eis a questão

SÃO PAULO (dá pra pensar) – Parar ou continuar, depois do recorde que se avizinha? Essa é a pergunta que se faz sobre Barrichello, e é o tema da coluna Warm Up de hoje. Leiam e comentem!

Ou só leiam, ou só comentem, como quiserem.

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Renato
Paulo Renato
16 anos atrás

Silvio,

Rubens merece o nosso respeito sim. Ora bolas, se fosse assim tão ruim, teria ficado na F1 por todo o tempo que ficou?

Não sei se você tem acesso, mas uma das últimas edições do Tha Guardian desta semana fez uma materia colossal sobre Barrichello, afirmando categoricamente através de seus especialistas que Rubens foi fundamental para o sucesso da Ferrari.

Rubens é sim, o melhor brasileiro depois de Senna.

Respeito a sua opinião, entretanto, os números e os fatos dizem outra coisa.

Parece que as pessoas simplesmente fecham os olhos para as excelentes corridas que Rubens fez. Villeneuve é idolo, também não foi campeão e mesmo assim é considerado deus por muitos brasileiros.

O que eu queria entender é essa má vontade de parte dos brasileiros com Rubens.

Unanimidade ninguém é, mas esse ranço estapafúrdio contra um brasileiro que tem orgulho de representar o seu país chega a ser uma espécie de xenofobismo ao contrário, ou seja, adorar o que é de fora e desmerecer o que é de dentro.

Lamentável a sua opinião, embora defenda até as últimas consequências o seu direito de expressá-la.

Daniel
Daniel
16 anos atrás

Rubens… Um excelente piloto, ainda torço por ele, com certeza o melhor piloto brasileiro depois dos nossos grandes campeões. Uma carreira honroza, só ofuscada pelas escolhas no meio da carreira; e este ano mostrando evolução para garantir mai um ano na F-1. Parabéns Rubens e Boa Sorte.

Jairo Fernando
Jairo Fernando
16 anos atrás

EU, torço ainda pelo Barrichello, sou teimoso, coisa de brasileiro que insiste. Torço por todos os brasileiros. Mesmo que o Barrichello tenha me causado a maior decepção de minha vida, que foi perder a companhia do meu filho nas manhãs de domingo, assitindo juntos às corridas de F1. Quando ele deixou o Alemão passar, meu filho me perguntou porque ele fez isso? Eu fiquei no blá blá blá de que o contrato obrigava a isso, que a equipe favorecia o alemão e por aí afora. Mas, meu filho, com uns 10 anos, nunca mais acordou cedo nas manhãs de domingo para assistir F1 junto comigo. E nem o Massa, nem o Nelson Jr, o atraem mais para a F1. Sei lá, mas se ele tivesse desobedecido àquela ordem, vencido e dispensado da Ferrari, seria lembrado como o cara que desafiou as ordens, muito mais positivo que o cara que afinou diante das ordens…

João Carlos Bevi
João Carlos Bevi
16 anos atrás

E você Fernando…? Fala Oquê?

Souza
Souza
16 anos atrás

se o Patrese se aposentou aos 39, Rubens tambem pode. Por que não ? Hoje o carro não exige tanto do fisico do piloto. Eu não desprezaria uma vaga na F1 nem se fosse pela Force India .

Cláudio F-1
Cláudio F-1
16 anos atrás

O Barrica foi o melhor piloto brasileiro na F-1, depois, obvimente, da tríade EmersON, NelsON e o inesquecível AyrtON.

Christian S
16 anos atrás

Ah só para completar se fosse possível trocar mesmo eu preferiria a do Barros

Christian S
16 anos atrás

Eu trocaria de bom grado meu emprego pelo do Rubens nos últimos anos. Mesmo que fosse pra ter os mesmos resultados que ele (que considero bons). Não estou dizendo que trocaria minha vida pela dele, meus amigos ou minha família. Estou dizendo do emprego. Gostaria de saber se aqueles que o detonam também não trocariam suas carreiras profissionais pela do Rubens?
O pessoal tem inveja!
E quer saber? no grid dó tem 2 que podem fazer frenete ao Rubens com o mesmo equipameto: Kimi e Alonso.

