finalmente, slicks!
SÃO PAULO (mais do que na hora) – Não é novidade para ninguém que a F-1 está testando os slicks de 2009, mas nunca é tarde para celebrar. Carros de corrida ficam muito mais bonitos com borracha lisa.
Detalhe: será preciso mexer muito no regulamento para restringir a aerodinâmica no ano que vem, porque esses pneus deixam os carros de 2 a 3 segundos mais rápidos por volta. Max Mosley estava à frente dessa cruzada. Claro que as comissões técnicas formadas por engenheiros de todas as equipes continuam trabalhando, mas com o velho Max dedicado, agora, a livrar a pele, quem vai liderar essas mudanças todas?
Enquanto você pensa numa resposta para pergunta tão intrigante, bata o olho em dois momentos de Schumacher de slicks: em 1997 e hoje.
Podem me crucificar, mas os apêndices foram “descobertos” mesmo após as inúmeras mudanças na largura dos carros e do tamanho dos aerofólios (tanto dianteiro como traseiro).
Agora que a desgraça já tá feita, por que não se pensar em aumentar o downforce nas asas? O principal seria ali e os apêndices seriam somente um detalhe a mais, já que quanto menos downforce nas asas, mais apêndices vão surgindo. Não é o natural?
Afinal, os bilhões de dólares são investidos em uma equipe (independente da categoria) para quê? Para deixá-los mais lentos? Não tem jeito: pra quem acha que o desenvolvimento dos carros vai “estancar” num patamar e tudo se ajeitará como mágica, podem acordar do sonho.
Essa história de usar pneus finos é um perigo… andou matando uns cabocos por aí em 1994… Com relação as duas fotos, dá pra reparar o quanto aumentou de tamanho o pneu da frente, isso sim gera muito mais aderência.
Olha, vendo esses dois carros aí eu acho o novo mais bonito, mesmo com os tais apendices aerodinamicos.
E que o Slick dá outra cara, isso não há dúvidas!!
Pessoal, não creio que deva mexer na aerodinamica nem em outro ponto qualquer do carro…
Pois em primeiro plano o que um carro de corrida tem de ser? A resposta é Rápido…
Agora imaginem só a Cena de SLIK com o carro atual:
Massa em interlagos se prepara, na reta para ultrapassar Hamiltom, na subida da reta ele já coloca o carro ao lado do maclarem, e faz toda a curva ao lado, ferrari dividindo a reta com a maclarem lado a lado, quando eles chegam a menos de 100 metros do S do Senna, Maclarem por dentro e ferrari por fora, e os dois deixampra decidir a ultrapassagem na freada para o S do Senna, da i para frente depende da imaginação de cada um, só pesso que esqueçam, naquele ponto o X do Barrichelo, levou 5 vezes consecutivas do Shumy em uma mesma corrida, com o uso do SLik isto seria possível…
Torçam poara que voltem…
Esqueci de passar para vocês mas olhem ai a F1 nos testes de abril que estão acontecendo em barcelona com os pneus sliks e tirem suas prorpias conclusões, tem até o shumi andando… link:
http://br.youtube.com/watch?v=GkOjDvH4T4c
acho que junto com os pneus slick,deveria voltarmos aos discos de freio de aço para limitar o ganho de velocidade absurdos.
Gomes… 2 a 3s? Acho que cai mais ainda…
Se compararmos os tempos do Barrichello com a Honda, apenas para ilustrar:
Abril/07 – sulcado – 1.22.655;
Abril/08 – slicks – 1.18.928;
Caiu 3.7s.
E do Sutil com a Force India:
Fevereiro/08 – sulcados – 1.22.521;
Abril/08 – Slicks – 19.424;
Caiu 3.1s.
Perdi o tempo do Massa com a Ferrari no ano passado, mas a queda foi de quase 4s.
Da mesma forma que não forçaram neste treino com os slicks, não forçaram com os sulcados também, o que pode gerar quedas até maiores…
Velocidade é a base deste esporte! Agora, sem cobertor, é risco maior!
eu achava os carros antigos mais bonitos. tem tantos dutos de ar e passagens pela carenagem que fica difícil atualmente saber onde termina e onde começa o carro… essa ferrari era muito bonita, mas eu curtia mesmo era as primeiras mclarens que foram pintadas de preto e prata, como montoya e o hakkinen.
Não tinha uma época que as zebras de interlagos eram uma seqüência de “calombos”? chamava-se “lavadeira”, eu acho. Era pior que isso aí…
Graaaaande Regi!!!!!
Falou tudo….
É lindo ver isso de novo!
Agora só falta dar uma limpada na silhueta dos carros.
Esse monte de apêndices são um péssimo vício!
Prefiro eficiência mecânica e habilidade dos pilotos.
