunstancias até hj controversas pois o local dos acidentes não exigiam nenhuma pilotagem ou ultrapassagem estava tudo normal.

Curioso não acham ?

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
16 anos atrás

Eu tinha 19 anos quando ele morreu!
Já acompanhava a F-1 nos jornais , revistas e rádio – quando tinha , é claro…
Para mim foi o melhor dos pilotos.
Meus ídolos eram : Chico Landi , Frtiz D´Orey , Chiristian Heinz ( que morreu também nesta época em Le Mans ) e o Marinho !!!
Bons tempos…
Mas depois vieram os excelentes : Emerson , Piquet , Sena…

Palma Junior
Palma Junior
16 anos atrás

Do contra, a infeliz coincidencia aconteceu: o Damon foi campeão em 1996. E só não foi em 1994 porque o Shumi Vigarista entrou em ação…

marcelo
marcelo
16 anos atrás

realmente foi uma grande perda …

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Clark, Collin e Lotus, começaram a revolução da Formula 1, nos anos 60.
Corridas e vitórias inesquecíveis proporcionadas por esse trio.
Naquela época os pilotos de Formula 1 se divertiam mais, participavam de corridas de Formula 2, Esporte Protótipos, Turismo, etc.
Infelizmente uma prova de Formula 2 tirou a vida do grande Jim Clark.

Horacio Neves
Horacio Neves
16 anos atrás

O Clarck é um dos pilotos,que muitos não o viram em ação,mas sempre será lembrado na galeria dos grandes pilotos de F1.
Abraços.

Conhecedor....
Conhecedor....
16 anos atrás

Fiz um comentário que deve ter sido apagado…
Mas gostaria de saber, se esse acidente foi causado por uma falha mecanica, ou erro humano…
Quem estiver por dentro por favor, comente isto…

do contra
do contra
16 anos atrás

Muita gente compara Senna a Clark, não só como piloto, mas também alguns traços de personalidade.
Curioso é ver que quando Clark morreu, o segundo piloto era Graham Hill, pai do segundo piloto da Williams quando Senna morreu.
E Damon Hill também seria campeão, assim como o pai, não fosse a manobra desleal do Schumacher.

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Chapman dizia que o escoces era rápido com qualquer carro bom ou ruim. Em 72 GPs 25 vitórias uma média excelente, e nao podemos esquecer que o homem foi para Indianápolis e ganhou dos cowboys no quintal deles, com um carro ingles. Foi Viu Venceu.

Eric
Eric
16 anos atrás

Não tenho dúvida que é e será sempre TOP 10.

Ivan
Ivan
16 anos atrás

Prezados amigos. Pensei muito nisso no ultimo ano. Foi o primeiro choque que recebi acompanhando F1. Comprei a Folha na segunda pela manhã, qdo vi o jornal. Morreu Jim Clark. Acho que era esta foto que está no post. Foi a primeira vez que vi o que era ficar sem chão. Qdo cheguei no trabalho o pessoal perguntou quem tinha morrido. E eu disse. Ninguem conhecia. Só eu sabia quem era. Fiquei sozinho. Enfim, cá estamos, sabendo que ele era sim, muito bom. Acho uma das melhores fotos, aquela do Lotus 49 verde.

vitão
vitão
16 anos atrás

Clark era conhecido como o piloto dos pilotos, aquele que eles idolatravam. A revista Motorrsprot de Abril tem uma bela reportagem a respeito.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Uma lenda, sem dúvida… felizes daqueles que puderam vê-lo em ação ao vivo, contemporâneos à sua época… foi o cara!

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Flavio
É interessante essa sintonia que existe entre nós que curtimos automobilismo.
Veja só, no meu álbum do orkut há uma ilustração do Jim Clark que pra mim foi o melhor de todos. A ilustração é aquela mesma que você tem no 96 e que também é a minha preferida.
Pois bem, Maurício Morais viu-a, gostou, me solicitou ela e o link de onde havia pego.
Como faz uns três anos que tenho ela não sabia do link, procurei à beça no Google, achei várias, mas não aquela. Fui então no youtube e, bem vou colar abaixo o e-mail que enviei pra ele em 05-04-2008, às 03:18.
Caro Maurício
A esta hora já devia estar dormindo pra ver o treino da F-1, mas acabei me perdendo na hora procurando no youtube algumas ilustrações do Jim Clark que você havia me solicitado. Elas seguem em anexo e deixo abaixo o link de onde capturei algumas.
Acho que você vai gostar.
Forte abraço e queDeus te abençoe.
Sidney
Link do Filme no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=h9CWqq4EXZA

Josaurelio Medina
Josaurelio Medina
16 anos atrás

Já q vc não viu, lá vai mais um testemunho: foi sim, o melhor de todos!

João Carlos Bevi
João Carlos Bevi
16 anos atrás

Tinha por volta de 14 anos quando vi na capa da Autoesporte, a Lotus del em plena ação. Fiquei vidrado.
Reza a lenda que certo reporter especializado certa vez, marcou com um giz por onde passou o pneus dianteiro no traçado de uma curva.
Diz este reporter que todas as demais voltas, o pneu passou exatamente no mesmo lugar. Gênio.

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
16 anos atrás

Ohando esta foto vemos como era precária a segurança para os pilotos – e isto falando somente de autódromos – a correr em bólidos sem nenhuma segurança. Foi em Hockenheim/68, corrida de f-2, iria ser campeão de f-1 naquele ano, tanto que o 2º piloto, G. Hill acabou sendo. Os pilotos de hoje devem muito à iniciativa de Stewart, Rindt e Hulme com certeza.

Butt Head
Butt Head
16 anos atrás

Esse era O cara !!!!!

ronaldo nazar
ronaldo nazar
16 anos atrás

O escoces voador foi o maior entre os maiores. Ele vem de uma geração onde não tinhamos essa parafernalia toda que existe hj em dia.Em qualquer carro que ele sentasse fazia andar e ganhar. Fez com Chapman a grande dupla da F1 até hj. Uma pena ter morrida tão prematuramente.

Marcos Micheletti
Marcos Micheletti
16 anos atrás

Também pelo que vi em algumas imagens e seu retrospecto, sem dúvida foi um dos grandes. Talvez o maior mesmo. O Stirling Moss declarou uma vez que ele (Clark) sempre conseguia baixar um pouco o tempo numa classificação.