naqueles tempos…

SÃO PAULO (e que tempos…) – …a Vemag mandava imprimir o mapa do circuito e distribuía a funcionários e convidados que iam a Interlagos assistir às Mil Milhas. Estamos falando de um período entre 1960 e 1965, quando a fábrica tinha seu Departamento de Competições.

Quem me mandou foi o Milton Arruda Neto, que tem esse aí da foto na parede do quarto de seu filhote. Sensacional. A pista, o desenho, a década de 60.

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Eu tinha ouvido que os boxes antigos eram acanhados, mas não tinha idéia do quanto… ao ver a localização deles, entendí!!!!

Butt Head
Butt Head
16 anos atrás

Pro MSM, olha meu irmão sem querer pagar de professor, os F1 faziam em 2’30” mais ou menos. Por acaso eu tenho uma fita cassete TDK, pros mais intimos…kkkk, aonde em 1972 no primeiro GP do Brasil eu gravei os treinos….é isso mesmo levei um gravadorzinho k7 e gravei o som dos carros!!!!kkkkk e no final tem a voz dum tal de Wilson Fittipaldi direto da rádio Jovem Pan dando o grid. Desta vez o Peterson cravou 2’35” com o melhor tempo. De lambuja tem tbm o som d um March subindo o giro e largando para estabelecer o recorde do anel externo que ficou em seu poder para sempre. O piloto foi um tal de Luiz Pereira Bueno….. kkkk….monstro!!!!
eu tinha uns 11 anos e de vez em quando ouço a fita….é mais ou menos como uma trip……sweet trip.

MSM
MSM
16 anos atrás

Quanto tempo demorava uma volta nesta pista?

Luiz Fernando
Luiz Fernando
16 anos atrás

Isto sim era uma pista de corrida de automóvel.Que maravilha os caras fazendo a curva 1 pé embaixo( alguns) o Peterson no laranja com o Tyrrell de seis rodas foi a coisa mais linda que ví na F-1.A pista de hoje não é nada perto dessa.

Butt Head
Butt Head
16 anos atrás

Isto é Interlagos!! Ou melhor, era…..
Ao Deodato, o boxes eram aí antes da primeira reforma em 68/69, e era demais ficar na arquibancada em frente esperando pra ver qual carro surgiria na dianteira……e ainda tinha o pontilhão de madeira que se usava para atravessar a pista, que pode ser visto nesta planta á direita das arquibancada. Mas já era, cadeia pros assassinos!!!!

Deodato Filho
Deodato Filho
16 anos atrás

Algum dia a posição do box esteve no local indicado no mapa?

Victor
Victor
16 anos atrás

Se existisse organização do automobilismo, seria fácil usar pelo menos o oval, o anel externo ainda está lá.
Seria interessante fazer umas provas de antigos V8 como fizeram no passado.
O retão foi usado para testes do fura-fila. É só recapear e fazer uns murinhos artilheiros. O problema é que a F1 não deixaria que se organizasse uma prova tipo indy em Interlagos.
O mapa em questão é esquemático apenas, a ferradura não era assim e a 1 e 2 também não. Importante também é que o atrativo de interlagos não se resume apenas no desenho da pista, mas também na sua topografia. Subidas, descidas quase sempre em curvas aumentam a dificuldade.

DONIZETE
DONIZETE
16 anos atrás

felicidade era ver e ouvir o pessoal , vindo de pé na tabua ,na reta de chegada e fazer a 1 e 2 do mesmo jeito coisa para poucoas,
quanto aos palpites do Senna poderia ter ficado calado ja que nunca tinha corrido em interlagos com carro nenhum

João de Abreu Lima F
João de Abreu Lima F
16 anos atrás

Gente, abraços. Se foi o Senna se foi a Fia, Foca não é importante para a gente, os donos do autódromo (PREFEITURA), deveria ter mantido o traçado original também, então teriamos 3 pistas ou 2,5 para quem achar melhor, oval, pista completa e F1 um, quer mais ou assim tá bom, mas infelismente o Brasil tem dessas coisas, fazemos o que os gringos mandam e pronto. Lembram quando Interlagos recebeu o nome de José Carlos Pace que titio Bernie não deixou fazer a inauguração-homenagem porque naqueles dias de F1 o autodromo era da FIA, se não me engano, mas o Gomes sabe disso.

zeca
zeca
16 anos atrás

Bem que o Piquet falou que, depois da reforma, qualquer João pilota em Interlagos

Luiz Mazzoni
Luiz Mazzoni
16 anos atrás

Realmente nostalgico ver Interlagos como era e como deveria ter sido preservado.Me trouxe uma memoria de quando ia assistir as provas de carreteiras sentado la na curva do Pinheirinho, faziamos churrasco, tudo sem esta paranoia de seguranca que existe nos dias atuais….pecado o que fizeram com o circuito….

leoengelmann
leoengelmann
16 anos atrás

Olha o oval de Interlagos…

Mozart
Mozart
16 anos atrás

Na verdade a diminuição do traçado, de 7960 metros para 5 mil e alguma coisa, foi uma imposição da FIA e da FOCA.
Ou se encurtava a pista, ou não tinha mais corrida de F-1.
Não foi o Senna que mudou o circuito, ele apenas deu alguns palpites.

Fernando Honda
Fernando Honda
16 anos atrás

Isso sim é circuito!!!

