mórbida semelhança
MONTEVIDÉU (jantar é bom) – O post do Emme Lotus, surpreendentemente, foi um sucesso de público e crítica. E muita gente mencionou a semelhança entre ele e o Volvo S80. O Ricardo Squaringella não se fez de rogado e achou uma foto do sueco no mesmíssimo ângulo. Estão as duas aí embaixo para vocês comprararem.
Meus parcos conhecimentos de programas de manipulação de imagens não permitem que eu sobreponha um ao outro usando transparência, essas coisas. Se alguém o fizer, receio que a conclusão será: alguém copiou alguém. E, salvo engano deste que vos fala, o Emme é um projeto anterior, não é?
Grande mistério…
O projeto do Emme levou um pouco mais de dois anos para ficar pronto, o projetista “Guilherme alguma coisa” garantia que era um projeto seu….Os motores são realmente Lotus e não de segunda mão, como informado por alguem, e sim novos, zerados (via abrirem a caixa quando o primeiro chegou).
A ideia do carro era de um Italiano, dono de industrias no Brasil e Italia, que queria entra no mercado de carros de 1ª linha….alguma coisa saiu errada.
O Emme é um LANÇAMENTO anterior!Porém,foi lançado anos depois do então protótipo Volvo ser apresentado como FUTURO Volvo!Não há mistério.
Flávio
tudo que li e ouvi deste carro era que era muito, muito mal feito.
O grande apelo foi ter pego o nome Lotus, que na verdade eram motores rejeitados – adoro os Lotus, mas sempre achei que os motores deixavam a desejar, e mesmo os novos, a fama dos motores não é de duráveis, principalmente os últimos V 8 3.500 cc no final da produção do Espirit.
Mas, pensando racionalmente: por mais de 125 US$ para produzir 12 unidades – onde foi parar o dinheiro? Será que a intenção era produzir carro mesmo?
Sr. Marcello Baviera,
Assinadíssimo embaixo. Meu tio tem 2 Volvos dos anos 70 , que substituiram outros dois , um 59 e outro 63. E ele usa em fazenda, não em asfalto. Verdadeiros tanques….indestrutíveis.
Os últimos VOLVOS de verdade são a série 4,8 ou 9 como o meu,Um 940 94 2.3 turboAutomatico,não vale nada pra vender mas é um carrão super duravel e confortável.Duvido um carro que dure tanto quanto um VOLVO antigo!
Não é anterior não.
A Volvo já tinha apresentado o S80 como um conceito, bem no inicio dos anos 1990 (91 ou 92…).
Como esse conceito do S80 teve pouca divulgação, os designers do Emme aproveitaram para copiar suas linhas imaginando que não seriam descobertos.
Eles esqueceram que o número de pessoas que lêem e se informam, felizmente, é grande.
Mas a inversão de papéis, de que o Volvo teria copiado o Emme (…. rsrs), quase colou.
Fico imaginando os espiões suecos em Pindamonhangaba só para copiar os projetos do carro incrível que sairia de lá….
O VOLVO DA DE DEZ A ZERO.
Democrata, Emme e agora essa Óbvio. Todos parecem ter em comum uma história nebulosa… As duas últimas foram ressuscitar a Lotus pra ter alguma credibilidade. A Óbvio, pelo menos, fez uma bela página sobre automobilismo na década de 60, mas carro que é bom… Nada!
Tohme, não confundir Emmis(fabricante de bugres e do ART) com esta EMME.
PelamordeDeus!!! Não confundam Emme com Emis!!!! Emis era a fábrica carioca que fazia buggies e carros em fibra, nos anos 80. Não têm nada a ver com essa carroça. NADA!!!
Realmente a semelhança impressiona.. e as fotos… parecem que foram feitas para comparação. Fiz um gif com as 2..
http://www.velocidadeonline.com.br/
temp/emme.gif
Alguns detalhes da maravilha vermelha aí….
Espelhos de Gol Bolinha,conjunto pisca/milha do XR-3 2.0 93….
Diziam que para trocar a lanterna traseira seria necessário funilaria,pois a peça nova NUNCA encaixava,dos motores Turbo 2.2 com 264 cv,refugos dos Lotus Espirit que já usavam V8,foram trazidos 10 motores e que só aproveitaram 2…
Reiterando oque muitos já disseram esse Emme Lotus foi baseado no conceito da Volvo, o ECC enão o contrário, esse conceito foi um dos marcos na virada da Volvo, pois rompia totalmente com design “caixote”, que até então, era marca registrada dos suecos.
FG na verdade no Salão do Automóvel de 97 em que foi apresentado o EMME, foi o salão quie apresentou no Brasil o Volvo S80 tb, acho que goi cincidência mesmo.
E dai se um engenheirinho de mercadoria, copiou o outro? A industria automobilista, tá candango e andando pra gente mesmo.
A ordem é: “façam um carrinho, frágil, com acabamento tosco e qualidade idem. Mas, pelo amor de nosso bolso, a um precinho popular. Se precisar copiar, bem… problema de vocês…”
Fiz um Gif e te mandei por e-mail, Gomes.
Com ele acho que dá para ver a semelhança entre os dois.
Valmir
Marco: no Paraguai ñ tem fábrica de Lotus
Não fiz nenhum comentário no post anterior, mas agora é inevitável. Esse Lotus Emme é horroroso e compará-lo com o belo Volvo é um despeito.
