moreno na despedida
SÃO PAULO (merece registro) – Quase passou batido. Serão cinco os brasileiros na despedida da CART/ChampCar em Long Beach: Bruno Junqueira, Enrique Bernoldi, Antonio Pizzonia, Mário Moraes e… o interminável Roberto Moreno!
Na Minardi. Equipe que defendeu na F-1 no GP da Austrália de 1991.
Bom dia Flávio Gomes. Não concordo com algumas citações de alguns colegas afirmando que o Moreno é um piloto medidano. O Moreno foi um piloto de ótimo talento, garra e perseverança, mas correu num época que era impossível para ele guiar carros de ponta, pois eram ocupados por uma grande geração de pilotos, como Senna, Prost, Mansell, Piquet, Berger, Patrese e Alesi. Analisem as performaces do Piquet quando em 13 GPs pela Bennetton (4º Equipe da Categoria e só os 6 primeiros marcavam pontos) ao lado do Nelsãoooo: 2º Lugar em Suzuka/90, 4º lugar em Mônaco/91, 5º no México, 4º Lugar em Spa/91 e volta mais rápida em Spa/91. Além de 6º Lugar em Adelaide/87 com AGS, 7º Adelaide/90, 7º em Interlagos/91, 8º Hockeinhain/91 e Hungaroring/91 com Bennetton e 10º Estoril com Jordan. Chegou a andar por 1 volta em 3º Lugar em Silverstone/91. Qualificou nos GPs de Phoenix e Imola/91 uma carroça chamada EuroBrun/Judd. Medíocre é o tal de Pizzonia que pegou aquele foguete da Williams-BMW/2004 em Hockeinhain, Spa e Monza e só conseguiu dois 7º Lugares. Coloca o Moreno neste torpedo no lugar do Pizzonia se ele não consegue chegar pelo menos em 2º Lugar. Neste ano o motor BMW era superior ao motor do alemão. Flw Flávio Gomes.
FG,
Vc esta mais do que certo….misturei um monte de informação …. PESQUISEI…..
forte abç
Guilherme Corrêa
Excelente.. porém não esquecer que quando ficou em segundo no Japão, conforme o Piquet e divulgado pela mídia na época, começou a dizer besteiras, chegando a encarar o Nelsinho que liberou a Benetton para dispensá-lo.
O Edgar de Mello Filho entrevistou-o para a rádio Bandeirante e precisou editar a entrevista que teve seu tempo diminuído em 2/3, de tantos palavrões que o “baixo” emendou.
Vida Longa e Próspera.
se não me engano perdeu a vaga na benetton para o schumacher.
Moreno foi um piloto mediano e ainda é. não conseguiu nada nem na f1 e nem na Indy.
Pesquise, my friend.
Flavinho…vc está ficando biruta?…o Pupo correu na Benetton em 91…aiai
abç
Guilherme Corrêa
Só uma pergunta: e se ele não tivesse sido chutado da Benetton pra dar o lugar a um certo alemão queixudo, onde o Baixo ia parar?
Moreno: o cara certo no lugar errado. Sempre.
O 2º M do meu nome é Moreno, portanto devo ser parente dele. Mas lembrando da passagem dele na Benetton junto com o Piquet, quando ele fez dobradinha no pódio, foi um dos momentos mais legais que eu vi desde quando comecei a assistir a F1 em 1983, pena que ele foi injustiçado depois. E será outra satisfação, vê-lo correr na GT3 com uma Ferrari 430.
Sou fã do Moreno, como sou fã do Highlander, o guerreiro imortal, do clã McLoud. O cara é velho pacas mas ainda consegue soltar a embreagem e virar o volante!!! Impressionante!! Quando começar a tremedeira por causa do alzheimer pode passar para a arrancada (ou dragster, como chama mesmo?). Não vai perder uma “corrida” para estes “pilotos” mentecaptos de linha reta que andam com golzinho e kadett com 9 milhões de cavalos em cada roda…
a façanha do moreno foi ganhar a f3000 em 1988 com um reynard sem patrocínio…tomara q participe da GT3 este ano de novo
Que Romário, que Ronaldos…
O Cara é esse aí!
Grande piloto o Moreno,cujo único defeito,é a modéstia , que por isso mesmo merece todo o respeito de quem gosta de um piloto , que sempre correu de de uma maneira muito limpa,
Meus parabéns ao grande Roberto ” PUPO ” Moreno.
Bem lembrado, Flavio.
Falei com o Moreno algumas vezes (mais em aeroportos); um cara bem legal, amigo do Piquet e piloto de primeira linha.
Um autêntico Piloto brasileiro.
Hoje, por telefone, conversei com meu amigo Moreno, ele disse que vai andar na gt3, mas, correr de fórmula, neste ano, já era.
Gomes, qual o horário da corrida em Montegi ? A Band vai transmitir ?
Inegável que ele é um dos grandes nomes da história do automobilismo brasileiro. Se não colecionou títulos, esbanjou perseverança e por isso merece nossa admiração. Flávio, que tal uma “Grande Entrevista” com o cara?
Na minha opiniao,Moreno foi o melhor piloto brasileiro sem vitoria na f1 moderna.O cara conseguiu classificar um Andrea Moda-Judd em Monaco 92 com o cambio vazando oleo.
Vale lembrar que quem desenvolveu o chassi Panoz da Champcar foi ele mesmo, o “Supersub” como esra chamado na antiga Cart.
OBS: o “Sub” queria dizer substituto. Houve uma época em que o Moreno não tinha equipe fixa na Cart, mas corria quando uma vaga estava disponível, chegando a correr na até na Newman-Haas.
O cara mal sentou no carro e ja marcou o 11° tempo.
Se alguém souber de algum endereço na web onde a gente possa assistir a esta corrida histórica (sim, histórica mesmo), favor postar!
Interminável . E na minha modesta opinião, tambem eternamente SUBestimado.