jose
jose
16 anos atrás

Tem se falado muito do rubens de uns tempos para cá,falatórios bons e outros ruins,falatórios apaixonados outros nem tanto assim.Particularmente nunca gostei do piloto rubinho ,depois que ele deixou o kart,ali sim quase insuperável.Sempre o achei arrogante mesmo que seja uma arrogancia meio infantilóide,declarações tipo eu sou melhor que o alemão,melhor que o senna e por ai vai eram constantes.O grande pecado do tartaruga foi acabar com tudo o que senna ,piquet e emerson fizeram na F1,mesmo sendo sul americanos e brasileiros conseguiram se impor e foram campeoes várias vezes,correndo muito e falando pouco.Senna até falava demais mas podia,pilotava demais.O rubens acabou com isso,se acomodou com os dólares da f1 liquidou com a eaperança de pessoas que ainda acreditavam em suas lamúrias.
Mas não podemos deixar de lembrar que foi um bom piloto,que tem um currículo invejável e como disse uns blogueiros poucos conseguiram o que conseguiu.Mas não posso admitir que quando ficava sem gasolina,quando parava para trocar pneus e não tinha pneus,quando o carro misteriosamente não andava,quando os mecânicos não o levavam a sério ele não fazia nada simplesmente baixava a cabeça fazia cara de choro e ia embora.Já pensaram se fizessem isso com o piquet ou com o senna?
Parabens Barriquelo pelo seu 30000 00000 gp,parabens pelo seu patrimonio conseguido nas pista com muita humiliação,pelo respeito da imprensa européia,parabens por tudo mas que faltou força,garra e vontade de vencer de verdade isso faltou.

Heitor
Heitor
16 anos atrás

Eu concordo com o Sérgio Hingel, não gostar de determinado piloto é direito de cada um, mas à falta de respeito é condenável.

Max
Max
16 anos atrás

Se o cara esta se sentindo bem, tem mais é que fazer o que gosta e correr. Quem diz o contrário é porque tem inveja!!!

Sérgio Hingel
Sérgio Hingel
16 anos atrás

Endosso o que o Paulo Renato escreveu.
Parabéns ao Rubens Barrichello.

Heitor
Heitor
16 anos atrás

Eu já escrevi aqui nesse blog, o Rubens Barrichello é um profissional do esporte e um grande piloto, senão não estaria onde está, ganhando o dinheiro que ganha e sendo invejado por muitos . Tem os seus defeitos sim, assim como o M. Shumacher,o A. Senna, o N. Piquet, mas a única diferença é que o título não veio, certamente por culpa dele mesmo que não soube fazer as escolhas certas na hora certa.

Sérgio Hingel
Sérgio Hingel
16 anos atrás

Não gostar do Rubens , é um direito que todos têm, mas xingar é pura falta de respeito.

Luis Filipe
Luis Filipe
16 anos atrás

honestamente … o cara já pilotou tanto, que diferença faz se pára ou chega aos 300 gps ..???

deixa o cara pilotar … pelo menos assim ainda teremos um pouco mais de risos com a quantidade de piadas que se faz sobre esse cara …

Leo Trenhago
Leo Trenhago
16 anos atrás

Digo novamente:deixem o cara pilotar em paz, ganhar a grana dele e ser feliz!

Antonio José
Antonio José
16 anos atrás

Seria uma boa pegar o record e depois pensar numa outra equipe ou categoria. Menos na Indy, lá os grandes Emerson e Piquet já quebraram as costas e o pé respectivamente. Aquela coisa de ‘tocar’ em oval é prá gente doida. Além disso o astral do Rubinho não anda lá essas coisas. Não vejo bom augurio em ir prá lá.

Raphael
Raphael
16 anos atrás

Tinha muita esperança no Barrichello na época em que ele corria pela Stewart.
Porém minhas esperanças acabaram quando ele aceitou ser o número 2 da Ferrari por seis temporadas seguidas.
Isso para não comentar sobre as falsas promessas de título.
Qualquer pessoa mais inteligente percebeu que o Barrichello jamais seria campeão na Ferrari.
Uma pena que o Rubens tenha feito escolhas tão erradas na carreira.
Sem dúvidas é um piloto consistente mas que não tem sangue de campeão.

