o nariz da ferrari
SÃO PAULO (feriado, relaxem) – Para quem não viu ainda, ou não entendeu direito como funciona o “bico vazado” da Ferrari, o Ricardo Divila manda esta breve e didática animação.
A idéia é tão simples que a gente se pergunta por que é que todo mundo não faz igual.
Deus, querem comparar a “F1-idade da pedra” com a “F1-montada na grana”.
Moçada, com todo o respeito, discordo dos que dizem ser parecido com o da Lotus 80.
Naquele caso, de fato havia uma asinha suplementar inserida no bico, como neste também.
Apenas que no caso da Ferrari o objetivo principal é o de tornar eficiente (evitando o stall – perda de efetividade) a parte central da asa dianteira, que fica coberta pelo bico e portanto tem prejudicada a fluidez aerodinamica ( estou num teclado sem acentuaçao, desculpem!!
Diego,
O sistema da F50 é para sair o ar quente das duas ventoinhas do radiador que está no bico do carro.
sera q nao vai alterar no desgaste dos pneus dianteiros??
Altera pra caramba a aerodinâmica.
A Ferrari F50 tem um esquema parecido na frente…
Falei, a coisa funciona, mas o RD, e muito mais que 350, nos deve uma breve do que vai ser Le Mans!
O maior problema é fazer que um bico assim passe pelo crash test.
Paulo falou tudo !
o Lotus 80 já tinha esse conceito do bico “furado” e tinha até as venezianas como no da Ferrari.
O Colin era encapetado mesmo para inventar coisas.
Se não houver uma dispositivo móvel que permita que o carro se mantenha grudado nas curvas dou a mão a palmatória.
Deve ter um mini speed brake la dentro que abre e fecha
tão simples que ateh o puma do Carloni e o do Malanga tem uma solução bem parecida.
Pra mim só, tem trambicagem dentro deste bico,
Por isso que sou favorável às limitações na F1. Vai exigir mais idéias como essa dos engenheiros.
A GP Week no. 7 traz uma matéria que diz que o “revolucionário” bico da Ferrari é conhecido há quase 30 anos. A Lotus 80 da temporada de 1979 usou essa tomada de ar no bico por algumas corridas. Ao ver uma foto do carro, não há dúvida de que o conceito é o mesmo. Mais uma na conta do gênio Collin Chapman.
Tão simples quanto genial.
Aumenta a pressão aerodinâmica ao mesmo tempo que diminui a turbulência sob o eixo dianteiro enquanto melhora o arrasto.
Resta saber se vai funcionar como planejado e se a FIA vai permitir….
Não se preocupe.
Logo mais, vão descobrir outras passagens para melhorar o fluxo.
Talvez, com isso, eliminem os penduricalhos.
Depois que alguém colocou o ovo em pé, todos acham fácil…