LEGIÃO URBANA (quinta)
SÃO PAULO (que porte…) – Descontando a lampadinha de freio queimada, no mais é absolutamente impecável. Coisa mais linda, essa TI4.
SÃO PAULO (que porte…) – Descontando a lampadinha de freio queimada, no mais é absolutamente impecável. Coisa mais linda, essa TI4.
linda. sabor de infância, embora eu tivesse 2 anos de idade qdo deixou de ser fabricado…
É isso aí Sylvia, só sabem o que é uma Alfa quem as dirige(e tiver discernimento)…ergonomia, prazer aos ouvidos e prazer na condução.
Das brazucas, os Jk´s são os melhores nacionais da época(menos cultuadas do que deveriam) e precurssoras em tecnologia muito antes da Fiat assim fazê-lo, e pessoalmente prefiro as 2300B…e melhor ainda se tivessem feito a Alfetta Sedan por aqui, carro que inspirou a 2300, ela tinha todas as qualidades da brasileira aliadas a melhor proporção do design e menor peso.
abraços
Continua a ser um carro fabuloso, com dezenas de fãs, como poderão ver no http://www.alfaromeobr.com.br.
O primeiro carro 5 marchas, montado no Brasil, foi o JK – Alfa Romeo 2000, em 60/61.
Aconselho vivamente, a quem tiver oportunidade, a conduzir um Alfa Romeo 2300 ti4.
Pesada para o motor, mas embalava legal. Tive duas, uma 2300B com um carburador e um ar condicionado meio adaptado na fábrica mesmo e uma TI4 com dois carburadores e interior mais elaborado.
A 2300B era bem melhor, mais econômica. A TI4 quebrava a junta de borracha dos carburadores. De resto, era um carro forte, mas muito longe de ser um esportivo. Não deixou saudades, era mais um aero willys que alfa.
Esse clássico era da época que eu nem tinha idéia de como a Alfa Romeo era importante, mas mesmo assim ficava impressionado com a beleza do modelo. Andaria num desses hoje em dia sem problemas.
Linda!! Igual a minha…. Deu saudades, no final de semana vou andar com ela.
Abraços,
Marcelo
made in betim,acabamento primoroso,comprei uma batida e estou transferindo pra uma 2150 que estou arrumando
Tem neguinho inventando por aih. Carburador quadrijet em Alfa Romeo? Que maluquice. Serah que o Alfa da cabeca dele tinha motor do Maverick V-8 (este sim c/carburador Quadrijet). Outra coisa alguem falou ironicamente que nem parece que foi a Fiat que produziu. Vamos inverter, foi a Fiat que o destruiu. Um belo carro que a propria fabrica fez questao de acabar. Juntamente com o Karmann Ghia TC eram os reis da ferrugem. Quando os Alfas eram aqui montados pela Fabrica Nacional de Motores em Xerem/Duque de Caxias/RJ, sob licenca da propria Alfa italiana – ela ainda nao tinha sido “privatizada” -,
a minha preferencia era o Alfa Romeo TIMB uma serie limitada anterior ao Ti4/2.300. Eram belos carros. O que os matou foi o preco alto para os padroes da concorrencia e o baixo controle de qualidade.
Garoto ainda, Fui de carona do Rio até Angra em uma versão mais antiga, branco com bancos de couro marrom e volante de madeira, lanternas traseiras pequenas, o piloto foi com o pé cravado, parecia ser um carro muito bom.
Lindo maravilhos. Bloco do motor lindissimo.. mas…. apodrecia só de pensar, a ferrugem aparecia e não tinha nem dó ou piedade começava pelas portas, tomava o porta-malas e o bicho ia embora rapidinho.
2300 foi lançado em dezembro de´73.Só não tinha direção hidráulica.Ou contratava motorista ou fazia halterofilismo.Alcançava 160 kmh,naDutra,com relativa facilidade.A carroceria não sobreviveu
à mecânica:biodegradou-se.
Guilherme,não era carburador quadrijet e sim 2 carburas Solex 40.
O quadrijet é um só carbura com 4 bocas,usados nos V8.