Nardo77
Nardo77
16 anos atrás

É isso aí!!! Admiro muito o Rubens. Consequir se manter na categoria top do mundo por tanto tempo. Ter pilotado ferrari, que é uma lenda, religiao… Sao somente 22 pilotos de F1 no mundo, e ele esta lá. Mas como em todo grupo, tem os melhores e piores. Infelismente ele nao pode bater o melhor, que foi o schumacher. Gosten ou nao, o cara fez história e o Rubens estava lá… Competiu, venceu corridas, fez poles…Parabéns ao Rubens Barrichello!!!

Chucrão
Chucrão
16 anos atrás

Pode ser que ele deja isso ou aquilo.
Não haverá outo Senna outro Piquet e muito menos outor Emerson, pra não falar do Pace.

Agora imaginem que o Barrica não tivesse existido.

Não ia ser possível ter corridas ao vivo.

Duvido que o pessoal ia aguentar esses anos todos e ficar torcendo pro PPdiniz e pro Rosset….

Ombudsman
Ombudsman
16 anos atrás

Me esgueirando entre viúvas e pachecos, declaro:
deixem o cara em paz.

marcelo ivo
marcelo ivo
16 anos atrás

quem somos nós pra dizer ao Rubens qual a melhor hora para ele parar?
o que nós fizemos de bom pra ele ou para a carreira dele para que ele ficasse devendo obedicÊncia à nossa vontade?
só pelo fato dele ser brasileiro nós temos o direito de dizer a ele a hora de mudar de emprego?
afinal, para nós as corridas de F! são apenas um esporte, enquanto que para ele, é a vida dele, o que ele escolheu para fazer na vida.
Que tal pedirmos pros jornalistas mais antigos aposentarem as canetas? Porque não pedimos para nossos pais se aposentarem mais, mesmo que não seja a vontade deles?
Ninguem parece se importar ou querer a opinião do Rubens.
A vida de algum de nós vai mudar caso o Rubens continue na fórmula até o final do ano, ou até completar 400 gps?
Deixemos o Rubens pilotar F1, ou que ele quiser, em paz e continuemos dirigindo nossos Gols/Celta/Fusca pelas ruas de nossas cidades, preocupados em não furar o sinal vermelho ou ultrapassar o limite de velocidade.

Renato Busato
Renato Busato
16 anos atrás

não vou nem comentar, pois odeio ele, não é piloto, o que é aquelas sambadinhas, que vergonha……

mauro
mauro
16 anos atrás

Flavio, seu texto é muito bom… mas a últma frase estragou tudo. Você sempre tem que ter um fel desses? É isso que te dá IPOBE ( IBEST??). Nao acho que voce precise deste tipo de artificio assim como o Barrichelo não precisa de defesa. A carreira dele fala or si.
Abraço.

Magno Amorim
Magno Amorim
16 anos atrás

Gosto desse cara, apesar de tudo, e olha que nesse tudo grande parte não era culpa dele. Mas gosto dele assim mesmo. Ainda torço para vê-lo campeão. É o mínimo que posso fazer em agradecimento a ele por tudo que nos deu, dentro de suas limitações.

V. Maghetti
V. Maghetti
16 anos atrás

O cara está ganhando um bom dinheirinho e está se divertindo, fazendo aquilo que mais gosta, que é pilotar! De que adianta criticá-lo? A vida é dele, e ele está fazendo o que acha que deve fazer dela! Independentemente de gostar ou não dele, acho que está certíssimo!

Dú
16 anos atrás

nove vitórias, 13 poles, 15 melhores voltas, 61 pódios, dois vice-campeonatos e uma confortável colocação entre os cinco maiores pontuadores da história.
Tudo bem, pode ser o cara que daqui saiu para o mundo, mas não deixa de ser um piloto mediano, tipo o zé mané da esquina. FG, o sr. rubens é um marketeiro.
E o cara brazuca, que mais ganhou grana na F1. Vai se phoder o sr. rubens.

yuri
yuri
16 anos atrás

É bom saber que de vez em quando o sr. gomes para de arrumar polêmica e reconhece os valores de rubens.
Não sei se com um carro bom o rubens ganha um campeonato mas acho que teria boas chances.

