finalmente, slicks!

SÃO PAULO (mais do que na hora) – Não é novidade para ninguém que a F-1 está testando os slicks de 2009, mas nunca é tarde para celebrar. Carros de corrida ficam muito mais bonitos com borracha lisa.

Detalhe: será preciso mexer muito no regulamento para restringir a aerodinâmica no ano que vem, porque esses pneus deixam os carros de 2 a 3 segundos mais rápidos por volta. Max Mosley estava à frente dessa cruzada. Claro que as comissões técnicas formadas por engenheiros de todas as equipes continuam trabalhando, mas com o velho Max dedicado, agora, a livrar a pele, quem vai liderar essas mudanças todas?

Enquanto você pensa numa resposta para pergunta tão intrigante, bata o olho em dois momentos de Schumacher de slicks: em 1997 e hoje.


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Muller
Muller
16 anos atrás

Podem me crucificar, mas os apêndices foram “descobertos” mesmo após as inúmeras mudanças na largura dos carros e do tamanho dos aerofólios (tanto dianteiro como traseiro).
Agora que a desgraça já tá feita, por que não se pensar em aumentar o downforce nas asas? O principal seria ali e os apêndices seriam somente um detalhe a mais, já que quanto menos downforce nas asas, mais apêndices vão surgindo. Não é o natural?

Afinal, os bilhões de dólares são investidos em uma equipe (independente da categoria) para quê? Para deixá-los mais lentos? Não tem jeito: pra quem acha que o desenvolvimento dos carros vai “estancar” num patamar e tudo se ajeitará como mágica, podem acordar do sonho.

Rafael
Rafael
16 anos atrás

Essa história de usar pneus finos é um perigo… andou matando uns cabocos por aí em 1994… Com relação as duas fotos, dá pra reparar o quanto aumentou de tamanho o pneu da frente, isso sim gera muito mais aderência.

Leandro
Leandro
16 anos atrás

Olha, vendo esses dois carros aí eu acho o novo mais bonito, mesmo com os tais apendices aerodinamicos.

E que o Slick dá outra cara, isso não há dúvidas!!

André Soler
André Soler
16 anos atrás

Pessoal, não creio que deva mexer na aerodinamica nem em outro ponto qualquer do carro…
Pois em primeiro plano o que um carro de corrida tem de ser? A resposta é Rápido…
Agora imaginem só a Cena de SLIK com o carro atual:
Massa em interlagos se prepara, na reta para ultrapassar Hamiltom, na subida da reta ele já coloca o carro ao lado do maclarem, e faz toda a curva ao lado, ferrari dividindo a reta com a maclarem lado a lado, quando eles chegam a menos de 100 metros do S do Senna, Maclarem por dentro e ferrari por fora, e os dois deixampra decidir a ultrapassagem na freada para o S do Senna, da i para frente depende da imaginação de cada um, só pesso que esqueçam, naquele ponto o X do Barrichelo, levou 5 vezes consecutivas do Shumy em uma mesma corrida, com o uso do SLik isto seria possível…
Torçam poara que voltem…

andre soler
andre soler
16 anos atrás

Esqueci de passar para vocês mas olhem ai a F1 nos testes de abril que estão acontecendo em barcelona com os pneus sliks e tirem suas prorpias conclusões, tem até o shumi andando… link:
http://br.youtube.com/watch?v=GkOjDvH4T4c

Marcio Cordeiro
Marcio Cordeiro
16 anos atrás

acho que junto com os pneus slick,deveria voltarmos aos discos de freio de aço para limitar o ganho de velocidade absurdos.

Cranio
Cranio
16 anos atrás

Gomes… 2 a 3s? Acho que cai mais ainda…

Se compararmos os tempos do Barrichello com a Honda, apenas para ilustrar:

Abril/07 – sulcado – 1.22.655;
Abril/08 – slicks – 1.18.928;
Caiu 3.7s.

E do Sutil com a Force India:
Fevereiro/08 – sulcados – 1.22.521;
Abril/08 – Slicks – 19.424;
Caiu 3.1s.

Perdi o tempo do Massa com a Ferrari no ano passado, mas a queda foi de quase 4s.

Da mesma forma que não forçaram neste treino com os slicks, não forçaram com os sulcados também, o que pode gerar quedas até maiores…

Velocidade é a base deste esporte! Agora, sem cobertor, é risco maior!

euclydes barbosa
euclydes barbosa
16 anos atrás

eu achava os carros antigos mais bonitos. tem tantos dutos de ar e passagens pela carenagem que fica difícil atualmente saber onde termina e onde começa o carro… essa ferrari era muito bonita, mas eu curtia mesmo era as primeiras mclarens que foram pintadas de preto e prata, como montoya e o hakkinen.

Não tinha uma época que as zebras de interlagos eram uma seqüência de “calombos”? chamava-se “lavadeira”, eu acho. Era pior que isso aí…

Eric
Eric
16 anos atrás

Graaaaande Regi!!!!!
Falou tudo….

Tiago Viegas
Tiago Viegas
16 anos atrás

É lindo ver isso de novo!

Agora só falta dar uma limpada na silhueta dos carros.

Esse monte de apêndices são um péssimo vício!

Prefiro eficiência mecânica e habilidade dos pilotos.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

É engraçado ver essa foto do Schumi. O capacete dele, pra mim, virou se incorporou à Ferrari, virou referência. Vejo o do Kimi, do Massa, não é a mesma coisa!