Gargalhada
Gargalhada
16 anos atrás

o que me pergunto todo dia que acordo é que o tempo (e o templo) foram bons demais para terem sido verdade, e por um argumento cada vez mais sem fundamento, foi destruido. E aí entrou a Rede Bobo, com seus espetáculos a beira do ridículo. Merecemos?

Ombudsman(azedo)
Ombudsman(azedo)
16 anos atrás

Pois é, fica pro debate off post.
Mas distribuir ingressos entre funcionários e convidados não é a cara da istoque tão malhada pelo nosso valoroso escriba?
putz!

Rodrigo Wagner de So
Rodrigo Wagner de So
16 anos atrás

Fernando: Vi essa imagem e me deu uma enorme nostalgia. Ao mesmo tempo, pensei nos alemães que assistiam as principais provas em Nürburing.
Esses tipos que foram mudando tudo são, realmente, umas bestas que nada entendem de automobilismo.

Luca Bastos
Luca Bastos
16 anos atrás
lupahp
lupahp
16 anos atrás

se fizer um poster bacana, aposto que um tanto de gente vai querer. podia mexer com seus contyatos aí. abraço

Sidimar Bucchioni
Sidimar Bucchioni
16 anos atrás

Que Saudades, Flavinho se possivel envia esse dessnho da pista para o meu e-mail.
Abraços

walter
walter
16 anos atrás

Alô Condephaat: que tal tombar o autódromo?
Ainda dá tempo…

hendrix
hendrix
16 anos atrás

é ayrton senna e max mosley destruiram interlagos, anos depois cesar maia destruiu jacarepaguá
+ com essa cba
tamus ferrados

João Carlos Bevi
João Carlos Bevi
16 anos atrás

Curvas de alta, média e baixa, prá baixo, pra cima, pra direita, pra esquerda.
Era divino correr lá. O piloto realmente fazia a diferença, vide Marinho, Luis Pereira, Moco, Wilsinho, Emerson, Camilo… quem foi o maluco que deixou o Bernie e o Sr. Senna cometerem este sacrilégio?

Marcos'
Marcos'
16 anos atrás

O traçado dessa pista é fantástico. Muito comparado ao de Spa Francorchamps. Quem quiser dar uma voltinha baixe na net o antigo (mas ótimo) jogo “Grand Prix 2”, de Fórmula 1 e procure a pista de interlagos na net antes da reforma. Dá um pouco de trabalho, mas guiar depois paga todo sacrifício!

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Não tenho, moçada.

FAB1000
FAB1000
16 anos atrás

Estou na fila também, por imagem em alta resolução. Pode ser?

Germano
Germano
16 anos atrás

Flávio, tem como arrumar essa imagem em tamanho maior?

Vinnicius Vieira
16 anos atrás

Tem como mandar em alta resolução p/ imprimirmos?

Rodrigo Zauli
Rodrigo Zauli
16 anos atrás

Tem desse no tamanho grande?

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
16 anos atrás

Dá saudades…era o melhor circuito e autódromo do mundo, bastava fazer algumas obras mas… escutaram os gringos e acabaram com o traçado em conluio com o Sr. Senna.

C. Landi
C. Landi
16 anos atrás

Vale salientar a localização dos boxes, que ficavam lgoa após a curva do café…

reginaldo natrock
reginaldo natrock
16 anos atrás

Observaram os nomes dos trechos? esplanada (um), reta externa, bacião, reta interna, sol, sargento, e por aí vai. ISSO era uma pista.
Era; lamentavelmente… :-(( O pior é saber que está tudo praticamente inteiro por lá. So precisa de boa vontade para recuperar.

LBM
LBM
16 anos atrás

Acho que o desenho não está correto: as curvas 1-2 eram mais contínuas, tal qual mostrado nas 3-4, que eram mais separadas (tinha uma retinha entre elas) .

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Cada vez que vejo algo da velha Interlagos, fico pensando: será que não dava mesmo para restaurar a parte antiga e manter o traçado original lá, pronto para ser usado em outras competições que não a F-1? Imagina a Superclassic podendo correr na Interlagos antiga…

No fim, viram apenas sonhos colados na parede do quarto, como este do post…

Max
Max
16 anos atrás

olhando outros “mapas” de interlagos, dá para ver algumas diferenças no traçado (por exemplo, a diferença entre a curva 3 e a junção, e o formato da curva do sol). Isso é um problema dessa ilustração aí ou o traçado da pista foi sendo sutilmente alterado ao longo dos anos?

Eric
Eric
16 anos atrás

Eu quero um desse!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quanto é?????

Nowhere Man
Nowhere Man
16 anos atrás

O mundo começou a ficar chato quando inventaram esse tal de ISO 9000 e não sei das quantas. Antigamente as pessoas e empresas faziam e aconteciam, independentemente dos recursos e programas de qualidade disponíveis.

– Vai dar certo? Não sei, vamos tentar.

Hoje qualquer empresa adquire qualidade ISO, mas seus escritórios continuam ninhos de ratos cheio de papel, mesmo com toda tecnologia embarcada dos últimos anos.

– Vamos fazer? Chiiii…. muito complicado, deixa quieto.

emerson
emerson
16 anos atrás

gente, é de chorar. tinhamos uma pista inteira ( duas, contando o oval) e agora só temos meia………