Geraldo Rfeco, o ter
Geraldo Rfeco, o ter
16 anos atrás

Rubens é um excelente piloto, do contrário já estaria aposentado faz tempo.
Importante destacar que ao contrário de Patrese, ou mesmo de Coutard – outro que está por lá faz tempo – Rubens é brasileiro. Isto – a nacionalidade do piloto -, caso não saibam, representa muito na F1 e não é de hoje. Para conseguir espaço na F1 – e se manter por lá – é preciso agradar os patrocinadores, coisa para a qual os brasileiros não prestam, ante o poderio econômico dos europeus. Os brasileiros só conseguem espaço a guisa de muita competência.

MSM
MSM
16 anos atrás

Já que o ciclo dele na F-1 acabou e diz que foi convidado para correr na F-Indy no ano que vem, é melhor pegar essa boquinha, do que ficar parado ou correr de Truck.

Itamar
Itamar
16 anos atrás

Flavio,
Nao vejo motivos para o Rubens nao ser campeao com um carro vencedor… Nao podemos esquecer que o Damon Hill, com 37 anos foi campeao em 1996. Mansell, ja velhinho, nao me lembro a idade, tambem foi campeao em 1992.
Na minha condicao de torcedor, eu ainda acredito nele.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Final do texto ótimo!

MAZZACANE
MAZZACANE
16 anos atrás

Uma vitória do Barrichello vale mais do que todas aos que o massa tem até hoje. As vitórias do Rubens foram sofridas, a primeira largou de 14 e venceu. Dava gosto de vibrar, eu me sentia vitorioso quando o rubens vencia, sensação semelhante as vitórias de Ayrton.
É lamentável ver que nossos proximos representantes na f1 são todos molekes que ganharam um cockpit de mão beijada graças ao sobrenome.

Mesmo com o desempenho pifio do Barrichello nas ultimas temporadas, vou sentir saudades de sua presença no grid.

Silvio
Silvio
16 anos atrás

O RB é ótimo piloto….não deviam falar mal dele…. só não foi campeão porque fez dupla com Shummi….. PÁRA COM ISSO GENTE!!
Não entendo como alguém pode dizer que o RB é um ótimo piloto. O cara é mediano e pronto. Nunca seria e nem vai ser campeão. E o que fez durante a carreira (que por sinal acabou e ele ainda não percebeu)? O mínimo que teria que ser feito, caso contrário não mereceria nem comentários em lugar nenhum. E sabe porque dos outros – Zonta, Jungle Boy, etc – não se fala nada? Porque estes sim eram ridículos e não merecem nem comentários!
Senna e Piquet sim, estes eram sem comparação e foram campeões. Qto ao temperamento e atitudes de um ou outro, colheram elogios ou desprezo. Mas eram excelentes pilotos.
E quero e vou torcer por brasileiros sempre, mas continuarei expressando minhas opiniões e, principalmente, criticando quando o piloto não faz nada mais do que a obrigação.
Quem não gostou que não leia!

Jr.
Jr.
16 anos atrás

Eu acho q por respeito próprio ele deveria ir pra Indy, onde ele vai ter condições de ser campeão. E calar os malditos pachecos….

João Kohl
João Kohl
16 anos atrás

Sou fã. Sempre fui. Aqui na família o sarro corre solto e as vezes dou razão, o Rubinho deixou a desejar quanto ao brio. Mas vamos ao que interessa, deu olé no alemão, vários, teve até ultrapassagem dupla, com irmão e tudo, ninguém esqueçe, muito menos o cara frear nos últimos metros da bandeirada e deixar mais uma vez o alemão papar, todo mundo imputeceu, acho que foi seu grande pecado aos olhos da maioria… Mas provou que é bom, está aí até hoje, levando a Honda nas costas e ainda dando algum trabalho, puro braço. E como corre na chuva.
Todas as homenagens a mais um brasileiro que vai entrar para história.