Quinguy
Quinguy
16 anos atrás

Há continuar modificações que pretendam desaguar no objetivo de melhor disputa em ultrapassagens, é melhor colocar de volta às pistas os velhos charutinhos com pneus finos/sulcados e altos, como também a enorme alavanca de cambio manuseada (ou peseada) em sincronia com o pedal da embreagem. Ou… Enfim… Arre…!!
Vou fumar um Captain e ponto final.

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Tantos esforços para redução de velocidade tais como motores e cambio para mais de uma corrida, pneus sulcados, retirada de controle de tração,restrições aerodinâmicas e numa tacada só jogam tudo pra cima…..para descontar os 2,3 segundos no tempo que baixarão só se fizerem os carros de F1 andarem com a frente de um Fiat 147 conhecida como “frente muro”…

Apesar de achar que pneu de corrida tem mesmo que ser slick, introduzi-los desta forma sem antes limitar outras coisas será um tiro no pé…

luciano Martinelli
luciano Martinelli
16 anos atrás

Carro de corrida onde o piloto só acelera, freia e vira para esquerda/direita, fica “fácil” dirigir. Tem que tirar todos esses peduricalhos aerodinâmicos, controles eletrônicos, deixar o carro mais arisco, botar pneu slick e ver a moçada que tem braço prá tocar um F1, e ficar na pista , é claro.

Thiago Dias
Thiago Dias
16 anos atrás

legal essa duas fotos, da pra ver bem a diferenças entre os carros, principalmente no aerofolho dianteiro.
Os pneus dianteiros estao c uma largura mais proxima dos penus traseiros.

Marcelo Teles
Marcelo Teles
16 anos atrás

É isso aí, proibir-se os penduricalhos, obrigar-se o uso de um assoalho totalmente plano sem venturis e não sei mais o que, limitar-se as asas à uma lâmina pequena na frente e outra pequena atrás e pronto, os pilotos que se virem afinal são (muito bem) pagos e devem começar a trabalhar um pouquinho, como faziam aqueles do início dos anos 90 para trás.

Reginaldo nat rock
Reginaldo nat rock
16 anos atrás

pneus menores na frente, fazem uma diferença danada. O peão tem que ser bom pra controlar a barata. Daqui a pouco, vão de tratorzão…
Cobertor foi uma sacada do Piquezão. E todos imitaram pq foi bom. Ridícula e irresponsável a proibição.
Tirem os penduricalhos que a farra volta.
Esse jogo de nintendo, play station já encheu .
Acompanhar os meninos escorregando nas quatro sob total controle é coisa para quem SABE.

Allan
Allan
16 anos atrás

Realmente, o carro de hoje é… Menos feio, pq beleza de F1 acabou em 93.

Sobre os pneus, reparem como os dianteiros estão bem largos.

Que tal diminuir em 1/4 sua largura? Quero ver os caras tirarem tempo com pneus dianteios mais finos… E, por consequencia, será bem mais fácil ver derrapagens controladas, pois não existirá mais apoio na dianteira.

Victor
Victor
16 anos atrás

O carro de hoje é mais bonito. Já o slick…

luis
luis
16 anos atrás

esses pneus sao medonhos

sao tao grandes que uma familia de topeiras viveria la!

Guilherme Sell
Guilherme Sell
16 anos atrás

Parece que essa zebra, de zebra mesmo, não tem nada. A impressão que fica é que só pintaram a calçada e parte da pista. Mônaco é uma loucura mesmo, apesar disso, acho o GP muito bacana! Um abraço!

Glauber Baldi
Glauber Baldi
16 anos atrás

Com os pneus slicks e grandes da forma como estão hoje não vai ter mais desculpa de pressão aerodinâ mica nas curvas de alta. Aí chega 2009 e os engenheiros acham que nenhum piloto vai errar com um pneu desses e bota o bico igual ao de 97 lisinho pra andar na reta e ficar com o mesmo problema nas curvas.

Dino
Dino
16 anos atrás

Da gosto assistir uma corrida de moto gp principalmente pelas ultrapassagen que se ve a toda hóra. Sera que é pelo enorme espaço de frenagem em relação aos carros?? Enquanto isto a F1 com estes pneus vai diminuir ainda mais este espaço.

cassiano
cassiano
16 anos atrás

A única forma de diminuir a velocidade é diminuindo drasticamente o tamanho das asas dianteiras e traseiras e proibir todo tipo de apêndice aerodinâmico.

agart
agart
16 anos atrás

Max Mosley poderia dizer assim: O CULPADO É O MORDOMO….seria uma saída a inglesa.

hendrix
hendrix
16 anos atrás

fico bolado de como o carro é + estreito
de uma olhada de roda a roda com a suspensão
levo sempre 1 susto quando a comparação é com os carros no final dos anos 80

Victor Serrão
Victor Serrão
16 anos atrás

Sem as ranhuras esses pneus parecem grandes demais, especialmente o dianteiro. Eles deviam voltar a ter o tamanho que tinham em 1997.

antonio
antonio
16 anos atrás

isto não é uma zebra , é um meio fio .
Afiado , ao que parece …

Marcao Fioretti
Marcao Fioretti
16 anos atrás

meu unico comentario é: “o cara” subiu na guia para fazer a curva!!! mas que zebra mais esquisita…. olha o vinco no pneu….

Douglas
Douglas
16 anos atrás

A FIA tem que limitar o downforce para 10% do que é hoje. Então pode até aumentar a largura do pneu e colocar uma super borracha. Assim não vai ter mais desculpa de que não tem ultrapassagem por causa da perda de pressão aerodinâmica!

Dú
16 anos atrás

Agora, proibirem o aquecedor de pneus é complicado. Segurança!