É engraçado ver essa foto do Schumi. O capacete dele, pra mim, virou se incorporou à Ferrari, virou referência. Vejo o do Kimi, do Massa, não é a mesma coisa!
Há continuar modificações que pretendam desaguar no objetivo de melhor disputa em ultrapassagens, é melhor colocar de volta às pistas os velhos charutinhos com pneus finos/sulcados e altos, como também a enorme alavanca de cambio manuseada (ou peseada) em sincronia com o pedal da embreagem. Ou… Enfim… Arre…!!
Vou fumar um Captain e ponto final.
Tantos esforços para redução de velocidade tais como motores e cambio para mais de uma corrida, pneus sulcados, retirada de controle de tração,restrições aerodinâmicas e numa tacada só jogam tudo pra cima…..para descontar os 2,3 segundos no tempo que baixarão só se fizerem os carros de F1 andarem com a frente de um Fiat 147 conhecida como “frente muro”…
Apesar de achar que pneu de corrida tem mesmo que ser slick, introduzi-los desta forma sem antes limitar outras coisas será um tiro no pé…
Carro de corrida onde o piloto só acelera, freia e vira para esquerda/direita, fica “fácil” dirigir. Tem que tirar todos esses peduricalhos aerodinâmicos, controles eletrônicos, deixar o carro mais arisco, botar pneu slick e ver a moçada que tem braço prá tocar um F1, e ficar na pista , é claro.
legal essa duas fotos, da pra ver bem a diferenças entre os carros, principalmente no aerofolho dianteiro.
Os pneus dianteiros estao c uma largura mais proxima dos penus traseiros.
É isso aí, proibir-se os penduricalhos, obrigar-se o uso de um assoalho totalmente plano sem venturis e não sei mais o que, limitar-se as asas à uma lâmina pequena na frente e outra pequena atrás e pronto, os pilotos que se virem afinal são (muito bem) pagos e devem começar a trabalhar um pouquinho, como faziam aqueles do início dos anos 90 para trás.
pneus menores na frente, fazem uma diferença danada. O peão tem que ser bom pra controlar a barata. Daqui a pouco, vão de tratorzão…
Cobertor foi uma sacada do Piquezão. E todos imitaram pq foi bom. Ridícula e irresponsável a proibição.
Tirem os penduricalhos que a farra volta.
Esse jogo de nintendo, play station já encheu .
Acompanhar os meninos escorregando nas quatro sob total controle é coisa para quem SABE.
Realmente, o carro de hoje é… Menos feio, pq beleza de F1 acabou em 93.
Sobre os pneus, reparem como os dianteiros estão bem largos.
Que tal diminuir em 1/4 sua largura? Quero ver os caras tirarem tempo com pneus dianteios mais finos… E, por consequencia, será bem mais fácil ver derrapagens controladas, pois não existirá mais apoio na dianteira.
O carro de hoje é mais bonito. Já o slick…
esses pneus sao medonhos
sao tao grandes que uma familia de topeiras viveria la!
Parece que essa zebra, de zebra mesmo, não tem nada. A impressão que fica é que só pintaram a calçada e parte da pista. Mônaco é uma loucura mesmo, apesar disso, acho o GP muito bacana! Um abraço!
Com os pneus slicks e grandes da forma como estão hoje não vai ter mais desculpa de pressão aerodinâ mica nas curvas de alta. Aí chega 2009 e os engenheiros acham que nenhum piloto vai errar com um pneu desses e bota o bico igual ao de 97 lisinho pra andar na reta e ficar com o mesmo problema nas curvas.
Da gosto assistir uma corrida de moto gp principalmente pelas ultrapassagen que se ve a toda hóra. Sera que é pelo enorme espaço de frenagem em relação aos carros?? Enquanto isto a F1 com estes pneus vai diminuir ainda mais este espaço.
A única forma de diminuir a velocidade é diminuindo drasticamente o tamanho das asas dianteiras e traseiras e proibir todo tipo de apêndice aerodinâmico.
Max Mosley poderia dizer assim: O CULPADO É O MORDOMO….seria uma saída a inglesa.
fico bolado de como o carro é + estreito
de uma olhada de roda a roda com a suspensão
levo sempre 1 susto quando a comparação é com os carros no final dos anos 80
Sem as ranhuras esses pneus parecem grandes demais, especialmente o dianteiro. Eles deviam voltar a ter o tamanho que tinham em 1997.
isto não é uma zebra , é um meio fio .
Afiado , ao que parece …
meu unico comentario é: “o cara” subiu na guia para fazer a curva!!! mas que zebra mais esquisita…. olha o vinco no pneu….
A FIA tem que limitar o downforce para 10% do que é hoje. Então pode até aumentar a largura do pneu e colocar uma super borracha. Assim não vai ter mais desculpa de que não tem ultrapassagem por causa da perda de pressão aerodinâmica!
Agora, proibirem o aquecedor de pneus é complicado. Segurança!