Fernando Assis
16 anos atrás

Tbm sou fã do Rubinho, e o acho um grande piloto…
O grande erro foi ter chamado para si a responsabilidade de ser um novo Senna…
Algo que nunca vai acontecer…
Senna é insubstituível…
Acho legal o Rubinho ir pra IRL, ou Wtcc… quem sabe a DTM…
Parabéns pela sua brillhante carreira…
Gostei do que falaram dos pilotos da GLOBO… quem foram eles mesmos???
Andaram onde?? E com oq???
Ah… Eu gostava do Moreno…
Bom piloto e têm moral lá fora…

sol
sol
16 anos atrás

ja passou a hora dele na F1

Darwin
Darwin
16 anos atrás

Sou fã do Barrichello, considero ele o melhor piloto brasileiro na F1 desde de Ayrton Senna. Acho que por acasos que acontecem com bons pilotos, não teve oportunidade de ser campeão.
Acho que está um pouco abaixo de Senna e Piquet, pois estes são gênios.
E só pegam no pé dele pq o povo brasileiro queria um novo Senna, e como acabou não acontecendo, alguém teve que levar o pato…
Pena que acho que seu tempo na F1 está acabando. A não ser que dê a sorte de cair numa equipe, ou Honda mesmo, que seja uma put.. surpresa e dispute compeonato, acho melhor ir pra Indy que lá vai ter muitos anos de corridas ainda.

Luiz Antonio
Luiz Antonio
16 anos atrás

Não deve parar, é o melhor piloto brasileiro em atividade em categoria de destaque “longe” dos demais.

Mas precisa de um carro decente, não deve aceitar descer ainda mais de equipe caso não renove. Nesse caso o WTCC ou a IRL podem ser o caminho, afinal piloto tem que se manter em atividade.

Pacheco Pindorama
Pacheco Pindorama
16 anos atrás

Depois que o Senna morreu, nunca mais assisti a F1 !!

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Independente das qualidades do rapaz, este é o tipo do recorde que não quer dizer absolutamente nada. Um GP é uma corrida de automóveis e o que conta é quem ganha, ou pelo menos tem um bom índice de resultados. O fato de participar não quer dizer grande coisa, se isso não se traduz em resultados…

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
16 anos atrás

O Barrichello me lembra muito o Pelé. Só fala besteira, haja paciência.

André
André
16 anos atrás

Já deveria ter parado!!!

Fernando Passos
16 anos atrás

Ricardo Patrese foi um piloto mediano e é lembrado hoje principalmente pelo seu recorde, mais nada de interessante.

O Rubinho fez bem em se empenhar em bater o recorde do Patrese e, na minha visão, com muito mais qualidade…

Só que parar é tão difícil quanto começar e não dá para criticá-lo… se fosse comigo eu ainda estaria tentando uma vaga em uma equipe, no mínimo, mediana…

Só acho que o Rubinho poderia ter a chance de ter um carro que lhe desse algumas vitórias, talvez um título… um título coroaria sua bela carreira e seria merecido!

Paulo Renato
Paulo Renato
16 anos atrás

Barrichello é um excelente piloto.

Só não foi campeão por que esteve na equipe certa, mas na hora errada, quando Schumacher estava pilotando um dos bólidos de Maranello.

Por outro lado, acho que a imprensa [não estou falando de ti, Flávio, que reconhece as qualidades de Rubens] de uma maneira geral deveria respeitar Rubens pela carreira que ele tem, pelo que ele é e não pelo que ele poderia ter sido.

Chegam ao ponto de colocá-lo como motivo de chacota, como se fosse a escória das pistas.

Ora bolas, por que será que ninguém fala mal de Luciano Burti, de Tarso Marques, de Chico Serra, de Roberto Moreno, que igualmente brasileiros, não alcançaram um décimo do que Rubens fez?

A hora da despedida está mais perto. Como tudo na vida, há o fim e hoje Rubens deve pensar com o seu travesseiro a hora mais apropriada de fazer isso.

Até mesmo por esse motivo Rubens deveria ser tratado com mais respeito. Depois do fim traumático de Ayrton, ele nos fez ouvir novamente o Tema da Vitória. Se fosse só por isso, ainda que uma vez só, já teria valido a pena!

Sallut Rubens!