Esse carro tinha alguns defeitos mas até a chegada do Omega com motor Opel nenhum outro carro se comparava em equipamentos e sofisticação esportiva aqui no Brasil.
Duplo comando,cinco marchas,pedais estilo competição,ar condicionado individual,painel completo,freios a disco nas quatro rodas,bancos espetaculares,cortina de sol no banco trazeiro e muitas coisas que só se via em alguns importados.Um belo carro.
Andei de passageiro numa dessa okm em 85 ou 86 acho.
Era do dono da Fiat lá de Amparo.Show de caranga….
Depois em 1991 ele comprou uma 164 okm por U$$ 100.000,00 na época e vendeu depois de uns 10 anos por R$ 20.000,00….ui…..
Com certeza se ficasse com a TI4 valeria mais hoje…
Nem parece que foi a fiat que fez
Inteiraça! show.
Imagina um motor de Marea preparado, 2.400 cc 20 v turbo nele….
Ano: 1986
Eu e meu primo ganhávamos uns trocados nas tardes das sextas lavando carros no estacionamento de uma grande empresa em Esteio, RS.
Nossa disputa: quem iria lavar o Alfa do diretor!!! Haviam 5 carros “preferenciais” (Diplomata, Santana CD, Del Rey Ghia e Monza, além da Alfa), mas o preferido mesmo era a Alfa Romeo. O interior espaçoso, o painel super completo, o porte do carro e também… a gorjeta melhor!!!!
Fazíamos no par ou ímpar, e sempre o mesmo ritual: antes de lavar o carro, sentar ao “posto de guida” e sentir-se dirigindo aquele carro.
Será que existe hoje, no mercado nacional, algum carro com o apelo da Alfa 2300 Ti? ou será apenas minha paixão pelos carros antigos que me traz esta sensação??
O meu pai teve um, a lataria era um horror, apodrecia fácil, por isso achar um em bom estado é muito difícil. Foi o primeiro carro com 5 marchas no Brasil.
Quem é apixonado por carros antigos vai lembrar desse nome :Eljo Aragão.Conheci o Eljo comercialmente e ficamos amigos,numa ida a SP ele mostrou-me sua coleção de carros antigos(45)e me fez um pedido:………lá na tua cidade tem uma Alfa ti4 preta que pertence ao fulano que por sinal era meu conhecido,quero dar para a minha mulher esse carro que ela adora disse ele.
Falei com essa pessoa acertamos o preço e eu levei o carro até Mafra conforme combinado com o Eljo,entreguei o carro para o responsável e ele me disse:espera um pouco que o Aragão pediu para te dar um presente.O presente era um Morris Oxford 1952 inteiro tão inteiro que voltei para minha cidade com ele.
Essa Alfa que o FG colocou no blog me fez lembra do Aragão,um senhor de idade avançada e mentalidade jovem ,um abração Aragão esteja aonde estiver.
Aprendi a dirigir em um igual a esse em Araraquara (eu tinha 16 anos em 85). Lançado em 78. Evolução do Alfa 2300 com direção de madeira (lindo). Versões 2300 B e Ti inicialmente, 5 marchar e disco nas 4 rodas (pioneiro mesmo). Esta versão TI4 veio como evolução desses 2 modelos. Se não me engano lançado em 83 ou 84.
O 4 neste modelo se referia ao carburador quadrijet….
Andava bem..mas a relação de marchas, principalmente 1a. e 2a. era muito curta. Saia-se em 2a. como se fosse primeira.
O do meu pai parou comigo em um poste em 88. Já não era fabricado e não valia a pena ter seguro….foi-se
abç
Guilherme Corrêa
Que saudades!!!
Tive um igual a esse há mais de 15 anos. Até a cor era a mesma. O meu era 1985.
Carro delicioso para dirigir, se não me engano foi o primeiro montado no Brasil com 5 marchas.
Uma verdadeira maravilha na época de seu lançamento, com inovações inéditas no mercado nacional, como freio a disco nas 4 rodas e ar condicionado individualizado para bancos traseiros e dianteiros. Hoje em dia, são raríssimos. Parece que a lataria era biodegradável.
Inteirassa!!!!
Belíssima máquina.