É absurdo um golpe desses virar carro colecionável. Deviam queimar os modelos existentes, e não valorizá-los.
Em poucos dias leremos um post parecido com esse nesse blog: “Aos blogueiros que souberem de um Emme Lotus sendo vendido baratinho, que avisem esse escriba…” – Gomes.
Tá explicado porque a Emmis fehou…
Ela copiava na mão grande. E o que quis modificar (frente e traseira) acabou caggando.
Alguém já viu o sistema de som desses Volvos???
É de matar com audio Dolby Surround 5.1 inclusive….
Até hoje não conheço um carro de série com um som tão bom….
Essa empresa EMME parou nas páginas policiais por fraude.
O tal EMME 420T e o 422T são cópias muito mal feitas do conceito Volvo ECC. Pra piorar a carroceria é de plástico injetado. Se precisar de uma porta nova ou outra peça, nem adianta procurar um outro carro igual, pois não vai encaixar direito. Cada carro é diferente em mm, ou seja, mal feito.
E a tal “parceria” com a Lotus foi outra farsa. Compraram uma duzia de motores velhos Lotus e chamaram de parceria.
Tem a história completa no site Best Cars.
Como já comentou-se anteriormenta, O Emme Lotus é de 1997, o S80 de 1998, no entanto o conceito ECC de 1992
http://www.ultimatecarpage.com/car/1895/Volvo-ECC.html
Se esse Volvo foi inspirado no Emme, eu não sei, mas é ruim de não escolhe-lo para comprar, e ainda levaria o Mercedes junto.
O volvão é muito louco. Nem se compara ao Lotus paraguaio…
Na minha opiniao, o Volvo mais bonito até hoje produzido é o C70.
Esse Emme é mais feio que briga de foice na chuva. Até dói nos olhos.
O Volvo ECC foi apresentado como conceito em 92, o Emme Lotus é de 97, e o S80 foi lançado algum tempo depois. Resumo: a Emme copiou a Volvo…
Pelo menos o Emme tem uma vantagem, precisa só de uma ferramenta para concertar… um Machado e dos bem grandes!!!
A traseira é muito mais parecida….
Exato, Mas e a curiosidade: Se o “vremeio” tá vendendo por 100 mil… e o Sueco quanto vale hoje? 500 mil?
O Volvo saiu antes. Como carro conceito.
Um especialista en design com certeza vai afirmar que o carro vermelho foi feito depois. Repare na superficie dos farois, o do Volvo é algo mais refinado.
Sinais claros de Gambiarra existem no Emme. O carro de Poliuretano é um absurdo técnico. Serve para baixissimas séries. A bolha da antuiguíssima stock feita para descaracterizar os opalas tinha esse material no meio.
O Emme é cópia do Volvo ECC apresentado em 1992 num salão (não me lembro o país ou cidade) europeu. O volvo S80 é, também, uma versão do ECC.
O S80 foi apresentado em 1998.
Vale ressaltar que a Emme apresentou também uma cópia do Mini em 97, se não me engano o ano.
Eu ficaria com o Volvo heheheh…
Faltou um detalhe. Este emme é de 96.
É de assustar. Mas a realidade é que não sabemos mais quem cria, e quem copia, ou quem copiou, de quem criou! Software, cursos e faculdades de design, a inércia que a globalização impõe no mercado da criatividade, como exemplo qdo. vc. só consegue identificar um carro pelo logotipo traseiro, ou escolhe sua marca de bolacha no supermercado, olhando atentamente. É phoda FG, tem neguinho que se acha e nunca sujou a unha de graxa, tem neguinho que se acha, e nunca passou pedra pome para limpar os dedos de nanquim. Retrô em tecnologia? Que nada, quero mais é que a molecada coloque um DKW, TWO STROKE, para andar, que saibam dos princípios básicos, desde como funciona 2 tempos, até entederem como não se usa mais comando de válvulas usinados e testados, mas sim reprogramando uma pressão. Por isso, calhou, hj. com o Bruno no msn, se ele estaria em Interlagos amanhã. Faltou uma pergunta ao Wilsinho e ao Émerson. Se com olhos vendados, conseguem montar um motor boxer vw. Com o pentelho do Piquet perto! A GT3, simplesmente, É a categoria! Saudosista? Nada! Nós na Fita!
O brasileiro q foi copiado não foi o IBAP Democrata? Pelo menos tinha lido qualquer coisa (acho q no Best Cars mesmo) sobre isso..
O EMME é um plágio do Volvo ECC de 90 ou 91. Nao existe mais nada de mistério nisso.
Legal. Finalmente, tiraram a minha dúvida.
Ambos copiaram um projeto anterior da Volvo. Tá lá no BestCars.
os últimos Volvos de verdade (os quadradões) são de 1995-96
os Emme Lotus eu não sei de quando são
Nossa, o pessoal ai tem razão!
È muito parecido e como o Gomes disse, o Lotus é bem mais antigo. Acho que desde 92 se falava do “Lotus Brasileiro”.
Ledo engano. É mais provável a Mclaren copiar a Super Aguri, qua a Volvo à essa sucata disforme.
Aqui tá a prova:
http://www.youtube.com/watch?v=7-TLYJyc5qM
O Emme tá mais pro Volvo ECC (que é o que deu origem a esse desenho do S80) que o S80 mesmo. Dá pra ver que rolou uma “inspiração” pesada nele.
http://www.youtube.com/watch?v=7-TLYJyc5qM